quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Coluna Mister x



Preocupação
Uma amiga me perguntou se os monitores e professores das escolas municipais e estaduais tem treinamento para agir em caso de incêndio, há especulações que estão sendo criadas brigadas de incêndio nas escolas por professores e funcionários. Esse tipo de ação é muito importante, mas também é preciso que os cursos de Primeiros Socorros sejam feitos com frequência para manter os profissionais qualificados e garantir a segurança dos nossos estudantes.

Mais saúde
O prefeito Fabiano Lopes Bueno (o Bí), está realmente cumprindo a sua promessa de melhorar a saúde de Siqueira Campos. Neste primeiro mês ele praticamente dobrou a quantidade de médicos que atendem em Siqueira Campos. O quadro que era de 9  médicos agora já são 21 sendo que 8 deles atendem especialidades.

Carros para saúde
O prefeito Bí, também investiu na mobilidade da saúde, comprou mais dois carros novos que irão dar mais agilidade nos atendimentos e transporte de pacientes.  

Obras
Na quarta-feira (6) os moradores que foram afetados pelas fortes chuvas de janeiro se reuniram com o prefeito o Fabiano Lopes Bueno (o Bí), e seus secretários para discutir as obras de recuperação das áreas atingidas. O prefeito argumentou que as obras de recuperação serão terminadas até maio. A rua mais atingida foi a Avenida Quintino Bocaiúva que por sinal, um trecho dela ficará interditada até que se resolva o problema.

Promotoria seleciona estagiário de Direito
A Promotoria de Justiça da Comarca de Siqueira Campos abriu seleção para preenchimento de vaga para estagiário de Direito e para formação do cadastro de reserva. Podem participar estudantes a partir do 3º ano ou 5º semestre. As inscrições terminam hoje sexta-feira (8) de fevereiro, às 18 horas. A prova será realizada às 13 horas do dia 20 de fevereiro, e o resultado sairá no dia 26 de fevereiro, também às 13 horas.

Quatiguá
A nova gestão de Quatiguá está encontrando dificuldade em por a casa em ordem, segundo informações o ex-prefeito Efrain e seu grupo deixou uma dívida de R$ 877 mil na saúde pública do município. Além do rombo financeiro os arquivos e controle de entrega dos medicamentos fora apagados dos computadores no final do ano passado para dificultar o trabalho da nova gestão.


Atuação
O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) apresentou projeto de lei que destina às mulheres vítimas de violência doméstica, 4% das unidades de programas de loteamentos sociais e de habitação popular.  De acordo com o projeto, a proposta busca atender mulheres vítimas de violência doméstica, desde que preencham os requisitos estabelecidos para concessão pelos órgãos competentes. Na preposição, para os efeitos desta lei, são consideradas mulheres vítimas de violência doméstica aquelas que se enquadram nas hipóteses elencadas na Lei Federal n.11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Carnaval em Jacarezinho
As quatro escolas de samba de Jacarezinho já se preparam para os desfiles de carnaval que acontecerão neste sábado (9) e segunda-feira (11), sempre com inicio às 20 horas na rua Paraná. Além das tradicionais escolas de samba, o desfile ainda terá a presença de mais quatro blocos carnavalescos.

Programa Oficinas Permanentes
A Prefeitura de Jacarezinho através do Departamento de Cultura mantém em atividade o programa Oficinas Permanentes, já iniciado em anos anteriores. O projeto está com inscrições abertas. As matrículas devem ser feitas no Departamento de Cultura de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e também no período da tarde das 13h às 17 horas. O Diretor Municipal de Cultura, Jucelino Biagini, informou ainda que também há vagas para quem desejar ser integrante da Banda Municipal. Há várias opções de instrumentos.

Programa Oficinas Permanentes
O Departamento de Cultura ainda oferece Oficinas Permanentes de violão, teatro, balé, teclado e artes plásticas (pintura). “Este programa é muito bom e iremos manter, pois com certeza ajuda muitas famílias e ensina algo de valor aos jovens”, ressaltou o Diretor de Cultura.

Pronatec destinará 90 mil vagas a presos e pessoas que já cumpriram pena
Pessoas que cumprem pena de privação de liberdade e as que já deixaram a prisão terão acesso, a partir de agora, a cursos gratuitos de capacitação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Um acordo assinado hoje (7) entre os ministérios da Justiça e da Educação prevê a oferta de 90 mil vagas até 2014 em cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional.

Governo vai oferecer bolsa de estudo para filhos de policiais mortos em serviço
Os ministérios da Educação e da Justiça estão preparando proposta para apoiar a formação universitária de filhos de policiais mortos em serviço. A ideia inicial é conceder uma bolsa de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). A informação é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “É uma perda que não é compensável, que é enterrar o pai por estar fardado em serviço e é assassinado de forma covarde pelo crime organizado. É muito pouco em termos financeiro, mas é o mínimo que o Estado deve fazer para as famílias desses policiais”, disse Mercadante durante cerimônia no Ministério da Educação. O ministro informou que será preciso ajustes na legislação para garantir esse direito aos filhos de policiais mortos em serviço.

 Combate à violência contra crianças no carnaval
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, pediu a atenção da população ao lançar na manhã de ontem (7) a Campanha Nacional de Carnaval de Proteção à Criança e ao Adolescente. O objetivo é fazer com que as pessoas que tiverem informações sobre violência contra menores de idade procurem os conselhos tutelares, a polícia ou denunciem ao Disque 100, que encaminhará o caso às autoridades locais e à rede de proteção.

Aneel divulga tarifa de energia residencial com desconto
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou ontem (7) a lista atualizada das tarifas residenciais de energia, com o desconto determinado pelo governo federal em 24 de janeiro. As reduções variam de 18% a 25%, dependendo da concessionária. Os valores não contemplam tributos e outros itens que fazem parte da conta de luz, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a Taxa de Iluminação Pública.