sexta-feira, 7 de março de 2014

Coluna Mister X 07/03/2014


Segurança

O fortalecimento do atendimento à mulher vítima de violência no Paraná foi fundamental para o aumento das denúncias. O principal fator foi a criação da Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Paraná (Codem) para prestar maior apoio às vítimas. As ocorrências registradas incluem casos de assédio sexual, calúnia, constrangimento ilegal, difamação, estupro ou atentado violento ao pudor, homicídios, injúria, lesão corporal e sequestro. Em 2013, foram registrados no Paraná 12.453 boletins de ocorrência envolvendo situações de violência contra a mulher. No ano anterior foram 11.240 ocorrências. Os dados mostram que as mulheres com idade entre 18 e 24 anos e 35 e 45 anos são as que mais procuram a polícia para denunciar.
Agricultura
A produção de trigo no Paraná poderá atingir 3,5 milhões de toneladas neste ano, aproximadamente o dobro da colheita anterior, que chegou a 1,8 milhão de toneladas. A área plantada deve alcançar 1,2 milhão de hectares, um aumento de cerca de 20% em relação ao ano passado. As informações são do relatório da safra de grãos 2013/2014 do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, divulgado na última quinta-feira (06).
Na internet
O brasileiro passa mais tempo na internet que assistindo televisão, segundo a Pesquisa brasileira de mídia 2014 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, divulgada ontem (7) pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Segundo o levantamento, de segunda a sexta-feira, os internautas ficam, em média, três horas e 39 minutos na internet, enquanto os telespectadores passam três horas e 29 minutos vendo TV. Os que ouvem rádio nesse período dedicam três horas e sete minutos a esse hábito e os que leem jornais impressos, uma hora e cinco minutos.
Segundo a pesquisa, apesar de os usuários de internet passarem mais tempo navegando que os telespectadores passam assistindo a programas na TV, o alcance da televisão é muito maior que o da web nos lares brasileiros: só 3% dos entrevistados disseram não assistir nunca a televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores. Ainda segundo a pesquisa, enquanto 21% d
Concurso Público
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um candidato eliminado no exame psicológico do concurso da Polícia Militar do Distrito Federal poderia continuar no certame e, portanto, ser matriculado no curso de formação da corporação. O entendimento da Primeira Turma do STJ é que o exame psicológico “pode ser utilizado como meio de apurar a saúde mental do candidato, mas jamais para excluí-lo do concurso”. A decisão, anunciada na quinta-feira (6), foi tomada no dia 18 de fevereiro e deve ser publicada nos próximos dias. Ela vale apenas para esse concurso e somente para o candidato que moveu a ação. Outros interessados que quiserem reverter uma situação semelhante, nesse ou em outros concursos no Distrito Federal ou em qualquer estado, também devem entrar na Justiça.
Mortes
O Paraná foi o estado com maior número de mortes em rodovias federais no Carnaval de 2014, segundo relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgado nesta quinta-feira (6). Foram 25 vítimas fatais entre sexta-feira (28) e a quarta-feira de Cinzas (5). A explicação para o alto número, segundo a PRF, foi a chuva, que caiu forte no estado principalmente no fim do feriado.
Negócios
Na contramão do desempenho no Brasil, o Paraná registrou um crescimento no volume de fusões e aquisições no ano passado. Levantamento da consultoria KPMG apurou 38 transações, 15% mais do que no ano anterior, puxadas pelos setores de alimentos, bebidas e tabaco, energia e transportes. Deste total, 20 tiveram a participação de empresas estrangeiras, revelando que o apetite dos investidores internacionais se manteve. No Brasil foram 796 negócios concretizados, 2% menos do que no ano anterior.

Título Eleitoral

Termina em dois meses o prazo para que os eleitores que pretendem votar em outubro regularizem a situação do título junto à Justiça Eleitoral. Somente até 7 de maio é possível tirar o documento, solicitar a mudança de domicílio eleitoral ou trocar de local de votação dentro do mesmo município. Os brasileiros irão escolher em outubro seus novos representantes – deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da República.
A orientação da Justiça Eleitoral é para que o eleitor não deixe para resolver a situação na última hora. Normalmente, os últimos dias do prazo têm grandes filas e demora no atendimento.