sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tomazina

 
Alunos de CMEI têm 
atividade de férias dentro da escola
Educação Infantil de Tomazina promoveram programação especial para aquelas crianças que passaram as férias na escola; ação deu certo e ideia agora é fazer com que atividade de culinária faça parte do PPP do município



Agência Criativa
Por Danilo Felipe
 Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Tomazina tiveram na última semana um cronograma diferente de atividades na escola. Mesmo em tempo de férias, muitos alunos não ficam em casa, porque os pais trabalham e são obrigados a deixarem os filhos em sala de aula. Assim, a direção do CMEI resolveu inovar e programou uma semana inteira de atividades recreativas e lúdicas na escola, sem deixar de lado o aprendizado.

As crianças foram divididas em seis turmas com sete ou oito alunos em cada uma, acompanhados por monitores. Uma das atividades foi a culinária, onde os alunos aprenderam algumas receitas fáceis. “Eles aprenderam a enrolar os brigadeiros, passar no granulado e mesmo aqueles que não tinham muita coordenação motora ainda, faziam e se divertiam. Depois, eles mesmos comeram o que produziram”, comentou a pedagoga Ariadne da Silva, que idealizou o projeto.

Além da culinária, os alunos tiveram outras atividades como show de calouros, dança, piquenique, sala de jogos e artes, cinema, caça ao tesouro e baú encantado. “No baú, colocamos muitas roupas, acessórios e enfeites e eles mesmos se fantasiavam e deixavam a imaginação fluir”, contou a pedagoga. “Na sala de arte tinha fantoches, tinta guache, giz de cera, lápis de cor, cartolina, palco. Eles entravam e faziam o que querim, já que não havia atividades programadas, justamente para que as crianças pudessem soltar a criatividade.”
 As crianças também visitaram o viveiro municipal e puderam aprender mais sobre plantio de árvores. Ao final da visita, cada grupo de alunos levou uma muda de árvore para a escola. As mudas foram plantadas no local pelas próprias crianças. “É muito importante fazer com que os pequenos saiam da rotina, saiam do stress, porque tem criança que não tem férias e nossa ideia é deixar elas de férias dentro da escola”, observou a diretora Maria das Dores Morais.
 E o que era para ser apenas um simples cronograma de férias, fez surgir novas iniciativas. A ideia agora, segundo a diretora, é colocar a atividade de culinária no Projeto Político Pedagógico (PPP) do município. “Queremos que a as aulas de culinária façam parte da ementa escolar e as aulas sejam dadas pelo menos uma vez por mês para as crianças do Ensino Fundamental”, comentou Maria das Dores. “Temos o apoio da secretária de Educação Neli Couto e sabemos que a ideia pode gerar bom frutos.”

Deputado Ratinho Júnior contempla 
Carlópolis com verba para a FrutFest
Ratinho Junior apresentou uma emenda junto ao Governo Federal para a liberação de verbas específicas para a realização da FrutFest.



Da Assessoria
Carlópolis
O Deputado Federal Ratinho Junior apresentou ao Governo Federal uma emenda para a liberação de verba no valor de cem mil reais destinadas a VII FrutFest, onde apresentou o projeto, iniciado em novembro de 2010, e o oficio assinado pelo Prefeito Municipal Roberto Coelho, Vice-Prefeito Luiz Garbelotti e Vereadora Marina Garbelotti.
Trata-se da Emenda Parlamentar Pessoal Programática para Desenvolvimento do Turismo Interno, onde cada Deputado possui quotas para distribuição aos municípios para o desenvolvimento de eventos turísticos, onde Carlópolis foi contemplada, com o apoio do Deputado Ratinho Junior.
A aprovação do projeto se deu após a comprovação de documentos e projetos técnicos previamente enviados. No inicio do ano a Secretaria Municipal do Turismo recebeu o oficio em que o Deputado Federal aprovou o projeto, garantindo mais recursos para a realização do evento.
A verba disponibilizada tem como principal aplicação as estruturas necessárias para que o evento seja um sucesso e agrade a toda a população. 
Robertinho salienta a importância da parceria entre as esferas federal, estadual e municipal para que o desenvolvimento dos municípios de pequeno porte seja viável, garantindo sempre o melhor para a população que tanto almeja pelo crescimento da cidade. “Agradeço ao apoio do Deputado Ratinho Junior, através do Luiz Garbelotti, Vereadora Marina e do representante do partido PSC, Vitório Aguera, que desempenharam um papel fundamental nessa importante conquista.

Novos brinquedos marcam
a volta as aulas no CMEI Nascente do So



De Siqueira Campos
Da Assessoria
Com o resultado financeiro da Festa Junina realizada pelo CMEI Nascente do Sol da cidade de Siqueira Campos, a direção e equipe do Centro de Educação decidiu pela compra de brinquedos a serem utilizados pelas crianças. No total foram investidos aproximadamente mil reais em brinquedos e jogos pedagógicos que serão utilizados pelos educadores na aprendizagem e no lazer para as crianças. De acordo com a direção, o município mantém toda infra estrutura do CMEI e com o lucro da festa que é fruto da colaboração e participação dos pais e familiares é possível fazer esta aquisição de brinquedos diferenciados a serem utilizados no dia a dia pelas próprias crianças. Atualmente a instituição atende aproximadamente 180 crianças de várias idades. Os brinquedos foram apresentados aos educadores durante uma reunião pedagógica e de planejamento realizada na tarde desta quinta feira dia 21 de julho e serão utilizados a partir da semana que vem quando as crianças retornam para o CMEI depois do período de férias. Os educadores ficaram felizes ao verem a quantidade de brinquedos e sentiram-se mais motivados para o retorno das aulas