terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Volta ao trabalho


Mister X retornando ao trabalho
Depois de dez dias de merecidas férias, o Mister X retornar as suas atividades. Vamos tentar ao máximo informar e ajudar a nossa comunidade e fazer deste Blog um espaço do povo. A idéia para 2012 é  publicar as reivindicações e reclamações da comunidade, é lógico que é não será permitido usar o espaço para fazer política, ou ofensas e interesses pessoais. Mas se na sua rua, tem buracos, ou algum serviço que não esteja funcionando, ou coisa parecida, denuncie. `Pois não só  vou divulgar mas vou procurar a resposta do porque das reclamações.  Envie comentários pelo Blog ou pelo e-mail   coluna_misterx@hotmail.com


Regras da eleição-Pesquisa Eleitoral
Do Política em Debate
Desde o último domingo, as empresas ou entidades que realizarem pesquisa de intenção de voto relativa às eleições municipais de 2012 devem fazer o registro da pesquisa no mínimo cinco dias antes de sua divulgação na Justiça Eleitoral. Para as eleições de 2012, a Justiça aperfeiçoou o sistema informatizado de registro das pesquisas e a sua divulgação. Qualquer pessoa poderá consultar, na internet, os dados sobre os registros. Um link de acesso ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais estará disponível a partir de domingo nos sítios dos Tribunais Eleitorais e contará com manual eletrônico com orientações às entidades sobre como proceder. A partir do dia 5 de julho de 2012, último dia para o registro de candidatos às eleições municipais, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas feitas mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Paranaenses faltosos
Do Política em Debate
Três paranaenses aparecem na lista dos deputados federais mais faltosos em 2011, segundo levantamento da Transparência Brasil com base em dados da Câmara Federal: Dr Rosinha (PT), Ângelo Vanhoni (PT) e Alfredo Kaefer (PSDB). A maioria das ausências no plenário, porém, foram justificadas por motivo de viagem em missão oficial ou problemas de saúde. Em média, os parlamentares federais faltaram a 15% das 107 sessões deliberativas no ano passado.
Dr Rosinha (PT) é o que compareceu ao menor número de sessões – 67, tendo justificado 38 faltas (35,5%), além de outras duas não justificadas. Dessas, 22 foram explicadas em razão de “missão autorizada”, o que se explicaria pelo fato dele integrar o Parlamento do Mercosul, cujas reuniões são em países vizinhos. Outras 14 ausências foram justificadas por licenças para tratamento de saúde e duas para “atendimento a obrigação político-partidária”.
Já Vanhoni compareceu a 68 sessões no plenário, e também justificou 38 faltas, tendo registrado ainda uma ausência sem justificativa. No caso dele, a maior parte das faltas, ou 30 delas, foi motivada por compromissos político-partidários; seis foram por licença médica e duas por missões oficiais.

Aperto
Do Política em Debate
Levantamento da União Brasileira de Municípios (UBAM), aponta que boa parte cidades ultrapassarão os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, devido à diminuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Além disso, segundo a entidade, 90% dos 5.564 Municípios brasileiros terão muitas dificuldades para pagar o novo salário-mínimo, de R$ 622,73. De acordo com a UBAM, os repasses do FPM sofreram uma defasagem em torno de 61,8%, comprovadamente causada pela renúncia fiscal que evidenciou a subtração de valores em tributos como: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda (IR), desde 2009. Com o aumento do mínimo, centenas de prefeituras correm o risco de que descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tendo em vista que o reajuste causará um  impacto de 2,8 bilhões de reais em 2012

Achado corpo de PM desaparecido em Guaratuba

Ele havia desaparecido durante um patrulhamento no dia 31, depois que o barco em que estava com mais dois companheiros virou
  Da Rádio Banda B

O corpo do policial Marcelo da Costa Correia, 42 anos, foi encontrado no fim da tarde desta segunda-feira (2) no Rio Boguaçu em Guaratuba, Litoral do Paraná. Ele havia desaparecido durante um patrulhamento no dia 31, depois que o barco em que estava com mais dois companheiros virou.
“Ele estava a nove metros de profundidade. Os colegas dele nos disseram que foi encontrado por um pescador, na mesma região onde teria caído”, disse à Claudete Correia, prima do policial.
Segundo a polícia, houve uma pane no motor do barco, que teria provocado a queda do policial. O corpo ficou preso no fundo do rio e foi avistado boiando ontem, por um pescador. Os dois colegas, que estavam com Marcelo na embarcação, sobreviveram. 
Carreira - Marcelo estava na polícia há 15 anos. Lotado no Batalhão da Polícia Ambiental (BPAmb),ele trabalhava no litoral, há três anos fazendo patrulhas de barco. “A família dele toda é de Antonina. Será velado na igreja que o pai dele frequenta. O pai é evangélico”, contou Claudete à Banda B.
O corpo foi levado da Baía de Guaratuba até o IML de Curitiba. Após a liberação, segue para o velório e deve ser enterrado na quarta-feira (4).

ChuvaS


Minas Gerais com 52 municípios em situação de emergência
9.365 pessoas estão desalojadas (tiveram de deixar as casas) e 404 estão desabrigadas (perderam a casa)
Subiu para 52 o número de municípios em situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Até o momento, 9.365 pessoas estão desalojadas (tiveram de deixar as casas) e 404 estão desabrigadas (perderam a casa). A Defesa Civil no estado contabiliza, ainda, quatro mortos e um desaparecido.
Na madrugada dessa terça-feira (3), a Rodoviária Municipal de Ouro Preto foi atingida por um grande deslizamento de terra e parte da estrutura desabou. Dois taxistas que estavam dentro de carros foram soterrados. A morte de um deles foi confirmada.
Nessa segunda-feira (2) a chuva causou muita inundação em diversos municípios mineiros. Pelo menos duas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte ficaram alagados. Em Itabirito, o rio que tem o mesmo nome da cidade transbordou e, em Brumadinho, o nível do Rio Paraopeba subiu, atingindo várias localidades.
Diversas cidades na região da Zona da Mata também foram atingidas pela chuva. Em Guidoval, houve aumento brusco dos níveis dos córregos e rios, inundando grande parte do município. A rede de telefonia foi toda afetada, deixando os moradores sem comunicação.
Em Ubá, os bairros centrais foram afetados por alagamentos e deslizamentos de encostas afetando parte do sistema de abastecimento de água.
A chuva vai continuar na região. Segundo a Defesa Civil, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva, pelo menos, até sexta-feira (6).


Grandes liquidações também exigem pesquisa de preço
Consumidores são levados por compras de impulso, sem adotar como precaução a pesquisa de preços entre as lojas
Algumas grandes redes de varejo realizam, nos próximos dias, as chamadas liquidações anuais, prometendo descontos de até 70% em produtos como televisores, aparelhos de som, fogões, geladeiras, utensílios para cozinha. Em razão disso, o Procon/PR dá algumas dicas que podem ajudar os consumidores.
É importante que o consumidor pesquise antes de comprar. De acordo com a coordenadora do Procon/PR, Claudia Silvano, os consumidores são levados por compras de impulso, sem adotar como precaução a pesquisa de preços entre as lojas. “Muitos consumidores, ao verem as chamadas como, por exemplo, ‘liquidação’, ‘queima de estoque’ ou ‘bota fora’, simplesmente deixam de pesquisar”, constata Claudia. De acordo com a coordenadora nem sempre o preço anunciado realmente está mais baixo que o praticado pelo mercado, por isso é importante pesquisar preços e condições de pagamento.
RECLAMAÇÃO – Outra dica importante diz respeito ao direito de reclamar, caso o produto adquirido apresente defeito. “A não ser que os produtos apresentam pequenas avarias, como nos produtos de mostruário, que justifiquem os descontos concedidos, e desde que o consumidor seja devidamente informado no momento da compra. Informação sobre pequenas avarias deve constar na nota fiscal”, afirma Claudia.
Em relação aos produtos comprados pela internet, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor assegura a possibilidade de arrependimento. O consumidor pode desistir da compra, sem ter que apresentar qualquer justificativa, no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto.
É importante ainda que o consumidor verifique o estado do produto no momento da compra e da entrega, na presença do entregador, conferindo acessórios e manual de instruções em português. Caso verifique alguma irregularidade, o consumidor deve recusar o recebimento, fazendo a devolução na hora ao entregador da loja varejista.

Resultado do vestibular da UFPR sai nessa quarta-feira
Calouros serão recepcionados no Setor de Ciências Agrárias com o tradicional banho de lama
A partir das 14 horas dessa quarta-feira (4) será divulgado no site do Núcleo de Concursos  www.nc.ufpr.br, o resultado do Processo Seletivo 2011/2012 da Universidade Federal do Paraná.
Nesta tarde, os calouros serão recepcionados no Setor de Ciências Agrárias com o tradicional banho de lama, além de apresentações musicais e culturais. Os representantes de cada curso também receberão os novos alunos nas barraquinhas instaladas no local. O campus Agrárias está localizado na Rua dos Funcionários, 1540, no Bairro do Juvevê.
Com o maior número de candidatos inscritos desde 2004, mais de 50 mil, o vestibular deste ano conta com 96 opções de cursos de graduação, entre estes, um novo curso: o bacharelado em Expressão Gráfica, único no país. Das 5.087 vagas oferecidas pela UFPR,  outras 529 serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), do MEC, totalizando assim 5.616 vagas. Este ano, os 10 cursos mais concorridos são Medicina; Publicidade e Propaganda; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Direito diurno; Jornalismo; Direito noturno; Psicologia; Design Gráfico e Medicina Veterinária.
Cursos Técnicos – Na mesma data, a partir das 14 horas, será divulgado o resultado do Processo Seletivo do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR – cursos técnicos em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio e pós-médio em Agente Comunitário de Saúde.