domingo, 4 de julho de 2010

Coluna Mister X 04/06/2010


 Política no PR
Tudo está mais difícil desta vez, quem pensava que era tudo festa e a vitória viria com facilidade agora está com a cabeça quente. O candidato do PSDB Beto Richa, ainda está melhor que Serra que está vendo a concorrente Dima Ruseff (PT) crescer cada vez mais. Mas também já não tem uma margem consistente sobre Osmar Dias para lhe garantir uma vitória. Hoje quem afirmar vitória tanto para um lado como para o outro está mentindo.  Os candidatos a deputados estadual e federal que entraram nos chapões de PSDB, PP, DEM, PTB e PRB e no outro grupo com PDT, PMDB, PT, PR e o PCdoB estão de cabeça quente pois fazer 40 mil votos não será fácil e nem barato. É visto que muita gente boa vai ficar de fora. Já para o senado é visível a fragilidade dos candidatos que compõem a chapa de Beto Richa, Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (PSDB) podem estar perdendo uma grande oportunidade de uma reeleição de deputado federal. Já do outro lado está Gleise Hoffmam (PT) e Roberto Requião (PMDB). A sorte está lançada...
 Ficou de Fora
O ex-prefeito Dirceu Rodrigues (PDT) ficou de fora para a corrida da lista dos candidatos a deputado estadual. As informações são de que a sua candidatura foi recusada pelo TRE (Tribunal Eleitoral Regional). Dirceu deve fazer política em favor do deputado do cartão, Wilson Picler (PDT) que ganhou o carinhoso apelido depois de começar a distribuir cartões até para estátuas.  
Três candidatos
É um atrapalhando o outro, mas a verdade é que Santo Antonio da Platina tem três candidatos a deputado estadual. O Tiri (PSC), o ex-prefeito Pedro Claro (DEM) e Celso Shimidt do PT. Ai é falta de amor a terra, é visto que o universo de votos de Santo Antonio da Platina não suporta três candidaturas e pode ser que a cidade e a região fiquem mais uma vez sem representante e todos fiquem a mercê dos de fora.
 Humorado
Esses dias encontrei o prefeito de Wenscelau Braz, Taidinho, e vi que ele é um cidadão bem humorado e de bem com a vida. Ele aceitou bem as criticas deste colunista e manteve a boa política. É isso aí prefeito, um bom administrador e político deve saber mesmo como lidar com as críticas e com a imprensa, que continue assim.
 Serra no Paraná
Beto Richa começa a sua campanha na terça-feira, em Curitiba, com uma caminhada pela Rua XV. Ele vai andar junto com Serra pelo calçadão desde a Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, a partir das 12 horas. 
 Candidatos ao governo
Sete candidatos concorrerão para o governo do Paraná nestas eleições, as duas maiores coligações estão em torno de Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), mas outros cincos candidatos concorrerão. Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Amadeu Felipe da Luz Ferreira (PCB), Avanilson Araújo (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB).