segunda-feira, 27 de maio de 2013

Coluna Mister X 28/05/2013


Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
(Salmos 121:1)


Siqueira Campos contra a pedofilia
A sargento Tânia Mara Abrão Guerreiro, que é especialista no assunto pedofilia, realizou uma palestra na tarde de ontem no Clube Recreativo Arco-Íris. Tânia Guerreiro luta contra a pedofilia em todo o Brasil, e é requisitada nacionalmente e internacionalmente para ministrar palestras sobre este assunto. O prefeito, Bi, disse a equipe de reportagem do CN que o objetivo da palestra é alertar a população sobre o crime.

Correndo
O prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o Bí (PSB) continua num ritmo acelerado, colocou uma equipe para fazer os projetos e encaminhar para os ministérios do Governo Federal  e para as Secretarias do Governo Estadual e depois ele vai atrás fazendo as articulações para liberar os recursos. Bí, tenta comprar um terrenos para construção de 300 casas populares, e negocia um financiamento de 3 milhões para melhorar as ruas as da cidade. O prefeito também busca a compra de mais ônibus, para melhorar o serviço de transporte coletivo dos trabalhadores.

Renunciou
A prefeita de Sapopema, Vera Lucia da Silva Golono, a Dona Vera (PT), 64 anos, renunciou ao cargo de prefeita ontem, ela ja tinha acertando com lideranças a sua saída na semana passada. Assume em seu lugar o vice-prefeito, Gimerson Subtil, também do Partido dos Trabalhadores. Dona Vera alegou motivos familiares, ela quer se dedicar mais a família. Ela esta no segundo mandato e já há algum tempo vem enfrentando problemas de saúde, a sua renuncia não surpreendeu,  já era esperada, mas ela sai tranquila e de bem com as lideranças políticas.

 ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superou recorde do total do ano passado, segundo o Ministério da Educação. Até as 11h20 de ontem (27) fizeram a inscrição on-line 6.342.250 candidatos, número superior ao registrado em 2012, com 5.971.290 inscritos, recorde até então. As inscrições terminaram às 23h59 de ontem. O prazo não será prorrogado, segundo o Ministério da Educação.

Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação, a distribuição, o comércio, a divulgação e o uso em todo o país do medicamento Anastrol 1 mg, usado contra o câncer de mama. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (27). Segundo o texto, todos os lotes do remédio – cujo princípio ativo é a substância anastrozol, usada via oral – foram proibidos pela Anvisa por uma questão de interesse sanitário, já que o produto não atendia às exigências de regulamentação da agência.

Aborto
Passado um ano desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o aborto em casos de gravidez de fetos anencéfalos (sem cérebro), pacientes brasileiras estão tendo acesso mais fácil ao procedimento, mas ainda há importantes deficiências a serem resolvidas, dizem médicos consultados pela BBC Brasil. A decisão do STF – tomada em abril de 2012 e detalhada no mês seguinte em resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) – tem forte oposição de grupos religiosos, que a veem como um retrocesso das garantias do direito à vida.

Tornado
Gente que conhece o PMDB por dentro e sabe fazer contas acha que Dilma Rousseff pode ter uma surpresa em 2014. Avalia-se que, com seu estilo, a presidente produziu no PMDB devastação semelhante à produzida pelo tornado que varreu há uma semana a região metropolitana de Oklahoma City, nos EUA.

Quanta comparação
Principal liderança da Rede Sustentabilidade, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva afirmou no ultimo domingo, 26, que a principal marca do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem sido a do retrocesso ambiental, enquanto a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a inclusão social e a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a estabilidade econômica.

Médicos cubanos
No momento em que o Governo Federal avalia a contratação de médicos cubanos e de profissionais de outros países para atender comunidades carentes do país, alguns senadores retomam no Congresso o debate de criação do serviço civil obrigatório. Pelo menos duas matérias estão paradas em comissões e, basicamente, determinam que graduados em medicina e demais áreas de saúde prestem serviços nessas regiões carentes.

CONTINUANDO…
O assunto é polêmico e já foi contestado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O vice-presidente da entidade, Vital Corrêa, demonstrou preocupação com a possível contratação de médicos formados no exterior sem que eles passem por exame de avaliação para atestar a qualidade da formação profissional. Para o conselho há médicos em número suficiente para atender à demanda brasileira. O conselho propôs a criação de uma carreira federal de médico.