domingo, 6 de novembro de 2011

Brasileiro de Motocross


Campeões comemoram no pódio do 
Pro Tork Brasileiro de Motocross

Da Assessoria
Siqueira Campos
O domingo foi de comemoração dos campeões no pódio do Pro Tork Brasileiro de Motocross. Jean Ramos (MX2), Duda Parise (MX3), Milton Becker “Chumbinho” (MX4) e Marcos Moraes (230cc) confirmaram os títulos da temporada na Super Final em Siqueira Campos (PR). Assim, os pilotos se unem aos competidores que garantiram a taça com uma rodada de antecipação: Antônio Jorge Balbi Júnior (MX1), Gustavo Henn (85cc) e Enzo Lopes (65cc).
O evento teve disputas acirradas, casa cheia e apresentações de freestyle da equipe Joaninha Pro Tork Show, além de premiação recorde avaliada em 100 mil reais. O espanhol Carlos Campano venceu a MX1 e levou para casa um carro zero quilômetro. “Estou muito contente, nunca havia ganhado um prêmio assim. Caí na largada e corri o tempo todo no limite, por isso a satisfação de ter vencido é ainda maior”, disse Campano, que no ano que vem entrará na briga pelos títulos da MX1 e da MX2.
Ao fechar a temporada com o show da Super Final na casa da Pro Tork, o diretor da empresa patrocinadora, Marlon Bonilha, fez um balanço do campeonato. “O saldo foi positivo, já que os pilotos e os patrocinadores superaram as expectativas e mantiveram uma qualidade boa nas etapas. A Super Final trouxe uma série de atrativos, que certamente foram um incentivo a mais para o motocross nacional”, comentou.
A análise da Rinaldi, que patrocina o evento, também foi positiva. “Conseguimos envolver nossos parceiros, clientes e amigos, aumentando a participação e o crescimento do esporte no país. Além disso, tivemos o reflexo do investimento no aumento de nossas vendas de produtos. Os resultados obtidos nas pistas, por meio dos pilotos patrocinados, nos permite melhorar constantemente as nossas linhas, entregando ao consumidor uma excelente relação custo benefício”, observou Jana Brun, do marketing da empresa gaúcha.
Firmo Alves, que assumiu a presidência da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) há pouco menos de três meses, está otimista para 2012. “Apesar da transição política um pouco turbulenta, conseguimos cumprir os compromissos com patrocinadores e pilotos e a Super Final fechou o ano com chave de ouro. Outro ponto positivo foi a realização de uma etapa no Nordeste (em Aracaju-SE), o que mostrou que a região merece fazer parte do Brasileiro”, afirmou Alves, ressaltando que até o dia 30 de novembro irá apresentar o calendário da modalidade para o ano que vem. Segundo ele, o campeonato terá oito etapas e haverá ainda o retorno do Brasileiro de Supercross, com quatro provas.

Confira o que disseram os campeões do Pro Tork Brasileiro de Motocross 2011:
Jean Ramos (MX2) – “O título da MX2 representa muito para mim e quero defender essa taça no ano que vem, que será minha última temporada na categoria. Agradeço os meus patrocinadores e dedico esta vitória ao meu parceiro Swian Zanoni, que está no céu torcendo por nós.”
Duda Parise (MX3) – “Não sei nem o que falar, antes de tudo quero agradecer a Deus, aos patrocinadores e a todos que me apóiam. Muita gente mandou energia positiva para que eu conquistasse esse título, muito obrigado a todos.”
Marcos Moraes (230cc) – “A sensação é de missão cumprida, já que trabalhei muito durante o ano e deu tudo certo. Esse título motiva ainda mais para eu continuar buscando vitórias na minha carreira. Eu me machuquei o ano passado e foi uma temporada muito difícil, agora veio a recompensa.”
Enzo Lopes (65cc) – “Foi a minha despedida da 65cc, no ano que vem estarei na categoria 85cc. Será um desafio ainda maior, já que os pilotos são mais velhos que eu, por isso eu vou treinar bastante nas férias.”
Milton Becker “Chumbinho” (MX4) – “Este título é para a grande família Pro Tork, que me dá todas as condições para competir. Sem os patrocinadores, eu não estaria aqui no pódio. Espero continuar no esporte por muitos anos, porque a minha paixão é andar de moto.”

Gustavo Henn (85cc) – “Vou correr na MX2 no ano que vem, espero fazer uma boa preparação – tanto que estou vendo a possibilidade de uma pré-temporada nos Estados Unidos. Quero ir forte para o ano de 2012.”
Antônio Jorge Balbi Júnior (MX1) – “O ano foi maravilhoso para mim. Agora é descansar para 2012 e ir atrás de novas conquistas.”
Resultados – Super Final Pro Tork Brasileiro de MotoCross
230cc
1 – Germano Vandresen
2 – Marcos Moraes
3 – Alex de Lucena
4 – Nivaldo Viana
5 – Cleverson Alves

65cc
1 – Enzo Lopes
2 – Yuri Campello
3 – Arthur Todeschini
4 – Gabriel Favero e Silva
5 – Renato Paz

MX2*
1 – Antônio Jorge Balbi Júnior
2 – Thales Vilardi
3 – Dudu Lima
4 – Marcello Lima
5 – Jean Ramos

Carlos Campano, da Espanha, venceu a prova mas não é filiado no Brasil – portanto não pontua no campeonato.

MX3**
1 – Duda Parise
2 – Marcos Cordeiro
3 – Davis Guimarães
4 – Massoud Nassar
5 – Paulo Stedile

Adrian Cantero, do Paraguai, venceu a prova mas não é filiado no Brasil – portanto não pontua no campeonato.

MX4
1 – Júlio Cezar Xavier
2 – Milton Becker “Chumbinho”
3 – Marlon Olsen
4 – Marco Antônio Paz
5 – Anísio Clasen

85cc
1 – Gustavo Pessoa
2 – Fábio Aparecido dos Santos
3 – Pepê Bueno
4 – Kaio Miranda
5 – Pedro Angelo Samuel de Melo Júnior

MX1***
1 – Marcello de Lima “Ratinho”
2 – Leandro Silva
3 – Antônio Jorge Balbi Júnior
4 – Dudu Lima
5 – Humberto Martin

Carlos Campano, da Espanha, venceu a prova mas não é filiado no Brasil – portanto não pontua no campeonato.

O Pro Tork Brasileiro de Motocross tem patrocínio de Pro Tork e Rinaldi. A Super Final tem apoio de Alternativa FM, Visão Net, Limão Vodka, Cana Verde FM, Vale do Sol FM, Educadora, Bom Jesus AM, CN, Rádio Santana, Fast Guia, Tá No Site, Jornal Paraná, Site NP Diário, Site Fervendo na Balada, NP Ligado e Interativa, além de realização da Federação Paranaense de Motociclismo e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Campeonato Brasileiro


Fluminense derrota o Inter e fica na cola dos líderes
Tricolor conquista vitória importante na "decisão" contra o Inter no Beira-Rio lotado e agora está a dois pontos da liderança


LANCEPRESS!
Porto Alegre (RS)
O Fluminense está mais vivo do que nunca na briga pelo título do Brasileirão. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, neste domingo, no Beira-Rio - na qual Deco foi o grande destaque - o atual campeão nacional ficou a apenas dois pontos da liderança da competição. Rafael Moura e Rafael Sobis fizeram os gols do Flu no jogo (Oscar descontou).
O Time de Guerreiros alcança os 56 pontos e está a apenas dois dos líderes Corinthians e Vasco. Já o Internacional permanece com os mesmos 51 e continua fora do G5 do campeonato. Na próxima rodada, o primeiro enfrentará o América-MG, enquanto o segundo pega o Cruzeiro.

Blitz colorada
Como era de se esperar, os 11 colorados em campo e mais os cerca de 40 mil fora dele pressionaram o adversário desde o início. Ora com Oscar, ora com Andrezinho, o Inter atacava, sufocava. Mas também esbarrava, emperrava. Sobretudo nos volantes tricolores.
Coube ao gremista Rafael Sobis, segundo o próprio pai, aliviar as coisas para o Flu. A jogada do gol de Rafael Moura começou com seu passe de calcanhar para Edinho, que tocou para Deco. O cruzamento do camisa 20 foi perfeito para o He-Man escorar de cabeça e abrir o placar.
Mas o gol não mudou o panorama da partida. O 4-2-3-1 gaúcho era muito mais perigoso e dominante. O time carioca tinha muita dificuldade na saída de bola. Se por um lado o recuo de Rafael Sobis fortaleceu o ataque pela direita, o avanço de Marquinho empobreceu o meia pela direita.
O menino Oscar deitava e rolava pelo setor de Mariano. Alguma hora ele teria de encontrar a cama e fazer a fama. Leandro Damião, centroavante que de paradão não tem nada, foi até a lateral direita cruzar na medida para o jovem meia que, livre de qualquer marcação, empatou o jogo.
Só que o Fluminense tinha um elemento "X", ou melhor, "D", que desequilibrava quando tinha espaço. Com outra assistência precisa, Deco deixou Rafael Sobis em ótimas condições dentro da área para dominar, bater cruzado e não comemorar o segundo gol sobre o Inter, seu ex-clube.
O Internacional mereceu esse placar ao fim do primeiro tempo? Sinceramente, não. O Fluminense foi competente e soube aproveitar as chances? Sinceramente, sim. E eficácia nessa retal final de Brasileirão, contra adversários diretos ao título, é fundamental.

Confronto diminui de ritmo
Assim como os gritos de sua torcida, o Colorado voltou do intervalo numa intensidade bem menor do que a do primeiro tempo. Quem retornou melhor foi o Tricolor, que adiantou suas linhas e passou a trocar a bola no campo de ataque. Praticamente uma outra realidade no Beira-Rio.

Preocupado com o marasmo que afetava seu meio de campo, Dorival Júnior sacou Andrezinho e colocou Ilsinho, que treinou bem durante a semana. Logo depois, vieram Zé Roberto e Tinga. Mas as alterações no Inter não provocaram o incêndio que o time precisava nessa decisão.
Como resposta (?), Abel Braga tirou o apagado e deslocado Marquinho e Deco, até então o melhor em campo. Araújo caiu pela esquerda e Diguinho apertou o cerco no centro, mas nada que levasse ao terceiro gol. Sorte que o Flu ficaria com um jogador a mais, graças à expulsão de Juan.
O Internacional tentou até os últimos instantes, principalmente com Leandro Damião, mas não conseguiu superar a defesa formada por Leandro Euzébio, Elivélton e Diego Cavalieri, que foi bem no gol. O Fluminense saiu do Beira-Rio vitorioso e, acima de tudo, vivíssimo na disputa pelo título do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 2 FLUMINENSE
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 6/11/2011 - 19h (Horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Emanuel Manzolillo (DF)
Renda/Público: R$ 607.240 / 33.850 pagantes - 38.142 presentes
Cartões Amarelos: Carlinhos, Deco, Edinho, Rafael Moura, Rafael Sobis e Valencia (FLU); Ilsinho, Leandro Damião, Oscar e Tinga (INT)
Cartões Vermelhos: Juan (INT)
Gols: Rafael Moura - 17'/1ºT (0-1), Oscar - 37'/1ºT (1-1), Rafael Sobis - 48'/1ºT (2-1)

INTERNACIONAL: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kleber; Guiñazu (Tinga, 25'/2ºT), Bolatti, Andrezinho (Ilsinho, 14'/2ºT), D'Alessandro (Zé Roberto, 25'/2ºT) e Oscar; Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Valencia, Deco (Diguinho, 28'/2ºT), Marquinho (Araújo, 24'/2ºT) e Rafael Sobis (Lanzini, 44'/2ºT); Fred - Técnico: Abel Braga.


Fla goleia, volta à briga pelo título e afunda o Cruzeiro
Meia marcou três vezes no segundo tempo recolocando o Flamengo na zona da Libertadores e a dois pontos dos líderes


LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)
O Flamengo passeou em cima do desesperado Cruzeiro: 5 a 1, jogando no Engenhão - com três gols de Thiago Neves, e voltou a brigar pelo título. Os cariocas têm 55 pontos - três a menos que o líder Corinthians, e estão na quarta posição. Já o time celeste entrou na zona do rebaixamento, com 34 pontos e na 17ª colocação. O Ceará possui um ponto a mais do que os cruzeirenses, após vitória sobre o Avaí, na Ressacada. Na rodada que vem, no próximo domingo, o Fla encara o Coritiba, no Couto Pereira, às 17h. Às 19h, no mesmo dia, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro recebe o Internacional.
 Receba os gols do Mengão em tempo real no seu celular!
O JOGO
Se a proposta cruzeirense era colocar três zagueiros para se fechar e coibir as ações ofensivas dos talentosos homens de frente do Flamengo, a ideia não funcionou muito bem no início. O time carioca pressionava no campo de ataque, dificultando a saída de bola celeste. A Raposa tentava se acertar com a dupla Marquinhos Paraná e Fabrício jogando pela direita. Os donos da casa procuravam aproveitar com Thomas e Ronaldinho Gaúcho os espaços nas costas dos dois cruzeirenses.
Em uma boa troca de passes entre Thomas e Thiago Neves, o meia canhoto colocou a bola na cabeça de Deivid, que completou para o fundo das redes aos 16. Mas o centroavante estava impedido - gol anulado. No talento de Montillo, que era marcado individualmente por Aírton, o Cruzeiro tentava chegar. O camisa 10 fez belo lance pela direita, mas foi travado no momento do chute por Maldonado.A jogada mais manjada da Raposa nesse Brasileirão trouxe frutos novamente. Desvio no primeiro pau de Farías, após escanteio de Montillo, e Anselmo Ramon fuzilou de primeira, sem chance para Paulo Victor, aos 23 minutos.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 5 X 1 CRUZEIRO
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 6/11/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: José Chaves Franco Filho (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Renda e público: R$ 586.810,00 / 34.436 pagantes / 39.842 presentes
Cartões amarelos: Alex Silva (FLA); Charles e Victorino (CRU)
Cartões vermelhos: Anselmo Ramon 28'/2ºT (CRU)
Gols: Anselmo Ramon 23'/1ºT (0-1), Deivid 35'/1ºT (1-1) e 4'/2ºT (2-1) e Thiago Neves 8'/2ºT (3-1), 12'/2ºT (4-1) e 25'/2ºT (5-1)

FLAMENGO: Paulo Victor, Léo Moura, Alex Silva, Welinton (David Braz 26'/2ºT) e Junior Cesar; Aírton, Maldonado (Muralha - Intervalo), Thiago Neves e Thomas (Fierro 26'/2ºT); Ronaldinho e Deivid - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
CRUZEIRO: Fábio, Cribari, Léo e Victorino; Marquinhos Paraná, Charles (Elber 17'/2ºT) , Fabrício, Montillo (Roger 6'/2ºT) e Diego Renan; Farías (Wellington Paulista 21'/2ºT) e Anselmo Ramon - Técnico: Vágner Mancini.

Crise sem fim! Palmeiras perde para o Coritiba
Adversário indigesto, Coxa anula o Palmeiras e vence com tranquilidade por 2 a 0, em Barueri


LANCEPRESS!
Publicada em 06/11/2011 às 20:53
São Paulo (SP)
A "nova casa" era a Arena Barueri, porém quem parecia ser dono dela era o Coritiba. Na noite deste domingo, o Coxa aproveitou a crise do Palmeiras e decretou a oitava rodada do rival sem vencer neste Brasileirão. O primeiro tempo, o Palmeiras apostou na bola parada e só assistiu Davi a inaugurar o placar. Na etapa final, Felipão tentou ousar, porém o Coxa, bem organizado, aproveitou a instabilidade do adversário e fez o segundo com Leonardo.
 Seja o primeiro a saber as notícias do seu clube no celular!
Com o resultado, o Palmeiras continua em queda livre no Brasileirão, com 41 pontos, e vê o fastasma do rebaixamento se aproximar a cada jogo. Já o Coritiba soma a quarta partida sem perder, com 48 pontos, e ainda sonha com a Libertadores.
Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Grêmio, domingo, no Olímpico, às 17h. No mesmo dia e horário, o Coxa recebe o Flamengo no Couto Pereira.
O JOGO
Na Arena Barueri o Coritiba se sentiu em casa. Pressionando o Palmeiras, o Coxa valorizou e trocou passes no meio de campo. O Palmeiras pouco assustou e quando chegou na bola parada com Marcos Assunção, não deu trabalho para o goleiro Vanderlei.
A recompensa do Coritiba chegou aos 22 minutos. Éverton Costa levou a melhor sobre o Henrique e driblou Deola. O meia ainda tocou para Davi, que com a meta livre, apenas empurrou.
Com a volta do volante Marcos Assunção, recuperado de uma lesão no ombro direito, o Palmeiras voltou a depender das bolas paradas. A cada falta marcada, nascia uma nova esperança.
Enquanto o Palmeiras dependia disso, o Coritiba aproveitava as chances no setor ofensivo. Aos 36 minutos, Éverton Coista deixou Leonardo na frente do Deola. O atacante chutou, mas o goleiro palmeirense fechou a meta.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 X 2 CORITIBA
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data/hora: 06/11/2011 - 19h
Árbitro: Alício Pena Junior (MG)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo e Nadine Schram Camara Bastos
Renda/ público: 7.513 pagantes/ R$ 75.868,00
Cartões amarelos: Thiago Heleno 26'/1T (PAL); Jonas 28'/1T (COR); Rivaldo 40'/1T (PAL); Chico 42/1T (PAL); Marcos Assunção 46'/1T (PAL); Emerson 03'/2T (COR); Eltinho 07'/2T (COR); Léo Gago 23'/2T (COR);
Cartão vermelho: João Vitor 33'/2T (PAL)

GOLS: Davi 23'/1T (0-1); Leonardo 11'/2T (0-2)
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Rivaldo (Maikon Leite 2T); Chico, Marcos Assunção, João Vitor, Tinga Fernandão 20'/2T); Luan e Ricardo Bueno (Márcio Araújo 35/'2T). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

CORITIBA: Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Eltinho; Willian, Léo Gago, Everton Costa e Davi (Everton Ribeiro 30'/2T); Marcos Aurélio (Leandro Donizete 18'/2T) e Leonardo (Anderson Aquino 38'/2T). Técnico: Marcelo Oliveira.


Nieto decide e Atlético-PR vira para cima do Atlético-GO
Furacão vence, ganha sobrevida no Campeonato Brasileiro e fica a um ponto de deixar a zona do rebaixamento

Nieto fez os dois gols da vitória do Furacão em Curitiba (Foto: Felipe Gabriel)
LANCEPRESS!
Curitiba (PR)
O Atlético-PR conseguiu acordar a tempo, fez um grande segundo tempo e bateu o xará goianiense por 2 a 1, de virada, na Arena da Baixada. Com dois gols de Nieto na segunda etapa, o Furacão manteve acesa a esperança da permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Agora com 34 pontos, o Furacão está a apenas um de deixar a degola.
 Seja o primeiro a saber as notícias do Furacão!
O Furacão começou dominando nos primeiros minutos, enquanto o Atlético-GO se denfendia bem e analisava o adversário para explorar os contra-ataques, no estilo de jogo que Hélio dos Anjos implantou desde sua chegada. Com dois minutos de jogo, Marcinho assustou a meta de Márcio em cobrança de falta, quando a bola passou por todo mundo e quase enganou o goleiro do Dragão.
Contudo, a falta de Paulo Baier era nítida na equipe de Antônio Lopes. O meio de campo pouco criava e muitos passes errados puderam ser vistos ao longo do jogo. Aos poucos, o Dragão foi percebendo que a equipe adversário não oferecia muito perigo e passou a se lançar mais ao ataque.
Aos 14 minutos, a primeira chegada perigosa do Atlético-GO. Depois de cruzamento pela direita, Marino subiu sozinho e cabeceou para fora, quando o goleiro Renan Rocha já estava vendido na jogada.
O Atlético-PR não conseguiu aproveitar a superioridade nos minutos iniciais e pagou por isso. Thiago Feltri cruzou na área e Anselmo cabeceou com muita força para o gol. O goleiro Renan Rocha ainda tentou espalmar, mas a bola foi devagar para o fundo do gol. Manoel ainda chegou tirando, porém a bola já havia passado da linha.
À beira do campo, parecia que Hélio dos Anjos é que brigava para não cair. O treinador não parava de gritar e esbravejar com os seus comandados, enquanto Antônio Lopes estava sereno, como se estivesse apenas cumprindo tabela no campeonato.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 2 X 1 ATLÉTICO-GO
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data-Hora: 6/11/2011 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes (Fifa-SP)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Vicente Romano Neto (SP)
Renda e público: R$ 112.540,00 / 11.200 pagantes
Cartões amarelos: Pituca (AGO)
Cartões vermelhos: -
Gols: Anselmo 25'/1ºT (0-1) e Nieto 2'/2ºT (1-1) e 11'/2ºT (2-1)
ATLÉTICO-PR: Renan Rocha, Wagner Diniz, Manoel, Gustavo Araújo e Heracles; Deivid (Wendel 28'/2ºT), Fransérgio (Adaílton 31'/1ºT), Marcelo Oliveira e Marcinho; Guerrón (Fabrício 40'/2ºT) e Nieto - Técnico: Antônio Lopes.
ATLÉTICO-GO: Márcio, Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri; Pituca, Marino (Thiago Mattos 32'/2ºT), Bida, Ernandes (Diogo Campos 14'/2ºT); Felipe (Marcão 17'/2ºT) e Anselmo - Técnico: Hélio dos Anjos.

Corinthians joga mal e perde para o lanterna América-MG
Apesar da derrota, Timão fica com a liderança graças ao tropeço do Vasco contra o Santos

LANCEPRESS!
Uberlândia (MG)
A invasão corintiana em Uberlândia acabou em tragédia. Com um futebol muito abaixo do habitual, o Timão perdeu por 2 a 1 para o lanterna e praticamente rebaixado América-MG e viu a chance de disparar na liderança do Brasileirão ir para o espaço. Jogando mal, a equipe de Tite pouco criou dem campo. Com o resultado, os paulistas permanecem na ponta graças à ajuda do Santos, que bateu o Vasco na Vila Belmiro, e manteve a equipe cruz-maltina com a mesma pontuação do time (58) e uma vitória a menos. A força da Fiel, que lotou o Parque do Sabiá, não fez a diferença desta vez...
 Receba os gols do Timão em tempo real no seu celular!
Se por um lado o Corinthians foi para o jogo sem sua zaga titular, já que Paulo André e Leandro Castán, suspensos, deram lucar para Chicão e Wallace, por outro o Timão tinha força total no setor ofensivo. Recuperado de dores musculares, Alex retornou ao time e, ao lado de Danilo, era a esperança de boas oportunidades. Na frente, Liedson e Willian tinham a missão fazer os gols. Já o Coelho preteriu usar a experiência do ataque para tentar respirar no Brasileirão. A dupla Kempes e Fábio Júnior, com bastante bagagem no futebol, conhece bem os atalhos para chegar à rede adversária.

FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG 2X1 CORINTHIANS
Estádio: Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)
Data/hora: 6/11/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS)
Cartões amarelos: Micão, Fábio Júnior e Amaral (América-MG) / Alessandro e Chicão (Corinthians)
Gols: Fábio Júnior, 33'/1ºT (1-0), Chicão, 44'/1ºT (1-1), Carleto, 43'/2ºT (2-1)
AMÉRICA-MG: Neneca, Anderson, Micão e Everton; Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Amaral, Rodriguinho e Thiago Carleto; Kempes (28'/2ºT, Léo) e Fábio Júnior (Dudu, 46'/2ºT). Técnico: Givanildo Oliveira.
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro (12'/2ºT Alessandro), Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Alex (Emerson, 15'/1ºT), Willian (25'/2ºT, Edenilson) e Liedson. Técnico: Tite.


Ceará vence Avaí na 'decisão do Z4' e sai da degola
Com o 2 a 1 na Ressacada e a derrota do Cruzeiro, Vozão terminou a rodada fora do Z4. Avaí afunda no penúltimo lugar

LANCEPRESS!
Florianópolis (SC)
Não houve gritos de 'é campeão' quando o árbitro encerrou a partida. Mas o Ceará comemorou como se fosse um título o 2 a 1 sobre o Avaí na Ressacada. Afinal, o Vozão venceu um jogo decisivo para as pretensões das duas equipes, que brigam para não cair e, com o tropeço do Cruzeiro no Rio de Janeiro (perdeu para o Flamengo), terminou a rodada a um ponto da zona da degola. Thiago Humberto e Felipe Azevedo fizeram os gols da equipe cearense, e William diminuiu o placar para os catarinenses (que estão há apenas um ponto do lanterna América-MG).

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1 X 2 CEARÁ
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data-Hora: 6/11/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ)
Renda e público: R$ 60.390,00 / 6.342 presentes
Cartões amarelos: Gian e William (AVA); Fernando Henrique, Fabrício e Thiago Humberto (CEA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Thiago Humberto 15'/1ºT (0-1), Felipe Azevedo 12'/2º(0-2) e William 15'/2ºT (1-2)
AVAÍ: Felipe, Daniel (Caíque - Intervalo), Cláudio Caçapa, Gian e Fernandinho; Bruno, Pedro Ken (Marcos Paulo 36'/2ºT), Robinho (Anderson Lessa 36'/2ºT) e Lincoln; Cleverson e William - Técnico: Toninho Cecílio.
CEARÁ: Fernando Henrique, Boiadeiro, Fabrício, Daniel Marques e Vicente (Edmílson 27'/2ºT); Juca, João Marcos, Eusébio e Thiago Humberto (Leandro Chaves 26'/2ºT); Washington e Felipe Azevedo (Osvaldo 33'/2ºT) - Técnico: Dimas Figueiras.

Peixe volta aos bons tempos e bate o vice-líder Vasco
Neymar e Borges comandam vitória do Santos na Vila, que impediu Vasco de passar o Corinthians e assumir a liderança

LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)
Com Muricy Ramalho de volta ao banco de reservas e Ganso retornando ao time titular, o Santos reviveu os velhos tempos e derrotou o Vasco, que perdeu a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, por 2 a 0, neste domingo, na Vila Belmiro. Os gols foram de Neymar - que contou com um desvio de Renato Silva - e Borges.
 Receba primeiro as notícias do seu clube do coração pelo celular!
O Vasco assumiria a liderança se empatasse com o Santos, já que o Corinthians perdeu para o América-MG por 2 a 1, em Uberlândia. O Timão tem os mesmos 58 pontos do Vasco, mas uma vitória a mais. Já o Santos, que se prepara para o Mundial de Clubes, voltou a deixar feliz sua torcida.

GOL RELÂMPAGO
O primeiro duelo entre Neymar e Dedé foi travado logo aos três minutos. O camisa 11 santista partiu para cima do zagueiro e recebeu a falta. Na cobrança, Neymar mandou a bola para a área e Renato Silva desviou contra o próprio patrimônio: gol do Santos.
Após abrir o placar, equipe de Muricy Ramalho partiu para cima na tentativa de ampliar a vantagem e começou a tomar conta do jogo. Mas, aos poucos, o Vasco foi se acertando em campo e conseguindo ter mais a posse de bola. Depois de alguns minutos de pressão, aos 12 minutos, a bola foi cruzada pela direita e Elton apareceu para cabecear, mas o goleiro Rafael tirou praticamente em cima da linha.
Os cruz-maltinos passaram a achar espaços, principalmente na lateral-direita, e começaram a explorar aquele lado do campo, por onde saíram as principais chances de gol. Aos 23 minutos, em bola levantada na área, Diego Souza subiu e balançou a rede. A torcida chegou a comemorar, mas oárbitro anulou o gol alegando que o camisa 10 fez falta em Danilo.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 VASCO

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data-Hora: 6/11/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva(GO) e Cristhians Passos Sorence (GO)
Renda e público: R$ 215.260,00 / 12.305 pagantes
Cartões amarelos: Diego Souza (VAS)
Cartões vermelhos: -
Gols: Renato Silva (contra) 3'/1ºT (1-0) e Borges 28'/2T (2-0)

SANTOS: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Adriano, Arouca, Henrique e Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec 34'/2ºT) - Técnico: Muricy Ramalho.

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva, Julinho (Diego Rosa 25'/2ºT); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza; Eder Luís (Leandro 15'/2ºT) e Elton (Bernardo 15'/2ºT) - Técnico: Cristovão Borges

Taxas


Erro de digitação em Taxa do Detran
Deu no G1
O governador do Paraná, Beto Richa, afirmou neste sábado (5) que houve erro de digitação no valor de uma das taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que serão reajustadas, caso o projeto de lei que sugere os aumentos seja aprovado pela Assembleia Legislativa (Alep).
A taxa do Curso de Reciclagem que hoje é de R$ 65,40 passaria para R$ 239,40. De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) o valor que deveria constar na tabela de reajuste é R$ 89. O erro será corrigido, segundo Traiano, na segunda-feira (7).
O governador garantiu que mesmo com o equívoco, as taxas serão reajustadas. O projeto de lei foi encaminhado para a Alep na terça-feira (1ª).
Segundo o governador, as taxas não sofrem alteração há quase dez anos e o governo percebeu que ali estaria a possibilidade para adquirir recursos para o Fundo Especial de Segurança Pública do Paraná (Funesp). Segundo o Detran, neste período, as taxas tiveram correção monetária abaixo dos índices de inflação. O projeto que cria o Funesp faz parte do programa Paraná Seguro que ainda precisa ser aprovado pela Assembleia. “Um governo não vive apenas de boas notícias, notícias populares. O importante é ter a coragem, e eu tenho, para enfrentar os grandes desafios na busca da melhoria da segurança pública no nosso estado”, afirmou Beto Richa.

Cooperativismo


São José apresenta experiência da Coaflep a visitantes
Cerca de 20 pessoas, entre produtores, vereadores, prefeitos, secretários e técnicos da Emater de cidades da região de sul do Paraná estiveram no dia 27 em São José da Boa vista e conheceram o trabalho da cooperativa; eles visitaram propriedades e trocaram experiências com produtores


Visitantes posam para foto em visita a São José da Vista


Agência Criativa
Por Danilo Felipe

São José da Boa Vista – Depois de ver de perto o trabalho da Cooperativa Agropecuária Familiar do Leste Pioneiro (Coaflep), o prefeito de Mandirituba (PR), Antonio Maciel Machado, o Machadinho, ficou entusiasmado e já falava em levar a experiência para o município dele, onde está sendo implantado um projeto de usina de leite. “Estamos iniciando um projeto e vamos dar apoio aos produtores de Mandirituba para que tenham onde colocar o leite que produzem. A experiência da Coaflep é extraordinária e é um exemplo para todo os Estado”, afirmou Machadinho.
Ele foi uma das pessoas que vieram de municípios da região sul do Paraná no dia 27 de outubro para visitar produtores e conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pela Coaflep em São José da Boa Vista. No total, cerca de 20 pessoas, entre vereadores, agricultores, secretários de Agricultura, técnicos da Emater e prefeitos de Mandirituba, Quitandinha, Piên, Agudos do Sul e Fazendo Rio Grande estiveram presentes na visita. Eles foram acompanhados pelo prefeito Dilceu Bona, pelo vice Wagner Mattos Cardoso e vereadores.
Em setembro, Wagner esteve em Quitandinha, onde apresentou uma palestra a produtores e autoridades da região e falou sobre a experiência de sucesso da Coaflep. Na ocasião, uma visita foi agendada para que os interessados pudessem conhecer o município e a organização dos pequenos produtores que deu origem à cooperativa. Durante o dia todo, os visitantes conheceram a história da Coaflep, visitaram produtores em regiões rurais e conheceram a sede da cooperativa, onde é realizada a pasteurização do leite produzido pelos cooperados.
“Tudo o que foi falado vai servir de motivação. Nossa ideia é formar uma cooperativa regional, que é algo que ainda não existe”, comentou o secretário de Agricultura de Mandirituba, Marcos Antonio Dalla Costa. “O que eles fazem aqui é fantástico, porque controlar a qualidade do leite com gente que produz 10 litros por dia é incrível.” Hoje, a Coaflep conta com 420 cooperados, sendo que muitos deles produzem pequenas quantidades de leite, mas com alto padrão de qualidade. “O produtor é bem remunerado em razão desta organização”, explicou Wagner Mattos.

Troca de experiência
Durante a visita, todos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, além de realizarem trocas de experiência. Uma delas foi na propriedade do produtor Edson Mendes, do bairro Pescaria. Lá os visitantes conheceram a história do produtor que há oito anos resolveu se tornar um cooperado e investir em leite. “Comecei com muita dificuldade, minha intenção era chegar aos 200 litros por dia”, contou Mendes. Hoje ele tem 46 vacas e produz mil litros diariamente, além de frango e bicho-da-seda em uma propriedade de 6,5 alqueires, mas que se aproveitam apenas 3,5.
 O sucesso foi tão grande que Edson se deu ao luxo de começar a trabalhar por conta própria. Ele deixou a Coaflep e agora fornece leite para uma grande empresa. Mas reconhece que a cooperativa foi o grande motor de seu crescimento. “Se no começo, com 55 litros, eu tentasse vender sozinho, não iria conseguir nunca. Consegui aumentar a produção aos poucos e hoje o que eu tenho é fruto de muito trabalho e cooperativismo”, disse o produtor, enquanto mostrava a propriedade limpa e bem organizada, da qual é dono.

A palavra é cooperação
“No início do nosso trabalho aqui em São José, saímos bastante daqui, conhecemos outros locais, outras experiências. A vinda deles mostra que hoje estamos colhendo frutos, porque antes nós é que saíamos e hoje recebemos gente aqui para conhecer nosso trabalho”, analisou o vice-prefeito Wagner Mattos que, junto com o prefeito Dilceu Bona, foi um dos criadores e incentivadores da cooperativa. Segundo ele para um sistema de cooperativa dê certo, é necessários trabalho em equipe.
“A cooperativa só é forte por causa do bom trabalho dos produtores e a nossa preocupação com a qualidade. Fornecemos leite para um programa estadual [Leite das Crianças], a fiscalização é constante, por isso há uma grande responsabilidade na busca pela qualidade, desde a ordenha, no transporte até a embalagem”, comentou.
O prefeito Bona lembrou que a principal forma de se obter ter êxito é o trabalho em conjunto. “Nós não conseguimos este resultado de um dia para o outro, é um trabalho de 14 anos já, por isso, eles devem se organizar e serem parceiros porque unidos consegue-se muito mais benefícios do que sozinho. Embora seja difícil trabalhar em conjunto, acredito que esta seja a única maneira de proporcionar melhorias e conseguir recursos para o pequeno produtor”, disse o prefeito.
Dos 20 mil litros de leite produzidos diariamente pelos produtores da Coaflep, 3 mil são pasteurizados e fornecidos para merenda escolar em Sengés, Guapirama, Carlópolis, Jaguariaíva, Arapoti, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Salto do Itararé e São José da Boa vista. Atualmente, a cooperativa conta com 19 funcionários, entre os que trabalham na pasteurização, na loja de insumos, motoristas e administração. O objetivo maior da Coaflep atualmente é aumentar a produção no inverno e começar o processo de industrialização do produto.


Santana deve entregar moradias 
populares até o Natal
As 30 casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, estão 50% prontas; famílias já foram escolhidas pelo Governo Federal de acordo com os critérios da Caixa Econômica Federal


Agência Criativa
Por Danilo Felipe

Santana do Itararé – Até final do ano, o município de Santana do Itararé deve entregar mais 30 casas populares. As casas, que estão sendo construídas por meio do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, estão 50% prontas e a previsão da prefeitura é de que elas sejam entregues até o Natal. O recurso total da obra é de R$ 390 mil, sendo R$ 360 mil provenientes do Ministério das Cidades e outros R$ 30 mil como contrapartida do município.

Cada residência mede 10m x 24m e terá dois quartos, sala, cozinha e um banheiro. As 30 famílias que vão morar no Loteamento Parque Barigui – como vai se chamar o novo bairro – são cadastradas na prefeitura e já foram escolhidas pelo Governo Federal de acordo com os critérios da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, infra-estruturas como meio fio, calçamento das ruas, energia elétrica, água, galerias pluviais e drenagem devem ser entregues junto com as casas.

Segundo o prefeito José de Jesus Isac, a construção das 30 novas residências é de fundamental importância, já que, atualmente, o déficit habitacional em Santana do Itararé, é de cerca de 100 famílias. “As unidades vêm melhorar a questão de moradia e diminuir o número de famílias sem casa própria no município. Uma das metas da nossa administração é suprir esse déficit”, comentou Isac.

Para que esta carência seja superada o mais rapidamente possível, a prefeitura de Santana do Itararé está pleiteando uma área de 30 mil m² no município em que pretende construir, em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), mais 60 casas em 2012. Segundo o Secretário de Obras, Valdir Aparecido Vieira, as negociações com o proprietário do local já estão avançadas. Assim, o déficit habitacional seria reduzido em 90% no período de um ano, passando de 100 famílias, para apenas 10.

Santana do Itararé recebe retroescavadeira nova
Convênio possibilitou aquisição do equipamento, no valor de R$ 195 mil, sendo R$ 150 mil provenientes do MDA e mais R$ 45 mil como contrapartida do município; novo Centro de Educação Infantil está quase pronto


Agência Criativa
Por Danilo Felipe
Santana do Itararé – O município de Santana do Itararé recebeu, no final de outubro, uma máquina nova, que vai melhorar os serviços da Secretaria Municipal de Obras. A retroescavadeira modelo 3C, marca JCB, recebeu vistoria de técnicos da Caixa Econômica Federal e já está trabalhando desde o último dia 31 de outubro na patrulha agrícola, melhoramento de estradas e serviços diversos do setor. O valor do equipamento foi de R$ 195 mil, sendo R$ 150 mil provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e mais R$ 45 mil como contrapartida do município.
O prefeito José de Jesus Isac comemorou a aquisição e disse que a máquina vai melhorar o serviço de obras, além de renovar a frota. “É uma grande conquista, já que vai trazer muitos benefícios, principalmente à população rural, que poderá ter estradas melhores e mais bem cuidadas. E também nosso pátio está cada vez mais renovado. Com máquinas novas, o serviço melhora e a população fica satisfeita com o trabalho”, analisou o prefeito.

Centro de Educação Infantil
O novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Santana do Itararé está 80% concluído. Paredes, telhado, pintura, está quase tudo pronto para a inauguração, que será realizada no início do ano letivo de 2012. A construção está em ritmo acelerado para que no começo do ano que vem o local possa receber 120 alunos. O município já assinou convênio com o Ministério da Educação (MDE) para a aquisição de todo o mobiliário e equipamentos necessários para o funcionamento do local, em um valor total de R$ 80 mil.
A construção é fruto de um convênio entre a prefeitura e o MDE, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e vai custar R$ 600 mil. A contrapartida do município é de 1% do valor da obra. O novo prédio terá quatro salas de aula, um refeitório, área de lazer, um auditório ao ar livre, banheiros adequados às crianças, salas para reuniões, escritórios, secretaria e depósito. O local obedece também às normas de acessibilidade. Rampas foram construídas, corrimões instalados e demais acessórios para a locomoção de pessoas com deficiência.


Pecuária Leiteira



Projeto de pesquisa vai identificar sistema ideal para pequenas propriedades
Embrapa Leite, Iapar e Emater serão parceiros na busca por soluções sustentáveis para o Norte Pioneiro


Da Assessoria
Santo Antonio da Platina
 Um projeto de desenvolvimento local, com foco na pecuária leiteira para pequenos produtores, vai pesquisar o sistema ideal de criação de gado para atender as particularidades do Norte Pioneiro na produção de leite. O desafio foi proposto pelo deputado federal Abelardo Lupion (DEM) para dois dos principais órgãos de pesquisa do Brasil – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Leite), ligada ao Ministério da Agricultura - e do Paraná – Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), e pretende contar com a participação, considerada fundamental, da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).
Iapar e Emater são órgãos ligados à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seab), que apoia o projeto. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) também deverá integrar nesse esforço. “Temos que aproveitar os alunos da Uenp, estimulá-los a tomar gosto pela pesquisa e extensão. Esse é o verdadeiro papel dos profissionais de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Biologia”, sustenta Lupion, pecuarista e entusiasta na busca do melhoramento genético de rebanhos bovinos.
Os desafios dos pesquisadores são grandes. Quando se fala em Norte Pioneiro, há uma série de características que mudam completamente de um grupo de municípios para outro, como tipo de solo, topografia mais ou menos acidentada, clima (temperatura média), índice de chuvas, entre outros fatores que influenciam diretamente na produção de leite. “Queremos encontrar o sistema ideal, de baixo custo e rusticidade, mas que mantenha a qualidade do leite e tenha uma produtividade equilibrada, com desempenho favorável nos aspectos zootécnico e de produção”, propõe o parlamentar.
Para alcançar as metas ambiciosas, Lupion trouxe a Joaquim Távora um grupo de pesquisadores e técnicos de diversas especialidades, que passaram dois dias trocando informações para definir o papel de cada um dos parceiros no projeto, que além dos itens apontados, prevê emendas orçamentárias destinadas tanto à Seab quanto à Embrapa Leite, financiamento aos produtores por intermédio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE) e o Sicredi, que atuará como órgão repassador dos recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
 Base consolidada
O Norte Pioneiro tem vocação para a produção de leite, o que pode ser constatado pela existência de empresas como Laticinios Carolina, em Ribeirão Claro, a Confepar - Cooperativa Central Agro-Industria, de Londrina, ou a Capal Cooperativa Industrial, de Arapoti, que tem unidades em Wenceslau Braz e Carlópolis.
Outras tentativas de ampliar a produção falharam porque, muitas vezes, não se levou em conta certos fatores culturais e os custos elevados, especialmente no inverno, da alimentação do gado. O projeto em elaboração quer encontrar um ponto de equilíbrio para essa questão. A princípio a ideia é identificar 200 produtores que tenham interesse em iniciar ou ampliar a atividade leiteira, e oferecer a esse grupo toda estrutura necessária para que obtenha sucesso.
“Se nós não encontrarmos uma maneira de proporcionar renda digna ao produtor nenhum de seus filhos vai ficar aqui, continuaremos assistindo passivamente a perda de nossos jovens para outras localidades onde encontrem oportunidades que não enxergam na região”, observa Lupion.
O diretor-Presidente do Iapar, Florindo Dalberto, participou do encontro em Joaquim Távora e vê no projeto proposto os requisitos necessários para conferir efetividade aos trabalhos de pesquisa. “A maior frustração do pesquisador é não ver aquilo que foi objeto de seu estudo ser adequadamente utilizado para cumprir seus objetivos, promover o desenvolvimento, fazer a transformação com a aplicação da inovação tecnológica. Com o respaldo do Governo do Paraná, do Ministério da Agricultura, e do deputado Abelardo Lupion, vamos realizar um trabalho consistente, com continuidade e resultados práticos”, prevê. Dalberto elogiou a predisposição do parlamentar em direcionar recursos orçamentários para pesquisa e extensão.
O Instituto destinará uma área na Estação Experimental de Joaquim Távora, estimada em 50 hectares, para o trabalho de pesquisa leiteira. A seriedade com que o Iapar encara o desafio pode ser atestada pela comitiva que acompanhou seu diretor-presidente em Joaquim Távora. Lá estiveram o engenheiro agrônomo e administrador Dimas Soares Junior, que desenvolve trabalhos sob o enfoque da pesquisa e desenvolvimento em sistemas de produção, nos temas relativos à gestão de unidades familiares e desenvolvimento rural, bem como na articulação de redes técnico-econômicas; o médico veterinário Ademir Martins Vieira e a doutora em Agronomia Simony Bernardo Lugão, da área de zootecnia (AZT) - que concentra conhecimentos nas especialidades que envolvem as técnicas de exploração pecuária e desenvolve atividades de pesquisa e correlatas nos processos pecuários, que vão desde as fases iniciais da produção animal e de pastagens, até a avaliação dos próprios produtos animais (carne, leite, lã, etc.), sempre destacando a atuação multidisciplinar; José Antonio Cogo Lançanova, da área técnica de nutrição animal (ANA), responsável por desenvolver estudos com avaliação de metodologias e de alimentos para animais, manejo nutricional de bovinos e bubalinos, suplementação de dietas para animais em pasto e qualidade da carne, relacionadas à produção de carne e leite; e Carlos Roberto Colombo, gerente da Estação onde se destacam os trabalhos de avaliação de sistemas de cruzamentos para produção de bovinos, pesquisa florestal (matas ciliares) e que possui ainda uma Estação Agrometeorológica.
Lugão destacou que o Iapar tem tradição em trabalhar com o pequeno produtor e citou casos em que a produtividade alcança 400 litros de leite ao dia em propriedades com dois algueires apenas, graças a uma assistência técnica extremamente capacitada e comprometida. “O profissional deve conhecer todo o ciclo de criação e produção, e para isso é necessário treinamento específico, que tanto Embrapa como Iapar têm condição de oferecer”.

Referência em pesquisa
 A Embrapa Gado de Leite é uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e está sediada em Juiz de Fora (MG). Seu objetivo é desenvolver pesquisas e transferir tecnologias que melhorem a qualidade do leite, aumentando a produção nacional e diminuindo os custos para produtores e consumidores.
Próxima a completar 35 anos de história, a Embrapa Gado de Leite trouxe ao Norte Pioneiro quatro pesquisadores, entre eles o líder em Gestão da Inovação - Gestão Estratégica de Pesquisa e Desenvolvimento, José Alberto Bastos Portugal. Mestre em Ciências Biológicas, na área de concentração Comportamento e Biologia Animal e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, Portugal informou que tem elaborado um ensaio, com um pré-orçamento dos custos envolvidos na implantação do projeto para o Norte Pioneiro no valor de R$ 2,6 milhões. “A visita à região nos dará os elementos necessários para ajustes e finalização da proposta orçamentária. Pretendemos trabalhar com um modelo de propriedade com área de 15 hectares, englobando espaços para pastagem e plantação de volumoso. O caminho é termos alimento suficiente para o gado nas propriedades durante os 365 dias do ano”, indica.
Carlos Eugênio Martins, engenheiro agrônomo especialista (doutorado) em Solos e Nutrição de Plantas, que compõe o grupo que atua na área de pesquisa em solos, manejo e irrigação de pastagens; João César Resende, agrônomo com mestrado em Economia Rural e Doutor em Produção Animal área de pesquisa Sócioeconomia, que envolve o tema Economia da produção (custos, sistemas, análise econômica de tecnologias); e Rogério Dereti, médico veterinário, mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná e analista na área de transferência de tecnologia na Embrapa Gado de Leite, com experiência na área de desenvolvimento de sistemas de integração lavoura-pecuária-florestas, completam a equipe envolvida no projeto do Norte Pioneiro.

Fundo de Aval
Para dar condições de o produtor partir de uma produção média diária de 50 litros por propriedade e alcançar a marca de 300 a 400 litros por dia o deputado Abelardo Lupion propôs a criação de um Fundo de Aval junto à Seab. “Conhecemos as limitações de recursos do Pronaf, razão pela qual não se pode pensar em investimentos elevados. A ideia é encontrar o ponto de equilíbrio”, explica.
O deputado quer que todo produtor tenha acesso a informações como a raça de gado ideal para a região, o tipo de pastagem recomendada, a viabilidade da ferti-irrigação, a forma de obter melhorias genéticas nos rebanhos, tudo isso para segurar os filhos dos produtores no campo. “Meu sonho é conseguir R$ 3 mil, R$ 4 mil de renda mensal para um pequeno produtor, e nada melhor que a credibilidade desses órgãos sérios e competentes como Embrapa, Iapar e Emater para mostrar que o projeto será levado a sério”, finaliza o deputado.