quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Coluna Mister X 27/09/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg
Mais policiais, viaturas e ação integrada ampliam segurança em Ponta Grossa
O reforço de policiais e viaturas, ações integradas e a forte participação do município fizeram reduzir praticamente todos os indicadores da criminalidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A população já sente o resultado do policiamento ostensivo e comunitário nas ruas da cidade. A taxa de homicídios dolosos (com intenção de matar) teve redução de 27%, quando comparados os períodos de janeiro a julho de 2013 e 2010. Foram 33 ocorrências neste ano e 45 em 2010. O número de furtos também reduziu, em 17,4% (2.596 ocorrências de janeiro a julho deste ano em comparação a 3.145 no mesmo período de 2010). “Realizamos ações conjuntas com as forças de segurança e contamos com uma participação muito forte da comunidade, que hoje é sem dúvida nossa maior parceira”, afirma o tenente Fábio Canteri, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Ponta Grossa. Dentro da estratégia de fortalecer o combate à criminalidade e garantir segurança aos paranaenses, o Governo do Estado reforçou a força policial em Ponta Grossa, com a contratação de mais policiais e a aquisição de viaturas. O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) foi modernizado. Além disso, está em construção a nova sede do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa.
Richa autoriza licitação para compra de 116 módulos móveis

O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (24/09) a abertura de licitação para a compra de 116 módulos móveis de policiamento e de 200 motocicletas para compor esses equipamentos. A medida faz parte do programa Paraná Seguro. “A segurança pública tem recebido atenção especial do governo e a compra destes novos equipamentos é mais um compromisso que estamos cumprindo para reforçar as estruturas das nossas polícias. Com isso, a população ficará mais protegida”, disse o governador Beto Richa. Cada módulo móvel é formado por um veículo equipado para servir como posto policial volante, uma viatura e duas motocicletas. O conjunto será instalado em áreas com alto índice criminalidade para proporcionar mais agilidade no deslocamento e no atendimento de ocorrências. Os módulos móveis serão distribuídos para unidades da Polícia Militar e também para especializadas da Polícia Civil, como Delegacia do Meio Ambiente, Delegacia da Mulher, Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) e Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescentes Vítimas de Crimes (Nucria), além de atender a Defesa Civil. A compra será feita por meio de dois processos licitatórios, na modalidade pregão eletrônico, pelo sistema de registro de preços, e deve ocorrer até o fim do ano. Os recursos para a compra são do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp). “Os módulos móveis vão reforçar o policiamento ostensivo, aproximando as forças policiais da comunidade, além de possibilitar maior mobilidade e rapidez da atuação policial”, afirma o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.
Gestores de todo o país debatem sistema de socioeducação no Paraná
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social é a anfitriã da 3ª Reunião do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). O encontro começou nesta quinta-feira (26), em Curitiba, com a presença de 50 profissionais de 26 estados brasileiros. A coordenadora de medidas socioeducativas da Secretaria da Família, Claudia Foltran, explica que o objetivo das reuniões que acontecem trimestralmente é buscar uma unificação do atendimento nas unidades de todo país. “O Fórum proporciona um debate nas áreas de segurança e de educação. As experiências de cada estado influenciam no aprimoramento das nossas ações de gestão”, afirmou Claudia. A discussão temática do encontro trouxe a experiência em ações de convivência familiar e comunitária desenvolvida pelo Distrito Federal dentro das unidades de socioeducação. “É um grande desafio trazer os familiares para perto dos adolescentes. Apesar das barreiras buscamos este caminho porque acreditamos que o fortalecimento dos laços afetivos e a participação familiar são fundamentais e contribuem para a construção de um futuro melhor”, afirmou a presidente do Fonacriad, Ludmila de Ávila Pacheco. O grupo também teve a oportunidade de conhecer o novo Centro de Socioeducação de São José dos Pinhais, que está em fase final de construção e será inaugurado ainda em 2013. A unidade teve um projeto desenvolvido para atender as especificações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e também para promover melhorias no atendimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.