terça-feira, 9 de abril de 2013

Coluna Mister X

 
Tranquilo
Na Câmara de Vereadores de Siqueira Campos as coisas andam tranquilas, há quem diga que as forças estariam parelhas entre a situação e oposição, mas ai que se entende nenhum dos lados querem ir contra a população, então quem esperam um jogo mais bruto, uma política mais acirrada não vai ver, pelo menos por enquanto.

Na pauta
Na pauta de hoje na Câmara de Vereadores de Siqueira Campos vai estar à permuta de terrenos, resumindo a prefeitura esta trocando um terreno por outro para construir uma creche, os vereadores devem der ágeis e rápidos para não perder o convenio. No passado o município já perdeu um “supercreche” por falta de agilidade no projeto e agora não pode perder essa chance.

Reclamação em Carlópolis
Nem bem passou dos 90 dias de mandato o prefeito de Carlópolis, o Pezão já vem sendo bombardeado por criticas e cobranças, umas das mais duras é as melhorias das ruas, uma cidadã disse à coluna que o prefeito enquanto era vereador vivia plantando bananeiras nos buracos e agora depois de eleito não resolveu o problema e ela pensa em fazer a replanta das bananeiras nos buracos que tomam boa parte de algumas ruas da cidade.

Reclamação em Carlópolis I
Outras duas reclamações da administração da prefeitura de Carlópolis é sobre a infraestrutura do campo, segundo informações as crianças que treinam na escolinha de futebol tem que deixar o treino para ir beber água nas torneiras da rodoviária. Mais uma indignação ficou por conta do conserto de um transmissor de sinal de televisão que tinha queimado e ninguém pode ver a novela por mais um mês em uma determinada área do município, segundo informações a demora ocorreu por falta de agilidade no processo dentro da prefeitura. È hora de por as coisas para funcionar esses pequenos detalhes é que derrubam uma administração.

Ministério Público e Polícia Federal fazem operação em 12
O Ministério Público (MP) e a Polícia Federal (PF) fizeram ontem (9) uma operação em 12 estados brasileiros para combater esquemas de corrupção em licitações públicas. A ação, coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Gncoc), pretendia cumprir 86 mandados de prisão, 311 de busca e apreensão, 65 de bloqueio de bens e 20 de afastamento das funções públicas. Participaram da operação 144 promotores de Justiça e 1,2 mil policiais federais, rodoviários, civis, militares, além de servidores de tribunais de Contas, da Controladoria-Geral da União (CGU) e das receitas Federal e Estadual. Os mandados estão sendo cumpridos na Bahia, no Ceará, Espírito Santo, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, no Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, em Rondônia e São Paulo.
  
Delegado é afastado e investigadores presos em ação de combate à corrupção no Paraná
Um balanço parcial da Operação Nacional contra a Corrupção, deflagrada em 12 estados brasileiros, registrou no Paraná, o afastamento de um delegado de polícia e a prisão de dois investigadores. Foram expedidos 46 mandatos de busca e apreensão e 24 mandatos de prisão, dos quais 23 foram cumpridos em diversas cidades ao norte do estado. A ação tem como objetivo o combate à falsificação de produtos e a corrupção policial. No Paraná, participam da operação 150 pessoas, entre membros e auditores do MP, policiais, auditores da Receita Federal e fiscais da Receita Estadual.

Governo e empresários lançam agenda para desenvolver 19 setores da economia
A implementação de propostas para melhoria de competitividade da economia brasileira são alguns desafios previstos para as agendas estratégicas setoriais (AES) de 19 segmentos econômicos, cujas metas devem ser implementadas até o final de 2014, segundo informou ontem (9) o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges. O documento final, que contém mais de 200 ações, será apresentado hoje (10) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que ocorrerá às 10h, no Palácio do Planalto.
 

IBGE prevê safra de grãos 12% maior que safra de 2012
A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano deve atingir 181,3 milhões de toneladas, 12% maior que a de 2012 (161,9 milhões de toneladas) e 1,2% menor do que a estimativa de fevereiro (183,5 milhões de toneladas). Os dados são da terceira estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgada ontem (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área total de colheita em 2013 é estimada em 52,7 milhões de hectares, acréscimo de 7,9% sobre a área colhida em 2012 (48,8 milhões de hectares) e redução de 214.574 hectares da prevista em fevereiro (-0,4%). A área de colheita leva em conta as produções de caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale. As três principais culturas – arroz, milho e soja, que somadas representam 92,5% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, respondem por 86% da área a ser colhida.

Enfermeiros fazem marcha em Brasília por jornada de 30 horas semanais
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o país participaram ontem (9) de marcha na Esplanada dos Ministérios, reivindicando a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2295/00, que prevê a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. A manifestação foi organizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (CFE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben).

Paulo Bernardo diz que há tempo para instalação de 4G nos estádios
A possibilidade manifestada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) de antecipar o prazo de entrega dos estádios, a fim de que sejam preparados para as competições, surpreendeu, mas não deixou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, preocupado com o risco de não haver tempo suficiente para a instalação de equipamentos de telecomunicações nos estádios. “Isso [a manifestação da FIFA] é novidade para mim, mas os estádios estão ficando prontos”, disse Paulo Bernardo após participar de audiência pública no Senado. O ministro disse estar tranquilo quanto ao cumprimento dos prazos. “Estou tranquilo porque os investimentos quase foram feitos”, informou. A FIFA não definiu qual será a data em que os estádios terão de ser entregues.

Demanda por crédito cresceu 11,3% em março, aponta Serasa.

A procura dos consumidores por crédito no mês de março cresceu 11,3% na comparação com fevereiro, aponta a empresa de consultoria Serasa Experian. Em relação a março do ano passado, houve recuo de 1%. No primeiro trimestre do ano, o indicador acumula alta de 5,8%. No mesmo período do ano passado, a demanda por crédito apresentava recuo de 6,8%. Na avaliação dos economistas da Serasa, o resultado positivo na comparação mensal e trimestral é justificado pelo recuo da inadimplência e pela manutenção de uma dinâmica favorável do mercado de trabalho. De acordo com a empresa, a recuperação da demanda por crédito teve início no último trimestre do ano passado, quando foi registrada alta de 6,8% em relação ao mesmo período de 2011.

Desoneração de imposto
Os smartphones produzidos no país vão ficar até 30% mais baratos do que os importados, segundo o Ministério das Comunicações. O Decreto nº 7.981, publicado na edição de ontem (9) do Diário Oficial da União, desonera esses equipamentos da cobrança de PIS/PASEP e COFINS, com uma renúncia de até R$ 500 milhões ao ano, de acordo com informações do ministério. De acordo com o decreto, terão direito à desoneração os celulares com internet em alta velocidade do tipo smartphone com valores até R$ 1.500. O decreto prevê que um ato do Ministério das Comunicações definirá as características técnicas que o celular deverá ter para ser considerado um smartphone com internet em alta velocidade e consequentemente ser desonerado.

Debate desenvolvimento e oportunidades pela inclusão digital
Com o tema ‘Gerando Impacto Hoje para um Futuro Melhor’, começou ontem (9) o Fórum de Líderes de Governo da América Latina e Caribe. Até amanhã, serão debatidos os assuntos inovação e sociedade, mulheres e inclusão social, crescimento econômico e as cidades, redesenho da educação e oportunidades para os jovens. De acordo com o presidente da Microsoft América Latina, Hérnan Rincón, os objetivos do evento são estimular os governos a investir em inovação e trocar ideias e boas práticas sobre os impactos causados pelo bom uso da tecnologia. Rincón destacou a importância do Rio de Janeiro no desenvolvimento tecnológico e ressaltou que a Microsoft, empresa que promove o evento, implantou na cidade o Laboratório de Tecnologia Avançada, quarto no mundo e primeiro da América Latina.