quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Coluna Mister X 06/09/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg
Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me;
Salmos 7:1
Copa
A Fifa voltou a destacar, desta vez por meio da coluna mensal do secretário-geral da entidade, JérômeValcke, a grande procura por ingressos para a Copa do Mundo de 2014. O dirigente revelou que quase meio milhão de pedidos por bilhetes já foram feitos apenas para a final que será realizada no Maracanã, estádio que no Mundial terá sua capacidade total reduzida para 73.531 torcedores, segundo aponta o site oficial do organismo que controla o futebol mundial.
Espionagem
O vice-assessor de Segurança para Comunicações Estratégicas da Presidência dos Estados Unidos, Ben Rhodes, informou ontem (5) que o presidente Barack Obama deverá explicar pessoalmente à presidenta Dilma Rousseff “a natureza dos esforços de inteligência” do governo americano, após denúncias de que conversas da chefe do governo brasileiro teriam sido espionadas pela Agência Nacional de Segurança (NSA) daquele país.

“Menos médicos”
Desistências continuam a ser registradas em todo o país. Pelo menos duas cidades paulistas anotaram saídas de médicos brasileiros nesta quarta-feira (4): Ribeirão Pires, no Grande ABC e a capital, que receberia seis profissionais e agora está com cinco. No Rio, apenas 3 dos 17 profissionais inscritos começaram a trabalhar. Outros 11 desistiram oficialmente das vagas que pleiteavam, e dois, até o fim da tarde de quarta-feira, não tinham aparecido nem feito contato. Mesmo no Nordeste, que receberia o maior grupo na primeira fase, os registros vêm aumentando. Apesar de a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador informar que registrou apenas 5 pedidos oficiais de desistência, o número de profissionais que podem não aderir ao programa na cidade poderá chegar a 16 – metade dos 32 homologados.
Mortalidade Infantil
 A maior redução nas taxas de mortalidade infantil no país é uma das principais consequências do Programa Bolsa Família, que completa dez anos de existência, de acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. “A mortalidade infantil no Brasil diminuiu 40% e, no Nordeste, 50% nesse período, e 20% se devem ao Bolsa Família”, disse a ministra, que destacou ser esse um dos resultados mais importantes do programa e que comprovam o êxito da iniciativa do governo federal para beneficiar as famílias de baixa renda.

Pedindo aposentadoria
O deputado federal José Genoíno entrou nesta quarta-feira (4) com pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados. A informação é do seu advogado, Luiz Fernando Pacheco. “O estado de saúde dele recomenda repouso e inspira cuidados”, diz o defensor. Segundo Pacheco, foi protocolado junto com o pedido na Câmara um laudo médico assinado pelo médico Roberto Kalil, relatando o histórico de saúde do petista.
As manifestações continuam
Os eventos programados para o 7 de Setembro, em Brasília, deverão reunir cerca de 150 mil pessoas em um raio de 5 quilômetros (km) na área central da cidade, onde fica a Esplanada dos Ministérios. Pela manhã, estão sendo organizadas por meio das redes sociais diversas manifestações, com concentrações marcadas principalmente para ocorrer na praça do Museu Nacional da República, na Esplanada, próximo à catedral. A expectativa é que entre 40 mil e 50 mil pessoas compareçam, aumentando o fluxo de pessoas que assistirão ao desfile – previsto para começar às 9h10, na Esplanada, em frente ao Palácio do Planalto; e terminar às 10h, próximo ao Teatro Nacional e a Rodoviária do Plano Piloto.
Primeira morte por gripe A
A Fundação de Vigilância Sanitária e Saúde de Manaus (FVS) confirmou ontem (5) a primeira morte causada por gripe A (H1N1), ocorrida no sábado (1º). A vítima era um comerciante, de 35 anos, que morava no município de Eirunepé, a mais de 1.000 quilômetros de Manaus. Neste ano, apenas dois casos da doença foram confirmados no estado amazonense. Em 2012, foram nove registros de contaminação pelo vírus H1N1 e duas mortes. No dia 22 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, confirmou a quarta morte este ano, por causa da gripe A (H1N1), na capital. No estado do Rio, em cinco dias ocorreram 39 casos e dez óbitos pela gripe. De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, os casos de gripe provocados pelo vírus do tipo Influenza A (H1N1) “não têm se mostrado mais graves do que os demais casos de vírus Influenza”.
.