terça-feira, 14 de junho de 2011

Mister X - 15 de junho de 2011


Precisa
A Feira da Lua de Siqueira Campos é sucesso, muita gente prestigia e compra os produtos produzidos no município.  Mas junto com o sucesso vêm os problemas, nas sextas-feiras o estacionamento do Banco HSBC vira um banheiro público ao livre, onde não são respeitadas crianças, idosos ou qualquer pessoa que seja isso ocorre por falta de um banheiro público. Alguém deve pensar em uma solução urgente.

IPTU
Na sessão de ontem (Terça-feira) os vereadores siqueirenses aprovaram o projeto de lei para que a prefeitura possa cobrar judicialmente os inadimplentes do IPTU.  A prefeitura irá mandar para o fórum as dívidas ativas que forem acima de mil reais, e as abaixo deste valor será feita outra cobrança. Segundo o Departamento de Tributação da prefeitura antes de mandar as cobranças para serem feitas judicialmente os inadimplentes irão receber uma correspondência para negociar a dívida e só depois de esgotadas as negociações, a prefeitura irá executar o inadimplente judicialmente.

Posse na Acisc
Hoje acontece a posse da nova diretoria da ACISC (Associação Comercial e Industrial de Siqueira Campos). Deixa o cargo Zélio Urias que esteve à frente da entidade por seis anos e agora assume o advogado Anderson Adauto que entra com vontade de trabalhar. 

Inauguração
Será Inaugurado nesta próxima sexta-feira (17) o Fórum Eleitoral, a solenidade está marcada para as 16 horas. A nova instalação da Justiça eleitoral de Siqueira Campos foi edificada próxima a garagem da prefeitura, lugar onde será construído o novo Fórum, a nova Delegacia de Polícia e sede para a Polícia Militar.

Cobertor
O vereador Cezão conseguiu através do deputado Herminhas, 70 cobertores que serão distribuídos a algumas instituições. O vereador disse que ele fez outros pedidos para o deputado, e que esses cobertores serão divididos entre a Santa Casa e os dois asilos.

Levou Chumbo
O vereador Dinho de São José da Boa Vista, sofreu nova derrota na política, desta vez ele tentou emplacar uma indicação para mudar o nome Plenário da Câmara. Esta indicação saiu do nada, ou melhor, sem ao menos uma reforça ou alguma coisa que justificasse a mudança, mas nem seus colega de bancada de oposição lhe acompanharam e sua indicação foi rejeitada. Muitos correligionários de Dinho estão chateados com a idéia de mudar o nome do plenário, acho que o vereador que já sofreu outras derrotas entrou em outra gelada.

Tiririca estreia no Congresso com projeto 'bolsa alfabetização'

Do Folha.com/FLÁVIA FOREQUE
Mais de quatro meses após tomar posse, o deputado federal mais votado do Brasil fez enfim sua estreia no Congresso. Na última terça-feira, assessores de Tiririca (PR-SP) entregaram ao plenário da Casa os primeiros projetos de lei de autoria do humorista.
Uma das propostas prevê a criação de uma "bolsa alfabetização" para adultos que concluírem curso para aprender a ler e escrever. O projeto fixa o valor mínimo de R$ 545 para o benefício.
O palhaço teve a diplomação para o cargo ameaçada após suspeita de ter falsificado declaração em que afirmou ser alfabetizado. Ele aceitou fazer um teste para comprovar que sabe ler e escrever e foi absolvido pela Justiça Eleitoral.
No texto da proposta, Tiririca justificou que o benefício tem a "finalidade de estimular o aprendizado da leitura e da escrita, de forma a qualificar e assegurar ao cidadão o pleno acesso e a utilização da informação".
Em contrapartida, é exigido período mínimo de seis meses de aula, com ao menos 85% de frequência.
Os outros dois projetos de Tiririca tratam da criação de vale-livro para alunos da rede pública e de serviços de assistência social para profissionais do circo.
Segundo dados oficiais, 113 deputados não apresentaram nenhum projeto de lei neste primeiro ano da legislatura. Esse grupo, no entanto, inclui aqueles que já se afastaram para assumir um cargo no Executivo e seus suplentes na Casa.
O deputado não quis comentar suas propostas.
Desde que iniciou o mandato, Tiririca tem mantido uma atuação discreta na Câmara. Até agora, não fez nenhum discurso na tribuna nem relatou propostas de outro deputado.
Na Comissão de Educação e Cultura da Casa, única em que o humorista é titular, colegas afirmam que ele nunca pediu a palavra.
"Ele não tem perdido nenhuma reunião. É assíduo, mas tem um perfil discreto", afirma a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da comissão.


Comissão do Senado aprova projeto contra bullying nas escolas
Da Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (14) um projeto de lei para que os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, adotem estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão recorrentes entre os integrantes da comunidade escolar, conhecidas como bullying. O texto segue agora para análise da Câmara e poderá fazer parte da Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB).
Para o autor do projeto de lei (PLS 228/10), senador Gim Argello (PTB-DF), os efeitos do bullying são deletérios, "causando enorme sofrimento às vítimas". Para ele, essa situação é ainda mais grave quando acontece nas escolas, "por afetar indivíduos de tenra idade, cuja personalidade e sociabilidade estão em desenvolvimento".
 Em sua justificativa, o senador pelo Distrito Federal lembra que o tema, por ser recente, ainda não está previsto na LDB. Para ele, a abordagem nas escolas é necessária, pois o bullying se manifesta de formas diversas, que incluem insultos, intimidações, apelidos pejorativos, humilhações, amedrontamentos, isolamento, assédio moral e também violência física.
"Julgamos que essa abordagem seja mais adequada, pois evita a padronização das medidas a serem adotadas - as quais devem ser definidas de acordo com a realidade vivida em cada escola -, além de contornar o risco de tipificar condutas já tratadas no arcabouço jurídico competente, de forma mais genérica", explicou Gim Argello.
Para o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o projeto vem "em boa hora". Em seu relatório, ele sugere algumas providências a serem adotadas pelas escolas, mas pondera que, por se tratar de uma lei geral, válida para todos os sistemas de ensino, não seria adequado descer a detalhes.
Entre as sugestões apresentadas pelo relator, estão a capacitação técnica e pedagógica de todos os profissionais da educação que trabalham nas escolas, incluindo os não docentes; interação entre educadores e pais de alunos; articulação entre gestores educacionais e os encarregados da segurança da cidade e do bairro e ainda conscientização das crianças, adolescentes e jovens sobre as consequências "nefastas desse tipo de comportamento covarde e antissocial".
Segundo Ana Amélia Lemos (PP-RS), o projeto é meritório e urgente, pois o bullying é uma "prática lesiva que afeta o desenvolvimento de crianças e adolescentes na fase escolar". Marta Suplicy (PT-SP) lembrou que o bullying é um problema sério e que tem gerado crimes em vários países. Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou a importância de as escolas combaterem esse mal, que traz "vexame e constrangimento" às vítimas.
Gastos com Educação
 Na reunião desta terça, a CE também aprovou a realização de uma audiência pública para apresentar e debater os gastos relativos aos anos de 2009 e 2010 - da União, dos Estados e dos Municípios - com educação nas suas diversas modalidades, com ênfase na educação básica.
O autor do requerimento, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também quer discutir, no debate, a planilha de custos associado ao Plano Nacional de Educação, e a evolução do número total de alunos no sistema de ensino.
"Queremos entender os números para sabermos se os recursos estão indo para o lugar certo", explicou Cristovam, ao defender a realização da audiência Pública.

Visita ao Paraná



Dilma confirma vinda ao 
Sudoeste do Paraná no dia 30
Presidente fará o lançamento estadual do Plano Safra e deve se reunir com dois mil agricultores
Do  Bem Paraná

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), comunicou por telefone à deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que a Presidenta Dilma Rousseff (PT) virá ao Paraná no dia 30 de junho para lançar em Francisco Beltrão o Plano Safra 2011/2012. Luciana também recebeu a confirmação da agenda oficial por parte do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Reni Denardi. Além do lançamento do pacote agrícola e pecuário – que vai disponibilizar R$ 16 bilhões para as operações de custeio e investimento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) -, Dilma deverá se encontrar com aproximadamente duas mil pessoas que participam do II Encontro Estadual de Habitação para a Agricultura Familiar, promovido pela Cooperhaf, cooperativa habitacional do setor.
Este ano, os pequenos produtores têm um motivo a mais para comemorar os avanços na área de habitação rural. Graças a compromissos assumidos com a Presidenta, a Caixa Econômica Federal está criando uma gerência específica para a moradia rural no país. Eles defendem ainda que o programa nacional de habitação rural, dentro do Minha Casa, Minha Vida, se efetive como uma política pública permanente.

Pela segunda vez
CCJ rejeita fim das pensões
de viúvas de ex-governadores
Proposta já havia sido rejeitada, mas Lemos havia apresentado recurso

Do Bem Paraná com informações da Alep
 Uma vez mais o Projeto de Lei nº 031/11, de autoria do deputado Professor Lemos (PT), foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa na reunião ordinária de hoje (14). A matéria já havia caído em votação anterior. Lemos insistiu e apresentou recurso, mas não obteve êxito. A proposta revogava a Lei nº 16.656, de dezembro do ano passado, regulamentando o pagamento de pensão a viúvas de ex-governadores do Estado.
Das 49 proposições constantes em pauta, apenas 13 foram aprovadas, sete delas declarações de utilidade pública. Também passaram o Projeto de Lei nº 501/11, de autoria do Tribunal de Justiça, criando a 2ª Vara Cível e a 2ª Vara Criminal na comarca de União da Vitória; e o Projeto de Lei nº 451/11, de autoria do Poder Executivo, doando ao município de Cruzeiro do Oeste imóvel que irá sediar uma Biblioteca Cidadã.
Rejeitados – Dezessete propostas examinadas hoje foram rejeitadas, entre elas o Projeto de Lei nº 447/11, de autoria do presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), alterando artigo da Lei nº 15.329, de dezembro de 2006, que trata do mandato de diretor de escola da rede pública estadual. O mesmo destino teve o Projeto de Lei nº 123/11, de autoria dos deputados Osmar Bertoldi e Élio Rusch, ambos do DEM, dispondo sobre a emissão de declaração de quitação anual de débitos pelas pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados.
Entre os 12 projetos que tiveram votação adiada a pedido do autor ou do relator, ou por ausência do relator, dois são de autoria do deputado Professor Lemos: o de nº 288/11, dispondo sobre os conselhos escolares nos estabelecimentos de ensino público da rede estadual, e o de nº 311/11, alterando artigo da Lei nº 14.274, de dezembro de 2003, que trata da reserva de vagas a afrodescendentes em concursos públicos.
Foram baixados em diligência ao Poder Executivo os dois projetos que instituem novas Regiões Metropolitanas, a de Cascavel, proposta pelo deputado Leonaldo Paranhos (PSC), e a de Campo Mourão, por iniciativa do deputado Douglas Fabrício (PPS).
O Projeto de Lei nº 246/11, de autoria do deputado Douglas Fabrício, instituindo o programa de combate ao bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas escolas públicas e privadas do Paraná, voltou ao debate na Comissão. A matéria fora rejeitada, mas seu proponente recorreu contra o parecer contrário e um novo relator foi designado, o deputado Cesar Silvestri Filho (PPS). Apesar de seu parecer favorável, a votação acabou adiada por um pedido de vistas do deputado Evandro Júnior (PSDB).


PSDB deflagra operação para tentar evitar a saída de Fruet do partido

Do Bem Paraná /Por  Ivan Santos
A cúpula do PSDB paranaense deflagrou ontem uma operação para tentar evitar a iminente saída do ex-deputado federal Gustavo Fruet do partido. Sem espaço no “ninho tucano”, Fruet busca outra legenda para disputar a prefeitura de Curitiba no ano que vem. A ascensão de Gleisi Hoffmann – pré-candidata petista ao governo em 2014 – à chefia da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, e a possibilidade de Fruet migrar para uma sigla da área de influência do PT acendeu o sinal amarelo no PSDB, que teme que o ex-deputado acabe reforçando o time adversário. Líder das intenções de voto para prefeito na Capital, Fruet poderia atrapalhar os planos políticos dos tucanos para a reeleição do governador Beto Richa.
Para tentar evitar a perda, os tucanos estariam oferecendo ao ex-deputado a garantia da vaga de candidato ao Senado em 2014, em troca da desistência dele na disputa pela prefeitura. Dificilmente, porém, Fruet aceitará a proposta, pois já foi rifado pelo comando tucano outras vezes, e não teria como confiar em promessas com tanta antecedência. Além disso, ele acredita que sua vez chegou e não está disposto a abrir mão dela agora.
O deputado estadual Mauro Moraes, que já dava como certa a saída de Fruet, ontem mudou radicalmente de discurso. Agora afirma que ele não deve deixar o PSDB. Moraes alega que a imagem de Fruet está ligada ao partido, e que ele poderia perder apoio popular caso deixasse a legenda. A análise do deputado, porém, “esquece” o fato que até 2004, toda a história política do ex-deputado estava ligada ao PMDB, onde hoje muitos sonham com seu retorno.


Detran paga aluguel em 
vários municípios

Do Bem Paraná /Por  Ivan Santos
Embora com uma receita anual de R$400 milhões, o Detran-PR aluga imóveis em vários municípios paranaenses. Cerca de 50 cidades já cederam terreno para a construção de sedes do Ciretran, que também utilizam vias públicas para exames práticos de direção.  “Não há justificativa para o pagamento de aluguel dessas sedes, uma vez que o Detran possui recursos para construir escritórios em vários municípios paranaenses”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.
O parlamentar está propondo ao governo a padronização dos exames práticos de direção, com a delimitação de um espaço restrito para os testes e a construção de sedes próprias do Ciretran em todo o Paraná. “Dezenas de municípios já cederam espaço para a construção de escritórios e de uma área para a realização de testes”, reforça o dpeutado. Em muitas cidades, os exames práticos são realizados as vias públicas municipais, colocando em risco a vida de pedestres e motoristas.
Outro problema a ser solucionado dentro do Detran é a substituição de funcionários cedidos por prefeituras. Novamente o parlamentar reforça a tese de que a receita anual do órgão não justifica qualquer defasagem no quadro funcional. Segundo o deputado, o governo precisa realizar o quanto antes um concurso público para a contratação de pelo menos 1000 servidores, em nível médio e superior, prevendo também o número de profissionais que se aposentam anualmente. “O Detran precisar ampliar e reforçar seu quadro funcional, garantindo assim agilidade no atendimento”, pontuou.

Infidelidade partidária


PPS conclui processo de
expulsão de infiéis

Do Bem Paraná /Por  Ivan Santos
O diretório nacional do PPS avaliou todos os recursos de mandatários que foram condenados pelo diretório do PPS do Paraná por infidelidade partidária. De 27 processos encaminhados houve 16 expulsões de réus que recorreram. Dos 171 processos estabelecidos ainda no início do ano pelo diretório estadual, 70 foram arquivados, 68 receberam advertência interna e uma censura pública. Ao final do processo, o partido registrou 32 expulsos. Onze recursos foram acolhidos e providos pelo diretório nacional. Da soma total dos mandatários (prefeitos, vice-prefeitos, vereadores) expulsos, quatro são vice-prefeitos e um é prefeito. O restante é composto por vereadores.
De acordo com o presidente do PPS no Paraná, deputado federal Rubens Bueno, o processo será encerrado a partir da publicação e as consequências são a desfiliação e a notificação ao Tribunal Eleitoral. “O desligamento ocorre por infidelidade partidária e na sequencia vamos pedir o mandato. O número de expulsos é grande, mas o mandato não deve ficar nas mãos de infiéis do ponto de vista da moral e da ética na política”, afirma Bueno.
De acordo com o presidente do Conselho de Ética do PPS paranaense, Ivo Ericsson Camargo de Lima, alguns processos tiveram inicio durante a campanha eleitoral de 2010 e os demais foram estabelecidos, seguindo orientação do PPS nacional. “O Paraná obedeceu rigorosamente o pedido. Houve cuidado com o que foi avaliado, principalmente nos recursos analisados pelo diretório nacional. Alguns processos com punição máxima pelo diretório estadual tiveram alteração. Desde o início do ano trabalhamos nesta análise para buscar mais qualidade nos quadros do PPS”, disse Ivo.


Déficit nas contas do Estado
é de R$ 4,5 bi
 Do blog da Joice
O estado do Paraná tem um déficit nas contas de 4,5 bilhões de reais, segundo um balanço dos quatro primeiros meses deste ano. O dado foi apresentado aos deputados estaduais hoje pelo secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly. O secretário voltou a dizer que a dívida é uma herança do governo anterior, que começou a fazer obras e não finalizou, comprometeu o orçamento com despesas fixas e empurrou pagamentos para este ano. Hauly também se mostrou preocupado com os gastos com funcionários. Segundo ele, o executivo ultrapassou o limite de despesa com pessoal e vai precisar apertar o cinto para fechar as contas. A oposição questiona os dados apresentados pelo secretário. Para o líder da oposição na Assembleia, deputado Ênio Verri (PT), o governo tem inchado a planilha de gastos. O deputado Caíto Quintana (PMDB) também defende que o estado tem tratado do assunto como uma questão meramente política.

CPI dos Radares não 
vai sair do papel
Do blog da Joice
A CPI dos Radares da Câmara de Vereadores não vai sair do papel. A afirmação é do vereador Algaci Túlio (PMDB), que propôs a abertura da comissão no início de maio, após a suspeita do pagamento de propina e manipulação de multas dentro da empresa Consilux. Para abrir a comissão seriam necessárias 13 assinaturas, mas até agora apenas oito vereadores endossaram a proposta. Na metade de maio a CPI chegou bem perto de ser aberta, quando alcançou 11 assinaturas, mas três vereadores da base do governo voltaram atrás e retiraram o apoio. São eles: Professor Galdino, do PSDB, Denilson Pires, do PRP, e Jair Cezar, do PSDB que é o representante da Câmara na comissão que investiga o contrato fechado com a Consilux. Algaci Túlio acredita que a criação dessa comissão atrapalhou o processo de abertura da CPI.
Já o vereador Jair César, afirma que uma coisa não tem a ver com outra. Na opinião dele uma CPI tem mais caráter político do que técnico.
Jair Cesar apresentou hoje uma análise do segundo relatório da comissão técnica. Ele explica que não ficou satisfeito com o rumo dos trabalhos da empresa contratada para realizar a perícia. Segundo o vereador, a empresa perita estaria preocupada em simplesmente detectar o valor que a Consilux deveria receber ao invés de buscar alguma culpa no caso.


Parte de inquérito do desvio na saúde 
de Londrina deve terminar hoje

Deve ser finalizada amanhã a segunda parte do inquérito que apura o desvio de verbas da saúde pública de Londrina. O último depoimento foi colhido hoje pelos promotores do Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Quem prestou esclarecimentos foi Cristiane Hasegawa, esposa do presidente da Companhia Municipal de Transporte e Urbanização, André Nadai. Ele é suspeito de receber propina para fazer lobby com os institutos Gálatas e Atlântico, que desviaram pelo menos 300 mil reais dos cofres londrinenses. Em uma operação no mês passado, o Gaeco encontrou 29 mil reais em dinheiro na casa de Nadai. Nem os promotores e nem os advogados se pronunciaram. As investigações apontam o prefeito Barbosa Neto, e a primeira-dama, como os reais mentores do esquema de desvio de verbas da saúde pública municipal.

Dividas


Justiça determina busca em casa de Luxemburgo por dívida com Edmundo


Da Folha.com
A Justiça do Rio de Janeiro estabeleceu que deve ser feita uma busca na casa do técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, para penhorar objetos para pagar dívida com o ex-jogador Edmundo. A decisão judicial tem como objetivo de pagar dívida de R$ 1,9 milhão do treinador com o ex-atleta.
O processo se iniciou em 2006 pelo atualmente comentarista da Band, que cobra dois cheques não quitados pagos pelo técnico rubro-negro. O ex-jogador já ganhou os direitos de receber, mas não foram encontrados bens no nome de Luxemburgo suficientes para pagar o débito --alguns deles estavam já penhorados.
Por isso, a Justiça agora determinou que podem ser procurados bens em sua cobertura no condomínio Barramares, na Barra da Tijuca. Não podem ser retiradas geladeiras ou uma televisão se for única. Mas a decisão diz que podem ser penhorados "veículos de transporte, objetos de artes ou adornos suntuosos".
A Justiça baseia-se no artigo 659 do Código de Processo Civil, que prevê buscas em casas quando não for encontrado outra forma de quitar um débito. Um oficial de Justiça deve executar a ordem judicial e pode usar policiais militares e até arrombar a casa se o dono desta não estiver disponível.
O assessor de imprensa do treinador, Luís Lombardi, disse que não conhecia o advogado que tratava deste caso para Luxemburgo, nem detalhes do processo. A Folha tentou contatar o advogado José Costa, que defende o técnico, sem sucesso. Ele pode agravar a decisão e tentar impedir a busca e apreensão.

Justiça do Rio decreta prisão 
do ex-jogador Edmundo



Da Folha.com
O juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da Vara de Execuções Penais do Rio, determinou a expedição de mandado de prisão contra o ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Edmundo Alves de Souza Neto na tarde desta terça-feira. Cabe recurso.
Edmundo foi condenado em março de 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por homicídio culposo (sem intenção) de três pessoas e lesões corporais também culposas em outras três, vítimas do acidente ocorrido na Lagoa, zona sul do Rio, na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995.
No acidente morreram Joana Maria Martins Couto, Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota. Ficaram feridas Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer.
A sentença que condenou o ex-jogador foi proferida pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ele recorreu, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999.
O juiz rejeitou a alegação de prescrição e afirmou que "ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei", segundo o Tribunal de Justiça.
A reportagem não conseguiu localizar a defesa do ex-jogador para comentar a condenação. A secretária dele não atendeu as chamadas da reportagem. A Band, emissora onde Edmundo é comentarista, informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

ACIDENTE
Na tragédia, Edmundo dirigia uma Cherokee e havia acabado de sair da boate Sweet Love com as amigas Roberta, Débora, Markson Gil Pontes e Joana, que morreu no hospital. O carro de Edmundo bateu em um Uno, na Lagoa.
O Uno era dirigido por Carlos Frederico Brites Pontes, que morreu no local do acidente. Ele estava acompanhado da namorada Alessandra, que morreu no hospital, e de Natasha.
O laudo policial sobre o acidente concluiu que a alta velocidade em que o jogador conduzia seu carro foi determinante para a batida. Ele foi acusado (denúncia formal) de triplo homicídio culposo, em 1996.
Em sua defesa, no depoimento para o Ministério Público, Edmundo disse que foi fechado pelo motorista do Uno, mas não conveceu a Justiça.
No dia 5 de março, Edmundo foi condenado. Os advogados do jogador entraram com um recurso e conseguiram a liberdade provisória.
Em outubro, o Tribunal de Justiça confirmou a sentença e determinou a imediata detenção do jogador. Depois de ficar foragido por 24 horas, Edmundo se entregou e chegou a passar uma noite detido na Polinter (Polícia Interestadual). Foi liberado graças a uma liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Em dezembro de 2000, o STJ recebeu um recurso dos advogados do esportista pedindo a diminuição da pena. Solicitaram ainda a suspensão condicional da pena e, em caso de negativa, sua substituição por penas alternativas, como a prestação de serviços à comunidade.
Além disso, o jogador teve de fazer acordos com as famílias dos envolvidos no acidente, que entraram na Justiça com pedidos de indenização.

Homem perde R$ 25 mil em golpe na área central de Apucarana
Vítima acabou iludida com promessa da divisão de uma promissória de R$ 325 mil

Da Tribuna do Norte
Mais uma pessoa caiu no velho e conhecido golpe da promissória, consumado nos moldes do golpe bilhete premiado. Um homem cujo nome não foi divulgado pela polícia para evitar constrangimento ficou sem R$ 25 mil, após ser abordado por vigaristas, na tarde desta terça-feira (14), na Rua Bandeirantes, próximo ao Cemitério da Saudade, na área central de Apucarana.
De acordo com relato da vítima à Polícia Militar (PM), os golpistas o conveceram a dar R$ 25 mil a eles para dividir uma promissória de R$ 325 mil
Após a vítima sacar os R$ 25 mil em agências bancárias de Apucarana e até Arapongas e entregar o dinheiro aos estelionatários, eles fugiram e não foram mais localizados pela polícia.
O caso foi registrado na 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana.