quarta-feira, 20 de março de 2013

Coluna Mister X



Segurança Pública
Assassinatos de dois agentes penitenciários de Curitiba culminaram na transferência de trinta e oito presos que estavam em presídios localizados na região metropolitana da capital.Dois aviões decolaram do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhas, com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte e Porto Velho, Rondônia.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, a Polícia Civil investiga se há relação entre os dois crimes.
A transferência, feita pela Sesp e pela Polícia Federal, já estava sendo estudada pela inteligência das forças de segurança do Paraná antes dos assassinatos, de acordo com o secretário.Vasques negou ainda que os crimes tenham sido ordenados por facções criminosas. “Aqui no Paraná não existe organização criminosa com força alguma”, disse o secretário.


Tempo frio
Começou ontem (20), o outono e com ele segue pelo menos até o final da semana o tempo chuvoso e frio na região. Uma massa de ar frio que está sobre a Região Sul do país pegou todos desprevenidos e não deu chance para uma despedida com um dos típicos dias quentes que foram registrados nos últimos meses.
O início do outono com chuvas, está dentro do esperado e não significa que a estação será de dias cinzas na região. “Esta é uma estação um pouco mais ensolarada, principalmente a partir de maio e junho, na segunda parte do outono, quando geralmente as chuvas são mais escassas”, relatou o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri. Sem a influência de fenômenos climáticos de grande escala, como El Niño e La  Niña, a estação que inicia o declínio das temperaturas em boa parte do país deve permanecer dentro da normalidade.De acordo com o Simepar, a tendência é de que a quantidade de chuva fique dentro do esperado, com grande variação no volume de precipitação entre um mês e outro. A partir da segunda quinzena de abril, o resfriamento do outono – que já começa a ser sentido – passa a ser. Nos meses de maio e junho, o frio já passará a ser predominante em todo o Paraná.

Sai Feliciano
 Descontentes com a atuação do deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, um grupo de deputados lançou ontem (20) uma frente parlamentar para “garantir um espaço de discussão das minorias”.Feliciano é réu em dois processos no STF (Supremo Tribunal Federal): em uma ação penal, foi é denunciado por estelionato e, em outro, denunciado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel,  por conduta homofóbica e racista em uma postagem feita pelo parlamentar no Twitter. O post dizia: “A podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam (sic) ao ódio, ao crime, à rejeição”.
Igreja paga estudos de Beira-Mar
O administrador da Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba, Francisco Sales Gomes Neto, afirmou na mídia que a instituição decidiu pagar a faculdade de teologia do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar por acreditar que qualquer pessoa pode ser transformada. “Nós cremos realmente em Deus e na restauração de qualquer ser humano”, disse. Depois dessa confesso não tenho nada a declarar.
Caixa escolhe Paraná para projeto piloto
O governo federal escolheu o Paraná para dar início a um projeto piloto da Caixa Econômica Federal na área de moradias rurais. A proposta é tornar mais rápida a contratação de obras pelo Programa Nacional de Habitação Rural. A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar,) que já é correspondente bancário da Caixa, foi escolhida pelo governo federal para iniciar o projeto piloto por estar mais estruturada que outras companhias de habitação do país.
Aviso
O sistema de consulta ao Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, estará indisponível em todo Brasil entre os dias 28 de março e 1º de abril. Desta forma, todos os serviços relacionados a veículos, como transferência, primeiro emplacamento, atualização de dados, registros de propriedades e licenciamento não serão realizados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito. A medida deve prejudicar o atendimento apenas na quinta-feira (28), já que no dia 29 é feriado da Sexta-feira da Paixão. Assim, o Detran do Paraná orienta que usuários e despachantes programem a ida às unidades da autarquia para os dias anteriores e posteriores à paralisação do sistema.
Pinhalão
O prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti, esteve em Brasília solicitando duas maquinas para utilizar nas obras de construção do abatedouro de peixes em Pinhalão. A resposta à solicitação de Benetti foi positiva. Na quarta-feira o prefeito também esteve em conversação com o governador Beto Richa, onde pediu para que as construções dos tanques de peixes passem a ser de responsabilidade da prefeitura e não necessariamente do IAP, já que a autorização demoraria até dois anos enquanto pela prefeitura em duas fica pronta.