quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Entrevista

Manezão -“Quero ser candidato a prefeito”
 
O vice-prefeito de Siqueira Campos, Manoel Estevan Velasque (PMDB), disse ser candidato a prefeito em uma entrevista exclusiva ao CN. Professor de educação física, diretor do Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Neto há 19 anos, casado e pai de três filhos, Manézão, como é mais conhecido, espera usar sua experiência de 54 anos de idade – onde 20 anos foram dedicados à política (atuou como secretário de esportes, vereador e vice-prefeito) – para dar continuidade ao crescimento do município.
Em uma conversa com a reportagem do CN, Manézão expôs seus planos futuros e afirmou que deixa o cargo de secretário de esportes com um sentimento de frustração.

Correio do Norte: Após dois anos, por que o senhor deixa a secretaria de esportes?
Manoel Estevan Velasque: Saio por falta de tempo. O meu trabalho na escola me toma muito tempo, e não consegui me dedicar tanto quanto eu gostaria ao esporte de Siqueira Campos.
 CN: Como o senhor avalia seu desempenho na secretaria?
Manoel: Eu saio frustrado, sinto que poderia ter sido melhor. Mas, ao mesmo tempo, não posso esquecer que nesses dois anos Siqueira Campos participou de todos os eventos esportivos que foram possíveis, sempre conseguindo grande destaque. A participação na Copa Amunorpi é um exemplo do bom desempenho dos atletas siqueirenses. Também realizamos diversos campeonatos, e não só de futebol. Outro destaque é a criação da Liga de Vôlei em nosso município.
 CN: O que o senhor gostaria de ter feito e não fez?
Manoel: Nunca é possível realizarmos 100% dos nossos desejos, mas eu gostaria de ter dado uma maior assistência às vilas com os campos de areia e com mais eventos esportivos. Além desse problema com a falta de tempo.
 CN: O senhor indica alguém pra te substituir?
Manoel: Não, isso fica a critério do Luiz Antonio.
 CN: Quais são suas pretensões futuras na política?
Manoel: Sou candidato a prefeito municipal de Siqueira Campos em 2012.
 CN: O senhor se considera preparado para o cargo de prefeito?
Manoel: Com certeza. Já fui vereador, secretário de esportes e vice-prefeito. Com quase 20 anos na política já vi e vivi muita coisa. Cometi erros e acertos. Hoje sinto que tenho a capacidade para administrar nossa cidade do melhor jeito possível. Além, claro, de ter isso como meu grande objetivo. Vou me esforçar ao máximo pra me eleger prefeito e fazer um grande mandato.
 CN: Nas últimas eleições o senhor manifestou seu apoio para Beto Richa, contrariando o prefeito Luiz Antonio (que apoiou Osmar Dias), agora acha que o novo governador vai retribuir esse apoio?
Manoel: O Beto Richa já prometeu ajudar Siqueira Campos no que for preciso e apoiar totalmente a minha candidatura a prefeito, então espero ter ele no meu palanque em 2012.
 CN: Sua candidatura já tem mais algum grande apoio?
Manoel: Tenho certeza que formaremos uma grande equipe para disputar as eleições, mas por enquanto está cedo para fazer mais articulações.
CN: Há um desgaste natural do grupo que está no poder há mais de 20 anos, como o senhor pretende lidar com isso? Tem pretensões de fazer alianças com grupos da oposição?
Manoel: Em todo governo há desgaste. Mas nesses 20 anos Siqueira Campos conquistou um grande crescimento em todos os aspectos. O que temos que fazer é dar continuidade ao que está dando certo e tentar melhorar alguns pontos onde nosso município apresente algumas deficiências. A respeito de alianças, é como eu disse, ainda está cedo, mas deixo claro que estou aberto a negociações.
 CN: Hoje, como é o seu relacionamento com o prefeito Luiz Antonio.
Manoel: É muito bom, ao contrário do que alguns dizem por aí. Claro que há divergência de opiniões, mas isso é uma coisa normal. Estamos trabalhando da melhor maneira possível por Siqueira Campos há quase seis anos e assim continuará nesses dois anos restantes de mandato.
 CN: Como o senhor avalia os oito anos da atual administração?
Manoel: Vejo como uma grande administração. Em todas as prefeituras de cidades pequenas existem sérias dificuldades, mas tentamos sempre superar os problemas da melhor forma possível. Siqueira Campos é uma das melhores cidades da região, e nós demos nossa contribuição para isso. Vale lembrar ainda que nesses oito anos tivemos uma crise econômica mundial e o problema com o Censo de 2006, que nos fez perder uma série de recursos pelo erro de contagem do IBGE.
 CN: E qual a avaliação do trabalho dos vereadores?
Manoel: Conheço bem o desafio de ser vereador. Acho importante que a câmara lute junto com a administração para conseguir melhorias pro município. Os vereadores devem sempre participar, cobrar e dar sugestões.
 CN: Sem citar o apoio prometido pelo Beto Richa, qual sua expectativa de governo do novo governador?
Manoel: É excelente. O Beto Richa já provou que é um dos grandes políticos não só do Paraná, mas de todo Brasil. Não tenho dúvida que o governo Richa será um dos melhores que o nosso Estado já teve.
 CN: E em relação à Dilma Rousseff?
Manoel: Espero não me arrepender de ter dado meu voto a ela (risos). Mas a meu ver ela vai honrar os compromissos assumidos em campanha e dar continuidade ao governo Lula.