segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Coluna Mister X 19/11/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg
Especulações
Corre nos bastidores de Siqueira Campos, que a igreja pode lotear e vender os seus terrenos próximos ao santuários do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. O terrenos são nobres e atualmente são usados só durantes a Festa, para estacionamento  de ônibus dos romeiros. As opiniões se dividem sobre o assunto, uns dizem que deve ser vendido e outra já acham que não. Outra novidade, que não é surpresa  é a possibilidade de doação da chamada “Praça do Santuário” lugar onde é concentrado a as barraquinhas durante festa ao município que hoje já responsável pela manutenção do lugar.

Especulações I
Atualmente  a paróquia de Siqueira Campos é comandada pelos Freis Capuchinhos, e os contratos devem vencer com a Diocese em 2015, e existe a possibilidade desse contrato não ser renovando, e com isso vem mais especulações comentários extraoficiais vem por ai, ou seja, apenas especulações por enquanto. Mas as mais fortes são de que os Capuchinhos poderão ir embora e irão vender o complexo construído ( santuário) para a Diocese ou terceiros. Já outra especulação é que a partir de 2016, o projeto seja acabar com os dez dias de Festa do Senhor Bom Jesus e o comercio durante festa, e construir um novo santuário para Senhor Bom Jesus da Cana verde, um lugar parecido com Santuário de São Miguel Arcanjo, construído em Bandeirantes. Lembrando que ainda tudo é apenas especulações.

“Doentes”
Entrevista com os profissionais de saúde de Siqueira Campos, foi revelado que são transportado cera de 2000 pessoas todos os meses para tratamento de saúde fora do município Sem dúvida é um numero muito elevado de “doentes”, é lógico que no meio desses pacientes um ou outro vai para passear, ou seja, fazer alguma coisa que não é ligado a saúde a pessoal. Mas a revelação é interessante, e preocupante, e preciso que o estado e o governo  federal invistam mais nos hospitais regionais, para tirar essas  pessoas dos longos trajetos, que alem de cansativo ainda trás do risco de acidentes.

Crise financeira
A esperança dos prefeitos que é que a arrecadação volte ao normal e que o Governo Federal faça aquela compensação chamada do 1%, pois só assim vão poder honrar o 13 º dos servidores. Já os fornecedores das prefeituras estão apreensivos, pois é natural que os prefeitos optem por pagar os servidores e deixar alguns fornecedores para o ano que vem.

Tem dinheiro e não gasta
No próximo ano, as expectativas para os grandes eventos esportivos que serão realizados em Brasília se tornarão realidade. A proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, no entanto, ainda não se justificaram nos gastos do Ministério do Esporte. Com orçamento de R$ 4,4 bilhões para este ano, apenas R$ 766,7 milhões foram desembolsados. O montante equivale a 17,5% do previsto para a Pasta.

Quase 4 mil servidores foram expulsos
Os problemas de corrupção por agentes públicos não são exclusivos da prefeitura de São Paulo, atualmente em evidência pelas investigações do Ministério Público. Entre 2003 e 2013, 3.872 servidores públicos federais foram expulsos em decorrência de irregularidades, a maioria relacionada à corrupção. O número equivale a 352 expulsões por ano. Os dados estão computados no Cadastro de Expulsões da Administração Federal, divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Ambulâncias
O Governo do Estado promove a maior reestruturação da frota de ambulâncias já realizada na história do Paraná. Desde 2011, 248 viaturas já foram adquiridas pelo governo estadual e estão à disposição da população de 129 municípios paranaenses através dos sistemas de transporte sanitário. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que para 2014 já está prevista a compra de mais 250 veículos, o que possibilitará que o Estado disponibilize praticamente uma ambulância em cada município paranaense.  A pretensão é de fechar 2014 com quase 500 ambulâncias adquiridas.

Aumenta a inadimplência
A inadimplência do consumidor registrou crescimento de 3,7% em outubro, na comparação ao mês anterior, de acordo com pesquisa divulgada hoje (18) pela empresa de consultoria Serasa Experian. É a primeira alta após quatro quedas consecutivas – 2,8% em setembro; 5,5% em agosto; 3,5% em julho; e 4% em junho. Porém, quando comparado a outubro de 2012, foi registrada retração de 11,9%. O acumulado do ano também apresentou queda: 0,6% na comparação aos dez primeiros meses do ano passado.

Projeto do PSD
O PSD do Paraná lançou ontem segunda-feira (18) o projeto “Pense um Novo Paraná” com objetivo de formular o programa de governo da legenda para fomentar o debate eleitoral do próximo ano. Além de ouvir lideranças e filiados ao partido em encontros regionais e setoriais, uma equipe de trabalho irá manter contato com instituições e entidades da sociedade organizada, universidades estaduais e cooperativas para ouvir sugestões e colaborações. A versão final do programa de governo do PSD deverá ser apresentada até maio de 2014