segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mister X 23 de agosto 2011


Reunião
Os presidentes dos partidos aliados ao grupo da situação em Siqueira Campos se reuniram ontem (segunda-feira 22) para uma conversa formal e propositiva. A idéia era discutir as filiações dos pré-candidatos a vereadores, o objetivo foi alcançado e até uma data para uma reunião com os pretendentes foi definida, será no começo de setembro.

Reunião I
 Estava na reunião os presidentes do DEM - Gênesis Machado, do PMDB - Ari de Lima, do PSB o Cezão, do PSDB, Marlon Bonilha, do PMN Fernando Vieira e representantes do PTB e PTC. Estavam como pré-candidatos a prefeito, Paulão, Manezão e o Dirceu Rodrigues, e Cezão. também estava o prefeito Luiz Antonio. Todo mundo teve a oportunidade de falar e expor as suas idéias, e ficou acertado que serão mantidas as quatro candidaturas e quem tiver melhor nas convenções será o candidato do grupo.

Definições
Mantendo a diplomacia e o compromisso de grupo, os postulantes expuseram as suas candidaturas e em mais evidência ficou o Dirceu Rodrigues que foi apadrinhado pelo Marlon Bonilha do PSDB e o Manezão pelo Deputado Lupion que também o quer como candidato. O que deu para notar é que o grupo se mantém unido mesmo com quatro candidaturas.
 
Indefinição do PSB
O vereador Cezão esteve ontem com o deputado Hermas Brandão Junior, o Herminhas, e o assunto foi a presidência do PSB. O deputado informou que a manobra para tirar o PSB do vereador foi articulada do ex-candidato a deputado federal, Jura junto com o presidente da sigla o Severino Araujo, mas Herminhas disse que ia rever o caso e disse que  tinha aprendido com seu pai de não deixar companheiro no caminho. Analisando o caso é possível que o deputado esteja usando a tática do Lula, ao dizer que não viu nada e não sabe de nada, mas no fundo sabe de tudo.

PDT
O PDT de Siqueira Campos está prestes a mudar de mão novamente, eu já começo a acreditar que os partidos confiáveis de Siqueira Campos não passam de três ou quatro. É esperada para essa semana a definição do PDT que não está lá e nem cá.  Há quem diga que amanhã será anunciada a ida do partido para Luiz Braun que já comandou a sigla no passado.

Nereu Moura fala sobre adesão do PMDB ao Governo Richa
 Da Assessoria
O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) reiniciou os trabalhos nesta segunda-feira (22) após uma semana polêmica em que ficou decidida a aproximação da bancada estadual ao governo Beto Richa. “Algumas lideranças não ficaram totalmente convencidas de que essa seja a melhor posição para os deputados do partido. Todavia, entendo que o acordo é interessante, pois o objetivo é ajudar na governabilidade para que o Paraná se desenvolva com qualidade de vida”, explica, ao dizer que tanto a Administração Estadual quanto o PMDB sairão fortalecidos, o que, na prática, favorece a população.
Em relação ao governador, o deputado Nereu Moura explicou que em nenhum momento Beto Richa criou dificuldades para que os parlamentares desempenhassem o mandato, mesmo sabendo da posição contrária durante o processo eleitoral. “Este foi um fator preponderante para que a bancada do PMDB aprovasse o apoio ao novo governo”, salientou, comentando a forma gentil com que os peemedebistas são tratados.
No entendimento do parlamentar, ninguém tem condições de criticar essa decisão porque em oportunidades anteriores demonstraram atitudes incoerentes com as teses que estão defendendo neste momento. “O Requião foi durante oito anos o governador do Paraná e nunca apoiou um deputado peemedebista para assumir a presidência da Assembléia Legislativa. No seu primeiro governo, a mesa foi presidida por um tucano e no segundo por um democrata”, justifica.
         Quanto ao resultado desta aproximação, Nereu Moura é enfático ao comentar que os companheiros do interior, os deputados estaduais, os federais e a população terão inúmeros benefícios. “Não adianta ficarmos brigando e a população padecendo de políticas públicas. Acima dos interesses partidários e políticos, estão os interesses do povo do nosso Estado”.
Por outro lado, o parlamentar expõe que se até o final do ano a bancada entender que esta aproximação não rendeu os frutos esperados, ela poderá ser facilmente desfeita e cada um seguir o seu caminho da maneira como bem entender.


Requião não pode criticar bancada do PMDB por aderir ao governo, diz deputado
Do política em Debate
 O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) rebateu hoje as críticas do senador Roberto Requião (PMDB) pela adesão da bancada do partido na Assembleia Legislativa à base parlamentar do governador Beto Richa (PSDB). Para Moura, Requião não tem condições de criticar os deputados, já que ele nunca prestigiou os parlamentares peemedebistas nos oito anos de seu governo. “O Requião foi durante oito anos o governador do Paraná e nunca apoiou um deputado peemedebista para assumir a presidência da Assembleia. No seu primeiro governo, a mesa foi presidida por um tucano e no segundo por um democrata”, lembrou, referindo-se ao hoje conselheiro do Tribunal de Contas, Hermas Brandão (ex-PSDB), e ao deputado Nelson Justus (DEM).
  
Verri questiona criação de 30 cargos comissionados na Sanepar

 Da Assessoria
 O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Enio Verri (PT), criticou nesta segunda-feira (22) o governo estadual pela criação de 30 cargos comissionados na Sanepar. Verri também questionou a legitimidade das contratações, uma vez que a decisão do Conselho de Administração da Sanepar foi fundamentada juridicamente em parecer da Casa Civil para a Cohapar.
Para Verri, a medida confirma que o governo Beto Richa adota na prática um discurso diferente da teoria. “O governo Richa faz questão de exaltar a competência, transparência e principalmente eficiência na gestão pública. Criar 30 cargos comissionados políticos na Sanepar, onerando e inchando a estatal, representa mais eficiência na gestão?”, questionou.
Na tribuna, o deputado explicou que que teve acesso à Ata da Reunião do Conselho de Administração da Sanepar, realizada no dia 17 de maio. O item 5.1.1 do documento, de acordo com Verri, autoriza a criação de 30 cargos de consultor estratégico de livre nomeação e exoneração. “O secretário Taniguchi disse na Assembleia que o governo precisa capitalizar a Sanepar. E então recebemos a informação da criação de 30 novos cargos comissionados, todos com boa remuneração. É o próprio anti-discurso. A síntese do ‘faça o que eu digo mas não faça o que eu faço’”, afirmou.
O deputado também questionou a legitimidade das contratações. De acordo com Verri, a criação dos cargos foi fundamentada em parecer da Assessoria Jurídica da Casa Civil, do dia 8 de abril, atendendo a consulta da Cohapar, que indagou sobre a contratação de profissionais para os cargos de gerência regional. “O parecer da Casa Civil afirma que não é preciso ser profissional de carreira da Cohapar para ser gerente regional. Curiosamente este foi o parecer o utilizado para fundamentar juridicamente a criação dos cargos da Sanepar. As características legais das empresas não têm nada a ver uma com a outra. Como é que o Conselho de Administração da Sanepar utiliza um parecer da Cohapar para justificar o aumento de cargos comissionados?”, perguntou.
Verri cobrou explicações da bancada governista e disse que irá fazer um requerimento para obter mais informações sobre o caso. “Espero que o governo tenha coragem de explicar o assunto, que não fuja do debate, como no caso das supersecretarias. Vamos encaminhar um requerimento pedindo todas as explicações sobre a criação dos cargos e também um estudo sobre a utilização de um parecer da Cohapar para o aumento de cargos na Sanepar”, disse.


Professores em greve debatem proposta do governo
A categoria irá avaliar a proposta apresentada pelo governo federal dia 19

Do  Bem Paraná
A Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná realiza Assembleia Geral Extraordinária nesta terça-feira (23), às 14h, no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, localizado no campus Jardim Botânico. No encontro, o comando de greve fará um relato do andamento das negociações com a administração da Universidade e os docentes avaliarão a proposta apresentada pelo governo federal no dia 19 de agosto.
A proposta consiste em antecipar para março a vigência do acordo de aplicação dos 4% sobre a remuneração total dos docentes do Magistério Superior, estendo-a para os professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt).

Aposentado já pode checar se terá direito a revisão
Ao todo, são 107 mil beneficiados, cerca de 11 mil a menos do que o divulgado anteriormente
Do  Bem Paraná, com Estadão
A página na internet da Previdência Social já permite que os aposentados e pensionistas do INSS chequem se terão direito ou não a receber o aumento da revisão de seus benefícios. O aumento médio é de R$ 175. Foram selecionados os benefícios com data de início entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003.

Ao todo, são 107 mil beneficiados, cerca de 11 mil a menos do que o divulgado anteriormente, segundo o INSS. Os casos dos segurados não contemplados inicialmente demandam uma análise mais profunda do que a simples concessão automática do reajuste. A previsão é de que até o mês que vem o processo esteja concluído.
Não há indicação do aumento nos extratos de pagamento, cabendo ao aposentado notar a diferença. A primeira parcela do 13º salário também já está assinalada no extrato.
O aumento decorre de decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) ao julgar um caso concreto de um segurado.

OAB pede que Sarney devolva dinheiro gasto em viagens
Um helicóptero da PM teria sido utilizado para transportar os pais da governador Roseana Sarney
Do  Bem Paraná, com Folha
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, defendeu nesta segunda-feira (22) que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, devolva aos cofres de seu Estado o que foi gasto com a utilização de um helicóptero da Polícia Militar para transportar seus pais até a Ilha de Curupu durante fins de semana.
Vídeos obtidos pelo jornal Folha de S. Paulo mostraram que o helicóptero foi utilizado pelo menos duas vezes este ano. A aeronave foi adquirida no ano passado para combater o crime e socorrer emergências médicas. Foi paga com recursos do governo estadual e do Ministério da Justiça e custou R$ 16,5 milhões.
Numa das viagens, o senador foi acompanhado de um empresário que tem contratos milionários no Maranhão, que é governado por sua filha Roseana Sarney (PMDB).
No fim do passeio, o desembarque das bagagens de Sarney atrasou o atendimento de um homem com traumatismo craniano e clavícula quebrada que fora socorrido pela PM e chegara em outro helicóptero antes de Sarney.
Um cinegrafista amador registrou imagens que mostram Sarney e seus amigos desembarcando no heliponto da Polícia Militar em São Luís em dois domingos, 26 de junho e 10 de julho.
O presidente da OAB afirmou ainda que a confusão entre o público e o privado é um problema "cultural" no Brasil. "É lamentável ainda ver o público sendo uma extensão do privado. Isso é cultural no país", disse.

TRE livra Rossoni da cassação
Do Política em Debate
Por 4 votos a 2, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), rejeitaram o pedido de cassação do mandato do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB). O pedido do Ministério Público Eleitoral apontava irregularidades na prestação de contas de campanha de Rossoni de 2010, alegando pagamento de R$ 76 mil para várias despesas diferentes através dos chamados cheques “guarda chuva”.


Alvaro diz que oposição não tem candidato em Curitiba

Do Política em Debate
“Todos os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba integram partidos da base do governo Dilma Roussef. Assim, a oposição não terá participação nas eleições do ano que vem”, disse o senador Alvaro Dias (PSDB), em entrevista à Rádio Band News hoje pela manhã, lembrando que o prefeito Luciano Ducci (PSB) é de partido que apoia o PT.  Ele também condenou o PSDB por ter “abandonado” o ex-deputado Gustavo Fruet e, em conseqüência, o projeto de poder nacional do partido, já que era essencial a conquista das prefeituras das principais Capitais brasileiras.