quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Coluna Mister X 26/09/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg

Requerendo
O vereador Aloísio Torres Guerra (PT) que foi um dos companheiros do prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, na última eleição, agora é o maior opositor na câmara de vereadores. O petista conseguiu aprovar vários requerimentos e pedidos de informações na sessão desta terça-feira (24).  Apesar de o momento ser quente, os ânimos estão amenos, o vereador pede documentos e o prefeito entrega, e por aí vai. Eu imagino que esse clima de opositores cordiais deve acabar um dia ou outro, mas não deve demorar.

Mudando
Mesmo com a crise econômica que os municípios estão passando e em Siqueira Campos as coisas não são diferentes, a prefeitura está fazendo obras de melhorias, sempre em um lugar ou outro há movimentação de obras de melhorias. Mas há sempre quem reclame de uma coisa ou outra, a verdade é que o mundo está muito dinâmico e nunca vai estar bom, sempre vamos querer mais e mais.

Investigando
O vereador Robson de Wenceslau Braz está investigando uma denúncia de que possam existir servidores que estão afastados dos serviços por motivos particulares ou alheios, que estejam recebendo salários. Segundo informações há indícios que de que tenha servidores que nem moram mais no município e estão recebendo do município. A denúncia tem que ser investigada a fundo, pois é séria, mas fica a torcida de que seja apenas suspeitas, pois isso seria uma grande decepção.

Depressão
Já tem prefeito no Norte Pioneiro que está entrando em depressão, não se deu com a função, ou seja, não é do ramo político e está sofrendo e sofrendo com o dia a dia a frente da prefeitura. Segundo fontes a depressão do prefeito deve aumentar nos próximos dias, a cobrança das promessas de campanha vai chegar e chegar pesado através da população que já está impaciente.


Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha não teve impacto sobre a quantidade de mulheres mortas em decorrência de violência doméstica, segundo constatou um estudo sobre feminicídio, divulgado ontem (25) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. De acordo com os dados do instituto, entre 2001 e 2006, período anterior à lei, foram mortas, em média, 5,28 mulheres a cada 100 mil. No período posterior, entre 2007 e 2011, foram vítimas de feminicídio, em média, 5,22 mulheres a cada 100 mil.

Desemprego
 A taxa de desemprego teve leve queda no trimestre encerrado em agosto, passando de 10,9% para 10,6% da população economicamente ativa, segundo levantamento feito em sete regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade). No período junho-agosto foram abertas 83 mil vagas, 0,5% a mais do que o registrado na pesquisa de emprego e desemprego feita pelas duas instituições no trimestre encerrado em julho.

Acidentes
Uma portaria assinada ontem (25) pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Saúde, Alexandre Padilha, tornará obrigatória a notificação de acidentes graves, suspeitos de terem sido provocados pelo consumo de produtos ou serviços. A notificação, feita a partir do atendimento à vítima, será obrigatória para todos profissionais da saúde, tanto de hospitais públicos como privados. “A portaria estabelece a notificação compulsória, ou seja, obrigatória, em todos serviços de saúde. Terá de ser feito o registro, por parte de algum profissional da saúde, da suspeita de acidentes fatais por conta de consumo de um produto”, disse Padilha. Ele lembrou que situação similar ocorre nos casos em que os profissionais identificam indícios de violência praticada contra mulheres, idosos e crianças. “Aproveitaremos a capilaridade dos serviços de saúde, a exemplo do que aconteceu em 2011, quando estabelecemos que notificação sobre violência contra mulher, idoso e criança passou a ser obrigatória”.

Parto humanizado pelo SUS
O projeto de lei que prevê parto humanizado nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado ontem (25) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo. Se os deputados federais aprovarem a medida que altera a Lei Orgânica da Saúde, todos os profissionais e estabelecimentos da área de saúde mantidos pelo governo terão que oferecer um tratamento diferenciado a gestantes e recém-nascidos. “Ainda que o termo “parto humanizado” comporte interpretações variadas, caberá às normas infralegais editadas pelos gestores do SUS detalhar os princípios e as diretrizes, bem como as normas técnicas que deverão orientar a assistência ao parto, de forma a que sejam atendidas as condições que garantam um parto de qualidade e com características humanizadas”, explicou a relatora da matéria, senadora Ana Rita (PT-ES).

Incêndio
Bombeiros e equipes técnicas trabalharam para controlar um incêndio em uma fábrica de fertilizantes no município de São Francisco do Sul (SC), após uma explosão, por volta das 23h de anteontem (24), em uma carga de nitrato de amônio. Segundo a Defesa Civil, a divulgação de que a fumaça gerada pelo incêndio é tóxica criou grande pânico, e parte da população, de 42 mil habitantes, correu para deixar a cidade do litoral norte de Santa Catarina. A Defesa Civil informou que o nitrato de amônio é uma substância oxidante e não tóxica. O órgão orienta a população a evitar o contato com a fumaça porque ela pode causar irritação na pele, mucosas, sistema respiratório e olhos. Mais de 400 pessoas que residem próximo ao local da explosão foram encaminhadas a abrigos. Cerca de 150 pessoas, entre bombeiros e pessoal de apoio, trabalharam na operação. Seis caminhões-tanque foram utilizados.

“Saidão” de presos
O projeto de lei que restringe a saída temporária de presos em datas especiais e feriados foi aprovado ontem (25) no Senado e, depende da decisão dos deputados para o benefício ser regulamentado. Pelo texto, a saída será limitada a uma vez por ano. “A diminuição do número de saídas temporárias durante o ano vai propiciar a manutenção desse benefício como importante meio de reintegração social dos condenados e, ao mesmo tempo, acarretará o aumento do nível de segurança na sociedade”, defendeu o relator da matéria, senador Pedro Taques (PDT-MT).

Banco Central
O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central (BC), Luiz Edson Feltrim, disse ontem (25) que “é preciso dar poderes ao consumidor para que tenha todas as informações ao seu alcance e assim tomar decisões de forma consciente”. Ele participa do 9º Congresso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que debate a proteção do consumidor como instrumento de desenvolvimento econômico e social. Segundo Feltrim, a atuação do BC associado ao Ministério da Justiça faz da defesa do consumidor uma política de estado. Feltrim citou que o BC tem atuado para melhorar a qualidade de atendimento ao consumidor no sistema financeiro. Ele destacou ainda que o BC trabalha na criação de um programa de capacitação de funcionários do Procon.

Doenças cardiovasculares
O Brasil é um dos países que assinaram o compromisso internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) de diminuir o número de casos de mortes por infarto e por acidente vascular cerebral (AVC), o chamado derrame, em 25% até o ano de 2025. O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Carlos Alberto Machado, disse à Agência Brasil que para atingir a meta é preciso conscientizar a população para a gravidade desses problemas no Brasil. Segundo ele, os dados de um relatório de 2011 do Ministério da Saúde apontam que anualmente 344 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no país. O médico acrescentou que um congresso americano, em Indianápolis, mostrou que crianças com sobrepeso têm duas vezes mais risco de desenvolver hipertensão e, no caso de adultos, o risco sobe para quatro vezes mais. “É preciso tratar os fatores de risco para evitar o infarto lá na frente”, ressaltou.

Aids
Apesar da queda generalizada nas taxas de mortalidade da aids, a doença está presente em todo o mundo e nenhum país está isento de dar continuidade às medidas de prevenção e combate, disse o infectologista e professor de medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu Alexandre Naime Barbosa. Entre 2006 e 2010, as mortes em decorrência da aids aumentaram em 98 países, como mostra o estudo O Peso do HIV: Percepções a partir do Estudo Global sobre o Peso de Doenças 2010, do Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde, da Universidade de Washington.