sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Wenceslau Braz


Cadê o asfalto?
Prefeito Taidinho prometeu que cidade seria asfaltada, mas ruas continuam esburacadas. Moradores criticam falta de atitude da prefeitura


Da Redação
Após um mês da promessa do prefeito de Wenceslau Braz, Taidinho (PCdoB), de que as ruas do município ganhariam um novo asfalto, nada foi feito. Segundo fontes ligadas à prefeitura, o prefeito sequer tem a verba para realizar as obras de pavimentação.
Quem anda por Wenceslau Braz percebe facilmente o péssimo estado de conservação que a maioria das vias públicas se encontra. A Avenida Avelino Vieira, uma das mais movimentadas da cidade, está em estado crítico. As operações de tapa buraco se tornam praticamente inúteis diante do avançado estado de deterioração da avenida. E muitas outras ruas estão do mesmo jeito. As operações tapa buracos apenas camuflam o problema até a próxima chuva chegar e causar mais estragos.
Um morador que entrou em contato com o CN e pediu para não ter o nome revelado fez uma série de reclamações sobre o assunto. "Simplesmente não tem mais como andar de carro dentro de Wenceslau Braz. Não tem mais asfalto, só tem buraco". O morador também critica as propagandas enganosas sobre o assunto. "Fizeram alarde aí, prometeram mil coisas, mas agora precisam pegar dinheiro emprestado para asfaltar a cidade porque o município não tem verba para isso. Pra mim o nome disso é incompetência", acusa. "É vergonhoso, hoje eu tenho vergonha de chamar meus amigos de outros lugares para visitar Wenceslau Braz", completa.
Não custa lembrar que a prefeitura municipal de Wenceslau Braz colocou placas pelo município falando sobre as obras de pavimentação. Contudo, as placas foram colocadas há mais de um mês e até agora não há esboço de que o asfalto saia dessas placas e vá de fato para as ruas, que permanecem esburacadas e causando transtornos à toda população brazense.

Ninhos tucanos em "revoada"
 no Norte Pioneiro

Da Redação
Siqueira Campos
Às vésperas das eleições municipais, lideranças do PSDB do Norte Pioneiro estão preocupadas com os espaços que estão sendo tomados por políticos considerados adversários em eleições anteriores. Tudo por conta de novas comissões provisórias que estão sendo montadas ou diretórios que estão sendo assumidos por novas lideranças, que militavam em outras legendas.
Esse é o caso, por exemplo, de Wenceslau Braz, onde o ex-prefeito Cristovam Andraus Júnior (PMDB) tinha como certo o apoio tucano à sua candidatura em 2012. Considerado "parceiro" e integrante do grupo de Beto Richa, Cristovam foi convidado pelo governador a assumir a chefia do Escritório Regional da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em Jacarezinho, função que exerce desde abril deste ano.
Acontece que o prefeito Athayde Ferreira dos Santos Júnior, o Taidinho apoiou às escondidas Beto Richa para o Governo do Paraná e hoje tem nas mãos o PSDB, que deve apoiá-lo à reeleição ano que vem. Ocorre que o prefeito tem na vice-prefeitura o médico Bráulio César Pereira (PT) e concorrerá à reeleição pelo PCdoB, partidos ligados à presidente Dilma Roussef e à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, adversários políticos do governador Beto Richa.
Em Salto do Itararé acontece situação semelhante. O ex-prefeito Selmo Adalberto de Carvalho apoiou explicitamente o governador Beto Richa, recepcionando-o em sua casa quando em campanha. No entanto, o PSDB de Beto Richa está se mudando para a base do prefeito Israel Domingues, que é do PDT, aliado de Osmar e desafeto do governador paranaense. PDT e PSDB devem ocupar o mesmo palanque em Salto do Itararé, para desespero e tristeza do ex-prefeito Selmo, que durante praticamente toda a campanha, dedicou-se a fazer de Beto Richa governador do Paraná.
Em Siqueira Campos o descontentamento também é geral. Embora o PSDB ainda esteja ligado ao grupo da que detém o mando político local, quem apoiou o governador Beto Richa está sem prestígio. O empresário Marlon Bonilha, que é a liderança que está assumindo o ninho tucano siqueirense.
Enquanto isso, o professor Manoel Estevan Velasque, que ocupa o cargo de vice-prefeito e é um dos postulantes à sucessão do prefeito Luis Antônio Liechocki, ficou de fora dos planos do PSDB, que deve apoiar candidato a prefeito de outro partido, ao invés de apoiar os companheiros de anos de luta no município e região.
JACAREZINHO - Já em Jacarezinho o problema está na falta de liderança entre os tucanos. O PSDB quer de qualquer forma lançar candidato a prefeito, mas não há um nome em consenso que transmita segurança e credibilidade. Um dos cotados é o empresário José Carlos Molini, que ousa lançar candidatura, mas não tem coragem de assumir que é candidato.
Com isso, o partido pode vir a apoiar o médico Sérgio Faria (DEM), aliado do clã de Lupion, que até a campanha passada era adversário de Beto Richa, mas depois da vitória do tucano, passou a apoiá-lo incondicionalmente.
No entanto, o possível apoio tucano ao candidato do DEM está deixando o deputado estadual Hermas Brandão Júnior descontente, pois vê a pouca possibilidade de crescimento escapar por falta de liderança do PSDB. Herminhas, inclusive, ameaça apoiar o candidato da prefeita Tina Toneti, caso o PSDB insista em apoiar Sérgio Faria.
Enquanto isso, o empresário José Carlos Molini, amedrontado e temeroso, assinala com a possibilidade de, caso não seja candidato a prefeito, ser convidado para ocupar a vice-prefeitura, ao lado de Sérgio Faria, o que facilitaria, em muito, a eleição do candidato da prefeita Tina Toneti.
As definições sobre esta situação política somente começarão a clarear após o dia 3 de outubro, quando termina o prazo de filiação partidária para que for candidato em 2012. É aguardar para ver!


Siqueira Campos promove 8ª Conferência
Municipal de Assistência Social



A prefeitura de Siqueira Campos promoveu a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, nesta terça-feira (2), no Clube Pindorama. O objetivo foi discutir políticas e meios para o aprimoramento das ações sociais realizadas no município.
O prefeito Luiz Antonio ressaltou a importância do departamento de Assistência Social para a população carente. "Às vezes as camadas mais altas da sociedade não percebem o valor da Assistência Social, mas com certeza os mais humildes sentem na pele a diferença que esse departamento faz". Para o prefeito, é fundamental que os entendedores do assunto discutam e encontrem as melhores soluções para amenizar as desigualdades sociais. "Queremos todos com boas condições de vida e de trabalho", afirma Luiz Antonio.
O discurso do prefeito se mostrou em sintonia com as palavras do vereador Paulão (PSB). "Queremos uma Siqueira Campos igual pra todos e isso só acontece quando se dá valor na área social, e tenho certeza de que hoje os moradores menos favorecidos de nossa cidade são amparados pela prefeitura", diz Paulão.
Outro a discursar foi um dos chefes do departamento, Elcio Junior. "Lutamos para igualar as oportunidades. Quero que no futuro ninguém diga que não estudou e não fez algo que gostaria por não ter tido a oportunidade".
A conferência durou a tarde inteira e contou ainda com palestras e debates sobre assuntos ligados à Assistência Social.

Domingo começa 5ª Copa Amunorpi de Futebol




De Jacarezinho

Começa neste domingo, 7 de agosto, a quinta edição da Copa Amunorpi de Futebol. Oito jogos serão disputados na rodada de abertura do evento, que reúne 17 equipes da região. A final da Copa está programada para o dia 20 de novembro, quando será conhecida a equipe vencedora. Paralelamente, a Amunorpi também promove um torneio de Futsal, que reúne dez equipes do Norte Pioneiro.
As 17 equipes que vão disputar a 5ª Copa Amunorpi de Futebol estão divididas em quatro grupos. O esquema da competição será de enfrentamento das equipes em turno e returno. Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo se classificam para a próxima fase, que será disputada no critério de mata-mata.
Dos 17 competidores, apenas o município de Arapoti não integra a região da Amunorpi, mas foi convidada pela organização a disputar o torneio. A 5ª Copa Amunorpi conta com apoio da Paraná Esporte, que será a responsável pelo pagamento da arbitragem dos Jogos, que ficará a cargo da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP) também apoia a competição.
No caso do Futebol, a equipe campeã receberá como prêmio uma moto Honda 125. Já a premiação para a equipe campeã no Futsal ainda não foi definida. A entrada nos locais de jogos, em ambas as modalidades, é grátis. Nas edições anteriores, Siqueira Campos e Figueira disputaram todas as finais. Ambas também colecionam dois títulos de campeão e um vice-campeonato.
ABERTURA - As oito partidas da rodada de abertura serão disputadas simultaneamente às 15hs30, com entrada franca nos locais dos jogos. Em Figueira, o time da casa enfrenta a equipe de Japira. Ibaiti joga em casa contra Pinhalão.
A equipe de Santana do Itararé vai para Siqueira Campos, onde enfrenta o time local. Já Quatiguá recebe a equipe de Jaboti. Jacarezinho e Santo Antônio da Platina também estarão disputando a partida de abertura da 5ª Copa Amunorpi, em partida que será disputada no Estádio Municipal Pedro Vilela, em Jacarezinho.
Ribeirão Claro vai enfrentar em casa a equipe de Joaquim Távora. Tomazina vai a Guapirama, onde enfrenta a equipe local. Wenceslau Braz e Arapoti também fazem a disputa de abertura, que será em Wenceslau Braz.

Siqueira Campos ganhará mais
de 600 casas populares
De Siqueira Campos
Lucas Aleixo
Siqueira Campos dá um grande passo para solucionar o problema do déficit habitacional. Graças a uma parceria com o programa federal Minha Casa Minha Vida o município deve ganhar em curto e médio prazo 645 casas populares.
"Meu sonho é conseguir fazer a entrega dessas casas até o final do ano que vem", vislumbra o prefeito Luiz Antonio Liechoki (PMDB).  A estimativa da prefeitura siqueirense é de quem aproximadamente duas mil pessoas sejam beneficiadas com as novas moradias. "É uma quase uma nova cidade", brinca Luiz Antonio.
Mas a quantidade de casas realmente impressiona. "É a maior obra do gênero em todo o Norte Pioneiro e uma das maiores do norte do Paraná", comemora o prefeito. E a "nova cidade" já será entregue com toda a infraestrutura completa - inclusive com todas as ruas com galerias para águas pluviais e asfaltadas.
As casas serão divididas em três padrões, que deverão variar de acordo com a renda e a prestação dos inscritos nos programas. As prestações serão de 10% da renda familiar podendo durar até 25 anos. Podem se inscrever famílias cuja renda não ultrapasse cinco salários mínimos.
"Quando um cidadão vai fazer compras pedem um comprovante de renda e de endereço para fazer o crediário. Hoje Siqueira Campos luta para que todos os cidadãos tenham tanto renda quanto moradia", explica Luiz Antonio.
As pessoas que se interessarem pelo programa e que se encaixam nas condições exigidas devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal.
Vale destacar que em seu primeiro mandato à frente da prefeitura, Luiz Antonio já havia feito a entrega de 154 casas populares no Jardim Oriente.
Instituto Técnico Federal
O prefeito Luiz Antonio anunciou que a presidente Dilma Rousseff já assinou os documentos para o início das obras do Instituto Técnico Federal de Siqueira Campos. A escola técnica deverá iniciar as aulas até o final do ano que vem e estima-se que a princípio deverá capacitar entre 200 e 300 alunos em cursos de diversas áreas.