quarta-feira, 3 de julho de 2013

mister x 03 de julho


Trocando farpas
Não é tudo harmonia na Câmara de Vereadores de Siqueira Campos, os vereadores estão espinhando um ao outro. Na minha visão faz parte do jogo político, mas por outros lado os edis estão a cada dia mais chateados um com os outros. Ao que tudo indica o clima só tende a piorar. Porém, por outro lado, essa “briga” interna não deve afetar o bom andamento dos bons projetos apresentados na Casa, nenhum vereador quer ir contra a vontade popular, vontade essa que colocou todos lá no legislativo.

Recuperação
O prefeito Fabiano Lopes Bueno, o Bi, disse ontem a coluna que mais de 80% das estradas rurais foram prejudicadas com as chuvas, e maioria dos serviços de recuperação já feito, terão que serem refeitos. O Bi argumentou que a prioridade é fazer as estradas onde percorre o ônibus escolar e onde está saindo a produção rural. Para ajudar na recuperação é esperado nos próximos dias a Patrulha Rural que o governo cedeu aos municípios através dos consórcios.

Uniformes
Quem foi esses dias na prefeitura de Siqueira Campos, notou que os funcionários estão todos uniformizados,  isso é uma novidade para os servidores municipais. A iniciativa demonstra organização, pois fica fácil identificar quem é funcionário dos demais que frequentam a prefeitura.

Demissão
Na Santa Casa  houve redução de pessoal, a direção demitiu pelo menos quatro funcionários, entre os demitidos estão um médico. Supõe que os cortes são para diminuir os gastos. A saúde em todo Brasil é um saco sem fundo, onde vai se muito dinheiro e traz pouca satisfação popular.

Mortes
A coluna vem falando há anos sobre o perigo no trânsito nas entradas e saídas das industrias de Siqueira Campos, principalmente na rodovia PR 092. O DER prometeu colocar radares para diminuir a velocidade,  já  se comprometeu em duplicar o trecho, mas na prática nada foi feito, e como já noticiamos, dois irmão perderam a vida neste trecho na tarde da segunda-feira (1). Autoridades locais, deputados, e Secretários de Estado, olhem por nós, precisamos dessa duplicação neste trecho.

Desafio
O prefeito de Ibaiti, disse que o desafio ainda é grande em fazer as melhorias propostas. Betão, como é conhecido, disse que muitas coisas estão sendo feitas e vão ser feitas, mas o desafio é grande principalmente na saúde, setor que teve que pagar mais de um milhão em salários atrasados. “Mas em frente, perdemos todo serviço feito nas estradas rurais,mas vamos refazer e dar o suporte necessário para nossos produtores”, disse Betão.

Tratamento do lixo
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná iniciou nesta terça-feira, em Guarapuava, as etapas das Conferências Macrorregionais de Meio Ambiente, com o objetivo de mobilizar os 399 municípios paranaenses em torno da discussão sobre a geração e o tratamento dos resíduos sólidos. As conferências têm o principal objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos. São quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.

Cônjuge nas contas de água

Os clientes da Sanepar, vinculada ao Governo do Estado, interessados em incluir o nome do cônjuge na fatura de água e de esgoto já podem fazê-lo. Para isso, basta ir pessoalmente a uma das 404 Centrais de Relacionamento da Sanepar em todo o Estado, com os documentos pessoais e a certidão de casamento ou comprovante de união estável. A lei estadual 17.460, em vigor há cinco meses, ajuda consumidores que precisam comprovar o endereço para abertura de contas bancárias, cadastro em lojas ou em outras situações. A lei assegura “ao cônjuge do consumidor de prestadora de serviços públicos o direito de solicitar às empresas concessionárias a inclusão do seu nome como adicional na fatura mensal de consumo, a fim de atestar residência”.

Processo Seletivo Simplificado do IML
O Processo Seletivo Simplificado do Instituto Médico-Legal (IML) do Paraná tem 3.041 inscritos. São 112 candidatos para a vaga de médico legista, 727 para a vaga de motorista e 2.202 para auxiliar de perícia. O edital de classificação provisória dos candidatos foi publicado nesta segunda-feira no site da Secretaria da Segurança Pública. Os candidatos podem interpor recurso contra a classificação provisória, nesta hoje, desde que por escrito e protocolado no Sistema Integrado de Documentos, junto ao Protocolo do IML de Curitiba (Avenida Visconde de Guarapuava, nº 2652 – Centro). Não serão consideradas reclamações verbais.

Medo do desemprego
A população brasileira está mais preocupada com o emprego e menos satisfeita com a vida que leva. O Índice de Medo do Desemprego aumentou 3,3% e o Índice de Satisfação com a Vida caiu 1,5% em junho na comparação com março. As informações são da pesquisa Termômetro da Sociedade Brasileira, divulgada nesta terça-feira, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Realizada com 2.002 pessoas em 143 municípios, entre os dias 8 e 11 de junho, a pesquisa trimestral mostra que essa foi a terceira queda consecutiva no Índice de Satisfação com a Vida. “O índice encontra-se 1,2% abaixo do registrado em junho de 2012″, informa a CNI.