segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mister X 30 de Agosto


Reunião
A exemplo do grupo de situação a oposição se prepara para fazer uma reunião nos próximos dias, os convites e as articulações estão sendo feitos.  Mas não está sendo fácil organizar o encontro da oposição que já se dividiu em mais de duas alas, mas a tentativa é válida.

Abandonando o barco
Há fortes expectativas de que os vereadores Cezão e Paulão que juntos representam a maior votação do PSB no município deixem o partido e busquem a justiça para ingressar em outra sigla. Os vereadores esperam uma resposta do diretório estadual, mas se caso for negativa eles devem mesmo sair já que as ideologias partidárias não são as mesmas da executiva estadual.

Carta na manga
A carta na manga dos vereadores será usada na reta final das filiações é um novo partido recém criado, a pedido o Mister X não vai divulgar a nova sigla mas é possível adiantar que não é o PSD. A nova sigla já está homologada no Paraná e deve ser a saída de muitos políticos para se safar do incômodo do toma partido praticado nos últimos tempos.

Filiando
O novo presidente e pré-candidato a prefeito pelo DEM, o Manezao está com a corda toda, ou seja, está filiando muita gente no seu novo partido. Ele visitou muitas lideranças essa semana e preencheu muitas fichas. Se alguém pensou que o Manezão estava parado, errou, pois ele está com muita disposição.

Combustivel


Governo reduz percentual de etanol que é misturado à gasolina

Do Bem Paraná
Medida é uma precaução por causa da incerteza sobre a futura safra de cana-de-açúcar
A partir do dia 1º de outubro, o percentual de álcool anidro que é misturado à gasolina vai cair de 25% para 20%. A decisão foi tomada hoje (29) em reunião no Palácio do Planalto com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, da Fazenda, Guido Mantega, da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
De acordo com Lobão, a medida é uma precaução por causa da incerteza sobre a futura safra de cana-de-açúcar. "Temos que garantir o abastecimento olhando para este ano e para o próximo ano. Verificamos que a safra do próximo ano também não será muito melhor que a atual, então temos que tomar providências desde logo para garantir o presente e o futuro. Essa é uma medida de precaução, uma segurança a mais”.
Segundo o ministro, a redução do percentual do álcool será adotada por tempo indeterminado. “Depois nós calibraremos modificando a resolução no momento em que acharmos que já temos segurança de suspender a [redução da] mistura”.
O ministério da Fazenda deve anunciar nos próximos dias medidas de favorecimento do setor. Recentemente, o governo já anunciou o financiamento para produção e armazenamento de etanol e o aporte de recursos para Petrobras Biocombustível.

Passional
Polícia prende idoso suspeito de matar a ex-exposa em pet shop

Casal havia se separado recentemente e discussões sobre a divisão de bens eram freqüentes
Do Bem  Paraná
O suspeito de matar a ex-esposa em um pet shop, em maio, foi preso na manhã desta segunda-feira (29), no centro de Curitiba, por policiais da Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC). Glenio Rodrigues Madruga, 69 anos, tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Privativa do 1.º Tribunal do Júri de Curitiba.
Segundo a polícia, o casal havia se separado recentemente e discussões sobre a divisão de bens eram frequentes. Na tarde de 28 de maio, um sábado, Glenio foi ao pet shop, no bairro Vista Alegre, pedir que ela fosse avalista de um financiamento. Cláudia Mara Leite Madruga, 40, era a proprietária do estabelecimento e Glenio, seu ex-sócio. Os dois teriam voltado a discutir sobre a partilha e o homem a atacou com uma faca. Cláudia morreu na hora.
Glenio foi encaminhado ao Centro de Triagem II, em Piraquara, onde ficará à disposição da Justiça.

Escolas públicas paralisam atividades nessa terça
Educadores participam de caminhada pela capital em reivindicação de melhores condições salariais
Do Bem  Paraná
Nesta terça-feira (30), as escolas públicas estaduais do Paraná vão parar. O motivo é a mobilização dos professores e funcionários da rede que, mais uma vez, lutam por seus direitos, numa data que tem peculiar significado para a categoria.
Os educadores estarão nas ruas para exigir que sua pauta de reivindicações seja atendida pelo governo e para lembrar o lamentável episódio ocorrido em 30 de agosto de 1988, quando a categoria foi violentamente reprimida durante uma greve.
A concentração para a caminhada em direção ao Palácio das Araucárias está marcada para as 09h, na Praça Santos Andrade (Curitiba). Uma comissão formada por diretores da APP-Sindicato também será recebida, na sede do Executivo, pelo governador em exercício Flávio Arns. Atos regionais estão previstos para ocorrer em todo Estado.
Este ano, a questão salarial continua na ordem do dia. A categoria exige que o governo pague aos professores do Estado o Piso do Magistério, estipulado em lei federal (Lei 11.738/2008); e que seja estabelecida a equiparação entre professores e demais servidores públicos de nível superior.
Também estará na pauta o não fechamento das turmas e o porte de escolas. Em nome da “otimização”, o governo vem adotando uma política de fechamento de turmas. Ocorre que educação não combina com superlotação.
A APP e a categoria sempre defenderam um número menor de alunos por turma, para a excelência do trabalho pedagógico, e um porte de escolas adequado às reais demandas da educação.
Mas outras questões – especialmente a relacionada ao atendimento à saúde dos educadores – continuam pendentes e os trabalhadores vão cobrar do governo o respeito que a educação e os educadores merecem.
Entre as demandas estão a implantação de um terço de hora-atividade para os professores (prevista na Lei do Piso); adequação do Plano de Carreira dos Funcionários, o que permitirá o reconhecimento em carreira da graduação dos agentes educacionais I e da pós-graduação para os agentes educacionais II e fim das distorções; implementação da progressão atrasada dos funcionários.

AL terá CEI da saúde de Londrina
Do Política e debate

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta segunda-feira (29) requerimento propondo a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para averiguar a gestão pública da saúde em Londrina. De acordo com o deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), autor do requerimento, o setor de saúde do município, localizado no Norte do Estado, está envolvido em uma série de denúncias que apontam graves irregularidades que envolvem os atendimentos pelo SUS e convênios.
Por isso, o parlamentar acredita que o Poder Legislativo precisa fazer um levantamento detalhado, buscando apontar soluções para o aperfeiçoamento desse serviço público. A Comissão Especial, que tem suas atribuições estabelecidas no Regimento Interno, terá duração de cem dias para concluir o esclarecimento de dúvidas e para apresentação de um relatório final. Será composta por sete deputados estaduais que devem ser indicados nos próximos dias pelas lideranças das bancadas e blocos.

Homem suspeito de abusar da filha e de duas enteadas é preso em Londrina
O diário
Um homem de 38 anos acusado de abusar sexualmente de sua própria filha e de duas enteadas foi preso na tarde desta segunda-feira (29) por policiais da 10ª Subdivisão Policial (10ª SDP) de Londrina.
Segundo o chefe do Departamento de Furtos e Roubos da 10ª SDP, Márcio Ilkiu, os policiais cumpriram um mandado de prisão. "Todo o processo está com a Delegacia da Mulher", comentou.
De acordo com ele, o homem foi detido na residência da atual namorada, no Conjunto Hilda Mandarino, na zona norte da cidade. O homem é divorciado e teria abusado das filhas de sua ex-mulher.
Ilkiu disse que o homem será encaminhado para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) ainda nesta tarde.
Em meados de agosto, o corpo de um pai acusado de estuprar sua filha de 12 anos por cerca de um ano foi encontrado morto às margens da rodovia PR-439, em Santo Antônio da Platina (130 km de Londrina). A adolescente, acompanhada de um familiar, teria registrado a denúncia contra ele. Paulo Cesar Lima, 32, desapareceu na tarde em que a menina foi à delegacia e foi encontrado morto às margens de uma rodovia da região no dia seguinte.

Quadro de Ricardo Gomes inspira otimismo
Diretor do Hospital Pasteur garante que estado estável é bom para paciente vítima de um acidente vascular encefálico hemorrágico

Lancepress/ esportes@band.com.br
O Hospital Pasteur divulgou novo boletim médico na tarde desta segunda-feira sobre a situação do técnico Ricardo Gomes. O treinador foi submetido a um eletroencefalograma e o resultado apresentou alterações previstas. O comandante cruz-maltino está estável e com as funções orgânicas dentro da normalidade, porém, respirando com auxílio de aparelhos.
Segundo Fernando Gjorup, diretor médico do Hospital Pasteur, o fato de Ricardo Gomes estar estável é um grande avanço para quem sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico.
“Nossa preocupação era a de ele piorar nas 72 horas depois do ocorrido. O fato de ele estar estável já é algum avanço, mas é melhor não fazermos nenhuma previsão. O jeito mesmo é ter paciência”, disse Fernando, que ressaltou que o atendimento quase imediato a Ricardo Gomes foi essencial.
“O estado é grave e clinicamente estável. É preciso esperar o tempo passar. Apenas depois de 72 horas do ocorrido é que teremos informações sobre sequelas. O atendimento rápido foi fundamental, pois as sequelas dependem também da rapidez da atuação médica”, prosseguiu Gjroup. O boletim não prevê novas intervenções cirúrgicas em Ricardo Gomes.


Boletim de ocorrência eletrônico começa a funcionar quinta no PR

No início, só perdas de documentos e aparelhos eletrônicos serão registradas

Globo.com
O sistema de boletim de ocorrência eletrônico começa a funcionar na quinta-feira (1º), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Na fase inicial, os boletins poderão ser feitos pela internet apenas em casos de perdas de documentos ou aparelhos eletrônicos. Mas a polícia pretende ampliar o sistema também para as vítimas de violência.
De acordo com o delegado Eduardo Castella, os boletins são importantes para mapear a violência e fazer estatística. “Você tem aquele retrato fiel do que ocorre em determinada área. E fazer uma análise, um estudo, para poder entender o por quê está ocorrendo esse tipo de crime naquela região”, explicou.
No Paraná, a cada dez vítimas de violência, três deixam de registrar BO. Em média, 100 mil registros são feitos por mês e a maioria deles é por perdas e extravio de documentos. Com a implantação do boletim de ocorrência eletrônico, o objetivo é que este número aumente.
"Pelo computador de casa, de uma lan house, pelo seu smartphone, [o sistema] visa facilitar e agilizar a vida do cidadão", disse Costella.

Escolas de APAES visitam escola municipal em Santana
APAE de São José da Boa Vista esteve em Santana do Itararé na última sexta-feira (dia 26), visitou a Euclides Barbosa de Oliveira e fez apresentações de dança e teatro relacionadas ao Dia do Folclore

Agência Criativa
Por Danilo Felipe

Santana do Itararé – A Escola de Educação Especial São José, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São José da Boa Vista, visitou na última sexta-feira (dia 26), a Escola de Educação Especial Pequeno Miltinho, de Santana do Itararé. A visita ocorreu em meio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que é de 21 a 28 de agosto. Foi a primeira vez que APAE de São José visitou a de Santana.
Os alunos puderam se conhecer, brincaram e comeram o lanche preparado pelas cozinheiras da escola. Os professores trocaram experiências e conheceram como funciona a escola Pequeno Miltinho. Segundo a diretora da APAE de São José, Márcia de Paiva Shishito, é importante conhecer outras realidades. “Além da interação entre professores e alunos, podemos conhecer outra realidade porque às vezes ficamos muito presos na nossa comunidade”, comentou.
Para a diretora da escola Pequeno Miltinho, de Santana do Itararé, Dalila Aparecida da Silva Amaro, a visita serviu para estreitar os laços entre as escolas e promover a união e cooperação entre eles. Segundo ela, cada vez mais a sociedade aceita as pessoas com deficiência e se adapta. “Hoje há muito menos preconceito na sociedade, mas ainda há preconceito na própria família. Nosso trabalho é mostrar que todos são iguais e têm as mesmas capacidades”, disse.
Depois da visita, os alunos das duas escolas visitaram a Escola Municipal Euclides Barbosa de Oliveira. Os alunos boavistenses fizeram apresentações de dança e teatro relacionados ao folclore, cujo dia foi comemorado em 22 de agosto. As crianças da escola municipal ficaram sentadas no chão da quadra poliesportiva enquanto assistiam e aplaudiam as apresentações.
Segundo Dalila Amaro, idealizadora da visita, é importante que a APAE interaja com as escolas comuns para que o preconceito caia por terra haja respeito entre os alunos. “É a segunda vez que visitamos a escola com o objetivo de interagir e mostrar que nossos alunos têm condições de apresentar e fazer arte. Somos sempre muito bem recebidos aqui.” É o que pensa a secretária municipal de Educação, Roseli Aparecida Coutinho. “Não pode haver discriminação e isso deve ser cultivado desde a infância”, afirmou a secretária.

Campanha em São José visa combater o tabagismo
Com concurso de cartazes, panfletagem, orientações e fiscalização, Secretaria de Saúde de São José da Boa Vista realiza campanha de combate ao tabagismo, cujo foco principal são as crianças

Agência Criativa
Por Danilo Felipe
São José da Boa Vista – Uma caveira desenhada em uma cartolina. Abaixo dela, os dizeres: “Fumar deixa você bem magrinho”. Este era o teor de um dos cartazes produzido por um grupo de alunos de 1º a 4º de São José da Boa Vista, durante campanha de combate ao tabagismo, na semana passada, organizada pela Secretaria de Saúde do município. O cartaz foi um dos nove que foram premiados e ficou exposto durante evento.
O objetivo da campanha realizada na última quinta-feira (dia 25) pela Secretaria de Saúde de São José da Boa Vista era conscientizar a comunidade, principalmente as crianças, sobre os malefícios do cigarro. Uma tenda foi montada em frente ao prédio da prefeitura, onde agentes de saúde e funcionários da secretaria davam orientações sobre os malefícios do tabaco e distribuíam panfletos e material informativo nas ruas.
Segundo um dos organizadores, o enfermeiro Alexandre Benício Neto, um dos focos principais era as crianças porque, de acordo com ele, elas espalham a ideia. “A criança costuma ser multiplicadora, ela pega no pé dos pais em casa e ajuda para que o combate ao tabagismo se torne mais amplo”, disse. Alexandre e a equipe organizadora da campanha promoveram um concurso de cartazes com alunos de 1º a 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de São José.
As próprias professoras fizeram o julgamento e os autores dos cartazes mais criativos de cada série receberam prêmios da Secretaria de Saúde. Os trabalhos foram expostos na tenda montada em frente à prefeitura. O restante dos cartazes produzidos foi exposto nas próprias escolas. No total, 48 crianças foram premiadas pelos nove melhores cartazes e os 380 alunos que participaram do concurso receberam um certificado de participação na campanha.
A 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho orientou para que os 23 municípios que fazem parte da regional realizassem alguma atividade no dia 25 de agosto. O “Dia D” de combate ao tabagismo no Paraná é nesta segunda-feira, dia 29. Em São José da Boa Vista, a Vigilância Sanitária vem fazendo cumprir a Lei Estadual nº 16.239, de setembro de 2009, que proíbe o consumo de “produto fumígenos” em ambientes de uso coletivo, sejam públicos ou privados.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Paulo Cesar da Silva, o órgão vem realizando inspeções periódicas em estabelecimentos comerciais e fazendo um trabalho educativo. “Tem dado resultado, as pessoas estão parando de fumar em locais onde se concentram muitas pessoas, até porque o proprietário do local é o responsável por coibir esta prática”, comentou.
Caso o dono do estabelecimento não cumpra a lei, ele pode ser autuado e depois multado. O valor da multa é de 100 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), que corresponde a cerca de R$ 6,4 mil. Caso seja reincidente, a penalidade é aplicada em dobro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro é responsável, por exemplo, por 90% das mortes por câncer de pulmão.