terça-feira, 2 de março de 2010

PT anuncia afastamento do governo Requião no Paraná


Da Agência Folha, em Curitiba
A direção do PT no Paraná anunciou nesta terça-feira o rompimento da aliança com o governador do Estado, Roberto Requião (PMDB), e a entrega de todos os cargos de confiança na administração do peemedebista.
As relações estavam prejudicadas diante das frequentes declarações de Requião contra o partido, que procura um palanque forte no Paraná para a candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff (casa Civil). Requião sentiu ter sido alijado deste processo de articulação e passou a criticar os petistas.
Na semana passada, Requião acusou o ministro petista Paulo Bernardo (Planejamento) de tentar superfaturar uma obra ferroviária. O ministro nega e estuda processar Requião por crime de calúnia e difamação.
De acordo com a direção do partido, as acusações lançadas a Bernardo definiram o afastamento. "Rompemos por causa da diferença política, por causa das críticas infundadas e injustas contra o ministro", disse o presidente do PT no Paraná, o deputado estadual Ênio Verri.
Com o afastamento do governo, o partido fortalece a aproximação com o principal desafeto de Requião e pré-candidato ao governo, o senador Osmar Dias (PDT). As articulações entre PT e Dias, feitas desde o ano passado, precipitaram a série de ataques do governador contra o partido e a política econômica do governo Lula.
Já Requião, que tem planos de candidatar-se ao Senado, onde já ocupou cadeira entre 1995 a 2002, volta suas articulações ao PSDB do prefeito de Curitiba, Beto Richa, pré-candidato ao governo e principal adversário de Osmar Dias, segundo as pesquisas.
Requião, que também mantém conversas com o governador de São Paulo, o tucano José Serra, para formar palanque no Paraná a eventual candidatura presidencial do paulista, tenta agora convencer o PSDB do Paraná a abrir mão da candidatura ao Senado para se lançar sozinho na disputa.
Na aliança com o PT, Requião teria de dividir espaço com a mulher de Bernardo, Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao Senado.
Pelo comunicado da direção executiva do PT-PR, todos os filiados do partido com cargos no governo Requião deveriam deixar a administração a partir de hoje. A decisão atinge as duas secretarias ocupadas por integrantes do partido (Agricultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), além de cargos de segundo e terceiro escalão.
Requião manifestou-se no Twitter sobre a decisão dos petistas. "Eu esperava que o PT abrisse uma sindicância interna. Mas preferiram deixar o meu governo", escreveu.

COMEÇA NA PROXIMA SEMANA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A

De Carlópolis
Da Assessoria

A Secretaria da Saúde já iniciou a distribuição das doses das vacinas contra a Nova Gripe para as Regionais de Saúde que, por sua vez, farão a distribuição aos municípios. O primeiro lote, que será destinado para a imunização de profissionais da saúde e indígenas.
Esta etapa da campanha vai até o dia 19 de março, quando o público-alvo passará a ser gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos.
A coordenadora do programa estadual de imunizações, Beatriz Bastos Thiel, afirma que a única contra-indicação para a vacina é a hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula. “Para aqueles que apresentam sintomas de alguma doença é recomendado que aguarde a melhora antes de se vacinar. As grávidas não têm o que temer: a vacina pode ser aplicada em qualquer idade gestacional”, explicou.
CALENDARIO DA VACINAÇÃO
1ª Etapa: Entre os dias 8 e 19 de março - trabalhadores da rede de atenção à saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;
2ª Etapa: Entre 22 de março e 21 de maio – gestantes
Entre os dias 22 de março e 2 de abril - crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;
3ª Etapa: Entre os dias 5 de abril e 23 de abril – População com idade entre 20 e 29 anos;
4 ª Etapa: Entre 24 de abril e 7 de maio - Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;
5 ª Etapa: População com idade entre 30 e 39 anos;

Prefeito de Rio Branco do Sul é morto a tiros Redação Bem Paraná


De Rio Branco do Sul
Fonte. http://www.bemparana.com.br
Adel Rutz, prefeito de Rio Branco do Sul, e Requião: governador informou sobre morte de prefeito no Twitter (foto: Reprodução)
O prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Rutz (PP), 36 anos, foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (1º), por volta das 20 horas, na Rua Domingos Faria, no centro da cidade, próximo da residência dele. Segundo informações da Polícia Civil, o prefeito foi executado dentro do próprio veículo, um Golf.  Depois que foi atingido pelos tiros — dois nas costas, um no peito e um na perna —, Rutz ainda chegou a ser encaminhado para o Hospital Municipal de Rio Branco do Sul. Mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com informações preliminares, os disparos — os relatos variavam entre 10  e 18 — teriam sido efetuados por criminosos que estavam em outro carro. Porém, segundo relato de testemunhas, o carro que participou do crime — um Gol prata, com duas pessoas a bordo — apenas “fechou” o veículo do prefeito no trânsito da cidade. Os disparos partiram de uma motocicleta, também com duas pessoas. O homem da garupa teria sido o responsável pelos tiros. Um assessor estava com o prefeito na hora dos tiros, mas não ficou ferido.
À noite, policiais militares procuraram os assassinos, mas encontraram apenas a moto, abandonada em uma mata próxima ao local dos tiros. Um dos suspeitos já foi identificado, segundo uma rádio de Curitiba. Mas ninguém havia sido capturado até a meia-noite. A polícia diz não ter informações sobre a motivação do atentado, mas admite, em off,  que a hipótese mais provável seja crime político.
O Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) já estava no município ontem à noite para investigar. As informações são de que o prefeito teria passado a tarde em encontros políticos em Curitiba e voltou após as 17 horas para Rio Branco do Sul.
Depois do crime, cerca de 4 mil pessoas se reuniram na praça central da cidade, segundo informações do Corpo  de Bombeiros.
Com a morte de Rutz, Assume o cargo o vice-prefeito, Emerson Caxa, do PMDB. O município de Rio Branco do Sul fica na Região Metropolitana de Curitiba, ao norte da capital, e possui 30 mil habitantes.
A primeira informação sobre a morte do prefeito de Rio Branco do Sul foi dada pelo governador Roberto Requião, através do Twitter. 
Histórico — Vereador de Rio Branco do Sul entre 2005 e 2008, Rutz foi eleito prefeito em 2008  com mais de 65% da votação, ou 13.135 votos. Ele disputava o cargo com o ex-prefeito Amauri Johnson (PSC). Foi a maior votação já registrada na cidade. Rutz assumiu no dia 1º de janeiro de 2009.