sábado, 15 de outubro de 2011

Chuvas


Fortes chuvas causam estragos e problemas em Siqueira Campos

As chuvas quem estão caindo nos últimos dias trouxeram muitos prejuízos e incômodos para os siqueirenses. Na sexta-feira (14) logo pela manhã os moradores da Avenida Quintino Bocaiúva tiveram uma surpresa depois de chover 130 milímetros, a chuva forte derrubou os muros da Santa Casa de Misericórdia e a enxurrada invadiu casas estragando móveis e utensílios.  Um carro tentou vencer as águas e ficou preso no alagamento. Outros bairros também foram atingidos, na Nascente do Sol teve casa invadida pelas enxurradas e barro deixando os moradores em alerta com medo de mais chuva forte. Na Baixada onde recebeu melhorias para conter as enchentes também não suportou o volume de água que inundou ruas e invadiu casas.
O ocorrido fez a Sanepar soltar um alerta por falta de água já que a captação de Siqueira Campos, tinha sido inundada, mas  voltou a funcionar normalmente na tarde da sexta-feira.

Suspensão


Caixa Econômica Federal suspende atividade de casas lotéricas em Ibaiti

  
Fonte: Informe policial

As casas lotérica “13 Pontos”, com lojas na Rua Teófilo Marques da Silveira, centro, e Praça Florêncio Martins de Melo (loja 2), parte alta da cidade de Ibaiti, estão com as atividades temporariamente suspensas pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. As duas lojas pertencem ao mesmo empresário.
Conforme o comunicado fixado nas portas das lojas (foto), as agências foram temporariamente suspensas por falta de alegada ausência de depósito bancário. Houve um furto de envelopes eletrônicos com dinheiro das apostas no dia 13 de junho. Os depósitos em envelopes eletrônicos são realizados por funcionários. O valor não foi divulgado.
A Polícia Civil de Ibaiti abriu um inquérito policial para investigar os fatos. As investigações correm em segredo de justiça. Dependendo do que for apurado o caso poderá ser remetido para a Polícia Federal, competente para investigar órgãos e concessionárias da União, e apontar as responsabilidades.
As casas lotéricas no Brasil trabalham com a comercialização de todas as loterias federais e de produtos assemelhados, atuando, também, na prestação de todos os serviços delegados pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, tais como, recebimento de contas de água, luz e telefone.
Para abrir e manter uma unidade em funcionamento é necessário obter autorização formal da CAIXA. Essa autorização é concedida mediante licitação, baseada em critérios preestabelecidos no edital.
Em contato com a direção da CEF, a assessoria informou que está aguardando respostas do departamento jurídico do órgão.
Com o fechamento temporário das duas lojas, apenas uma casa lotérica opera na cidade. Com a greve nos bancos, a loja está recebendo um número muito grande de pessoas para pagamentos de tarifas, boletos e realização de jogos.
Todos os dias a espera para atendimento passa de 40 minutos.


Município inicia novo projeto de Fanfarra


A Prefeitura Municipal de Jacarezinho começou no último sábado o novo projeto da Fanfarra municipal de Jacarezinho. Guiada pelo instrutor Luiz Henrique Hartmann, cerca de 25 crianças compareceram ao primeiro dia de aulas. Mesmo com a chuva, os alunos ensaiaram as primeiras marchas.
A expectativa da organização é de contar com pelo menos 50 integrantes nos próximos ensaios. Crianças acima de oito anos já podem participar. A decisão de retomar a Fanfarra foi tomada em reunião há pouco mais de um mês, quando foi decidido também o retorno da Banda Municipal.
De acordo com Hartmann, a Fanfarra ajuda no desenvolvimento das crianças. “Melhora tanto no aspecto da educação quanto no lado familiar, já que a criança melhora a coordenação motora e convive com outras crianças, aprendendo a se relacionar com regras e a respeitar o próximo”, disse.
Ainda segundo o instrutor, o tema da Fanfarra é que ela seja um exemplo de cidadania. “Agradecemos a prefeita Municipal pela confiança no meu trabalho, ao apoio do diretor do Departamento de Cultura maestro Carlos Henrique Costa e aos pais pela confiança em mim depositada”, conclui.
Quem se interessar pelo projeto deve procurar o Departamento de Cultura, que fica na sede da Secretaria da Educação, no antigo Hotel Municipal, em frente à Praça Rui Barbosa. O telefone é 3911-3024.

Município promove I Conferência de Políticas para Mulheres

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho promove amanhã (14) a I Conferência Regional de Política para Mulheres. É a partir das 13h no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), na avenida Getúlio Vargas, 968. Além de Jacarezinho, participam os municípios de Siqueira Campos, Japira, Wenceslau Braz, Ibaiti e Figueira. O tema da Conferência é o Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.
A ideia tomou forma no final do primeiro semestre deste ano, quando a prefeita Tina Toneti teve a iniciativa de criar o Conselho Municipal da Mulher na cidade. Tina então sancionou uma lei, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, legitimando e concretizando a intenção.
As palestrantes convidadas são Antonia Passos de Araújo* e Maria Helena Guarezi*. Ambas trabalham diariamente com a questão de gênero e militam em movimentos sociais. De acordo com a Procuradora Geral do Município Leana Bacon, esta Conferência vem para colocar em prática a política que o Governo Federal lançou. “Até o dia 16 de Outubro, serão realizadas Conferências Municipais em todo o país, culminando em 16 de Novembro a Conferência Municipal”, falou.
De acordo com Leana, o objetivo é instaurar em Jacarezinho um plano de Políticas Públicas para mulheres. Nosso município é pioneiro neste aspecto na região do Norte Pioneiro. A programação da Conferência de amanhã tem início já às 12h30 com o credenciamento e às 13h com a Abertura. Às 13h30, começa a palestra com o tema: “Mulher, Poder e Autonomia Econômica”. Às 15h30, começam os grupos de trabalho e meia hora depois, serão eleitas as delegadas para a formação do Conselho. Às 16h30, acontece a Plenária Final.
*Antonia é integrante do coletivo estadual de mulheres do PT do Paraná, membro da Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná, coordenadora do Forum Popular de Mulheres e foi assessora da Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman no Senado.
*Maria Helena é coordenadora técnica do Programa de Incentivo à equidade de gênero da Itaipu binacional. Este importante programa coloca a Itaipu entre 39 grandes empresas em todo o mundo que colocam em prática a equidade. Os objetivos são ampliar o número de mulheres no quadro, incorporar a dimensão da equidade em todas as atividades capacitação, promover a equidade na ascensão funcional e na estrutura do plano de cargos e salários e consolidar a equidade de gênero na cultura organizacional da empresa, entre outros.

Boletim das ocorrencias atendidas pela Policia Militar