quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Coluna Mister X 10/01/2014

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Salmos 24:1
Já no ritmo
A pouco tempo no cargo, o secretário de Administração, Jari de Paula, vem mostrando a que veio, começou devagar, conhecendo a estrutura da prefeitura de Siqueira Campos e já está fazendo a diferença dentro da prefeitura. Junto com o chefe de gabinete, os Ademir Gonzales Silveira estão dando mobilidade ao prefeito Fabiano Lopes Bueno (Bí), que pode deixar a prefeitura para fiscalizar obras, pode ir atrás de recursos fora do município. Isso é sintonia de equipe e pode render bons frutos para administração do Bí.

Fim da intervenção
A Santa Casa de Misericórdia de Siqueira Campos, que vinha sendo administrada por meio de intervenção municipal deve voltar para a Associação Civil sem Fins Lucrativos. Será realizada no dia 20 de janeiro uma reunião com os associados para discussão de três pontos: Fim da intervenção da Prefeitura Municipal de Siqueira Campos na entidade, discussão sobre uma possível alteração no Estatuto, e eleição da Diretoria Executiva. A reunião ocorrerá na Santa casa às 18h:00.

Reforma
A Câmara Municipal de Siqueira Campos está passando por algumas reformas, e depois de pronta devem melhorar as estruturas do legislativo que funciona precariamente. Mas mesmo com as reformas a acessibilidade é ruim, pois fica no segundo piso com escadas perigosas que dificulta o acesso de idosos, mães com crianças, e portadores de necessidades especiais.  Quem sabe esse ano os vereadores optem por comprar um terreno e construa uma casa de leis com mais acessibilidade.

Multa
A Sanepar está fazendo feio não somente na região do Norte Pioneiro como também na região dos Campos Gerais. A Companhia de Saneamento doParaná (Sanepar) foi multada em R$ 200 mil pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), na quarta-feira (8), por despejo irregular de esgoto em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do estado. Segundo o IAP, o lançamento inadequado foi encontrado no bairro Cará-Cará por meio de denúncias.
Não está atendendo a demanda
Apesar de estar divulgandona mídia  diversos  investimentos em redes coletoras de esgoto, reservatórios de água, entre outras melhorias na estrutura, a Sanepar está deixando muito a desejar. Ultimamente os serviços oferecidos estão de péssima qualidade. Durante essa semana a Sanepar esteve em destaque em redes sociais e na boca do povo, após a resposta insatisfatória para o povo siqueirense de que somente no próximo mês as estruturas irão melhorar para atender a demanda. Ontem o CN entrou em contato com o povo do município de Santana do Itararé que também tem passado apurado com a falta de compromisso da Sanepar. A lei assegura qualidade no fornecimento dos serviços prestados, porém não é isso que acontece na realidade.

Mais médicos
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem (9) que o governo pode recorrer novamente à cooperação internacional para atingir a meta de 13 mil profissionais trabalhando para o Programa Mais Médicos até março deste ano.De acordo com o ministro, há “uma percepção positiva” por parte da população e dos gestores estaduais e municipais em relação ao trabalho de médicos cubanos em atuação no país. “A avaliação tem sido muito positiva”, reforçou.O Programa Mais Médicos terminou o ano de 2013 com 6.658 profissionais trabalhando em 2.177 municípios e 28 distritos indígenas. A meta é, até março deste ano, ter 13 mil profissionais nos municípios que aderiram ao programa.

Vacina antirrábica
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) inicia hoje (10) um novo ciclo na história da produção e fornecimento de vacinas antirrábicas para o Ministério da Saúde. Depois de mais de 30 anos produzindo a vacina para cães e gatos, que o Ministério da Saúde utiliza em suas campanhas de profilaxia da raiva, utilizando, como substrato, tecido nervoso de camundongos neonatos (recém-nascidos), o instituto inicia em janeiro o fornecimento do imunobiológico de sua vacina produzida pelo método do cultivo celular, tendo adotado processo inédito denominado “perfusão”, que valorizará sobremaneira o produto.