quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mister X


ESCÂNDALO:
Primeira Dama de Jaboti detida em Ibaiti, usando carro público para frequentar academia



Fonte/ Blog do Cezar de Melo
Há alguns dias tem surgido denúncias de que a Sra. LENICE DE FÁTIMA DE ALMEIDA, primeira Dama de Jaboti (o Prefeito é Esmair de Carvalho), vem utilizando um veículo de propriedade da Prefeitura (Fiat Uno, cor branca - Placas ATX 9689 – foto acima), para frequentar academia e “malhar” na cidade de Ibaiti. A reportagem flagrou o uso do veículo nos dias  23 , 25 de maio.
O Veículo está identificado com adesivos da Prefeitura de Jaboti e a inscrição: “SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL”. Na lateral traseira consta a inscrição: “VEÍCULO ADQUIRIDO COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL – MDS – FNDAS – IGB e a LOGO DO PROGRAMA “BOLSA FAMÍLIA”.
As viagens acontecem várias vezes por semana, pois a Senhora Primeira Dama é bastante disciplinada e não perde uma aula sequer na Academia, que fica próxima à Igreja Matriz da cidade de Ibaiti. As aulas na academia de ginásticas em Ibaiti eram frequentadas pela 1a. Dama, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. O trajeto de Jaboti a Ibaiti e vice-versa (ida e volta) soma aproximadamente 50km, ou 150km por semana, ou ainda 600km por mês. Em 1 ano a 1a. Dama percoria cerca de 7.200km de estrada, com desgaste do veículo, tempo, combustível e etc, gerando considerável prejuízo aos cofres do Município, para se dar ao conforto de “malhar” em badalada academia ibaitiense.
Na tarde desta sexta-feira (25), a Primeira Dama cumpriu rigorosamente sua agenda. Ela, como sempre faz, chega com o Fiat Uno da Prefeitura de Jaboti e o deixa estacionado no Pátio da Igreja Matriz, para “disfarçar”. Quem vê o veículo no local, todos os dias, supõe que uma pessoa muito religiosa, usa veículo público de Jaboti, para frequentar a Igreja em Ibaiti. Mas isto pode ser engano, pois a Sra. Primeira Dama, segundo testemunha que por ora pede anominato, estaciona o veículo no local e ato continuo ela caminha por uns 100 metros, mais ou menos e chega à Academia de Ginástica, situada na Rua Rui Barbosa, esquina com Rua Nilo Sampaio, no centro da cidade e bem próxima ao pátio da Igreja.
DETALHE: o que ela não esperava era o flagrante, pois ao sair e tentar embarcar no veículo, havia uma viatura da Polícia Militar, acionada pelo serviço de inteligência, que deu o flagrante, por volta das 19:45 horas.  No momento a Sra. Primeira Dama LENICE estava acompanhada de outra pessoa, que seria funcionária da Prefeitura de Jaboti. Ambas estavam “em trajes de malhação”, o que demonstra possível uso do veículo público para interesse puramente particular.
Neste exato momento, a primeira Dama de Jaboti e sua colega de academia, encontram-se na delegacia de polícia de Ibaiti, juntamente com a polícia militar que escoltou o veículo ao local, para a lavratura dos papéis competentes. O caso foi registrado pela Polícia Militar, que comunicou o fato ao Delegado Regional de Polícia de Ibaiti, pelo BO – BOLETIM DE OCORRÊNCIA N. 2012/467215.
Agora o assunto será encaminhado ao Ministério Público para apreciação judicial, pois é passível de configurar o CRIME DE “PECULATO DESVIO” (USO DE BEM PÚBLICO PARA BENEFÍCIO PARTICULAR) E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
Desta forma o Ministério Público poderá enquadrar o caso, pois o Código Penal estabelece ser crime de PECULATO DESVIO: Peculato: Art. 312 – Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena – reclusão, de dois a doze anos, e multa.

§ 1º – Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.
O Flagrante foi registrado em vídeo e fotos, material esse que está disponibilizado para a polícia, Ministério Público e demais autoridades competentes. (Há fotos da 1a. Dama, inclusive dentro da Academia, malhando momento antes do flagrante


Coluna Mister X

Se esgotando
O prazo para que os líderes partidários e postulantes a cargos eletivos, ou seja, para os candidatos a prefeito se acertarem e não irem para uma convenção rachados está se esgotando. O grupo da situação de Siqueira Campos que era tido como o mais forte começa a amargar uma perca grande, pois o DEM bateu em retirada para fortalecer outro grupo político.

Equilíbrio
O PSDB que esteve com a bola do jogo nas mãos, já está vendo os concorrentes crescerem e ameaçarem, e do outro lado, os concorrentes, ou seja, a oposição vê uma eleição de possibilidades de disputa e com muitas coisas a explorar. O Anúncio do vice-prefeito o Manezão que poderia integrar o grupo de oposição mexeu com as peças do tabuleiro que estavam paradas, agora a disputa ficou mais acirrada e competitiva.

Candidaturas
Sabedores que uma terceira candidatura tem tudo para definhar e não progredir, já que disputa tende a polarizar em dois candidatos, os postulantes do PSB, O Bí, o do PSC, o Daio e do Dem, o Manezão decidiram abrir uma rodada de negociações que devem se estender até o meio do próximo mês.

Animou-se
Com a possibilidade de um “chapão” e embalado pelo deputado Ratinho Junior, o vereador Daio, agora partiu para uma candidatura a prefeito. Ele disse ao Mister X que deve entrar nas negociações não só como presidente de partido, mas sim como candidato a prefeito, pois o deputado lhe deu um grande impulso.

Irregulares
Há muitos proprietários das casas populares lá do bairro Jardim Oriente que estão alugando as casas irregularmente, as casas foram construídas para atender uma faixa de pessoas com incentivos de recursos públicos por isso os imóveis não podem ser alugados e a venda só pode se atender alguns critérios rigorosos, os contratos de gavetas não são reconhecidos. Há inquilinos que já pensam em parar de pagar e buscar na justiça o direito do imóvel.

“A lista”
O assunto do momento é a lista dos políticos inelegíveis, o Tribunal de Contas Paraná deve emitir uma lista dos que tem contas reprovadas e estão impedidos de concorrer no próximo dia 31. Não só Siqueira Campos está de olho nesta lista, mas outros municípios. A inclusão e exclusão de nomes desta lista podem mudar totalmente os rumos das negociações políticas.

Deserta
A prefeitura de Siqueira Campos divulgou para todos os lados as audiências públicas para discussão LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2013, mas pouca gente compareceu, os vereadores participaram, até porque foi feito em seguida da reunião ordinária, pois a outra audiência pública feita para demonstrar as receitas e os gastos públicos só estava o Presidente da Câmara, o vereador Cezão e pouquíssimos populares. É bom lembrar que quem não participa tem poucos argumentos para criticar.

 Em São José
A candidatura do ex-secretário Sérgio Kroneis está bem articulada e respeitada.  As alianças estão aumentando e fortalecendo cada vez mais essa pré-candidatura. O próximo passo está sendo preparado, ou seja, as coligações e a escolha do vice-prefeito que será feita através da participação de todo o grupo.

“Radar”
As instalações para a implantação do radar na curva dos Fiates estão sendo feitas e nos próximos dias o sistema vai multar os motoristas que ultrapassarem o limite de velocidade, e isto deve reduzir os riscos e número de acidentes. Outros radares serão implantados, um deles está previsto nas proximidades da fábrica da Pro Tork. 

 Bateu Carro
Como se não bastasse a Secretaria de Educação de Salto do Itararé não ter uma secretária nomeada, agora estão mandando que outras pessoas não lotadas do cargo usem o carro da Educação para outros fins, e não é que esses dias uma cidadã foi buscar flores e ornamentos para serem plantados na praça municipal e bateu o carro. Mas aí fica a pergunta, porque um carro da Educação foi buscar as flores? A pergunta também deve ser feita pelos nobres vereadores.

Recolhimento de “bitucas”
O deputado Estadual Rasca Rodrigues (PV), quer implantar no Paraná um programa de coleta  transporte e reciclagem de bitucas de cigarros. A primeira olhada até parece um daqueles projetos de “pirados” como de fazer pista de pouso para ETE, outros mais. Mas olhando para os dados  onde apenas em Curitiba, oito milhões de bitucas de cigarros são descartadas todos os dias e que  pelo menos a 3,5 milhões acabam sendo jogados nas ruas e conseqüentemente ajuda no entupimento de bueiros, a proposta deve ser levada em consideração sim.