quinta-feira, 25 de abril de 2013

Coluna Mister X 25/04/2013

a Mister X 25/04/2013


“Há muito ouro e muitas pedras preciosas; mas falar com conhecimento, isso, sim, é uma joia de valor”. Provérbios 20:15
Emenda
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou ontem (25) que não pretende instalar imediatamente comissão especial para analisar Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dá ao Congresso poder de derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).A proposta, de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), prevê que, quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá reavaliar o ato do tribunal.  Se parlamentares discordarem da posição do Supremo, a questão, segundo o projeto, será decidida em um plebiscito popular. A proposta também estabelece que, para o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma, serão necessários os votos de nove dos 11 ministros. Atualmente, bastam seis.

Queda no desemprego
O Brasil é o país que acumula maior redução da taxa de desemprego desde 2008, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) que abrangem os 42 países que já divulgaram os números de 2012 sobre o mercado de trabalho.No ano em que estourou a crise financeira internacional, 7,9% da população ativa brasileira estava sem emprego; em 2012, essa proporção passou para 5,5%, o que representa uma queda de 30% na taxa.

Desenvolvimento
O governador Beto Richa afirmou ontem (25) que vai propor uma alteração na resolução 051/2009, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para dispensar do licenciamento ambiental espaços de criação de peixes com até 20 mil metros quadrados. Hoje, estão liberados do documento tanques escavados de até 10 mil metros quadrados.
Continuando
O anúncio foi feito durante encontro com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Pinhalão, onde os dois assinaram protocolos de intenções para que o Estado dê suporte técnico para cerca de 15 mil produtores de pescados das regiões Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais. Eles também conheceram a Unidade de Processamento de Pescados, que está em construção e uma unidade de alevinos para distribuição a produtores. “Daremos todo apoio para garantir a viabilidade e o melhor proveito deste projeto”, afirmou Beto Richa.
Liberação
O governador Beto Richa iniciou  ontem (25) a liberação de licitações para a instalação de 178 novos sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais do Estado. Atualmente, 237 unidades já estão em construção em todas as regiões do Paraná. Richa autorizou nove obras para comunidades rurais de Jacarezinho, Wenceslau Braz, Jaboti e Japira, no Norte Pioneiro.
Lupion
Abelardo Lupion (DEM) que intermediou a visita do Ministro da Pesca também visitou a unidade de beneficiamento. Na ocasião o deputado destacou ao CN que investir no desenvolvimento é muito importante para região, que tem potencial para crescer principalmente no setor da pesca. “ Trazer recursos para região é obrigação e compromisso com o povo, pois esse investimento representa crescimento”.Comentou

Imposto de renda
A Secretaria da Receita Federal informou que recebeu, até as 16h da ultima quarta-feira (24), 15.323.923 milhões declarações do Imposto de Renda 2013. O número corresponde a cerca de 59% do total de declarações esperadas este ano pelo Fisco.
Ou seja, ainda faltam mais de 10,67 milhões de declarações (cerca de 41%) para serem recebidas, uma vez que a Receita espera receber mais de 26 milhões de documentos neste ano, um recorde em relação aos anos anteriores.O prazo começou em 1º de março e termina na próxima terça-feira (30).