terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mister X



Presidência
A briga pela presidência da Câmara de Siqueira Campos pega fogo nos bastidores, os três candidatos, Mauro Leite (PSDB), Marquinho da Dismasiq (PSC) e o Aloisio Torres Guerra (PT) estão na articulação. Uma coisa é certa a briga vai se acirrar ainda mais, lembrando que a votação para eleição da presidência é secreta e isso indica que poderemos ter uma eleição “Kinder Ovo”, que sempre tem surpresa.

Finalizando
Ao que tudo indica o secretariado do novo prefeito (Bi) está pronto e só faltando alguns ajustes, mas ao que parece vai mesclar os novos com os antigos. Isto quer dizer que alguns servidores da atual administração vão permanecer. É sabido que alguns membros do grupo não querem essa mescla, mas estão sendo convencidos que para um  bem maior e não parar o bom andamento de alguns setor vai ter que manter alguns servidores.

Defendendo
Enquanto estava fechando essa coluna ocorria a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores  onde o advogado do prefeito Luiz Antonio Liechoki explicava para os vereadores os erros técnicos das  suas contas que estão para ser apreciada pelos vereadores. As contas são de 2006 e vieram do Tribunal de Contas com a recomendação de desaprovação mas o prefeito junto com  a sua assessoria jurídica quer reverter essa indicação. 

Inauguração
Será nesta sexta-feira  (7) as 10 horas da manhã  será inaugurado do escritório do Ministério da Pesca (MPA) de Ribeirão Claro. O deputado federal, Abelardo Lupion (DEM)  já confirmou a sua presença. Lupion é um dos grandes defensores do setor, ele esteve com o Ministro  Marcelo Crivella na semana passada onde convidou o Ministro para conhecer o potencial da região. Na oportunidade conseguiu liberar oito retroescavadeira para alguns município produtores e no próximo ano deve conseguir outras.

Novo pacote de estímulos para esta semana
Além da desoneração da folha de pagamento da construção civil, anunciada ontem  (4), o governo prepara mais medidas de estímulo à economia. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse há pouco que o governo pretende lançar, nos próximos dias, um novo pacote para estimular os investimentos. O ministro confirmou as medidas adicionais ao sair de audiência de quatro horas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ele informou apenas que as medidas sairão ainda nesta semana, mas evitou antecipar quaisquer ações do governo. Mantega não respondeu se o pacote trará a prorrogação do Reintegra e do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que acabarão no fim do ano.

    
PEC das Domésticas
A base aliada do governo está empenhada em aprovar antes do recesso parlamentar, em segundo turno, na Câmara, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos, segundo a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. De acordo com ela, o esforço é para aprovar a proposta no Senado até março de 2013.

PEC das Domésticas II
Eleonora Menicucci comemorou ontem e (4), durante as discussões da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul, no Palácio Itamaraty, a aprovação da PEC em primeiro turno, no dia 21 de novembro. A ministra disse que a proposta é um “avanço” e destacou a atuação da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), autora da PEC. Segundo ela, cerca de 7 milhões de trabalhadoras brasileiras serão beneficiadas com as mudanças.
A PEC estende 16 direitos assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) às domésticas, às babás e às cozinheiras, assim como aos trabalhadores em residências.
Na relação de direitos, estão a jornada de 44 horas semanais, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o pagamento de seguro-desemprego, hora extra, adicional por trabalho noturno, salário-família e auxílio-creche.