quarta-feira, 16 de abril de 2014

Coluna Mister X 17/04/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg
MISTER


Pinhão
Com o fim do verão e a queda das temperaturas é tradicional o consumo do pinhão e agora ele está liberado. A partir de ontem, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) permite a colheita e a comercialização do fruto no Estado. Antes de ontem, qualquer pessoa que fosse flagrada em uma dessas situações, até o dia 15, estariam sujeitas a responder a processo administrativo e a processo criminal, além de receber auto de infração ambiental com multa de R$ 300,00 para cada 60 quilos da semente.

Presidência da República
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou na tarde desta segunda-feira (14), em Brasília, a pré-candidatura do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. A ex-senadora Marina Silva foi confirmada como candidata a vice na chapa. O anuncio foi feito durante o ato político “Eduardo Campos e Marina – Encontro pelo Brasil”. Marina foi a terceira colocada nas eleições presidenciais de 2010, com 19,3% dos votos.

Demorou
A demora para aprovação da pesquisa clínica no país fez com que o Brasil deixasse de participar do desenvolvimento de 112 remédios. É o que apontam dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, divulgados essa semana no lançamento da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, que pretende sensibilizar as agências reguladoras para a mudança da regulação do setor.

Crescimento
O faturamento real (descontada a inflação) dos estabelecimentos comerciais de varejo paranaense, na definição ampliada (que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção) expandiu 5,3% em fevereiro de 2014, na comparação com fevereiro de 2013, frente crescimento de 8,4% para o Brasil, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Equipamentos
O Governo do Estado iniciou anteontem (14) a entrega de 50 kits de equipamentos para fortalecer Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de 10 hospitais paranaenses. São ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros utilizados para dar suporte a pacientes que necessitam de respiração artificial. O Estado investiu cerca de R$ 2,7 milhões na aquisição dos equipamentos, que começam a ser distribuídos já nesta semana. Serão beneficiados hospitais filantrópicos e municipais que dispõem de leitos de UTI para a rede pública de saúde.

Demitidos
Quatro educadores sociais que trabalhavam na unidade dois do Centro de Socioeducação (Cense II) de Londrina foram demitidos pelo Governo Estadual no início deste mês. A exoneração dos servidores foi publicada na edição da última quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado. O decreto cita denúncia de maus-tratos feita pela 27ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina. Foram demitidos, segundo o processo, Giovane Martins Serra; Joaquim Eduardo Pedroso Manzini; Marcos Paulo Pereira; e William Leandro dos Santos. Os quatro ocupavam o cargo de agente de execução e atuavam como educadores sociais.