terça-feira, 18 de maio de 2010

Coluna Mister X 18-05-2010

Luto
A comunidade siqueirense perdeu um dos seus filhos ilustre e querido. No sábado à noite Carlos Cezar Siqueira (Siqueirinha) perdeu a vida em um acidente de motocicleta no interior do município. A sua morte entristeceu toda a Siqueira Campos.
Rua Rio Grande
Foram três acidentes nos últimos dias na Rua Rio Grande do Sul, em virtude do trânsito intenso e da falta de redutores de lombada. OS vereadores principalmente o presidente da Câmara Paulo Leite dos Santos vem alertando há quase um ano. Agora estudam-se medidas para conter a velocidade, mas e o fluxo e um novo plano viário é pra quando?
Se rendendo
Senador Osmar Dias (PDT) foi homenageado na noite de segunda-feira (17) no Restaurante Madalosso em Curitiba. Na oportunidade tinha mais de três mil pessoas de todo o Estado. Esperava-se que o senador anunciasse a sua candidatura ao Governo do Paraná, mas ao invés disso fez um discurso evasivo adiando a sua decisão. Lá estavam os presidentes do DEM-PSC-PR e a Gleissi Hoffman pré-candidata ao senado do PT.
Argumentação
Osmar Dias disse que não está se acovardando e chegou a dizer que tem projeto para o Paraná, mas não quer levar os companheiros para a derrota por isso decidiu que só é candidato a governador com uma aliança forte, o que para muitos não ficou com muito claro, pois é sabido que ele tinha o apoio do PDT-PSC-PR-PT e parte do DEM. Será que Osmar ainda queria mais o PSDB e PMDB? Ai é fica difícil de ele formatar uma aliança.
Acerto
Segundo informações, Osmar Dias teve uma proposta quase irrecusável do presidenciável José Serra que ofertou toda estrutura de campanha para a reeleição do senado, Osmar ainda seria ministro da agricultura se eleito presidente. Serra ainda cedeu que Osmar indicasse a vice de Beto Richa e mais regalias no governo de Richa.
Aqui no Interior
Aqui no interior a coisa está se complicando cada vez mais para governador Orlando Pessuti (PMDB) e o senador Osmar Dias (PDT), pois o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa está em alta e com uma alta popularidade.
E o PT?
O PT corre o risco de ficar com um palanque fraco para Dilma no Paraná, os motivos são vários para que a aliança PDT e PT não ter prosperado, mas os dois motivos mais fortes para a não concretização da aliança são André Vargas e Enio Verri. Palavras de petistas do alto escalão.
Crescendo
A perspectiva do PT é que o ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste, Zeca do PT seja o mais votado do partido, ele irá disputar uma vaga na câmara federal. O crescimento do ex-prefeito está causando ciúmes e desespero dentro da própria legenda. Se for bem como candidato assim como foi prefeito vai ser o novo líder do partido no estado.
Tempos negros
Em Wenceslau Braz a coisa não está nada boa para a atual administração no quesito saúde, o setor já vinha sendo criticado há algum tempo, mas essa semana a coisa complicou ainda mais. Quando saiu uma bomba, quando uma mulher teve um filho no banheiro do Pronto Atendimento, na cidade não se fala em outra coisa. Mas no fundo ninguém sabe se foi descuido ou um ato insano.
Trabalhando
O prefeito de São José da Boa Vista Dilceu Bona está empolgado, não parece prefeito de segundo mandato, pois tem atuado forte no município tanto na área urbana como na zona rural. Bona já estava fazendo o atendimento itinerante nos departamentos, agora comprou um fusca para visitar o interior do município. Isto é um exemplo a ser seguido.

COREM investiga morte de recém nascido em WB

Criança que teria nascido no vaso sanitário do Pronto Atendimento tem morte investigada
Da Redação
Wenceslau Braz
O COREM, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, após denúncias, decidiu investigar a morte de uma criança recém nascida que teria perdido a vida logo após o nascimento, no dia 12 de maio. Segundo uma denúncia da vereadora Nina protocolada junto ao Ministério Público, a mãe, uma mulher que sofre de problemas mentais e é conhecida apenas como Tereza, teria ido ao banheiro do Pronto Atendimento e entrado em trabalho de parto. A criança nasceu dentro do vaso sanitário e morreu afogada. Ainda de acordo com vereadora, para tentar esconder o fato da população, a criança passou a noite numa funerária e foi enterrada às sete horas da manhã do dia seguinte sem a documentação necessária.
A Câmara de Vereadores do município decidiu investigar o fato e os vereadores foram ontem até o Pronto Atendimento para ouvir esclarecimentos do Secretário Municipal de Saúde, Tárcio Rogério Dias de Oliveira, que negou o fato e disse que seria impossível uma criança com mais de três quilos caber dentro de um vaso sanitário. O secretário afirmou que Tereza teria se trancado no banheiro a e criança já nasceu morta, tendo o parto ocorrido no chão. Porém, a vereadora Nina discorda totalmente do secretário. "Testemunhas, que não querem ter o nome divulgado por medo de represálias, viram tudo o que aconteceu. A Tereza, sem nenhum tipo de atendimento, entrou no banheiro e deu à luz no vaso sanitário", afirma. Ainda segundo a vereadora, Tereza teria chegado no P.A. na hora do almoço e o parto aconteceu aproximadamente às seis horas da tarde, e durante esse tempo, além de não receber o atendimento necessário teria sofrido maus tratos por se tratar de uma pessoa com problemas mentais. Para a vereadora o caso precisa ser levado adiante e passar por uma grande investigação. "Ouvi falar até que uma pessoa viu a criança e ela tinha uma rachadura no crânio. É preciso que tudo seja devidamente apurado, por que houve uma morte e há testemunhas, então se for o caso que façam a exumação do corpo", sugere.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Wenceslau Braz, Ni, adotou um discurso de maior cautela em relação ao caso. "Fomos até o Pronto Atendimento para investigar o que realmente aconteceu por que a população quer saber a verdade", explicou. "O Secretário de Saúde se comprometeu a mandar toda a documentação para a Câmara, então nós vamos esperar ter a documentação em mãos pra tomar as providências cabíveis", afirmou Ni.
Já para o prefeito de Wenceslau Braz, Taidinho, todo esse barulho não passa de picuinha da oposição e que ele próprio teria feito a denúncia junto ao Ministério Público no dia seguinte do ocorrido. "Todos sabem que essa mulher sofre de sérios problemas mentais e há algum tempo causa problema. Antes de todo mundo eu mesmo encaminhei a denúncia ao Ministério Público logo que soube do fato para que tudo fique claro", explica. Ainda de acordo com o prefeito a criança não nasceu no vaso sanitário. "A mulher se trancou no banheiro e teve o filho no chão. Foi necessário que os enfermeiros arrombassem a porta para poder prestar os primeiros socorros", ressaltou.
Tereza, segundo Taidinho, passará agora por uma laqueadura e ficará um mês internada em algum local próprio para que sua recuperação seja feita de maneira adequada.