segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Coluna Mister X 05/11/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg
Fim de ano
O final do ano está aí, e daqui uns dias vem o Natal, o Ano Novo e consequentemente 2014, o ano da Copa do Mundo no Brasil e as eleições. Mas a verdade é que 2013 passou muito rápido, e a impressão é que começamos o ano ontem, e muitas coisas ainda estão pendentes, principalmente para muitos prefeitos que enfrentaram umas das piores crise financeiras dos últimos anos. A coisa foi tão pesada que para pagar o 13º tem alguns prefeitos do norte pioneiro que não estão pagando os fornecedores, tem posto de combustível que já cortou até fornecimento por falta de pagamento.

Acidentes
A bruxa estava solta no final de semana, foram acidentes com mortes e outros graves, aconteceu até um inusitado, onde um carro entrou dentro de uma casa no bairro da Pinhalense que fica na zona rural de Siqueira Campos. No meio de tantas notícias ruins, fica o sentimento de perda de pessoas jovens e o exemplo de que se puder evitar sair, pegar a estrada é bom, se tiver que ir, redobrar o cuidado.

Voo da FAB inclui até caviar
as principais companhias aéreas do país passam a cobrar pelos lanches oferecidos a bordo para economizar nas despesas, os lanches oferecidos ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegam a incluir canapés de caviar, camarão e salmão defumado. As regalias podem chegar a R$ 74,6 mil por ano, valor do contrato firmado pelo Ministério da Fazenda com a RA Catering LTDA, empresa especializada no fornecimento de refeições rápidas para companhias aéreas.
O contrato, assinado em outubro, tem validade de um ano e prevê o fornecimento de refeições e lanches quando do deslocamento do ministro e comitiva partindo de Brasília, para outras localidades da Federação ou ao exterior, em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB

Investimentos federais caem em 14 estados e no DF em 2014
Investimentos UFO Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) para 2014 prevê queda no orçamento de investimentos federais para 14 estados e o Distrito Federal em comparação com o Ploa 2013. A diminuição das aplicações deve afetar em especial os estados do Piauí, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso do Sul, que apresentam redução superior a 20% nos investimentos recebidos da União. Vale ressaltar que os valores poderão ser alterados na tramitação no Congresso Nacional. Os recursos – que não incluem as empresas estatais – foram comparados tendo como base os valores já atualizados para 2013, pelo IGP-DI, da FGV. A diminuição nos investimentos federais também afetou São Paulo, os estados do Sul do país, Minas Gerais, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Goiás

15 mil alunos da rede estadual terão atividades esportivas em contraturno
O governador em exercício Flávio Arns, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares, assinaram nesta segunda-feira (04), em Curitiba, o convênio “Atleta do Futuro”. A parceria permitirá a participação de 15 mil alunos das escolas estaduais em atividades de contraturno em espaços do Sesi Paraná.
“É mais uma parceria firmada com um importante parceiro, o Sistema Fiep, que vai ampliar a oferta de contraturno aos alunos. Queremos que todos os alunos da rede estadual tenham chances de desenvolver habilidades e oportunidades em atividades de contraturno escolar”, disse Flávio Arns.  Arns apontou que 350 mil alunos da rede estadual de ensino já realizam atividades esportivas, científicas e artísticas em contraturno escolar. A previsão, segundo ele, é ofertar a atividade em mais de 900 escolas, até o ano que vem.

Casos de estupros cresceram 18% no país

O número de estupros no Brasil subiu 18,17% em 2012, na comparação com o ano anterior, aponta o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em todo o país, foram registrados 50,6 mil casos, o correspondente a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, a taxa era de 22,1.

Terceiro edital do Mais Médicos em dezembro
O Ministério da Saúde vai aproveitar a chegada de novos médicos ao mercado de trabalho em dezembro para lançar o terceiro edital do Programa Mais Médicos. A informação foi confirmada hoje (4) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou do 1º Fórum Nova Favela Brasileira. "Em dezembro, vamos abrir um novo edital de chamada. É um mês em que se formam muitos médicos no Brasil", disse o ministro, que trabalha com a meta de elevar para 13 mil o número de médicos atuando no programa em cinco meses. "Com isso, vamos atender à demanda apresentada pelos municípios. Todos serão cobertos pelo ministério até março do ano que vem". Com os 2,1 mil médicos que chegaram aos municípios na semana passada, o programa conta a partir de hoje com 3,6 mil profissionais atendendo no Sistema Único de Saúde. Esta segunda-feira foi o primeiro dia de desembarque de 3,6 mil médicos de Cuba. Eles passarão três semanas de avaliação para começarem a atuar em dezembro.