Andirá, Cambará e Mandaguari ganham novas agências do INSS
O deputado André Vargas acompanhará o ministro da Previdência, Garibaldi Alves nas inaugurações.
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, inaugura nesta segunda-feira (12) as Agências da Previdência Social (APS) de Cambará, Andirá e Mandaguari, no Paraná. As unidades fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 38 novas APS no Paraná e 720 em todo o país.
O deputado federal André Vargas (PT-PR), que foi quem articulou as 38 agências para o Estado junto do ex-ministro da Previdência, José Pimentel, acompanhará as inaugurações juntamente com o ministro Garibaldi Alves.
Das 38 agências previstas no Plano de Expansão, seis já foram inauguradas (Campina Grande do Sul, Lapa, Pinhais, Astorga, Paiçandu e Arapoti); três serão inauguradas na próxima segunda (Andirá, Cambará e Mandaguari); outras duas devem ser inauguradas ainda neste mês (Imbituva e Prudentópolis) e as demais ou estão em fase do documentação, licitação ou já em construção, mas ainda sem previsão de inauguração (Almirante Tamandaré, Campo Magro, Guaratuba, Itaperuçú, Mandirituba, Matinhos, Palmeira, Piraquara, Rio Branco do Sul, Coronel Vivida, Palotina, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Ibiporã, Santo Antônio da Platina, Cruzeiro do Oeste, Marialva, Nova Esperança, Ubiratã, Sarandi, Ortigueira, Pinhão, Piraí do Sul, Quedas do Iguaçu, Reserva, São Mateus do Sul e Rio Negro).
“Essas inaugurações têm todo um sincronismo com o compromisso do nosso Governo que é fazer com que a Previdência Social chegue mais próximo do cidadão, do empresário, do setor produtivo, mais perto dos trabalhadores e trabalhadoras, daqueles que realmente precisam que é a população mais pobre”, destacou Vargas.
Com a construção das agências, os moradores desses municípios terão acesso aos serviços previdenciários sem precisar fazer grandes deslocamentos. Os segurados vão encontrar nas APS equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, dispositivos de segurança e acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais.
A construção das novas agências integra a política da Previdência Social de melhorar o atendimento aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários. As unidades do PEX estão sendo construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes, que não dispõem de unidades fixas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).