quarta-feira, 27 de março de 2013

Coluna Mister X


Novas viaturas
O governo entregou no início desta semana 302 novas viaturas para reforçar as frotas das polícias Civil e Militar do Paraná. 208 viaturas são destinadas à PM e 94 contemplam o Departamento de Polícia Civil. A 2ª CIA de Polícia Militar de Wenceslau Braz receberá 5 veículos, 3 Renault Duster, sendo que uma vai para Siqueira Campos, outra para Salto do Itararé e a outra ficará em Wenceslau Braz. A companhia ainda receberá uma caminhonete Amarok que será usada na patrulha rural e mais um Renault Fluence. Com a vinda destes carros novos a 2ª CIA de Polícia Militar irá devolver 4 carros para o comando para serem reformados e depois realocados.

Entrega
O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) participou da solenidade de entrega dos veículos. Seis municípios foram contemplados com os novos veículos. Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Apucarana e São Sebastião da Amoreira, municípios da base de atuação do parlamentar no Norte Pioneiro. No próximo dia 8, Pedro Lupion participará das entregas das viaturas nos municípios de Apucarana, Jacarezinho e Cornélio Procópio.

Repercutiu
Muita gente especulou na manhã de ontem sobre o secretário entregador de jornal, o caso virou piadas pelas ruas e pelos corredores. Mas no fundo o caso é sério, vai saber o que o secretário quer mesmo no fundo com essa distribuição de jornais em horários de expediente, ganhar através de um “bico”, tentar usar a influência do cargo para alavancar contratos e ganhar comissão em cima. Uma coisa é líquida e certa, alguma coisa que o cidadão quer.

Funcionários municipais recebem reajuste salarial
A Câmara Municipal de Jacarezinho aprovou na última semana o Projeto de Lei 8/2013 que concede reajuste salarial de 7,97% a partir do dia 1º de março. A iniciativa será para os servidores públicos efetivos e comissionados. O presente reajuste não se aplica aos Secretários Municipais. Na mesma sessão ordinária, o Poder Legislativo também concedeu um reajuste de 8% aos funcionários.

Ovos de páscoa
Os alunos das Escolas Municipais de Jacarezinho receberam nesta quarta-feira, 27, ovos de páscoa. Foram realizadas atividades em todas as unidades de educação. O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, acompanhou a apresentação das crianças no Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho.

Medidas contra dengue
Tolerância zero com relação a focos do mosquito Aedes Aegypti em terrenos baldios e residências, além de fiscalização intensiva e contínua no município. Essas foram algumas das ações reveladas pela secretária de Saúde da prefeitura de Ribeirão Claro e presidente do Comitê Municipal de Combate à Dengue (CMD), Ana Maria Baggio Molini. As informações foram dadas durante reunião do comitê, na última semana. O encontro contou com a presença do promotor Paulo Zanetti, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, servidores públicos, vereadores e do prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo, que reafirmou o compromisso do executivo municipal com o combate à doença. O objetivo da reunião foi traçar novas ações para impedir que o município tenha uma epidemia de dengue. Em 2013, o programa de prevenção e conscientização promovido de forma contínua no município foi intensificado.


Taxa de desemprego aumenta
A taxa de desemprego em sete regiões metropolitanas analisadas na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) passou de 10% em janeiro para 10,4% em fevereiro. Segundo a pesquisa, feita mensalmente pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o total de desempregados foi 2.311 pessoas, 82 mil a mais do que no mês anterior. A pesquisa analisa as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, do Recife, de Salvador, São Paulo e do Distrito Federal. A taxa de desemprego aumentou em todas as regiões pesquisadas, à exceção de Porto Alegre, onde caiu de 6,3% em janeiro, para 6,2% em fevereiro.

Jovens Talentos
Estudantes que ingressaram em universidades federais e institutos federais de educação no segundo semestre de 2012 e no primeiro semestre de 2013 podem participar do Programa Jovens Talentos para a Ciência. As inscrições, que se encerrariam hoje (28), foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, 3 de abril. A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.

Índice usado no reajuste do aluguel
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) atingiu 0,21% em março, ante 0,29% em fevereiro. A taxa também é menor em relação a igual mês do ano passado (0,43%). No acumulado do ano, o índice alcança 0,84%. Nos últimos 12 meses, a taxa está em 8,06%. Essa última variação é a usada como base de cálculo na renovação do valor do aluguel. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que o resultado foi influenciado, principalmente, por um dos três componentes da taxa, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com variação de 0,01% ante 0,21%.

PEC das Domésticas
A proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta os direitos trabalhistas dos empregados domésticos, conhecida como PEC das Domésticas, não deve gerar desemprego e aumentar a informalidade, mesmo ampliando os custos da contratação para os empregadores, avalia a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Tatau Godinho. Aprovada terça-feira (26) em segundo turno pelo Senado, a PEC garante o direito, entre outras coisas, a ter recolhido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), receber indenização em caso de demissão sem justa causa, salário-família e seguro-desemprego. Esses itens ainda dependem de regulamentação. 

Imposto de Renda
O número de contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda superou 5 milhões. Até as 16h de ontem (27), a Receita Federal tinha recebido 5.020.799 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), contra 4.474.595 enviadas até o mesmo horário de segunda-feira (25). Somente nas últimas 48 horas, 546,2 mil pessoas físicas acertaram as contas com o Fisco. O prazo de entrega começou em 1º de março e vai até as 23h 59min 59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações, ante 25.244.122 do ano passado. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, disponível no mesmo endereço.

Taxa para financiamento do BNDES
Pelo segundo trimestre consecutivo, a taxa de juros de longo prazo (TJLP) foi mantida em 5% ao ano, o menor nível da história. O índice, usado nos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi definido ontem (27) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A cada três meses, o CMN fixa o nível da taxa para o trimestre seguinte. O conselho é composto pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Lei no Distrito Federal proíbe cobrança extra
Uma lei publicada terça-feira (26) proíbe escolas do Distrito Federal (DF) de cobrarem valores adicionais para estudantes que tenham alguma síndrome, como autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento e síndrome de Down. A norma restringe qualquer sobretaxa na matrícula ou na mensalidade dos alunos. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) informou que irá avaliar a norma.

Queda nas vendas
As vendas nos supermercados brasileiros tiveram queda de 1,33% em fevereiro na comparação com igual período do ano passado, segundo levantamento divulgado ontem (27) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a janeiro, a retração foi maior, com queda de 3,26%. No acumulado do ano, o setor registra alta de 0,25% na comparação com o primeiro bimestre de 2012. Para a associação, a queda interanual é justificada porque a base de comparação é muito forte, tendo em vista que fevereiro do ano passado recebeu os efeitos do aumento do salário mínimo. Em 2012, o acréscimo foi 11,58% em relação ao ano anterior. A entidade acredita que em março as vendas devem voltar a apresentar crescimento.



Coluna Mister X



Saúde
É visto o esforço do secretário de Saúde de Siqueira Campos, Alcione Fernando Costa, em ajudar o prefeito, Fabiano Lopes Bueno o Bi a cumprir o compromisso de campanha, que era de melhorar a Saúde siqueirense. Fernando atende a todos e está em todas, ou seja, está se desdobrando para atender o povo. Quem agradece é quem precisa.

Fazendo Bico
Tem secretário municipal que tem andado pra baixo e pra cima com pacote de jornal fazendo entrega, as pessoas não sabem se ele é sócio ou só entregador do jornal. Ou talvez a crise tenha apertado mesmo “pro” secretário encarar um bico de entregador, mas se entregar certinho pode até arrumar uma vaga aqui no CN.

Moradias
A prefeitura de Siqueira Campos busca resolver o grave problema de déficit habitacional do município. Esse é um problema antigo que vem se arrastando há anos. Alguns cidadãos até chegaram a dizer que Siqueira iria receber um investimento milionário para a construção de mais de seiscentas casas através do programa “Minha Casa, Minha vida”, mas foi só conversa e muito confete e agora a prefeitura briga para comprar terrenos com preços justos e construir as casas para o povo. Mas agora acredito que sai mesmo.

Capacitação
Arapoti - Durante os dias 18 e 22 do mês de março, técnicas da Vigilância Sanitária (VISA) de Arapoti estiveram na cidade de Ponta Grossa em participando de um curso de capacitação sobre proteção respiratória. Foram discutidos os conteúdos da legislação brasileira, as limitações e características dos equipamentos de proteção respiratória e os critérios para sua escolha. O curso teve uma carga horária de 28 horas e foi uma parceria entre Secretaria de Estado de Saúde, 3ª Regional de Saúde e Fundacentro.


Novas viaturas
O governador Beto Richa entregou novas viaturas para as policias Militar e Civil segunda-feira (25). As 302 são do programa Paraná, a PM recebeu 208 viaturas e 94 foram para o Departamento de Polícia Civil.
O 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Jacarezinho e o 2º BPM, com sede em Cornélio Procópio receberam 14 e 15 viaturas.


Investimento em Jacarezinho
O Governador Beto Richa anunciou na última semana para o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, que irá disponibilizar R$ 1 milhão para a reforma o Ginásio de Esportes Cássio Arantes Pereira.
A notícia foi feita na presença do deputado estadual Pedro Lupion, o chefe de gabinete, Américo Alves Pereira, o secretário de Conservação Urbana, Guilherme Castanho, o procurador jurídico, Ricardo Pereira, o secretario de Desenvolvimento Urbano, Nilton Batista do Prado, e assessores do deputado estadual.

O local foi construído na gestão do então Governador José Richa, sendo o terceiro Ginásio de Esportes do Estado, tendo a capacidade para sete mil pessoas sentadas. O prefeito destacou que o espaço recebe os Jogos Escolares Municipais, além das escolinhas e várias atividades das escolas de Jacarezinho.


Sem expediente quinta e sexta
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) comunica aos usuários que não haverá expediente nas 101 unidades e nos 211 postos de atendimento do Estado na  quinta-feira (28) e sexta-feira (29). Os serviços serão retomados normalmente no dia 1º de abril, das 8h às 14h. A medida visa adequar o sistema de consulta ao Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, que estará indisponível em todo Brasil durante o período. Assim, o Detran realizará a manutenção necessária, optando pelo ponto facultativo estabelecido na circular 03/13, publicada pela Casa Civil. Os servidores farão a compensação de horas em atividades de educação para o trânsito.
Os candidatos a exames práticos e teóricos terão os testes remarcados ao longo da próxima semana.

Telecentro
Uma das primeiras providências que o Diretor do Departamento de Cultura de Siqueira Campos, Arnaldo Luska, tomou quando assumiu o departamento ao final de janeiro deste ano foi melhorar as condições de uso da Biblioteca Pública Municipal e Cidadã. O Telecentro que se encontrava inativo há pelo menos dois anos, foi ativado na última segunda-feira (25), esteve presente o Técnico da CELEPAR, Lucas, terminando os últimos detalhes na instalação do Telecentro para que a partir da próxima semana comece a funcionar.

Publicação do mensalão irá atrasar
Ministros do Supremo Tribunal Federal consideram praticamente inviável a publicação do resultado do julgamento do mensalão no prazo oficial, que termina na próxima segunda-feira.O acórdão deve reunir mais de 2.200 documentos com votos e intervenções dos ministros na análise do caso, segundo informação da corte. Alguns integrantes do STF calculam que o texto deva ser divulgado a partir de 8 de abril.O documento é fundamental para o início do cumprimento das penas dos 25 condenados.

Multa
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) multou nesta terça-feira (26) a empresa Vivo em R$ 7.500. A prestadora descumpriu a exigência da Anatel de dar ampla divulgação de cada um de seus planos de serviço na localidade de sua comercialização, em pelo menos um jornal diário de grande circulação, com antecedência de pelo menos dois dias, dando conhecimento à agência desta divulgação em até cinco dias úteis.

Antenas 4G
TIM e Oi entregam contrato à Anatel para compartilhamento de antenas 4G. O acordo firmado entre as duas operadoras permite que elas usem os mesmos equipamentos para construção das novas redes. Pelo cronograma de instalação definido pela Anatel, a tecnologia 4G deve funcionar em abril deste ano nas cidades-sede da Copa das Confederações e em dezembro de 2013 nas cidades-sede da Copa do Mundo.