terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mister X 19 de novembro


Teste de paciência
Quer testar a sua paciência? É só tentar ratificar ou contestar um serviço da OI pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Se você não se descabelar nos primeiros 40 minutos e conseguir chegar até as duas horas de espera e conversa “fiada” sem chingar ninguém você é uma pessoa paciente. Mas para provar que você é paciente tem que passar por todos os dígitos pedidos por aquela gravação irritante sem ao menos falar um palavrão.

Discussão
Pouca coisa na pauta dos vereadores ontem, a Sessão foi curta em vista dos outros dias, mas um assunto tomou conta do debate o projeto de lei que proíbe menores nas ruas após as 23 horas. Na segunda-feira (24) foi convocada uma reunião extraordinária com caráter de audiência pública, junto com as autoridades, juiz, promotora, prefeito, Conselho Tutelar, delegado, sargento da Polícia Militar e a população. A idéia é discutir e debater o projeto antes de aprovar.

Disputa
Terá eleição no Cepsan e como em todo lugar terá disputa, o atual diretor o Manoel Estevam Velasque (Manezão) vai concorrer a reeleição junto com Arisoli que será vice na chapa, Manezão ocupa o cargo a cerca de vinte anos e conhece tudo do colégio. Os concorrentes são o professor de matemática Antonio Roberto (o Paçoca) que tem como vice a professora Nicéia.

Aconteceu
Aconteceu ontem a reunião dos líderes da oposição, segundo informações apenas os cabeças foram convidados e se articularam. Estavam convocados: Daio (PSC), Germano (PR), Aloísio (PT) e o Bí (PSB). O Mister X tentou algumas fonte até perto da meia noite de ontem para saber do assunto tratado pelo quarteto, mas a única coisa que soube é que não pegou bem essa reunião fechada, já que muita gente boa de votos não participou e se sentiram excluídos, escutei de tudo, e o mais difícil é unir os grupos de oposição em só bloco, pois há muitas vaidades por lá.



Projeto


CCJ aprova Programa Bombeiro Mirim indicado pelo deputado Pedro Lupion


 Da Assessoria
Curitiba
 A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei, da autoria do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), que prevê a criação do Programa Bombeiro Mirim nas diversas unidades do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná.
De acordo com o Projeto, poderão participar do programa adolescentes e jovens, com idade mínima de 12 anos e máxima de 17 anos, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social.
A ideia é que o Programa seja desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros mediante a celebração de parcerias e convênios com as prefeituras interessadas, secretarias estaduais e municipais, organizações não governamentais e empresas.
Segundo o autor do projeto está entre os objetivos da proposta a possibilidade de maior integração entre a Corporação, a família e a comunidade, com a criação de circuitos alternativos de vivência e convivência, e também a realização de atividades cívicas, socioculturais, esportivas e recreativas, com orientação sobre o exercício da cidadania, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, doenças transmissíveis, ecologia e meio ambiente.
“Entendo que, ao oferecer uma ocupação sadia aos adolescentes e jovens, instruindo-os sobre valores essenciais, evita-se que fiquem nas ruas e caminhem para a marginalidade”, argumenta Lupion. “São inúmeros os registros positivos sobre essa iniciativa. Além disso, o principal objetivo do projeto social é o de preparar os participantes para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico, disseminação de conhecimentos na área de preservação do meio ambiente, ensinando noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas”, justifica o deputado Lupion.
"O Corpo de Bombeiros, devido à qualidade e à relevância de seu trabalho, é uma das instituições mais bem avaliadas do serviço público, além de ser um exemplo para muitos jovens. O projeto presta também uma homenagem a essa gloriosa corporação", enfatiza Lupion.
O projeto segue agora em tramitação normal para votação em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.

Contas aprovadas


Vereador Paulo Leite tem contas
 aprovadas pelo TC


De Siqueira Campos
Da Assessoria
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná publicou na última sexta feira acórdão aprovando por unanimidade e sem ressalvas as contas do Poder Legislativo Municipal do exercício de 2009, gestão do ex-presidente, Vereador Paulo César Leite dos Santos, o Paulão. Para a população siqueirense é um alívio pois é o mínimo que se espera de qualquer administrador público, e que, no caso de Siqueira Campos, espera-se há muito tempo.
Em especial o Poder Legislativo, que teve as contas de 2002, 2003 e 2004 rejeitadas, e que o Ministério Público emitiu parecer pela irregularidade das contas dos exercícios 2005, 2006 e 2008.  Ao assumir o Poder Legislativo Paulão implantou um sistema de completa transparência das contas, suspendeu o saque de diárias, conseguiu aprovação de um novo plano de carreira para os servidores, diminuindo em 40% o número de cargos. Anulou um concurso público realizado por uma empresa de reciclagem de cartucho, e contratou a UEL para realização de um novo concurso. Também realizou novas licitações dos sistemas de informática diminuindo os gastos de oito para mil e trezentos reais mensais. Paulo aceitou convite para ser vice-prefeito de Dirceu Rodrigues em 2012 e trabalha agora na formação de coligações para a candidatura. Paulão se diz muito satisfeito com a decisão: -Fico feliz porque sempre acreditei na imparcialidade do Tribunal e também sei que aprovação de contas sem ressalvas acontecem em um número muito pequeno em nosso estado, ressaltou.

Lixo importado


Empresa pernambucana sabia que importava lixo hospitalar dos EUA, diz Vigilância Sanitária

A Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) informou nesta terça-feira (18) que já possui os dados da movimentação e dos contratos de importação da empresa Império do Forro de Bolso, acusada de receber restos e lixo hospitalares para reaproveitá-los e vendê-los como retalhos para fábricas do setor têxtil.
Segundo a Apevisa, a empresa norte-americana fornecedora dos “tecidos de algodão com defeito” não se trata de uma indústria têxtil, mas, sim, de uma indústria especializada em reciclagem de lixo hospitalar.
O gerente-geral da Apevisa, Jaime Brito de Azevedo, afirmou que os proprietários da NA Intimidade Ltda nome oficial da Império do Forro de Bolso sabiam que o material importado se tratava de descartes hospitalares.
Segundo Azevedo, o material hospitalar era entregue pelas unidades de saúde à usina de reciclagem para que fosse dado o destino final, seguindo as normas sanitárias. Mas, em vez de incineração ou descarte correto, os produtos acabavam sendo exportados para o Brasil.
“Não temos dúvidas de que os proprietários da Império do Forro sabiam da procedência do material, pois encontramos nos galpões tecidos que contêm logomarcas de hospitais norte-americanos, e muitos deles estavam sujos de manchas marrons. A empresa realmente sabia que os tecidos faziam parte do lixo descartado de serviços de saúde dos Estados Unidos”, afirmou.
O empresário Altair Teixeira de Moura, em entrevista exclusiva ao UOL Notícias nesta segunda-feira (17), afirmou que foi vítima de um golpe, já que a empresa de reciclagem sempre teria mandado tecidos limpos, nunca manchados de sangue. Ele alega ter laudos da Receita Federal autorizando a importação.
Mas o gerente regional da Apevisa em Caruaru, Antônio Figueiredo Vasconcelos Júnior, afirmou que “não tem como os proprietários da Império do Forro alegarem que foram vítimas de golpe porque eles já lidavam com o material similar encontrado nos contêineres no porto de Suape”. “Se eles tinham contrato com empresa de reciclagem de lixo, como é que iam importar tecidos limpos?”.
Material similar
Segundo o gerente-geral da Apevisa, o material apreendido nos três galpões – Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru – é similar ao encontrado dentro dos dois contêineres apreendidos no Porto de Suape.
Jaime Azevedo afirmou que encontrou no galpão em Caruaru tecidos e forros de bolsos com manchas escuras e matéria orgânica em estado de putrefação, já com colônia de fungos. “A diferença é que não encontramos seringas, luvas, entre outros materiais de lixo hospitalar.”
Para Azevedo, o lixo hospitalar já teria sido separado dos tecidos sujos e descartado com destino incerto pela Império do Forro de Bolso no momento em que os fardos da mercadoria foram desembalados.
“A característica dos tecidos que estão nos galpões das lojas, que são lençóis em sua maioria, são muito parecidas. Encontramos vários deles com manchas escuras, que podem ser de sangue, além de logomarcas iguais aos tecidos que estão nos contêineres em Suape.”
PF no caso
A Polícia Federal informou nesta terça-feira que já designou um delegado para investigar o caso, a pedido do MPF (Ministério Público Federal), mas antecipou que o inquérito ainda não foi instaurado -- o que deve acontecer esta semana.
A PF disse ainda que não poderá divulgar partes da investigação por se tratar de um assunto de segredo de Justiça. Segundo a Apevisa, a empresa Império do Forro de Bolso infringiu a lei que trata da Política Nacional de Resíduos e proíbe a importação de lixo de outros países para o Brasil.
A Apevisa destacou ainda que a empresa descumpriu as resoluções que tratam de resíduos em portos (RDC 56/2008), e do destino final de materiais descartados em serviços de saúde (RDC 306/2004).
Segundo a Apevisa, caso sejam comprovados os delitos, a empresa poderá ser multada de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão e perder o alvará de funcionamento.


Oposição defende afastamento de ministro e diz que permanência dele no cargo gera suspeitas
Os líderes da oposição defenderam nesta terça-feira o imediato afastamento do ministro do Esporte, Orlando Silva, acusado de receber propina e chefiar um suposto esquema para desviar dinheiro da pasta por meio do Programa Segundo Tempo. Para os parlamentares, a saída do cargo é essencial para que as investigações do caso, tocadas pela Polícia Federal e Procuradoria Geral da República, ocorram com total isenção.
“Se o governo fosse sério, a presidente Dilma (Rousseff) teria afastado ele de imediato. O ministro insiste em ficar no cargo para apagar impressões digitais (do esquema de corrupção). Fica a suspeita de que, com ele no comando do ministério, possa ocorrer a adulteração de documentos e todo tipo de maquiagem nos contratos”, alertou o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR).
Para o parlamentar, o afastamento de Orlando Silva daria ao governo o argumento de que as investigações serão feitas sem qualquer tipo de interferência. “Até porque novas denúncias estão surgindo. Depois, se nada ficar comprovado contra o ministro, ele pode voltar com mais força ainda”, argumentou Bueno.
 Oposição quer ouvir denunciantes
Os líderes da oposição também insistem em ouvir na Câmara o policial militar João Dias Ferreira, e o motorista Célio Soares Pereira, denunciantes do esquema de corrupção no Ministério do Esporte. O PPS já apresentou, na segunda-feira, requerimento para realização de audiência pública com os dois na Comissão de Turismo e Desporto. Na avaliação da oposição, não há sentido o ministro ser ouvido nesta terça-feira, antes da Câmara colher a versão de quem fez a denúncia.
“Não basta o ministro vir aqui para montar palanque e plateia”, resumiu o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA).  O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (PSDB), reforça ainda a necessidade do aprofundamento da investigação. “Já surgiram novas denúncias, como esse caso do terreno em Campinas. A oposição defende o afastamento do ministro e o desdobramento das investigações”, disse.


Mega-Sena pode pagar
R$ 2 milhões nesta quarta
Caso o apostador aposte as seis dezenas poderá comprar 80 carros populares com o valor.
Após sortear um prêmio acumulado de R$ 45 milhões no último sábado (15), a Mega-Sena pode pagar R$ 2 milhões para quem acertar os seis números, que serão sorteados, nesta quarta-feira (19).
Caso somente um apostador acerte as seis dezenas do concurso 1.329, ele poderá se aposentar com uma renda de mais de R$ 14 mil por mês, apenas investindo o valor do prêmio na Poupança. A bolada é suficiente ainda, para montar uma frota de 80 carros populares, ou 400 motos de 125cc.
As apostas custam a partir de R$ 2,00 e podem ser feitas até uma hora antes do sorteio.

Requião surta e diz que presidente 
da Renault foi grosseiro

Do Bem Paraná
O senador e ex-governador Roberto Requião (PMDB) ficou possesso com as declarações do presidente mundial da Renault, Carlos Ghosn, que em recente anúncio de ampliação da fábrica e novos investimentos no Paraná, reclamou que a empresa teria sido maltratada nos oito anos em que o peemedebista esteve no comando do Estado. Em discurso no Senado, ontem, Requião disse que Ghosn foi “grosseiro e mentiroso”.
No dia 5, em uma assinatura de protocolo, em Curitiba, entre a Renault e o Governo do Paraná, Calor Ghosn aceitou “desculpas” pedida por Beto Richa e disse que o então governador Requião nunca foi recebê-lo na fábrica, em suas visitas anuais à unidade de São José dos Pinhais. “Não fomos bem tratados nos últimos oito anos. Nesse período, visitei a fábrica todos os anos e nunca encontrei o governador”, disse o executivo. “Veja só, ele queria que em suas alegadas visitas anuais à fábrica da Renault no Paraná, o governador do estado estivesse lá, na porta da fábrica, todo pressuroso, genuflexo, de mãos postas, dizendo bwana, bwana , como fez o governador que me antecedeu e agora repete o que me sucedeu”, reagiu o senador.
No discurso, Requião confirma que condenou os incentivos fiscais concedidos pelo governo Jaime Lerner as montadoras. “Ao mentir sobre os tais “maus tratos” o senhorzinho Ghosn deixou de mencionar que nunca me pediu uma audiência. Certamente