quinta-feira, 10 de maio de 2012

Coluna Mister X


As reclamações continuam
O trânsito de Siqueira Campos continua batendo recorde de reclamações, esta semana várias pessoas reclamaram não só da velocidade dos motoristas, mas da falta de respeito com os pedestres e com a falta de sensibilidade dos motoqueiros que também andam com escapamento aberto atormentando a população. As reclamações também se estendem para a falta de vagas para estacionar e a falta de organização dos horários de cargas e descargas no comércio, onde caminhões travam o fluxo dos veículos. 

E o Radar
Vamos lembrar os vereadores que já se passaram mais de 60 dias da promessa que o estado instalaria os redutores de velocidade na Rodovia Parigot de Souza, na Curva dos Fiates. Nos últimos dias não aconteceu nenhum acidente na curva, mas é melhor cobrar antes que aconteça.

Denúncia
A denúncia vem lá do Bairro Jardim Oriente onde foram construídas as casas pela parceria dos poderes públicos para facilitar que o cidadão pudesse ter a sua casa própria com uma prestação menor do que no mercado. A denúncia vem de que há proprietários que estão alugando os imóveis, ou seja, servindo de especulação imobiliária, o imóvel ainda alienado não é transferível e não pode ser alugado.

Articulação
O tempo vai passando e as candidaturas ainda mantidas, até o momento todo “mundo” é candidato e um que está animado é o atual vice-prefeito, ainda mais depois de uma injeção de ânimo injetada pelos deputados Abelardo e Pedro Lupion que o incentivaram a ir para embate, ou melhor, para a disputa. Manezão que esteve na Capital paranaense nesta segunda-feira a fim de tratar do projeto das quatro salas de aulas para o Cepsan também teve uma reunião com os deputados que lhe deram sinal verde para alianças e assim buscar um vice para sua chapa.

Audiência no rádio
O que está dando o que falar é o programa Assuntos do Dia na Rádio Alternativa de Siqueira Campos. O programa tem uma hora de duração e vai ao ar de segunda a quinta-feira com início às 7h30 e término 8h30. A bancada formada pelos debatedores Zélio Urias, Claret Coutinho, Elcio Junior e Gênesis Machado tem conquistado o público pelo jeito diferenciado de dar as notícias e pelas opiniões fortes sobre todos os temas. O programa tem total liberdade de expressão e agora começou uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Siqueira Campos, o primeiro entrevistado foi o petista Aloisio Torres Guerra, para essa próxima semana está na pauta de entrevista o professor Fabiano (o Bí do PSB). É possível escutar o programa também na internet pelo site, www.alternativa87.com.

Desafio
O desafio para os próximos anos de mandato do futuro prefeito de Siqueira Campos será o transporte coletivo, criado há mais de uma década como forma de incentivo a industrialização, projeto que deu certo, mas que ao longo dos anos a demanda cresceu e hoje custa mais de R$ 100 mil aos cofres públicos. As expectativas são de que para os próximos anos a demanda aumente e fique cada vez mais difícil da prefeitura gerenciar, o que os eleitores têm que ficar atento é com as promessas para o setor dos prés-candidatos.

Tomazina
Em Tomazina o mando e desmando acontece diariamente, dias atrás tinha denúncias de que os “Ônibus Amarelos” que foi concedido através do estado estavam transportando pessoas para se consultar no Cisnorpi em Jacarezinho, até aí tudo bem, pois  é caso de doença e vidas de pessoas. Mas usar um veículo da educação que é vedado seu uso em qualquer outro setor para transportar jogadores de futebol, aí é pedir para ser investigado. É óbvio que o incentivo ao esporte amador é primordial, mas não pode ser feito com fins eleitorais e precisa ter programa um exemplo é o Karatê Cidadão que vale elogios pela sua execução.

Com porteira
O Lixão Clandestino que foi desativado já alguns anos e recentemente reativado e foi alvo de reportagem do Jornal Correio do Norte está com sua entrada impedida, ou seja, a prefeitura colocou uma porteira lá. Tomara que a porteira seja mesmo para impedir que algum desavisado também jogue lixos e entulhos no lugar, e torço para que o caminhão que eu vi entrar lá seja para retirar os lixos e não para depositar mais.

Prefeito pode ser cassado
O prefeito de Salto do Itararé, Israel Domigos (PDT), está sendo investigado na Polícia Federal por crime eleitoral cometido em 2008. O prefeito já foi convidado a depor e o caso pode ter desfecho até antes da campanha eleitoral de 2012.  Especula-se que as investigações sejam por denúncias de que foi abusado do poder econômico na oportunidade, o então candidato teria liberado carros para os eleitores visitar parentes e tudo mais, combustíveis, cestas básicas, remédios e até dinheiro em espécie. A justiça está muito rigorosa, e em Carlópolis dois ex-prefeitos estão sem mandato e inelegível por condenação por abuso do poder econômico.  Em caso de condenação o prefeito Israel Domigos ficará inelegível e se o processo for julgado após as eleições e for condenado e caso seja reeleito também perderá o mandato. A briga jurídica no Salto pode abrir espaço para gente nova que não tem o nome queimado na política.