quarta-feira, 25 de abril de 2012

MIster X


DISPUTA INTERNA
O PT de Siqueira Campos está numa disputa interna há mais de duas semanas. Nesta terça- feira teve desdobramentos o presidente da sigla, Aloísio Torres Guerra disse que alguns membros do partido “lhe fizeram de Rainha da Inglaterra” (Traduzindo= Rainha da Inglaterra só tem poder fictício não manda nada). Aloísio contestou mais uma vez as prévias do partido onde indicou Edna Pereira Barone como pré- candidata do PT.

DISPUTA INTERNA I
Na mesma manhã o vereador Arnaldo Luska retrucou e disse que estava falando em nome da maioria da Executiva do PT e que não era a realidade o que Aluísio disse, apresentou atas e o registro do pedido de prévias assinado por membros do partido. Arnaldo ainda argumentou que “Aluísio estaria fazendo um cavalo de batalhas” ao dizer que só serviu para pagar conta do partido, Arnaldo ainda argumentou que durante anos sofreu com as contas dos partidos e disse que muitas vezes bancou sozinho e nem por isso fez um cavalo de batalhas.

CANDIDATURA PRÓPRIA
O deputado federal Abelardo Lupion disse no final de semana por telefone ao Mister X que não abre mão de uma candidatura do DEM em Siqueira Campos. O preterido para a disputa é o atual vice-prefeito Manoel Estevam Velasque - o Manezao que também se dispôs a concorrer ao pleito.

REUNIÃO
Está marcado para hoje uma reunião da executiva e filiados do DEM. A pauta e as eleições de 2012, onde se deve preparar os candidatos a vereador e prefeito para as convenções no mês de junho.

TRÂNSITO
Cada dia mais gente reclama do trânsito nas ruas centrais da cidade, a cobrança é de um plano viário e de horário para carga e descarga nestas ruas. A reclamação é de que além do trânsito pesado os caminhões de entregas não respeitam as regras de trânsito transformando as ruas em um caos momentâneo, é preciso que alguém atenda as ansiedades da população.

TOMAZINA
Lá pelas bandas do Rio das Cinzas a política começa a esquentar. O ex-prefeito Luiz Farias que estava cuidando de sua fazenda agora vem sendo indicado pelo grupo para disputar a prefeitura de Tomazina. Segundo especulações o ex-prefeito ainda mantém uma forte liderança política no município podendo fazer frente ao atual prefeito Guilherme Saliba. As discussões em Tomazina devem se intensificar nos próximos dias, as cobranças de três anos de mandato do prefeito Guilherme virão. A oposição argumenta que não quer levar para o lado sujo, mas quer questionar algumas ações da atual administração como a aplicação dos recursos de verba de contingência (enchentes e meio ambiente como reativação de lixão e corte de árvores centenárias).

Política- Agricultura


Lupion pede a Richa contratação de 100 técnicos para o IAP


Assessoria

Em discurso proferido durante a solenidade de inauguração do Quartel dos Bombeiros, sexta-feira (20) em Jacarezinho, o deputado federal Abelardo Lupion (Dem) pediu ao governador Beto Richa (PSDB) a contratação de pelo menos 100 novos técnicos para atuação em licenciamentos ambientais e no Programa de Regularização Ambiental (PRA).
 “O Código trará segurança jurídica ao produtor rural, e cada estado da federação terá um papel importante na sua implementação. Isso aumentará de forma significativa a demanda por serviços nessa área”, disse o deputado.
Lupion elogiou a iniciativa do governador, que anunciou a construção de uma nova sede para o IAP em Jacarezinho. A unidade, que tem jurisdição sobre 23 municípios do Norte Pioneiro, funciona de forma precária junto ao escritório da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAB). O órgão conta com apenas três servidores para o trabalho de campo na região. “O crescimento econômico do Estado depende da agilidade no Licenciamento Ambiental. É impossível fazer uma fiscalização adequada com um quadro tão reduzido de funcionários. O [Luiz] Tarcísio [Mossato Pinto, presidente do IAP] está fazendo milagre”, avalia o parlamentar.
O IAP vai construir sua sede em Jacarezinho em uma área de 5 mil metros quadrados, cedida pelo Município e localizada nas proximidades do Frigorífico Rajá. O recurso para as obras é oriundo de oito meses de economia em diárias e combustíveis feita pelos próprios funcionários do órgão.
Outros serviços
Lupion lembrou que o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa, no início de abril, dois projetos de lei que definem as diretrizes da nova política ambiental do Paraná.
Um dos projetos prevê o pagamento por serviços ambientais prestados por produtores rurais que efetivamente contribuam para a conservação da vegetação nativa, além do que já é determinado por lei. Para acessar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), as áreas conservadas devem ser registradas em um cadastro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O outro projeto, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas, tem como metas a proteção das fontes naturais de água, redução dos gastos de energia, investimento em energias alternativas, captura de carbono, educação ambiental, ampliação da coleta seletiva de lixo, entre outras.
A Política Estadual sobre Mudanças Climáticas determinará que, em até dois anos, seja elaborado o Plano Estadual sobre Mudanças Climáticas, com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Paraná. “Como se vê, serão acrescentadas inúmeras atribuições ao Estado. A contratação de pessoal é fundamental para que as boas intenções do governador Beto Richa sejam postas em prática”, conclui Lupion.

Política- Wenceslau Braz


Cristovam e Paulo Leonar devem se unir para lançar candidatura em Wenceslau Braz

No entanto, ambos afirmam que ainda é cedo para dizer quem será o candidato a prefeito e a vice


De Wenceslau Braz
Lucas Aleixo

Os pré-candidatos a prefeito de Wenceslau Braz Cristovam Andraus Jr (PSDB) e Paulo Leonar (PPS) estão próximos de firmar uma aliança e lançar uma única candidatura de oposição. Uma reunião entre as bases aliadas dos políticos na noite do último sábado (21), na casa de Paulo, mostrou que a tendência é de união dos grupos.
Sempre em tom de união, os dois pré-candidatos discursaram para aproximadamente 50 pessoas que compareceram à reunião e, aparentemente, tiveram suas ideias bem recebidas entre os membros de suas respectivas bases.
Outro ponto esclarecido foi o adiamento dos nomes que encabeçarão a chapa para concorrer à prefeitura em outubro. “Não estamos aqui para discutir quem será candidato a prefeito ou quem será candidato a vice, estamos aqui para unir nossas forças e formar um grupo só”, explicou Cristovam. “O primeiro passo é discutir a união dos grupos, para depois haver um consenso de quais são os melhores nomes para disputar a eleição”, concordou Paulo Leonar.
Caso a aliança venha a se concretizar, a coligação de Cristovam e Paulo deve contar com, pelo menos, sete partidos. PSDB, PPS, DEM, PMDB, PTB, PTN E PTC já são legendas confirmadas e devem garantir à coligação cerca de 40 candidatos a vereadores. Logicamente, o nome dos candidatos a prefeito e a vice serão obrigatoriamente de pessoas filiadas a essas siglas e que contem com o aval da maioria dos partidos.
“Tanto eu quanto o Paulo continuamos como pré-candidatos a prefeito. Mas isso não impede de que a coligação lance algum outro nome futuramente”, afirmou Cristovam. “As definições sairão em junho, até lá muita coisa precisa ser estudada antes de qualquer decisão”, completou.
Dois vereadores de oposição também aprovaram os rumos que começam a ser tomados pela ala política. Jorginho Sabater e Beto, ambos filiados ao PSDB, elogiaram a postura de Cristóvam e Paulo.
“Hoje demos o primeiro passo de uma união que será muito boa pra nós e para nosso município”, afirmou Jorginho.  Para Beto, a união entre a força de Cristovam com a juventude de Paulo será o grande trunfo do grupo. “O Cristovam é experiente, tem um eleitorado fiel e muito grande enquanto o Paulo está começando agora, mas tem muita competência e vontade de fazer uma política bem feita, honesta e com princípios”, avaliou.
Saldo
“Estou muito feliz com essa reunião. Tenho certeza que todos nós saímos daqui fortalecidos e com um grupo que pode e com certeza vai mudar Wenceslau Braz para melhor”, comemora Paulo. “Independente de quem seja candidato, o importante é nos termos propostas concretas que sejam bem aceitas pela população para posteriormente serem colocadas em prática”, completa.
Histórico
Cristóvam Andraus Junior tem um vasto currículo como político. O empresário já foi vereador e prefeito de Wenceslau Braz, cargo a que concorreu quatro vezes. Ano passado teve sua trajetória política reconhecida ao ser nomeado pelo governador Beto Richa (PSDB) como chefe regional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
Já o bancário Paulo Leonar dá os primeiros passos na política, porém com um discurso de renovação tem conseguido a atenção do eleitorado brazense. Nas últimas eleições foi o responsável, sempre como o fiel apoio de sua base aliada, pela campanha o deputado Sandro Alex (PPS) em Wenceslau Braz onde conquistou quase mil votos.

Ação Policial


Operação conjunta prende dois por tráfico de drogas

Polícias Militar e Civil se uniram para combater o trafico em Siqueira Campos

Da Redação

Uma operação em conjunto entre as polícias Militar e Civil prendeu dois homens acusados de ligação com o tráfico de drogas na última quinta-feira (19) em Siqueira Campos. Os policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão na cidade e prenderam Robson de Souza, o Pescoço, e Sílvio de Jesus de Almeida, o Paquera. De acordo com o delegado Juliano Fonseca, as equipes começaram a operação por volta das 7 horas.
Na casa de Souza, os policiais encontraram 25 pedras de crack e um invólucro de maconha. Em outra abordagem, desta vez na casa de Almeida, os policiais apreenderam uma bucha grande de maconha. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Siqueira Campos, onde vão responder por tráfico de drogas. Participaram da operação equipes da Rotam e do Canil do 2º Batalhão da Polícia Militar. As prisões fazem parte de uma série de ações que as polícias têm desenvolvido no combate ao tráfico de drogas na região.

Trajédia


Homem mata amigo com disparo acidental

De Wenceslau Braz
Celso Felizardo

A Polícia Civil investiga a morte do pedreiro Rone de Carvalho, 27 anos, que morreu após receber um tiro no peito na madrugada de sábado (21), em Wenceslau Braz. O autor do disparo, Otávio Augusto da Cruz, 21 anos, era amigo da vítima e diz que foi um acidente. Segundo Cruz, ele estava mostrando a arma para o amigo quando o revólver calibre 38 disparou. Carvalho morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Jacarezinho e enterrado no dia seguinte.
Segundo o depoimento do acusado, eles voltavam de uma festa no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e por volta das 4h30, foram até a casa de Cruz, na Vila Velha. No momento do disparo, só os dois estavam na casa. Cruz foi preso por homicídio doloso, quando há a intenção de matar, porém de acordo com as investigações e com o depoimento do pai da vítima, os eram amigos de longa data e não haveria motivos para Cruz matar Carvalho.
O escrivão Antônio Stadnik explicou que o advogado de defesa trabalha para reverter a pena para homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. A arma, que não tinha registro, foi apreendida. Nenhum dos dois tinha passagens pela polícia. Cruz é funcionário da Empresa Engeluz.
Stadnik adverte sobre o perigo de se manter uma arma de fogo em casa. Ele aconselha aqueles que, realmente tiverem necessidade da posse de uma arma que procure se legalizar. “Uma arma na mão de uma pessoa não capacitada na maioria das vezes termina em tragédia, seja por imprudência, negligência ou imperícia”, explica. “Ciente dos perigos, quem realmente necessitar de uma arma, deve procurar uma loja credenciada e cumprir os passos para adquirir uma arma legal”, aconselha.



Acidente


Acidente deixa dois mortos entre Arapoti e Wenceslau Braz


Da Redação

Duas pessoas morreram após um grave acidente na PR-092, no trecho entre Arapoti e Wenceslau Braz, na manhã da última sexta-feira (20). Cinco veículos se envolveram na colisão, sendo quatro carretas e um Gol.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Estadual, um dos caminhões fazia ultrapassagem quando colidiu de frente com outro, que seguia no sentido contrário. Esse veículo ainda foi atingido na traseira por outras duas carretas e o carro.
O Volvo semi-reboque com placas ALJ 3468, de Cascavel, dirigido por Roberto Barizon, 55 anos, bateu no Mercedes Bens placas NKT 7777, Goiânia, conduzido por Douglas Masrchtte, 28, que colidiu com o Scania placas LYP 6887, Gaspar-SC, de Celso Schnaider, 50. O Gol com placas EZT 0459, de Piracicaba, cujo motorista era Thiago Libório Romanelli, 34, bateu na traseira do Volvo placas APT 6547, Ponta Grossa, conduzido por Claudinei Aparecido Alves, 25.
Barizon morreu no local e Schnaider não resistiu aos ferimentos e também morreu já depois de encaminhado ao Hospital Carolina Lupion, de Jaguariaíva. Os demais envolvidos no acidente sofreram apenas ferimentos leves.

Inauguração


Beto Richa inaugura fábrica em Siqueira Campos


De Siqueira Campos
Lucas Aleixo

O governador Beto Richa inaugurou oficialmente a fábrica de motos da Pro Tork, em Siqueira Campos, durante visita a quatro municípios do Norte Pioneiro na última sexta-feira (20) – além de Siqueira Campos, Beto Richa esteve em Jacarezinho, Joaquim Távora e Wenceslau Braz.
O governador passou por duas unidades das fábricas do grupo Pro Tork e teve a companhia dos secretários Ricardo Barros e Luiz Claudio Romanelli, chefes das pastas da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e do Emprego, Trabalho e Promoção Social, respectivamente. Os deputados Abelardo e Pedro Lupion, filiados ao DEM, além de uma série de autoridades regionais também estiveram presentes no evento.
Os discursos foram todos em tom de entusiasmo e otimismo, e quem falava fazia questão de tecer elogios ao avançado processo de industrialização de Siqueira Campos e a iniciativa do grupo Pro Tork, que só na fábrica de motos investiu cerca de R$ 50 milhões. Como o esperado, o governador ainda garantiu apoio para a indústria, que pode receber incentivos do programa Paraná Competitivo.
“O governo quer ser parceiro das empresas que investem e geram empregos no Paraná, de forma a criar oportunidades de desenvolvimento na região e em todo o Estado”, disse Richa.  Ele lembrou que em poucos meses o Paraná atraiu mais de R$ 16 bilhões em investimentos privados, por meio do Paraná Competitivo. "O Estado atravessa um novo momento, marcado pelo diálogo e um ambiente favorável aos negócios, e volta a ser inserido na agenda de investidores nacionais e internacionais”.
O diretor-presidente da Pro Tork, Marlon Bonilha, explicou que a unidade já opera de maneira experimental, com capacidade para montar até 70 motos por dia e agradeceu o apoio do governador Beto Richa e do Estado para a viabilização do projeto. “A fábrica inicia suas atividades com o pé direito”, comemorou. 
O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, disse que a produção das motos vai trazer benefícios para toda a região. "São investimentos como este que mudam a realidade dos municípios paranaenses, sobretudo das regiões mais distantes da capital. Investimentos que aliam emprego e renda com inovação e tecnologia”. 
Pro Tork
 A unidade da Pro Tork inaugurada é a primeira da empresa destinada à produção de motocicletas, e também a primeira do ramo no Sul do País. Há 25 anos no mercado, a companhia já mantém seis unidades em Siqueira Campos, nas quais produz motopeças, empregando mais de 4 mil pessoas. É a maior fabricante de peças para motos da América Latina, com uma linha de mais de 5 mil itens.
A nova unidade vai empregar inicialmente 500 pessoas, podendo chegar a mil ao atingir a capacidade plena de produção. A fábrica tem cerca de 6 mil metros quadrados e nela serão produzidos três modelos de motocicletas de 50 e 100 cilindradas, além do triciclo de carga batizado de Heavy Duty, o carro-chefe da marca. As três motos se juntam às duas minimotos de competição que já eram fabricadas pela Pro Tork em pequena escala.