quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mister x 27/02/2013



Reunião do PT
A executiva do PT de Siqueira Campos vai fazer uma reunião extraordinária no sábado dia 2 de março, segundo o presidente Aloísio Torres Guerra a pauta tratará da recepção de novos filados e outros assuntos como o PED 2013.  A reunião está marcada para as 14:00 horas do sábado.

Posição
O Aloísio Torres Guerra, além de ser presidente do PT de Siqueira Campos é vereador e em uma conversa ele disse a coluna que foi eleito para atender aos interesses do coletivo e que vai fazer isso sem tentar agradar A ou B.  Resumindo Aloísio não vai fazer o jogo político de ninguém, vai legislar com independência.

Saindo
Segundo informações o “Secretário de Administração” de Siqueira Campos, o Neto Montanha está de saída da prefeitura. A sua saída era prevista por ele mesmo que teria aceitado o cargo para ajudar a administração andar nos primeiros dias e agora cumprida a missão ele pediu exoneração e vai voltar a cuidar das empresas da família. Para ocupar o cargo vago da Secretaria especula-se que vá o Ademir Gonzáles Silva que está hoje no departamento de compras. Há fortes comentários que outros assessores já estão de partida por também terem cumprido suas missões e que também devem voltar a cuidar das suas coisas.

Unidades móveis de teste rápido de aids estarão disponíveis nas 27 capitais até 2014
O Ministério da Saúde vai disponibilizar, até o fim de 2014, unidades móveis de testagem rápida e gratuita de HIV/Aids a todas as 27 capitais do Brasil. O público-alvo do trailer são gays, homens que fazem sexo com homens e travestis, mas o teste pode ser feito por qualquer pessoa interessada. Ontem (27), o ministério inaugurou um trailer no Rio de Janeiro. As cidades de Brasília, Recife e São Paulo já contam com o equipamento de testagem voluntária, que é parte do Projeto Quero Fazer, iniciado em 2011 pela organização não governamental (ONG) Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (Epah), com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Livro didático ocupa segundo lugar dentre os mais lidos no Brasil
Quase todos os professores de escolas públicas no Brasil (98%) usam livros didáticos, segundo levantamento do QEdu: Aprendizado em Foco, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para a educação. Do restante, 1% acredita que o livro não é necessário e 1% não usa porque a escola não tem. O levantamento é baseado nas respostas ao questionário socioeconômico da Prova Brasil 2011, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os livros didáticos ocupam o segundo lugar dentre os mais lidos pelos brasileiros, logo depois da Bíblia, segundo levantamento do Instituto Pró-Livro.

MEC planeja dar acesso ao livro digital a alunos da rede pública nos próximos anos

Em 2013, a estudante Beatriz Aguiar ingressou no 1º ano do ensino médio em uma escola particular de Brasília. Além de todas as mudanças já esperadas para o período, mais uma: o material escolar agora não ocupa mais do que o espaço de um tablet na mochila. Por quatro parcelas de R$ 277 ela comprou as obras que serão usadas e atualizadas durante o período letivo. O Ministério da Educação (MEC), planeja, para os próximos anos, dar acesso a esse material aos alunos da rede pública. Consta no edital para os livros a serem distribuídas em 2015 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a inscrição de obras multimídia, que reúnam livro impresso e digital. Eles deverão ter vídeos, áudios, animações, infográficos, mapas interativos, páginas da web e outros objetos que complementarão as informações contidas nos textos escritos.
   

Carros roubados no Brasil e levados para a Bolívia começam a ser devolvidos
Cerca de 500 veículos roubados e levados irregularmente para a Bolívia começaram ontem (27) a ser trazidos de volta ao Brasil, para que sejam devolvidos aos seus donos. Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, em conjunto com a Aduana boliviana, e executada pela Polícia Federal (PF) e pela polícia do país vizinho, a operação é apontada pela PF como a maior repatriação de veículos furtados da história do Brasil. Segundo a Polícia Federal, ao menos 180 carros, motos e caminhões vão ser repatriados na primeira etapa da operação, iniciada pela manhã. Cerca de 50 policiais federais brasileiros estão neste momento na cidade de Puerto Quijaro, cidade do estado de Santa Cruz, na Bolívia, próxima a Corumbá, onde ocorre a cerimônia de devolução dos veículos. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, acompanham a solenidade. Ainda não há previsão de quando a devolução dos cerca de 500 veículos será concluída.

Sul do país terá mais doses para a campanha de vacinação contra a gripe
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será antecipada e os três estados da região Sul do País terão mais doses para atender a população. A confirmação foi feita ontem em reunião do Ministério da Saúde aos secretários da área do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 2012, o Paraná recebeu para a campanha 1,9 milhão de doses. Santa Catarina recebeu 1,5 milhão e o Rio Grande do Sul 1,9 milhão de doses, totalizando 5,3 milhões de doses para a região Sul. Este ano, os três estados receberão 7,7 milhões de doses – 2,8 milhões de doses para o Paraná, 1,8 milhão para Santa Catarina e 3,1 milhões de doses para o Rio Grande do Sul, estado que tem mais idosos e doentes crônicos cadastrados em seus serviços.

Mister X dia 27/02/2013



Em busca
O prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o Bí esteve semana passada em Curitiba onde rodou as secretarias do Governo do Estado deixando projetos e pedidos de recursos para Siqueira Campos, agora se prepara para ir a Brasília em busca de recursos federais.  A viagem acontece nos próximos dias.

Homenagem
O deputado Pedro Lupion vai ser homenageado na próxima sexta-feira, pelo comando do 2º batalhão de Jacarezinho. A solenidade acontece nas dependências do 2º Batalhão Jacarezinho as 18h00.

Em Joaquim Távora
Em Joaquim Távora o clima eleitoral está cada vez mais acirrado, agora os deputado Abelardo e Pedro Lupion do Democratas entraram na campanha de vez, eles representam o governo a favor do Neto Calil e João Néia.  Resumindo lá qualquer lado que ganhar vai ser atendido pelo governador, já que o outro candidato o Gelson Nassar também é do partido do governador, PSDB.

Em Joaquim Távora I
Para tentar disfarçar e até tentar se livrar do processo criminal que irá enfrentar, o prefeito interino Tião Paulista está saindo às ruas dizendo que o vereador que ele acertou dois socos estaria ligando para ele para pedir desculpas. Mas a verdade é que enquanto Tião Paulista tenta tumultuar as coisas o vereador Henrique está processando o prefeito interino e isso ainda vai dar uma dor de cabeça.

Governo lança 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
O aperfeiçoamento da legislação é um dos eixos do 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado ontem (26) pelo Ministério da Justiça e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Também foi apresentado relatório informando que as dificuldades para reunir provas dificultam a punição desse tipo de crime. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que pedirá aos presidentes da Câmara e do Senado celeridade na apreciação de projetos de lei que ampliam a tipificação de crimes envolvendo o tráfico de pessoas. Considerado um crime invisível, o tráfico de pessoas é uma prática frequente e preocupante no Brasil. O primeiro relatório sobre esse tipo de crime, divulgado pelo Ministério da Justiça, revela que entre 2005 e 2011 foram instaurados 514 inquéritos pela Polícia Federal. Desses, 344 são relativos a trabalho escravo e 13 a tráfico interno de pessoas. No mesmo período, houve 381 indiciamentos, enquanto as prisões chegaram a 158.

 Acidentes com moto respondem por cerca de 70% das indenizações do Dpvat
O balanço anual, divulgado ontem (26), do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) aponta que 69% das indenizações pagas, de 2011 a 2012, pelo seguro decorreram de acidentes com moto. Os números chamam a atenção para um cenário de alerta. "Estamos diante de uma doença epidêmica e generalizada [número de acidentes com motos] e não vemos ações drásticas do Estado para contê-la", disse um dos diretores da Associação Brasileira de Medicina no Trânsito (Abramet), o médico Dirceu Rodrigues Alves.

Câmara vota hoje fim do 14º e 15º salários
Os líderes partidários da Câmara dos Deputados decidiram ontem (26) que a proposta de acabar com os chamados décimo quarto e décimo quinto salários parlamentares será votada hoje (27) no plenário da Casa. O projeto de decreto legislativo já foi aprovado pelo Senado, mas espera votação pelos deputados desde setembro do ano passado.

Brasil vai precisar de quase 10 mil novas antenas de celular até a Copa
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal estima que as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 vão precisar de 9.566 licenças para a instalação de antenas de quarta geração da telefonia móvel (4G). Uma lei federal para unificar as regras sobre instalação de antenas nos municípios brasileiros foi aprovada no Senado, e a expectativa do governo é que a matéria seja analisada pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano. Para o sindicato, a lei vem no momento em que é crescente a demanda da população brasileira por serviços móveis, especialmente a banda larga no celular. De acordo com a entidade, a cidade que mais exigirá antenas será São Paulo, com 2.784. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, com 1.723, seguido de Brasília, com 954. Na sequência, Porto Alegre, com 665, e em quinto lugar Curitiba, com 652 antenas. Em sexto, está Belo Horizonte, com 642, à frente de Salvador (564), do Recife (490), de Fortaleza (441), Manaus (271), Cuiabá (215) e Natal (165).

Santas casas pedem reajuste na tabela do SUS e empréstimos para pagar dívidas
Representantes das santas casas de Misericórdia e de hospitais filantrópicos solicitaram ontem (26) ajuda ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que interceda por reajuste da tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do reajuste, eles querem abertura de uma linha de financiamento que viabilize o pagamento de dívidas, inclusive as trabalhistas.

Câncer de boca
Levantamento feito com pacientes com câncer de boca mostra que 70% dos casos atendidos pelo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tiveram diagnóstico quando a doença já havia atingido o estágio avançado. De acordo com Alfio José Tincani, cirurgião de cabeça e pescoço do HC, é comum os pacientes confundirem os tumores na boca com aftas. Ele alerta, porém, que feridas bucais que não curam em um período de quatro a seis meses, aumentam de tamanho, sangram e causam dor precisam ser investigadas. Tincani adverte que outra razão que atrapalha o diagnóstico precoce é o fato de muitos médicos não especialistas se confundirem na hora da detecção do câncer. Por isso, muitos pacientes acabam sendo tratados com antibióticos e anti-inflamatórios.