terça-feira, 22 de novembro de 2011

Acidente


Paulo Stedile é internado após acidente na final do Brasileiro de Velocross
    
Com duas costelas quebradas e uma lesão no pulmão, piloto está em observação em uma clínica da cidade de Curitiba (PR). Evento foi realizado no último fim de
semana, dias 19 e 20, em Witmarsum (SC)
 
Paulo Stedile foi internado na manhã desta terça-feira, dia 22, na Clínica de Fraturas e Ortopedia XV, em Curitiba (PR), após o diagnóstico de duas costelas quebradas e uma lesão no pulmão. No último domingo, o atleta sofreu um grave acidente durante a disputa final do Campeonato Brasileiro de Velocross, realizada em Witmarsum (SC). Stedile era apontado como um dos favoritos ao título da categoria principal, a VX1.
O piloto que representa a equipe Pro Tork alinhou no gate confiante. Apesar de uma largada ruim, impôs um ritmo forte e ainda nas primeiras voltas ultrapassou vários atletas até alcançar o pelotão principal. Ele precisava terminar a prova a frente de Matheus Basso e estava quase alcançando seu objetivo. Foi então que, em uma curva, perdeu o controle da moto e caiu, sendo atropelado por Luiz Henrique Zimmermman.
A corrida foi paralisada imediatamente para o atendimento de Stedile, que deixou a pista inconsciente rumo a um hospital da região. O atleta retomou os sentidos no local, onde fez uma radiografia e tomografia. Apesar de os primeiros exames não apontarem nenhuma lesão, o piloto passou a noite em observação, mas na tarde seguinte foi liberado para voltar a sua cidade natal. Com dificuldade para respirar durante a noite, Stedile resolveu procurar um especialista.
“Já passei por tantos acidentes, sabia que o que eu estava sentindo não poderia ser normal, por isso, quis refazer a radiografia e a tomografia. Estou em observação e por enquanto não há previsão de alta, devo realizar ainda mais alguns exames antes disso. Sinto muita dor na região do tórax, respirar é bastante difícil. Estou triste pela perda do título desta temporada, mas agora só quero pensar em minha recuperação”, disse.
A prova foi vencida por Carlos Eduardo Franco; Matheus terminou em segundo e garantiu o título da classe. A posição de Stedile no campeonato ainda é incerta, uma vez que a Confederação Brasileira de Motociclismo não divulgou a classificação oficial. O resultado poderá ser conferido em breve no site da entidade: www.cbm.esp.br.

Audiência Pública


COMISSÃO PERMANENTE DE ORÇAMENTO E FINANÇAS

A Comissão Permanente de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal, neste ato representada pelo Presidente, Vereador Dirceu Batista Corrêa, pelas atribuições previstas no Art. 72, inciso II do Regimento Interno, realiza a presente

CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

para ouvir a comunidade siqueirense sobre  a aplicação dos recursos previstos no Relatório Preliminar da Lei Orçamentária da União, exercício 2012, que tramita no Congresso Nacional, observando que, conforme Relatório, os investimentos serão restritos ao setor de saúde pública.

DATA: 24 de novembro de 2011.
HORÁRIO: 14 Horas
LOCAL: Plenário da Câmara Municipal (Rua Pernambuco 1219).

Siqueira Campos, 17 de novembro de 2011.


DIRCEU BATISTA CORRÊA
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS

Mister X


MP cobra divulgação de diárias
O Ministério Público vem cobrando a divulgação das leis e das diárias do prefeito e vereadores. O Núcleo Regional de Trabalho de Proteção do Patrimônio Púbico de Santo Antonio da Platina, através da Promotora Kelly Cristina Baena vem recomendando que seja publicado os gastos com diárias ou ressarcimentos.  A promotora argumentou que vai dar mais lisura nos gastos públicos dos chefes do executivo e do legislativo.

PM terá novo capitão
A 2ª Cia da Polícia Militar de Wenceslau Braz a partir do começo de dezembro terá um novo comandante. O Capitão Lemes que é de Siqueira Campos vai assumir o posto, Lemes estava na Força Verde e foi indicado para assumir a 2ª Cia e aceitou por conhecer bem a região, pois reside em Siqueira Campos. Lemes é um policial respeitado e trabalhador e está sendo esperando  tanto pela corporação quanto pela população que o conhece e sabe do seu potencial.

“Aquietados”
Os políticos que sonham em ser prefeito de Siqueira Campos estão todos “entocados”, ou melhor, fora de cena. Talvez a estratégia seja sumir agora para não gastar com o eleitor que morde mesmo. Dizem que tem candidato que representa o poder econômico, ou melhor, dizem que vai ter dinheiro para torrar na campanha e não está dando as caras agora com medo de ter que pagar um talão de água ou luz ou até mesmo gás. O eleitor sabe que faz errado em dar essas mordidas, mas não perde nunca o hábito...

Política


Deputado aproxima pré-candidatos democratas ao Governador


Da Assessoria
A inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Bandeirantes na quinta-feira (dia 17), além da importância da obra para a segurança da população daquele e dos municípios vizinhos, serviu como pretexto para que o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) promovesse a aproximação entre de pré-candidatos a prefeito pelo seu partido, o Democratas, ao governador do Estado, Beto Richa (PSDB).
Essa proximidade é importante, na avaliação do deputado, tanto na fase da campanha como para a realização de um bom governo a partir de 2013, no caso dos eleitos. “Nós somos aliados ao governador Beto Richa na Assembleia e temos participação no secretariado, ou seja, somos governo”, argumenta Lupion, referindo-se ao Democratas. “Há alguns políticos que entendem ser este governo apenas do PSDB, partido de Richa, e temos que lembrar a eles que temos um governo de coalizão, com a participação de vários partidos”, adverte.
Em Bandeirantes Lupion estava acompanhado do vice-prefeito do município, Dr. Luis Comegno, e do pré-candidato a prefeito de Cambará, o vereador Marcos Roberto de Oliveira (Tetinha, DEM). “Na campanha é fundamental mostrar ao eleitor que o candidato conta com a simpatia do governador, que desfruta de uma ampla aprovação ao seu governo aqui na região e em todo o Estado. Dessa forma, há possibilidade de que ocorra alguma transferência de votos em 2012, o que pode ser decisivo numa eleição disputada”, explica Lupion.
Como a viabilização de obras e a participação municipal em programas governamentais é facilitada quando existe um bom trânsito político entre prefeitos, vereadores e deputados com o governo, Lupion considera importante a presença das lideranças em eventos públicos promovidos pela administração estadual.

Atuação regional
O quartel inaugurado pelo governador Beto Richa atenderá, além de Bandeirantes, aos municípios de Abatiá, Santa Amélia, Santa Mariana, Andirá, Itambaracá e Barra do Jacaré. O prefeito do município de Bandeirantes, Celso Silva, classificou a construção da unidade como um presente para a cidade, que comemora 77 anos de fundação. A prefeitura doou o terreno para a construção.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hercules Donadello, destacou que o governo estadual tem o compromisso de aumentar o efetivo da corporação na região. “Queremos chegar ao mínimo de 30 homens por região, para aprimorar a qualidade do serviço que prestamos à população”, disse ele.
Pedro Lupion aguarda a inauguração do novo Quartel em Jacarezinho, em fase de finalização, para que a unidade seja elevada à categoria de Subgrupamento Independente (SGBI). "Com o SGBI haverá mais homens, equipamentos e melhor estrutura de atendimento para toda a região do Norte Pioneiro", antevê o parlamentar.
A solenidade em Bandeirantes contou com as participações dos deputados estaduais, Pedro Lupion, Stephanes Junior e Augustinho Zucchi, do secretário do Trabalho Luiz Cláudio Romanelli, Coronel Hércules Willian Donadello, comande geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Tenente Coronel Jorge Luis Pereira, comandante do 3º GB, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças da região.

Turismo
Ainda no Norte paranaense, no município de Sertaneja, o governador Beto Richa assinou uma portaria concedendo licença ambiental para a construção de empreendimentos turísticos e de lazer no entorno da represa Capivara. O documento assinado altera a faixa de área de preservação e permite o loteamento da região. “Queremos aproveitar o potencial turístico da região. Com a execução desses empreendimentos, vamos gerar ainda mais empregos, riquezas e atrair turistas para o município”, disse o governador.
Para a instalação dos estabelecimentos, é necessário que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) avalie os impactos ambientais. O estabelecimento deve atender a uma série de requisitos, como sistemas de tratamentos de esgoto e manutenção do acesso público ao reservatório.

Foto:
Vice-prefeito de Bandeirantes, Dr. Luis Comegno, deputado Pedro Lupion, governador Beto Richa, secretário Romanelli e vereador Marcos Roberto Oliveira (Tetinha), pré-candidato a prefeito de Cambará, na solenidade de inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Bandeirantes.

Derosso pede afastamento da presidência da Câmara
Acusado pelo MP de improbidade em contratos de publicidade, tucano se licencia do cargo por 90 dias

Do Bem Paraná
O vereador João Cláudio Derosso (PSDB), pediu ontem afastamento do cargo de presidente da Câmara Municipal de Curitiba por 90 dias. O pedido foi apresentado – e aprovado em plenário ontem mesmo – três dias depois do Ministério Público Estadual entrar com ação civil pública na Justiça em que requer a condenação de Derosso por improbidade administrativa, sob a acusação de irregularidades em contratos de publicidade da Casa. Na ação, o MPE pedia ainda o afastamento do tucano do comando do Legislativo municipal em caráter liminar, para evitar que ele pudesse constranger testemunhas e prejudicar as investigações.
Com a saída de Derosso de cena, assume a presidência da Câmara o vereador Sabino Picolo (DEM). Desde a iniciativa do MPE, o tucano vinha sendo pressionado por seus próprios aliados a se afastar do cargo. A avaliação era de que com a acusação formal do Ministério Público, a permanência de Derosso no comando do Legislativo era insustentável. Além disso, ela também poderia causar desgaste ao prefeito Luciano Ducci (PSB), de quem Derosso é aliado. Ducci é pré-candidato a reeleição no ano que vem,  e o vereador chegou a ser cotado como potencial vice do prefeito, hipótese descartada após o surgimento das denúncias.
Em entrevista à RPC TV, Derosso admitiu que decidiu se afastar do cargo por conta da ação do MP. “Eu sempre acatei as decisões da Justiça. Uma vez que fui denunciado pelo MP e encaminhado a denuncia à Justiça, achei por bem - depois de conversar com os vereadores - fazer essa licença temporária, para que a Justiça possa ter toda a tranqüilidade e ver que tudo o que foi feito era correto”, alegou. Derosso afirmou ainda que não sabia de Cláudia Queiroz era servidora comissionada da Câmara quando a licitação foi realizada. “Assinamos em torno de 100 atos de nomeação e passou Cláudia. Deve ter umas 30 claudias aqui”, disse. Ele disse ainda que não via impedimento na contratação a agência de propriedade da jornalista por conta do relacionamento entre os dois. “Não sou casado com a Cláudia, não tem certidão de casamento, então para mim não é parente”, afirmou.
Contratos — O caso envolvendo Derosso veio à tona a partir de investigação do Tribunal de Contas que apurava a contratação pela Câmara de duas agências de publicidade, a Oficina da Notícia e a Visão Publicidade, por mais de R$ 30 milhões, em 2006. Entre as irregularidades apontadas estão o fato de que a Oficina da Notícia tem como proprietária a jornalista Cláudia Queiroz, atual esposa de Derosso, e que na época da licitação, em fevereiro de 2006, ocupava cargo comissionado na Câmara. Ela só deixou o cargo em abril de 2006, quando a agência venceu a concorrência. Por lei, servidores públicos não podem participar de licitações para contratação em órgãos onde trabalham.
O contrato entre a Câmara e a Oficina da Notícia totalizou R$ 5,1 milhões, incluindo os aditivos que o prorrogaram em 2008 e 2009. Na ação, o MP questionou também o fato do edital de licitação ter sido publicado apenas no Diário Oficial do município e no jornal Diário Popular, e não no Diário Oficial do Estado, como mandaria a lei. O fato de outras empresas não terem participado da concorrência, na avaliação dos promotores, indicaria que teria havido, segundo os promotores, “ausência de vontade da administração da Câmara em trazer a público o edital, ao que parece objetivando satisfazer interesses particulares”.
Defesa — Em sua defesa no Conselho de Ética da Câmara, Derosso alegou que a lei orgânica do município não impedia a participação de empresa de propriedade de servidor em licitação da Câmara, e que na época ele e a jornalista não mantinham relacionamento. O vereador justificou ainda que a prorrogação dos contratos, quando os dois tinham esse relacionamento, em 2008 e 2009, atendia o interesse da Casa ao garantir a não interrupção do serviço.
Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o caso, Cláudia Queiroz alegou que a prorrogação dos contratos foi autorizada por parecer da procuradoria jurídica do Legislativo. Além da CPI, um processo no Conselho de Ética da Câmara foi aberto para investigar o caso. Um parecer do conselho chegou a ser aprovado recomendando a suspensão temporária por 90 dias do mandato de Derosso, mas manobras dos vereadores Valdemir Soares (PRB) e Zezinho do Sabará (PSB) – aliados do tucano – impediram que o parecer fosse encaminhado ao plenário.


MP propõe ação contra prefeito de Foz do Iguaçu
Além deles também foram requeridos na ação o procurador do Município e uma empresa. A suspeita é de contratação irregular.

Do  Redação Bem Paraná

O Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Foz do Iguaçu, apresentou nesta segunda-feira (21) ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito da cidade, Paulo Mac Donald Ghisi. Ele teria dispensado irregularmente uma licitação para a contratação de uma empresa para locação de stands, que foram usados em um desfile de carnaval em Porto Alegre (RS) e que custaram R$ 150 mil para os cofres municipais.
Além do prefeito, são requeridos na ação o procurador do Município, Emerson Roberto Castilha, a empresa MNS Comércio e Representações Ltda. e sua proprietária, Luciana André Vacari. A Promotoria de Justiça verificou ainda que a empresa não tinha alvará de funcionamento, o que também inviabilizaria a contratação pelo Município. Também ficou comprovado que o produto oferecido não era de exclusividade da MNS, ou seja, outras empresas poderiam prestar o serviço.
A justificativa da Prefeitura de Foz teria sido a promoção do turismo por meio da aquisição de espaço durante o evento e divulgação institucional dos atrativos turísticos. Pelo fornecimento dos stands a prefeitura de Foz pagou R$ 150 mil.
O procurador jurídico foi citado porque, segundo o MP, apesar de sua formação jurídica, manifestou-se no sentido de ser possível a não realização do certame licitatório.
Uma eventual condenação por improbidade pode implicar em sanções como afastamento da função pública, suspensão dos direitos políticos, devolução dos valores gastos indevidamente ao erário, proibição de contratar com o poder público e multa. O responsável pela ação é o promotor de Justiça Marcos Cristiano Andrade.

Casal é preso por abandonar criança e ir para bailão
Pena prevista no código é detenção de seis meses a três anos.
Do  Bem Paraná, com G1

Um casal foi preso em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, depois de deixar uma criança de dois anos em um carro e sair para um bailão. A ação foi criminosa, correspondente a abandono de incapaz, segundo a polícia.
O homem, de 41 anos, e a mulher, de 24 anos, estavam bebendo na festa, por volta das 4h deste domingo (20), quando a criança acordou e começou a chorar, chamando a atenção de pessoas que passaram por perto.
A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram acionados, levando à prisão dois, que foram levados para a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa e transferidos para o Cadeião da cidade.
A pena prevista no código é detenção de seis meses a três anos, que pode ser acrescida de mais um terço porque quem abandonou é pai ou mãe. O carro foi apreendido porque tinha documentação irregular.

Suspeito de pedofilia é preso com vídeos pornôs
A polícia chegou até o suspeito através de denúncia anônima.
Do Bem Paraná, com Rádio Banda B

Um suspeito de pedofilia, de 59 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira (21) em sua residência, localizada no bairro Xaxim, em Curitiba. Identificado até o momento apenas como “Brasil”, ele tinha materiais pornográficos com ele.
A polícia chegou até o suspeito por uma denúncia anônima. "Fomos até a casa deste senhor e encontramos vários materiais pornográficos. Inclusive existem vídeos dele fazendo sexo com mulheres, não se pode precisar se são menores, embora tenham características”, destacou o cabo Caetano à Banda B.
O suspeito foi autuado em flagrante no Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes).

Preços do etanol sobem em 13 Estados e no DF
A maior alta nos preços do etanol, de 0,894%, foi nos postos da Paraíba.

Do Bem Paraná, com Estadão
Os valores médios do etanol hidratado subiram em postos de 13 Estados brasileiros e nos do Distrito Federal na semana passada, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pelo AE Taxas, da Agência Estado. Houve queda nos preços em nove Estados e em outros cinco - Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins - os valores médios ficarem estáveis.
A alta semanal média nos postos brasileiros avaliados pela ANP foi de 0,20%, para R$ 2,025, o litro, o que levou o etanol a 73,88% dos R$ 2,741 cobrados pelo litro da gasolina no País. Em um mês, a alta acumulada do etanol na média brasileira chega a 1,25%.
A maior alta nos preços do etanol, de 0,894%, foi nos postos da Paraíba. De acordo com os dados apurados pela ANP, o preço médio do litro do etanol naquele Estado variou de R$ 2,124 para R$ 2,1434 na semana passada e chegou a 83,81% de paridade com a gasolina, que custa, em média R$ 2,557.
Em São Paulo, maior produtor nacional do combustível, o preço aumentou 0,424% na semana passada e acumula alta de 1,99% no mês. O litro do hidratado nos postos paulistas ficou em R$ 1,894, em média, na última semana, ante R$ 1,886 na semana anterior.
Mesmo com as altas, o valor médio do etanol em São Paulo ainda é o menor entre todas as unidades da federação. O preço médio máximo foi de R$ 2,51 por litro, no Acre. O menor preço em um posto também foi no Estado de São Paulo, de R$ 1,56 por litro e o maior foi registrado também no Acre, de R$ 2,93 por litro.

Oposição ingressa com Adin no TJ/PR contra tarifaço do Detran

Bancada também fará representação ao Ministério Público Estadual

 Da Assessoria
Os deputados de Bancada da Oposição da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se reúnem nesta terça-feira, dia 22, para assinar duas representações à Justiça contra o tarifaço do governo Beto Richa (PSDB) nas taxas do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná). A bancada irá assinar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) à Lei Estadual nº 16.943/2011, que será protocolada no Tribunal de Justiça do Paraná, além de uma representação ao Ministério Público Estadual. Irão assinar os documentos os deputados Enio Verri, Luciana Rafagnin, Toninho Wandscheer, Elton Welter, Péricles de Mello, Tadeu Veneri e Professor Lemos, do PT, além de Antonio Anibelli Neto, do PMDB.


Assembleia pode antecipar o recesso

Do Bem Paraná
O regimento interno da Assembleia Legislativa prevê que os trabalhos deveriam se estender até o próximo dia 22 de dezembro, mas os deputados já estudam antecipar o início do recesso, encerrando as votações no próximo dia 16. Para isso, os parlamentares terão que fazer algo que há muito tempo não fazem: realizar sessões às quintas e sextas-feiras. “Temos muitas mensagens do governo para votar. Ou estendemos até sexta-feira (16), ou vamos até o dia 22″, admitiu hoje o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que pretende discutir o assunto amanhã, em reunião com os líderes das bancadas partidárias.
Outra ação inédita prevista é a votação do Orçamento do Estado para 2012 já na semana que vem, ainda no mês de novembro. Segundo o deputado Élio Rusch (DEM), relator do Orçamento, a intenção é votar o substitutivo na comissão na quarta-feira, permitindo que a proposta venha a plenário já na próxima segunda-feira.