Colégio Carolina Lupion manterá número atual de alunos
Deputado Pedro Lupion evita junção de turmas após reunião com Flávio Arns
Da Assessoria
Curitiba – O Colégio Estadual Carolina Lupion, do município de Carlópolis, poderá manter o atual número de alunos por sala de aula e não será atingido pelos efeitos da Resolução nº 864/2001, que determina que turmas com menos de 30 alunos, dentro de uma mesma instituição da rede estadual, sejam juntadas com outras turmas do mesmo nível escolar. A medida atende a pedido do deputado estadual Pedro Lupion, que na terça-feira (dia 30) reuniu-se com o secretário do Estado da Educação, Flavio Arns (PSDB), vice-governador e governador em exercício. O deputado expôs ao secretário a situação do Colégio Carolina Lupion, que não reúne condições de juntar as turmas porque as salas de aula são pequenas e não comportam duas turmas.
Acompanhado pelo prefeito Roberto Coelho (DEM), da diretora do Colégio Estadual Carolina Lupion, Simone Maria Teles e das professoras Zulméia Cristina Fernandes Barros e Mônica Salles de Azevedo, Lupion explicou a situação ao secretário. De acordo com o parlamentar, existe o entendimento de que a Secretaria da Educação visa o melhor uso dos espaços escolares, com o objetivo de ampliar o atendimento aos alunos, mas há também a necessidade de uma avaliação caso a caso. “Há escolas que não possuem condições reais de ter em salas de aula 40 alunos, por questão de metragem, falta espaço para comportar adequadamente as crianças e jovens. O Colégio Carolina Lupion, em Carlópolis, é um desses casos. Conversamos com o secretário Flavio Arns, que entendeu a situação e, prontamente, garantiu que o colégio não sofrerá junção de turmas”, anunciou Lupion.
As professoras de Carlópolis estavam preocupadas com a Resolução do governo estadual, e por isso recorreram ao deputado Pedro Lupion. Elas queriam evitar que os alunos fossem prejudicados pela medida. Segundo a diretora do Colégio a intermediação do deputado junto ao governo do Estado foi fundamental para evitar o acúmulo de mais de 40 alunos dentro de uma mesma sala. “A capacidade máxima de alunos por sala na nossa escola é 35 alunos. Espaço físico inadequado, elevadas temperaturas no verão e principalmente o excesso de alunos em uma mesma sala, dificulta o atendimento adequado às necessidades individuais do aluno, refletindo em baixo rendimento escolar”, adverte a diretora.
Arns demonstrou sensibilidade e bom senso, na avaliação do parlamentar. "Ficamos felizes quando podemos contribuir com a solução de problemas e, mais ainda, quando recebemos um atendimento cordial e generoso, como foi o caso junto ao vice-governador Flávio Arns", elogiou Lupion.
Fotos da Assessoria para divulgação: Deputado Pedro Lupion, Secretário do Estado da Educação, Flavio Arns, prefeito de Carlópolis, Roberto Coelho e professoras do Colégio Estadual Carolina Lupion