quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ELEIÇÕES 2012


Siqueira Campos tem cinco pré-candidatos a prefeito

De Siqueira Campos
Gênesis Machado


O prazo de filiações para quem quer disputar as eleições de 2012 se encerra no próximo dia 6 de outubro, já que a lei diz que o candidato deve ter um ano de filiação partidária e com isso a correria dos presidentes de partido em busca de candidatos é intensa.  Os pré-candidatos a prefeito também estão envolvidos diretamente no processo e também estão em busca de fortalecer as suas siglas e partidos aliados. O ex-prefeito Dirceu Rodrigues (PSDB) é um dos pretendentes ao cargo máximo do município, posição que já ocupou por três vezes em Siqueira Campos e já tem certo como vice o vereador Paulo Leite dos Santos (PSB) que é jovem, mas está na sua segunda legislatura. A dupla tem feito visitas em busca de novas lideranças e apoiadores, segundo informações nos últimos dias a dupla ampliou o número de visitas, também articulando pelo PSDB está o empresário Marlon Bonilha que levou o Dirceu Rodrigues para a sigla com o aval do Governador Beto Richa. Outro pré-candidato que está na disputa é o atual vice-prefeito Manezão (DEM), cargo que ocupa pelo segundo mandato consecutivo, antes já tinha sido vereador, ele também é diretor há mais de 20 anos do maior colégio do município, o Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto (Cepsan). Ele também está empenhado pessoalmente nas filiações do seu partido e nos aliados. Na tarde de segunda-feira (26) Manezão comentou que tem um bom “time” de filiados e acredita que sairão alguns vereadores desde grupo.
Outro que saiu na eleição de 2008 é o pré-candidato e empresário Aloísio Tores Guerra (PT), ele também vem para a disputa e também vem articulando o PT para ter um bom número de filiados e aumentar as cadeiras na câmara, já que mesmo com candidatura própria só o vereador Arnaldo Luska conseguiu se reeleger em 2008.
O veador Daio (PSC) já foi candidato a prefeito em 2004 e está na sua terceira legislatura também se apresenta como pré-candidato e está sendo embalado pelo deputado Ratinho Junior que endossou a sua pré-candidatura no início da semana depois de uma reunião em Curitiba.  Daio foi um dos primeiros a organizar e fortalecer o seu partido (PSC) e segundo ele tem bons nome e com peso para as eleições de 2012.
O quinto nome comentado, mas que ainda não definiu se vai disputar as eleições de 2012 é do professor Fabiano, ele é diretor da Escola Estadual Maria Aparecida Chueiry Salcedo (o Grupão) e da Facibra (Faculdade de Wenceslau Braz). Ele (Bí) que estava sem partido resolveu essa semana se filiar  ao PSB. Segundo Bí o convite foi feito pelo deputado hermas Brandão Junior e o apoio do deputado pesou muito na sua decisão, ele já tinha recebido vários convites mas agora se define  pelo PSB. A sua filiação ocorrerá no próximo dia 1º (próximo sábado) em Santo Antonio da Platina, junto na solenidade de filiação do ex-deputado Chico da Princesa que também vai aderir ao PSB.

NOVO PARTIDO


Em manifesto, PSD critica "improvisações oportunistas" e defende nova Constituinte em 2014
Do UOL Notícias
O prefeito de São Paulo e presidente do recém-criado PSD, Gilberto Kassab, leu na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília, o “Manifesto à Nação” no qual apresenta as principais tarefas das lideranças do partido até as eleições de 2012 e as posições que serão defendidas pela sigla. Kassab criticou "remendos constitucionais e improvisações oportunistas" e defendeu uma Assembleia Nacional Constituinte em 2014.
O registro nacional da legenda foi aceito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite de terça-feira(17).
“Impossível é conviver com remendos constitucionais e improvisações oportunistas, enquanto um pacto federativo superado impõe a municípios, Estados e à própria União limitações, constrangimentos e falta de recursos para dar aos brasileiros serviços dignos de saúde, educação, segurança, justiça e oportunidade igual para todos”, discursou Kassab (leia no site da legenda a íntegra do documento).
A proposta é que em 2014, além dos deputados federais e senadores, os eleitores possam votar em um terceiro parlamentar que, com dois anos de mandato, terá como missão revisar toda a Constituição Federal.
Segundo o PSD, esse grupo não receberia salário, não seria formado por senadores ou deputados já eleitos e receberia apenas despesa de viagem e o jetom --a estrutura do Congresso Nacional seria usada para o trabalho. Ao todo, seriam 250 integrantes com escolha proporcional a partir do número de deputados federais por Estado --hoje, no mínimo oito e no máximo 70.
Kassab também pediu pressa para a filiação dos colegas. “O que há de mais importante nesse momento é a desfiliação [de outros partidos] e, até o dia 7 [de outubro, data final para concorrer no próximo pleito] nos filiarmos e fazermos o registro da nossa listagem."
Mais cedo, em entrevista ao jornal "Bom Dia Brasil", da TV Globo, Kassab reiterou que a legenda será 'de centro'.
oje o partido conta com de 49 deputados, dois senadores, dois governadores e três vice-governadores e já é a terceira maior bancada do Congresso, atrás apenas de PMDB e PT. O líder do PSD na Câmara será Guilherme Campos (ex-DEM-SP). No Senado, será Kátia Abreu (ex-DEM-TO). Nos bastidores, a expectativa é que o número de senadores da sigla dobre e que, na Câmara, chegue a 55.
Questionado se teme que o DEM ou outro partido tente reaver a decisão da Justiça eleitoral e recorra ao STF (Supremo Tribunal Federal), Kassab minimizou: “Cabe a nós trabalhar e olhar para a frente. A decisão [do TSE] foi unânime".
Pressa para nova sigla
Com relação ao trabalho “apressado” da nova sigla de tentar se formalizar, a senadora Kátia Abreu avaliou que “a vontade de fazer e a eficiência foram essenciais” para que em praticamente seis meses a legenda se constituísse em todo o Brasil. Ela será a encarregada de apresentar ainda este ano uma proposta de emenda à constituição que cria uma Assembleia Nacional Constituinte.

Guilherme Afif Domingos será o presidente da fundação do partido, que se chama Fundação Espaço Democrático. Ele ainda coordenará 27 seminários em cada unidade da federação. A ideia é conversar com filiados até março do ano que vem para reunir as propostas que vão contemplar o programa nacional do PSD.
Polêmicas
O processo de formalização da legenda foi marcado por várias denúncias de irregularidade na obtenção de assinaturas ao redor do país --fato que, inclusive, o advogado do novo partido reconheceu como verdadeiro.
Casos como assinaturas duplicadas, registros sem data e até assinaturas de pessoas já mortas tornaram-se públicos nos últimos meses. Em seu parecer, a vice-procuradora eleitoral, Sandra Cureau, se manifestou contra a criação do PSD, por considerar como válidas apenas 220.305 das mais de 500 mil apresentadas pela sigla em formação. No caso das fraudes, ela afirmou que as denúncias serão investigadas pelas procuradorias eleitorais regionais do Distrito Federal e dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.


Cursos são diferencial no trabalho do CRAS em Tomazina
De aulas de pintura a preparo de bombons, cursos são oportunidades para que jovens, pais e mães de família possam ter uma opção a mais na geração de renda familiar; só no segundo semestre de 2011, são 17 atividades diferentes

Agência Criativa
Por Danilo Felipe

De acordo com site do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o CRAS “atua como a principal porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS”. O site diz ainda que, além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) tem como principal serviço o fortalecimento da “função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”.
Tudo isso é função básica da entidade. No entanto, o CRAS do município de Tomazina decidiu que era preciso mais do que o básico para que a plena qualidade de vida das famílias fosse conquistada. E investiu em cursos de geração de renda para jovens e pais e mães de famílias tomazinenses que, de graça, participam de oficinas durante todo o ano e pode colocar em prática o que aprenderam, aumentando assim a renda familiar. Há opções também para crianças, como música, informática e dança.
Só no segundo semestre de 2011, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS, está realizando ou ainda vai iniciar 17 cursos. Já estão em andamento as aulas de dança para a Melhor Idade, no Centro de Convivência do Idoso; patchwork; pintura; sabonete artesanal; e técnicas básicas de manicure e pedicure. Na última sexta-feira (dia 23), foi encerrado o curso de preparo de bombons, resultado de parceria da prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Outros cursos ainda vão começar este ano. Um deles é o de panificação, no dias 21 e 22 de outubro, no CRAS, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Ainda em outubro, no dia 7, começa o curso de customização de chinelos, pelo SENAC e, no dia 17, o de técnicas em azulejista, ministrado pelo próprio CRAS. O curso de técnicas básicas de cabeleireiro está com inscrições abertas, mas ainda não tem data definida.
No dia 3 de outubro começa um curso de costura que vai durar 45 dias, resultado de parceria entre o poder público e uma indústria de jeans da cidade. Nos dias 11 e 12 de novembro, um grupo de 15 pessoas participa do curso de derivados do leite, no CRAS, mais uma parceria com o SENAR. Também em novembro, e mais uma vez contando com o SENAR como parceiro, o CRAS de Tomazina promove, nos dias 21, 22 e 23, o curso de conservas, no bairro rural do Sapé.
As inscrições estão abertas para todos os cursos que vão começar em 2011. Há vagas também para as aulas de street dance, que devem começar também este ano. Há ainda outros cursos que são permanentes, como informática e música, que ocorrem no Centro Cultural, em frente ao Colégio Estadual Carlos Gomes. As inscrições são feitas no local. “Temos previsão de começar vários outros cursos no ano que vem”, ressaltou a Assistente Social do CRAS, Xênia Quiqueto.
Segundo ela, a ideia é continuar com os já existentes, formar novas turmas e realizar mais parcerias com o SENAR, SENAC e SENAI. “Um dos nossos objetivos para 2012 é o curso de manutenção hidráulica, que é um ramo que vem crescendo e pode ser uma fonte de geração de renda de forma autônoma”, explicou Xênia. A assistente social lembrou que o CRAS procura sempre beneficiar principalmente os usuários que procuram e se interessam em realizar algum curso.
“O CRAS vem para dar suporte às pessoas e às famílias. Há pessoas que fizeram o curso e hoje têm uma fonte de renda a mais. Precisamos tirar as pessoas daquele estado de vulnerabilidade social e dar oportunidades, é por isso que promovemos os cursos”, observou. E com muito trabalho e compromisso com o social, o CRAS de Tomazina vem extrapolando o básico e sendo um diferencial na promoção de qualidade de vida para as famílias.

Deputado Pedro Lupion elogia iniciativa, que melhora condições de trabalho no campo

Curitiba - O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) participou hoje (28) da assinatura do convênio para adesão dos municípios ao projeto de apoio ao manejo e fertilidade dos solos, Programa Calcário, firmado entre o governo do estado e as prefeituras, que deve beneficiar cerca de 23 mil produtores rurais.
 O lançamento do programa, voltado à agricultura familiar, aconteceu no Palácio das Araucárias e foi formalizado com as assinaturas do governador Beto Richa (PSDB) e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
 Segundo o governador o programa vai distribuir 220 toneladas de calcário para pequenos produtores rurais do Paraná. O investimento na aquisição do insumo é de R$ 12 milhões e tem o objetivo de aumentar a produtividade agrícola e a  fertilidade do solo de propriedades em 232 municípios.
 Para o deputado Pedro Lupion, presidente do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa, a iniciativa do governo do Paraná em retomar o programa do calcário é extremamente positiva. “O calcário é um insumo utilizado para correção da acidez dos solos. Esse programa visa aumentar a produtividade das propriedades da agricultura familiar, o que refletirá em mais recursos e melhores condições de trabalho e qualidade de vida ao pequeno produtor", destacou o parlamentar.
 O secretário da Agricultura explicou que o programa vai priorizar a distribuição e uso do calcário a agricultores familiares mais carentes, em localidades com elevada taxa de pobreza, onde haja comunidades indígenas e quilombolas e que  tenham microbacias planejadas dentro das práticas conservacionistas de uso e manejo de solo e água. Segundo Ortigara, cada prefeitura vai receber até o valor máximo de R$ 70 mil para a compra do calcário.
 O deputado Lupion destacou que a agricultura do Paraná, que já tem seu lugar de destaque no cenário nacional e mundial, crescerá ainda mais com o incentivo do programa calcário junto aos pequenos produtores. “Nosso estado é uma referência no setor agrícola, o repasse de calcário é um apoio concreto que irá trazer mais desenvolvimento ao campo”, prevê.
 Nesse primeiro ato foram assinados convênios com 92 municípios. Na segunda etapa, em outubro, serão atendidos 140 municípios. O atendimento será limitado em 10 toneladas de calcário por agricultor, que deve ser selecionado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e/ou pelas prefeituras e Emater.

Luis Fabiano salva o São Paulo em jogo-treino
Atacante marcou golaço no último minuto e evitou tropeço contra o Audax

Da Redação, com Lancepress esportes@band.com.br
Tudo caminhava para uma atuação discreta. Luis Fabiano, inclusive, chegou a ser substituído. Para piorar, o São Paulo perdia por 1 a 0 o jogo-treino para o Audax, da Série A2 do Paulistão, até o minuto final do embate. Mas a estrela do atacante são-paulino falou mais alto. Poucos antes do apito final, Fabuloso teve de voltar a campo porque Fernandinho sentiu dores na perna direita, e, no último lance da partida, deixou sua marca e salvou a equipe da derrota: 1 a 1.
O empate veio em grande estilo. Henrique Miranda deixou três adversários para trás e serviu Luis Fabiano. Com a calma e categoria que lhe é comum, o atacante deu um corte no goleiro e, com as redes escancaradas, apenas encostou para o gol. Comemoração discreta, quase sem gestos, talvez pela decepção de não ter repetido os bons momentos que marcam sua carreira.
Durante todo o jogo-treino, Luis Fabiano foi muito bem marcado e criou poucas chances de gol. Foram apenas três finalizações, uma delas para fora e outra, uma cobrança de falta nas mãos do goleiro.
De quebra, o São Paulo, embora tivesse mais posse de bola, não conseguiu transformar o domínio em chances de gol e sofria nos contra-ataques. O Audax abriu o placar aos 31 minutos do segundo tempo, após cruzamento da esquerda, que enganou o goleiro Léo, terceiro goleiro do São Paulo, e foi direto para as redes.
Mas as atenções estavam voltadas para o Fabuloso. Além do gol, foram dez passes certos e um errado durante todo o jogo-treino. Ele finalizou três vezes: uma para fora, uma cobrança de faltas nas mãos do goleiro e o lance do gol. Sofreu três faltas e cometeu uma falta. Ficou uma vez impedido.
São números do último teste do atacante antes da tão aguardada reestreia. Ele voltará a campo no próximo domingo, contra o Flamengo, no Morumbi. Agora, acompanhado dos principais jogadores do elenco, espera fazer mais do que no jogo-treino. Denxando sua marca, como nesta quarta-feira, mas com o resultado positivo.
Adilson iniciou o jogo-treino com; Denis, Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Henrique Miranda; Rodrigo Caio, João Felipe, Marlos e Rivaldo; Henrique e Luis Fabiano. Ao longo da atividade, Fernandinho, Willian, Dener, Danilo, Marcel e Marcelo também entraram. Esses quatro últimos são jogadores da base do São Paulo.

Adriano participa de treino com companheiros


Do lancenet.com.br
Na tarde desta quarta, Imperador fez atividade técnica pela primeira vez com o elenco.
A presença de Adriano contra o Vasco, neste domingo, ainda é uma incógnita. Mas, na tarde desta quarta-feira, o Imperador deu mais um passo para tentar antecipar sua estreia pelo Timão, prevista para o dia 9 de outubro, contra o Atlético-GO.
Pela primeira vez desde a lesão no pé esquerdo, sofrida em abril, o atacante participou de um trabalho técnico com seus companheiros no CT Joaquim Grava. Apesar de fechada para a imprensa, a atividade teve acompanhamento exclusivo da reportagem do LANCENET!.
No trabalho, o técnico Tite dividiu o elenco em três equipes, com o camisa 10 figurando entre aqueles que usavam colete vermelho, assim como fizeram Jorge Henrique, Leandro Castán, entre outros - outras duas equipes usaram colete amarelo e camisa branca.
A intensidade de treinamentos de Adriano aumentou consideravelmente nos últimos dias. Da manhã desta segunda-feira até a tarde de hoje, ele trabalhou cinco períodos. Situação essa, aliás, considerada fundamental para que haja alguma esperança de o jogador ser relacionado para domingo.
A diretoria vê com bons olhos sua ida até São Januário. Edu Gaspar, por exemplo, falou em "100%" a favor disso. Os membros da comissão técnica, por sua vez, mantém os pés-no-chão, afirmando que sua resposta após cada treino irá definir a situação.
Se não for possível sua estreia em São Januário, o primeiro jogo de Adriano com a camisa do Timão será no dia 9 de outubro, contra o Atlético-GO, no Pacaembu. Algo confirmado por todos os responsáveis pelo departamento de futebol profissional corintiano

Roberto Carlos será técnico interino do Anzhi
Lateral-esquerdo assumirá a função ao lado do antigo auxiliar do técnico demitido na noite desta quarta-feira

Do lancenet.com.br
Roberto Carlos assumirá a função de jogador-treinador do Anzhi, da Rússia. O técnico Gadzhi Gadzhiev foi demitido do cargo na noite desta quarta-feira, e o lateral-esquerdo brasileiro deve desempenhar a função ao lado do auxiliar do ex-comandante.
Segundo o Sports.ru, Roberto vai se juntar a Andrey Gordeyev no comando interino da equipe. O trabalho para o jogo diante do Lokomotiv de Moscou, pelo Campeonato Russo, já começa nesta quinta-feira.
O Anzhi está em sétimo na tabela do Russo. Gadzhiev havia assumido o clube em abril desse ano. O elenco da equipe russa conta com nomes como Eto'o, além dos brasileiros Roberto Carlos e Diego Tardelli.

Asilos são a única opção para idosos "abandonados" em 73,31% dos municípios do Paraná
Ministério Público, no entanto, alerta que essa deveria ser a última alternativa
  Do  Bem Paraná
O Ministério Público do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso, apresentou nesta quarta-feira, 28 de setembro, uma avaliação sobre a situação da população idosa paranaense. O último Censo do IBGE indica que o Estado tem 1.316.554 de habitantes com mais de 60 anos (números de 2010). O levantamento feito pelo MP-PR, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e a Associação dos Municípios do Paraná, traz dados a respeito das políticas públicas que cada cidade paranaense tem adotado para atender essa faixa da população, informações sobre os conselhos municipais de direitos dos idosos e entidades de longa permanência (asilos), formas alternativas de asilamento, entre outras.
A responsável pelo trabalho foi a procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do CAOP do Idoso. “Tudo o que foi apurado servirá de material de apoio para amparar as ações dos promotores de Justiça de todo Estado no que diz respeito à defesa dos direitos das pessoas idosas”, diz Rosana. A pesquisa também ficará disponível na página do MP-PR na internet para consulta pública.
 Um dos pontos do levantamento que mais chamou a atenção do MP-PR foi o fato de que dos 347 municípios paranaenses que participaram da pesquisa, 73,31% dispõem apenas de uma modalidade para o atendimento a sua população idosa – as entidades de longa permanência (asilos). Cidades que são referência em suas regiões, como Londrina, Foz do Iguaçu e Guarapuava, não mantêm serviços diferentes do asilamento tradicional. “Esse é um dado alarmante, pois o internamento do idoso em asilos deveria ser a última alternativa”, afirma a procuradora de Justiça. “A manutenção do convívio familiar, ou seja, a permanência da pessoa idosa junto a sua família, é o ideal. Quando isso não é possível, deve-se buscar alternativas, sempre; mas a ‘cultura do asilamento’ infelizmente ainda é a regra”, conta Rosana. Entre as formas diferentes de atendimento, ela cita os programas de centros-dia, unidades em que o idoso passa o dia e depois retorna para casa, os condomínios para idosos, espécie de “república” para idosos e as casas-lar, onde os idosos são mantidos junto a famílias cuidadoras, mantidas pelo poder público, entre outras.
 A pesquisa revelou também que a maioria das cidades já conta com Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso – 67,91 %. “Sabemos que o ideal é termos conselhos instalados em 100% das cidades, mas esse dado já é importante”, afirma a procuradora. Os conselhos são órgãos independentes, que atuam na fiscalização e cobrança junto às prefeitura de políticas públicas específicas para atender a população idosa, com participação inclusive na aprovação dos orçamentos municipais. “O fato de termos mais da metade das cidades com os conselhos já instalados e em funcionamento demonstra que a participação política das pessoas idosas é expressiva”, avalia Rosana.
A pesquisa também traz informações a respeito do atendimento à legislação que prevê vagas de estacionamento especialmente para os idosos, se há programas de lazer, cultura e esporte direcionados a essa população, se o município tem programas específicos de saúde para os idosos, se existe gratuidade no transporte público e respeito às normas de acessibilidade.

Polícia prende vereador de Rondônia e mais cinco por extorsão mediante sequestro
Eles vieram a Curitiba cobrar dívida de R$ 1 milhão de um casal
  AEN

Seis suspeitos de extorsão mediante sequestro e formação de quadrilha foram presos, na manhã desta quarta-feira (28), por investigadores do 10.º Distrito Policial, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Entre eles estavam o policial militar aposentado José do Carmo Mota, 46 anos, e o vereador Valmiro Gomes da Silva, 41. Izaias Costa Andrade, 36, Manoel Leite da Silva, 51, Elvislan Silva, 30, e Fábio Fagundes da Rocha, 27, são os outros quatro suspeitos de envolvimento no crime.
Segundo a polícia, os detidos vieram de Alto Alegre dos Parecis, Rondônia, na sexta-feira (23), para cobrar uma dívida de um casal no valor de R$ 1 milhão, referente a terrenos e veículos comprados naquele estado. Como o pagamento não foi efetuado, eles estariam ameaçando a família das vítimas há dois dias.
De acordo com as investigações, eles abordaram o casal na terça-feira (27) logo pela manhã e fizeram ameaças para que o pagamento fosse efetuado. No mesmo dia, o casal comprou um Fiesta para quitar parte das dívidas e tentou fazer empréstimo de R$ 50 mil, porém não conseguiu devido à greve dos bancos.
Na manhã desta quarta-feira (28), a vítima procurou seu advogado, que entrou em contato com a polícia, e assim começaram as investigações. Quatro dos suspeitos foram presos dentro de um veículo, na frente do estabelecimento comercial da vítima, enquanto a ameaçavam com uma arma. Outros dois estavam em viagem para Rondônia, mas foram chamado a se explicar e foram presos. Com os seis suspeitos foram apreendidos uma arma e três veículos, um Honda Acorde, um Fiesta e um Palio.
O delegado-titular do 10.º DP, Francisco Caricati, afirma que, independente de a dívida existir, a forma como ela foi cobrada está errada, o que justifica a prisão. “Como no caso de extorsão não importa se ela é devida ou não, eles pegaram uma pena de 8 a 15 anos pelo seqüestro e pelas ameaças” disse . Eles serão encaminhados ao 12.º DP, onde aguardarão decisão da Justiça. Se condenados, poderão pegar pena de 8 a 15 anos de reclusão.


Comissão fiscaliza obras do DNIT no Paraná
Serão vistoriadas obras da Estrada Boiadeira e do Contorno Norte de Maringá
Do Bem Paraná

Nesta quinta-feira (29) o deputado paranaense Fernando Francischini desembarca no Paraná, acompanhado de membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal e o novo diretor-geral do DNIT, o general Jorge Fraxe, onde farão uma visita técnica de fiscalização às obras da Estrada Boiadeira e do Contorno Norte de Maringá.
Motivam a visita de fiscalização denúncias recentes de corrupção e desvio de verbas em obras no estado do Paraná, envolvendo o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o que tem provocado atraso nas obras.
Relatório do TCU apontou, em junho deste ano, indícios de irregularidades e questionou a prática de sobrepreço de mais de 10 milhões na segunda etapa das obras do Contorno Norte de Maringá, que está sendo realizada pela construtora Sanches Tripoloni e já é uma das obras públicas mais caras do estado. A primeira fase, licitada em dezembro de 2008, com início em 2009, teve um custo estimado de R$ 142 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, o empreendimento recebeu R$ 37 milhões em aditivos, elevando o valor dessa fase para R$ 179 milhões.  A Sanches Tripoloni também venceu, no ano passado, o certame para a segunda etapa das obras, com custo estimado em R$ 130 milhões.
Também as melhorias na BR-487 apresentam irregularidades graves, segundo o TCU. A rodovia, que também é chamada de Estrada Boiadeira por causa da grande concentração pecuária no Noroeste do Paraná e no Sul de Mato Grosso do Sul, é esperada há décadas e vai beneficiar diretamente os municípios de Icaraíma, Maria Helena, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Tuneiras do Oeste, Cianorte e Campo Mourão, além de ligar Dourados (MS) a Ipiranga (PR) numa extensão total de 595 km. “O objetivo é, além de fiscalizar o andamento das obras e das licitações, colaborar para o bom andamento e término dessas obras tão esperadas pela população do Paraná”, resumiu o deputado Fernando Francischini.

“Ducci e Derosso são faces da mesma moeda”, diz Fruet
Do Blog Política em Debate

O ex-deputado federal Gustavo Fruet confirmou hoje sua filiação ao PDT, e responsabilizou a administração do prefeito Luciano Ducci (PSB) pela crise que envolve a Câmara Municipal de Curitiba, por conta das denúncias envolvendo contratos de publicidade na gestão do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). “Ducci e Derosso são hoje faces da mesma moeda. A base que apoia o Derosso é a mesma que a apoia a reeleição do prefeito”, afirmou. Para Fruet, a crise na Câmara é fruto de práticas políticas fisiológicas que o Executivo utiliza para garantir maioria no Legislativo, em troca de favores e cargos. Prova disso é a tentativa de cooptação de partidos e lideranças feitas pelo grupo do atual prefeito para isolar os adversários, explicou.