terça-feira, 13 de novembro de 2012

Coluna Mister X, 13 de Novembro de 2013



Oportunismo
No âmbito legislativo vem chamando a atenção um certo deputado estadual, representante da região, que vem sofrendo de “autointitulação”. Explico, o nobre deputado vem chamando para si a autoria de programas e projetos que são de responsabilidade exclusiva do governo do Paraná.
A última autopromoção que o moço divulgou à imprensa mais desatenta da região foi que a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) teria atendido a um pedido seu para disponibilizar patrulhas rurais mecanizadas para adequação de estradas rurais em municípios do Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais.
Na verdade a Codapar, uma empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB é a responsável pela assinatura dos convênios entre as prefeituras municipais e o governo do estado. Uma iniciativa exclusiva do governo estadual.
A coisa fica ainda pior, pois nem na solenidade de assinatura dos convênios promovida, no início desta semana, o nobre parlamentar deu ares de sua presença.  Que coisa feia deputado.

Desespero
Os municípios de pequeno porte que dependem diretamente do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, estão passando grandes dificuldades financeiras, serão pouquíssimos os municípios que vão pagar o 13ª salários dos servidores e  honrarão os pagamentos com os fornecedores. Alguns prefeitos estão cortando gratificações e demitindo servidores comissionados para tentar fechar as contas, mas é pouco provável que consigam.

Tranquilo
O ainda vereador Cezão (DEM) disse que não deve deixar de trabalhar pelo povo, argumentou que no momento não pensa em voltar na política, mas admitiu que o futuro a Deus pertence e que há possibilidade de ser candidato.

Ocupado
O CN está tentando entrevistar a semanas o prefeito eleito o Bi do PSB, mas a agenda do prefeito está muito concorrida, isso complica a sua comunicação com a população que vive de especulações sem nada oficial.  Essa semana o prefeito eleito disse que vai tirar uns dias de folga, vai viajar e aproveitar o feriado, vamos torcer para que esses dias tenham sol e calor para que descanse e na próxima semana consiga dar uma entrevista que a nossa população tanto cobra.

Chateado
Um membro do alto escalão da campanha do Bi (PSB), disse essa semana que ficou chateado depois da vitória, se sentiu desprestigiado, ele foi um dos que brigou com muita gente e até agora foi descartado e não fará parte da nova equipe.

Especulações
Essa semana a Coluna recebeu a visita de um cidadão muito interessante que tem “bala na agulha” e muitas informações, como bons profissionais que somos acolhemos as denúncias, mas decidimos que não vamos publicar as graves acusações já, o impacto é muito grande e pode causar muita depressão e isso não é nossa intenção.

Ganhando sem trabalhar
O que tem de vereador ganhando sem trabalhar praticamente nada, não está no “gibi”. A reunião semanal dos vereadores de São José da Boa vista, durou apenas quatro minutos, não teve projetos e nem discussões, mas pior que isso foi a Câmara de Wenceslau Braz, que suspendeu as Sessões com alegações que não tinha projetos para votar. Com certeza nenhum vereador quis indicar nenhuma melhoria, também não fazer nenhum requerimento. O pior de tudo isso é que todos vão receber os salários integralmente.

Programa Patrulha do Campo
Beto Richa lançou o Programa Patrulha do Campo com o objetivo de recuperar as estradas rurais, serão trinta patrulhas, de um total de 60 que serão adquiridas pelo Estado até 2014, que já estão à disposição das prefeituras. Fica a torcida para que essa patrulha venha e atenda os municípios que um programa similar que existia e não atendia.

Acidente I
Um grave acidente na PR-090, em Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais, com um ônibus que conduzia estudantes do Colégio Estadual do Campo Anísio Afonso Ferreira, de Curiúva. O grupo de alunos, acompanhado de professores e pais, ia para um passeio em Curitiba, inclusive para uma visita ao Legislativo Estadual.  No acidente a aluna Brenda Aparecida dos Santos Batista morreu.

Acidente II
Outro acidente com ônibus aconteceu na km 25 da PR-424 que liga Siqueira Campos a Salto do Itararé, o sinistro ocorreu às 6h50. Um caminhão rodou na pista e o ônibus da prefeitura de Siqueira Campos que vinha sentido Siqueira Campos não conseguiu evitar a colisão na lateral direita do caminhão. Não teve vítimas fatais, mas 19 pessoas ficaram feridas.