segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mister X 27 de Setembro


Novo fórum
Hoje ao meio dia o prefeito, Luiz Antonio, o vice-prefeito, Manezão e o presidente da Câmara o vereador Cezar Ricardo Kukel assinam no Tribunal de Justiça a autorização para a construção do novo Fórum de Siqueira Campos.  O novo fórum será construído ao lado do atual Fórum Eleitoral. No futuro serão também construídos a nova delegacia e novo pelotão da Polícia Militar.

Ainda na Capital
O vereador Cezão e o Manezão também se encontram no gabinete do deputado Pedro Lupion. Lá eles entregam pedidos de melhorias para a comunidade de Siqueira Campos e discutem um encontro político no município para os próximos dias.

Saúde
O vereador Cezão esteve ontem (segunda-feira, 26) com o novo diretor do Hospital Regional em Santo Antonio da Platina, Cezar Santuci. O novo diretor disse que está levantando as demandas da região e que muitos projetos serão desenvolvidos no hospital para melhorar o atendimento. A idéia é melhorar a infraestrutura para que o Hospital Regional absorva as demandas e assim evitando que as viagens do interior para a capital que são desgastantes e caras.

No PHS
Especulações dão conta que o professor Fabiano o Bi se filou no PHS. As informações são extra-oficiais passadas por um militante do partido. Inicialmente o Bi tinha o convite para ingressar no PSC, no PT e depois no PSB, mas acabou optando pelo PHS.

Proerd

 
Formatura do PROERD em São José da Boa Vista


Da Assessoria
Aconteceu na última sexta feira na cidade de São José da Boa Vista, a 7ª formatura do PROERD, que estavam presentes 90 alunos da 4ª série e alunos da Escola de Educação Especial São José. No evento , o prefeito Dilceu Bona elogiou o Policial Carneiro, pelos 7 anos que vem desenvolvendo esse trabalho, junto às Escola Municipais. Destacou também o prefeito, que é só trabalhando com esse objetivo que vai ser possível mostrar as crianças que as drogas estão causando grandes estragos nas famílias. Destacou ainda o policial Carneiro, que a Polícia Militar fez a sua parte, ensinando os riscos que as drogas causam, além de buscar incutir nos alunos, que é possível tomar decisões e fazer escolhas saudáveis, que consequentemente, redundarão em uma vida melhor e mais saudável, agora o compromisso de prosseguir com este trabalho são dos familiares, e ainda, pontuou que o maior risco são as drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, que, apesar de ter a venda proibida para menores de 18 anos, isto não é respeitado pelos comerciantes, lamentou Carneiro, que é natural de São José da Boa Vista. O ponto alto da formatura foi no memento em que os alunos prestaram o compromisso de ficar longe das drogas e da violência, com o Juramento e no momento em que eles cantaram a canção do PROERD
O PROERD já conta com uma história de sucesso em São José da Boa Vista, que nestes 7 anos de aplicação, já foram formados mais de 900 alunos. Este programa que iniciou na cidade de Los Angeles no ano de 1983, chegando ao Brasil em 1992, através da Policia Militar Dio Rio de Janeiro, e no Paraná no ano de 2000, na cidade de Guaratuba, presente hoje em mais de 60 países e em todos os estados brasileiros, é um grande sucesso.


Curso de preparo de bombons 
visa geração de renda
Atividade é resultado de parceria entre CRAS de Tomazina e SENAC de Jacarezinho; as 20 participantes aprenderam a produzir diversos tipos de bombons e a manejar o chocolate e alimentos em geral


Agência Criativa
Por Danilo Felipe

Terminou nesta sexta-feira (dia 23) o curso de preparo de bombons, que a prefeitura de Tomazina, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou durante toda a semana. Desde segunda-feira (dia 16), 20 mulheres passaram as tardes no CRAS, sob a orientação instrutora de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Jacarezinho, Célia Regina Ribeiro, que ensinou como manipular o chocolate e a fazer diferentes tipos de bombons.
 O curso é resultado de uma parceria entre o CRAS de Tomazina e o SENAC e foi realizado com pessoas que utilizam os serviços de assistência social do município. Nas aulas, as participantes não aprenderam apenas a manipular chocolate e produzir os bombons, mas também noções de higiene com os alimentos, armazenamento e embalagens. Segundo a instrutora Célia Ribeiro, o preparo do produto final vai muito além do que apenas “pegar e fazer”.
 “Não mexemos apenas com o chocolate porque no momento do preparo, temos de estar atentos ao ambiente, aos utensílios utilizados, às frutas, como conservar cada ingrediente e principalmente a higiene. Tudo isso influencia no resultado final”, explicou. Além disso, de acordo com a instrutora, o objetivo é oportunizar uma fonte de renda para as participantes. “É importante que elas possam aprender e depois utilizar este aprendizado para ganhar dinheiro. E quanto melhor o produto, mais renda.”

Os tópicos abordados no curso foram a higiene e apresentação pessoal; higienização dos utensílios, equipamentos e do ambiente de trabalho; ingredientes utilizados no preparo dos diferentes tipos de bombons; utensílios e equipamentos utilizados; técnica de temperagem; manipulação e armazenamento do chocolate; tipos de recheios e coberturas; tipos de embalagens; e conservação, armazenamento e prazo de validade. Ao final do curso, todas as participantes receberam certificado.

Esporte


Adriano surpreende e treina em dois períodos no CT
Imperador demonstra que, desejo para voltar a jogar, está cada vez maior. Programação previa apenas um treinamento no CT

www.lancenet.com.br
A vontade de Adriano de voltar a jogar e, enfim, estrear com a camisa do Corinthians, parece cada vez maior. Depois de ir ao Pacaembu ver seus companheiros atuarem contra o Bahia, o Imperador aumentou sua carga de trabalho no CT Joaquim Grava.
Nesta segunda-feira, como desde o início da fisioterapia no tornozelo esquerdo, a programação previa apenas um período de atividade no CT. O Imperador, porém, resolveu trabalhar pela manhã e, horas depois, voltou ao CT para continuar sua busca pela condição física ideal.
A expectativa é de que, com a volta dos companheiros nesta terça-feira - todos ganharam folga após o confronto com os baianos -, Adriano possa voltar a trabalhar com o grupo - na última sexta-feira ele chegou a participar do aquecimento com o restante dos boleiros.
A ideia da comissão técnica é de que Adriano esteja pronto para estrear apenas no próximo dia 9, contra o Atlético-GO, no Pacaembu. Porém, se depender de sua vontade, não é loucura imaginar que o camisa 10 do Timão estará em campo diante do Vasco, no próximo domingo, em São Januário.
De acordo com Tite, ele chegou a se colocar à disposição do treinador para ficar no banco já diante do Bahia.

São-paulinos fazem fila para ver reestreia de Luis Fabiano

LANCEPRESS!
Mesmo faltando uma semana para a partida diante do Flamengo, os são-paulinos já começaram a fazer filas nas bilheterias do Morumbi. O motivo? O duelo do próximo domingo, em casa, marcará a reestreia de Luis Fabiano com a camisa do Tricolor.
Depois de mais de seis meses sem atuar, chegou a tão esperada hora do camisa 9 ir a campo. Até a manhã desta segunda-feira, antes mesmo das bilheterias serem abertas, 5 mil ingressos já haviam sido vendidos pela internet. A expectativa é que a torcida esgote a carga de mais de 62 mil ingressos.
Para Mano, motivos de Mário Fernandes são insuficientes
CBF diz que técnico respeita, mas 'não considera suficientes os motivos para futuras decisões envolvendo a Seleção'

Para Mano, motivos de Mário Fernandes são insuficientes
CBF diz que técnico respeita, mas 'não considera suficientes os motivos para futuras decisões envolvendo a Seleção
Superclássico das Américas - Argentina x Brasil - Mano Menezes (Foto: Enrique Marcarian/Reuters) Mano Menezes não aceitou as justificativas de Mário Fernandes.

LANCEPRESS!
O técnico Mano Menezes não digeriu bem os motivos apresentados por Mário Fernandes para a dispensa da Seleção Brasileira. Em comunicado de desconvocação do latera-direito no site oficial da CBF, fica claro que o futuro do jogador na equipe é incerto.
"Mano Menezes diz que respeita os motivos abordados pelo jogador, mas ressalta que considera não serem os mesmos suficientes para futuras decisões envolvendo a Seleção Brasileira", diz a nota.
A CBF confirma o recebimento dos pedidos de liberação enviados pelo Grêmio e pelo próprio jogador. Diz que a mensagem enviada pelo lateral-direito para o treinador cita motivos "estritamentes pessoais". O LANCENET! apurou que o jogador sofre de estresse.
Lembra ainda que, na primeira convocação, para o empate sem gols contra a mesma Argentina, em Córdoba, o jogador "disse que se sentia muito feliz por estar na Seleção e que esperava voltar mais vezes".
Por fim, como o LANCENET! antecipou, a CBF confirma que não irá chamar um substituto para a vaga aberta pelo gremista.

"Bola de fogo" destrói casas em Buenos Aires

    Agência Estado Ariel Palacios, correspondente

"Uma bola de fogo que vinha do céu". Esta foi a descrição dos moradores de Monte Grande, distrito do município de Esteban Echeverría, na Grande Buenos Aires, sobre a luz que ofuscou dezenas de pessoas hoje às 2:00 horas da madrugada.
Na sequência, escutaram uma forte explosão. Ao sair de suas residências, assustados, viram que duas casas e um estabelecimento comercial haviam sido arrasados. A explosão matou Silvia Espinoza Infante, de 43 anos, além de ferir outras sete pessoas. "Parecia uma cena de bombardeio", explicaram os moradores.
Três automóveis jaziam entre os escombros com as rodas para cima. A onda expansiva da explosão quebrou e rachou vidros em um raio de 400 metros. Nos minutos seguintes à explosão - segundo depoimentos dos moradores - os automóveis não funcionavam.
Ontem à tarde as autoridades ainda não haviam sido encontrados uma explicação para a explosão. No entanto, astrônomos argentinos não descartavam que poderia tratar-se de um pequeno meteorito do tamanho de uma bola de futebol ou de um televisor.
A divulgação de duas fotos amadoras que mostravam de forma difusa o clarão da "bola de fogo" no céu aumentou as especulações sobre o caso. Por precaução, as autoridades enviaram uma equipe para medir os níveis de radiação.
"É uma incógnita", declarou Lucia Sendon, diretora do Planetário de Buenos Aires. "Seria necessário encontrar algum vestígio, se isto fosse o resultado de um meteorito. As probabilidades de que uma coisa assim aconteça são baixas...mas existem".
Outras hipóteses indicavam que poderia ser o resto de algum satélite espacial ou de outro tipo de "sucata espacial". "No entanto, não deveriam ser restos do satélite americano que caiu na madrugada do sábado sobre o Oceano Pacífico, já que isso ocorreu 48 horas antes da explosão em Esteban Echeverría", sustentou Mariano Ribas, coordenador de astronomia da mesma instituição.
A hipótese de uma explosão de gás na parte interna das casas foi descartada, já que os botijões que estavam dentro das residências estavam intactos entre os escombros. "Não foi uma explosão de gás", sustentou o chefe do corpo de bombeiros, Guillermo Pérez.
O prefeito de Esteban Echeverría, Fernando Grey, visitou ao lugar do acidente poucas horas depois da explosão. "Não quero entrar em hipóteses", respondeu quando os jornalistas lhe perguntaram sobre a possibilidade de um meteorito ou um satélite. "Mas, posso dizer que foi uma desgraça", afirmou, enquanto caminhava ao lado dos escombros.
 

Bancários entram em greve a partir desta terça-feira em Londrina
Do odiario.com
Os bancários de Londrina vão entrar em greve a partir desta terça-feira (27). A categoria reinvindica reajuste de 12,8% e aumento real de 5% nos salarios. A mobilização deve se concentrar, principalmente, nas agências bancárias da região central da cidade. Os atendimentos a idosos e para saques e pagamentos nos caixas eletrônicos continuarão a ser realizados
Na avaliação da categoria, a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta-feira (23) ficou aquém da esperada - de apenas 8%, que representaria aumento real nos ganhos de 0,57%.
A diretora do Sindicato dos Bancários de Londrina, Gisa Striquer Bisotto, contou nesta segunda-feira (26) que apenas este ponto, das 120 cláusulas propostas pelos trabalhadores, foi abordada pela Fenaban. "As outras questões, como de segurança, contratação de servidores, investimento na educação dos servidores, isso tudo sequer teve uma contraproposta", comentou.
greve deve ser realizada nos prédios centrais da cidade, mas a tendência, segundo a diretora do sindicato, é que os outros trabalhadores também cruzem os braços nos próximos dias. "Só vamos voltar avaliar quando houver alguma proposta global, que implique em mudanças efetivas", afirmou Gisa.

Deputado do PT apoia criação de imposto para a Saúde

    Agência Estado

O secretário nacional de Comunicação do PT e deputado federal pelo Paraná, André Vargas, referendou hoje, em Curitiba, a posição da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que o governo federal deve insistir na criação de novo imposto para financiar a saúde. "Não tive oportunidade de ler (a entrevista), mas pessoalmente sou favorável a um novo imposto", acentuou Vargas. "Sou favorável, mas não sei se o ambiente no Congresso nacional é para essa discussão."
Segundo Vargas, toda a discussão da regulamentação da Emenda 29 e do aumento de recursos para a saúde foi feita "em um ambiente de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF)". "Mas acabamos votando em um ambiente sem CPMF", ponderou. "Discutimos a regulamentação com R$ 38 bilhões em caixa e agora regulamentamos sem os R$ 38 bilhões em caixa." Em razão de ainda não ver ambiente para a discussão, o deputado disse que é preciso observar o melhor caminho para garantir os recursos. "Um novo imposto seria a garantia de que pelo menos aqueles recursos iriam para a saúde e não cairia na máquina geral", afirmou.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), discordou do posicionamento de Vargas. "Constatou-se que a maioria dos recursos da CPMF foi destinada para outras áreas que não a saúde", disse hoje, após participar de uma reunião com 23 deputados federais do Estado para discutir emendas ao orçamento da União. Ele admitiu que tem posição diferente da maioria dos governadores em relação a um novo imposto para o setor. "Eu acredito que o problema da saúde é de gestão. São necessários recursos, mas passa primeiramente por uma gestão desses recursos", afirmou.
Durante a reunião, o governador disse aos deputados que um projeto prevendo os investimentos necessários à infraestrutura do Estado, sobretudo para aeroportos, ferrovias e o Porto de Paranaguá, está sendo concluído para ser discutido no Plano Plurianual do governo federal. "Está havendo uma interatividade inédita entre os parlamentares e o governo do Estado", disse o coordenador da bancada paranaense, deputado federal Fernando Giacobo (PR).

Beto Richa pede R$ 680 milhões em emendas ao Orçamento da União

O Estado do Paraná
O governo do Paraná quer tentar dobrar os R$ 720 milhões destinados ao Estado no Orçamento da União para o ano que vem. Para isso, o governador Beto Richa (PSDB) reuniu, nesta segunda-feira, a bancada federal paranaense, no Palácio das Araucárias, onde apresentou uma lista com 16 sugestões de emendas para que os parlamentares apresentem quando o Orçamento chegar à Câmara. Se contempladas, as emendas destinariam mais R$ 681,85 milhões do orçamento da União ao Paraná.

MP propõe ação contra prefeito e secretário de Ubiratã
A empresa do secretário de administração teria sido vencedora de licitações que chegavam a mais de R$ 129 mil

Do  Bem Paraná
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Ubiratã, no Noroeste do Estado, apresentou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito da cidade, Fábio de Oliveira D’Alécio, o secretário municipal de Administração Neri Wanderlind e seu filho, Vitor Mayer Wanderlind, e o responsável pelo setor de Licitações do Município, Rubem Pedro do Amaral. O MP-PR sustenta que o secretário, irregularmente, pois ocupa função como servidor público, constituiu uma empresa com o filho como sócio (à época o rapaz ainda era adolescente). Essa empresa participou de diversas licitações promovidas pela prefeitura, tendo sido vencedora de procedimentos licitatórios que representam a R$ 129.827,00 de verba pública. A Promotoria requer, liminarmente, o afastamento de Neri do cargo.
Além da ação por improbidade, o MP-PR propôs denúncia criminal contra o secretário e o filho (autos nº 2011/309-6), com encaminhamento de cópia dos documentos à Procuradoria-Geral de Justiça, para que seja apurada a responsabilidade penal do prefeito no caso. Uma condenação por improbidade pode levar a sanções como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, devolução dos valores gastos indevidamente ao erário e pagamento de multa.
Outras notícias de Política Presidente da Câmara descarta criar imposto para a saúde Fruet anuncia novo partido na quarta-feira MP propõe ação contra prefeito e secretário de Ubiratã Controladoria contabiliza 2.580 empresas inidôneas Após dois anos, envolvidos no mensalão do DEM vivem consequências das denúncias Advogados acreditam que demora do MP tem relação com falta de provas Para procuradora, provas do mensalão do DEM não correm risco de serem anuladas Arquivo completo de Política



Governo cria grupo de trabalho para tratar da remuneração de PMs

Política em Debate
O governo do Estado criou um grupo de trabalho para discutir a regulamentação legal da Emenda 29/2010, que inclui na Constituição do Estado a previsão de remuneração por subsídio aos integrantes da Polícia Militar do Paraná.
O grupo de trabalho recebeu do governador Beto Richa a missão de elaborar um anteprojeto de lei para regulamentação da emenda, que visa, dentre outros aspectos, instituir o pagamento de salários na forma de subsídios e a formação superior dos membros da Polícia Militar como requisito de ingresso.
As mudanças definidas pela Emenda 29/2010 envolvem diversas áreas da administração estadual. Por isso o grupo de trabalho é composto por representantes das secretarias de Estado da Segurança Pública, da Administração e Previdência, do Planejamento e Coordenação Geral, da Fazenda, da Casa Civil e da Procuradoria Geral do Estado.
 O prazo definido pela Resolução é de 60 dias, e nesse prazo o grupo analisará as providências orçamentárias, o impacto financeiro e as alterações funcionais necessárias à implantação da medida. O relatório final do trabalho será apresentado ao governador para a decisão final sobre todos os detalhes do anteprojeto de lei.