terça-feira, 29 de maio de 2012

Coluna Mister X


“Balaio de gato”
A política de Siqueira Campos continua embolada, há quem afirme que as coisas comecem a se alinhar depois de quinta-feira (31) é quando sai a lista dos inelegíveis pela lei da ficha limpa.  Há quem diga que o ex-prefeito Dirceu Rodrigues vai estar na lista, e outros que acreditam fielmente que ele não vai estar. A verdade é uma só, com o Dirceu candidato o cenário é um, e sem o Dirceu é outro.  

“Deu piti em Carlópolis”
A vereadora Marina Garbelotti de Carlópolis saiu do ar para tentar defender uma neta de 16 anos, mas no afobamento causou uma grande confusão que no mínimo merece ser investigada para ver se a vereadora não cometeu o decoro parlamentar. No domingo ela saiu a procura de sua neta pela cidade e chegou ir até a casa de um jovem, o Adriano que trabalha na prefeitura onde falou com o pai do garoto e ainda o acusou de ter levado a neta para o motel. Depois que a vereadora esbravejou muito o pai ligou para o Adriano que informou que estava em uma festa no residencial Ilha Bela e disse que não tinha nenhum relacionamento com a menina, mas a menina estava na festa também e recebeu o conselho do pai que trouxesse a menina para a cidade, pois a vereadora Marina estava desesperada atrás da jovem. Adriano disse que não a tinha levado, mas resolveu levar a jovem para não causar mais transtornos, mas quando chegou à saída do residencial encontrou-se com a vereadora que saiu do carro e partiu para cima do jovem e como não bastasse só agredir fisicamente e verbalmente ainda a mulher em um momento de fúria “arrebentou” com o carro de Adriano. O jovem lavrou um Boletim de Ocorrência e deve entrar na justiça para que a vereadora repare os danos materiais e morais do jovem.
Errar é humano, essa seria uma das justificativas, mas a verdade é que as coisas não são bem assim, a vereadora Marina é umas das que não pode ter esse tipo de comportamento, ela representa o povo e já pensou se ela tem um comportamento parecido dentro das suas atividades parlamentares? Agir sem pensar, ou acusar sem provas?
É bom lembrar que tem outros parlamentes que também tem atitudes suspeitas, o Mister X  vai participar das reuniões semanais para ver como estão os trabalhos dos vereadores de Carlópolis.

Abrindo o cofre
Tem prefeito na região que resolveu abrir os cofres da prefeitura para os eleitores, o cidadão ficou mais de três anos só levando o povo nos “cascos” e agora que as eleições estão próximas o político faz pose de bom “samaritano”. Não é que agora o prefeito abriu uma conta particular na farmácia para dar remédios para os eleitores, é claro que quem paga a conta é a prefeitura e conseqüentemente o povo, no fundo sou a favor que o dinheiro dos impostos do povo seja gasto com o povo mesmo, mas também acho que tinha que ser uma ação na gestão inteira e não apenas nos quatro meses que antecedem as eleições.



Assinado o convênio para compra de 1.002  computadores do Programa Um Computador por Aluno 



O Prefeito Luiz Antonio Liechocki assinou nesta terça-feira, 29, contrato com a Caixa Econômica Federal para comprar 1.002 computadores para alunos da rede municipal. Serão beneficiados alunos de 3º, 4º, e 5º anos que estudam nas 11 escolas da rede municipal urbana e rural. A prefeitura investirá R$ 377 mil financiados pelo BNDES para compra dos equipamentos. Segundo o prefeito Luiz Antonio Liechocki (PMDB) desde 2009 vem tentando junto ao Governo Federal a implantação deste programa no Município. “Vejo que apesar dos investimentos as escolas ficaram para trás. Os professores ainda usam giz, quadro negro e muita saliva, por isso estava na hora de fazer alguma coisa”, afirmou. Ainda de acordo com o prefeito, o investimento só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura e Caixa Econômica Federal. “É um financiamento junto ao BNDES com gerenciamento da Caixa Econômica, que só foi possível por causa da credibilidade do município,” destacou o prefeito.  
O Vice-prefeito Manoel Estavam Velasque (DEM), participou do evento, afirmou que a Educação sempre é um desafio dos governantes e o prefeito Luiz Antonio tem sido feliz nas iniciativas deste setor. “A inclusão digital é mais um avanço e soma com o pólo da Universidade Aberta, da reforma das escolas, construção de salas, além da qualificação dos profissionais”, destacou.
O gerente da Agência local da Caixa Econômica, Marco Antonio Turim, destacou a importância deste investimento. “O retorno se dará na qualidade da educação e motivará alunos e professores a renderem ainda mais. É um grande avanço,” afirmou.
Alan Costa Ribeiro, que representou a Regional de Londrina da Caixa Econômica Federal, falou que a implantação do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno) representa uma evolução na educação. “Essas crianças levarão este conhecimento para o resto da vida, pois a tecnologia hoje faz parte do mundo moderno, e elas estarão sendo inseridas neste processo”, destacou.
Costa, também destacou a dedicação do prefeito Luiz Antonio para que o projeto fosse implantado. “Siqueira Campos é o primeiro município dos 75 abrangidos pela nossa superintendência de Londrina a assinar este contrato, por isso a comunidade está de parabéns” concluiu.
Ana Eva Gonçalves Garagnani, diretora do Departamento de Educação disse que o setor dá um grande passo para modernidade. “A informática na escola é para poucos países, e para Siqueira Campos é uma grande conquista”, disse ela.
Ainda segundo a secretária, os professores da rede municipal deverão passar por treinamentos. “Este é o nosso próximo passo, além de adequar as escolas para adaptação deste sistema,” finalizou.