quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Coluna Mister X 22/02/2013



Pedido de impugnação é negado e Neto Calil mantém candidatura e Joaquim Távora

A coligação “Família, Honestidade e Progresso” que tem como candidato o empresário Gelson Nassar (PSDB), havia entrado com um pedido de impugnação do registro de candidaturas de Neto Calil (DEM) e seu vice João Néia (DEM), alegando que eles não tinham se desincompatibilizado das funções que exerciam nos cartórios onde trabalham.  Na quarta-feira (20) o Juiz eleitoral Alexandre Moreira Van Broocke, julgou improcedente o pedido de impugnação feito pela coligação “Família, Honestidade e Progresso”, no despacho do juiz deferiu e argumentou que não viu motivos para não indeferir a candidatura de Neto Calil e João Néia. No dia 18 segunda-feira o Promotor de Justiça Eleitoral Fabrício Muniz Sabage já tinha despachado contra o pedido de impugnação alegando que Neto Calil é serventuário de cartório no regime celetista por isso se inclui na lei complementar 64/90 e não precisaria se desincompatibilizar. 
A decisão judicial colocou um fim nas especulações e a campanha segue frente, a eleição suplementar está prevista para o dia sete de abril.
Depois de saber o resultado da justiça eleitoral, o candidato Neto Calil disse que a decisão foi justa e que agora vai continuar a sua campanha debatendo idéias e propostas com a comunidade tavorense. “Os nossos projetos são pautados pela opinião popular, então vamos fazer o que a nossa gente quer, estamos visitando e conversando com os eleitores” finalizou Neto Calil.


Beto Richa na região
O governador Beto Richa, estará hoje no Norte e Norte Pioneiro, ele começa por Santo Antonio da Platina onde às 10h00 da manhã irá inaugurar a UTI do Hospital Regional e entregará ambulâncias para 10 municípios da região. Ele também fará anúncios de investimentos da Copel, Cohapar e Iapar. A solenidade será no hospital regional. Além dos assessores, chefes de núcleos e interessados, deputados estarão presente. Um deles é o deputado Pedro Lupion (DEM) que tem ganhado espaço no Norte Pioneiro e está praticamente em casa e receberá o governador Junto com o prefeito Pedro Claro de Oliveira (DEM). 


Beto Richa na região I
O governador também estará em Tomazina onde participará da posse do prefeito Guilherme na presidência da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). Beto Richa também irá anunciar investimentos para ampliação do sistema de água e esgoto, Copel e Cohapar. Em Tomazina será às 14h00 no Hotel Carro de Boi - Rua Humberto Miguel da Silva.

Beto Richa na região II
Finalizando a agenda às 16h00, Beto Richa estará em Bandeirantes no Centro Cultural Professor Takiko. Onde fará o anúncio de investimentos para as áreas de habitação, agricultura, desenvolvimento social e a confirmação da construção de um Centro Estadual de Educação Profissional no município. Beto também participará da posse da nova diretoria da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná).

Na saúde 
O prefeito Fabiano Lopes Bueno (Bi –PSB), disse ontem por telefone à coluna que as mudanças na saúde eram necessárias e que as coisas tem que funcionar. O prefeito disse que não vai brincar e não aceita brincadeira no setor que mais o povo precisa. Bi disse que o novo Diretor do Departamento de Saúde de Siqueira Campos Alcione Fernando Costa, já havia feito uma reunião na saúde para se apresentar como novo chefe da pasta e agora ele vai sentar e conversar com o Fernando sobre o que pode melhorar na saúde e contentar a população.

Estação de tratamento
O Bi disse que a sua viagem a Curitiba foi muito proveitosa, ele esteve em várias secretarias do governo do Estado para levar projetos, esteve em dois lugares para tratar de assuntos importantes para Siqueira Campos, uma deles a retomada das obras da estação de tratamento de esgoto que está parada há quase um ano, para isso esteve na Superintendência Estadual da Funasa no Paraná com o superintendente Raul Henrique Ribas Macedo, Bi disse que as coisas vão andar. O prefeito também esteve com Carlos Roberto Massa Junior (Ratinho Jr) o novo secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU) em busca de dinheiro para comprar máquinas, já que segundo ele o município está precisando de mais equipamentos para suprir as necessidades. Resumindo o prefeito Bi já pegou o ritmo e os caminhos para correr atrás de recursos para o município.

Trânsito ruim

Cada dia que passa fica mais difícil trafegar na rua Rio Grande do Sul. Com a volta às aulas a situação se agravou, ontem na hora de pico a rua parou. Um carro de som que fazia o anúncio de determinada loja deixou o trânsito “lentíssimo” como se isso não bastasse, um mega caminhão de entregas tentou entrar em uma das ruas transversais e por ser grande não conseguiu, o resultado foi de que teve que manobrar e assim parou de vez a rua. Passou da hora dos nossos edis avaliarem e buscarem uma solução para o problema.

Prefeito agride vereador

No fechamento desta edição, a coluna ficou sabendo que o prefeito em exercício em Joaquim Távora, Sebastião Paulista, mais conhecido como Tião Paulista perdeu o controle emocional e partiu com socos para cima do vereador Carlos Henrique Castanheira (ike). Os motivos são porque o vereador Ike foi buscar informação de quando o prefeito em exercício iria pagar os salários de alguns servidores que estão atrasados desde a gestão passada. O clima pesou na cidade e pegou muito mal para o prefeito que demonstrou despreparo, desequilíbrio no ataque de raiva. No clima quente não pode se saber o que o vereador irá fazer mas no momento em que buscávamos informações ele já tinha feito boletim de ocorrência e passava por perícia de corpo delito no hospital do município. Amanhã o jornal CN divulgará mais detalhes do ocorrido.