quinta-feira, 11 de abril de 2013

Coluna Mister X


Eleições 2014

Nas últimas semanas o governador está sendo visto no interior. Beto Richa está em todas, ontem esteve de manhã em Apucarana e depois em Cornélio Procópio e região. Ele entregou junto com o deputado Pedro Lupion viaturas e outros investimentos. Na comitiva estava o deputado federal licenciado e dono da pasta de Desenvolvimento Urbano – SEDU, Ratinho Junior, que é o mais cotado para ser o candidato a vice de Beto Richa em 2014.

Eleições 2014 I

Nos bastidores da política estadual está a especulação de possível candidatura do senador Roberto Requião – PMDB. A especulação não é novidade já que o senador deve ter o apoio do partido na esfera federal. Com isso o PMDB – PR fica em saia justa, pois o partido ocupa cargos no governo Beto Richa

Eleições 2014 II

O deputado estadual Hermas Brandão Junior, o Herminhas está sumido no cenário político, nas andanças e agenda do governador ele não tem comparecido. Na semana passada saiu um boato que ele desmentiu através da sua assessoria que não seria candidato a deputado estadual e sim seu pai Hermas Brandão que deixa o Tribunal de Contas no meio do ano. Mas o fato é que suas ausências têm causado esses bochichos.

Protesto

Aconteceu como a coluna já tinha adiantado, os universitários foram em peso na Câmara de Vereadores na noite de quarta-feira (10). O alvo do protesto foi o vereador Aloísio Torres Guerra do PT que conseguiu contornar a situação através de um discurso apaziguador onde encheu o ego dos estudantes e se comprometeu em não ir contra o projeto de incentivo ao transporte dos universitários. Resumindo, ninguém vai contra o clamor popular. Na política tudo muda em questão de minutos e muitas vezes pelo bem do povo.

Tristeza

Ontem dois homens morreram soterrados em um túnel que estava em obras em Wenceslau Braz. Mais uma vez os bombeiros comunitários e SAMU de Siqueira Campos foram acionados para socorrer Wenceslau Braz, são freqüentes os socorros prestados pelas equipes de Siqueira Campos. O detalhe é que os serviços eram para ter sido implantado em Wenceslau na mesma época em que foi implantado em Siqueira, mas a prefeitura quis economizar e agora usa e abusa do serviço da cidade vizinha sem pagar nenhum centavo por isso.


Isento da taxa de vestibular

Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de ontem (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória. Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

Anvisa cria grupo de trabalho para estimular uso racional de medicamentos

Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada ontem (11) no Diário Oficial da União institui um grupo de trabalho com o objetivo de estimular o uso racional de medicamentos por meio do foco na exigência de prescrição médica no ato da venda. O grupo será formado por 30 membros, entre representantes da indústria farmacêutica, do mercado varejista de medicamentos, dos conselhos profissionais, das associações médicas, dos sindicatos e de universidades, entre outros.

Anatel faz audiência sobre regras de atendimento e cobrança de serviços

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu ontem (11) audiência pública sobre proposta de regulamento sobre o atendimento, a cobrança e a oferta de serviços no setor. O objetivo é unificar as regras – que atualmente estão dispersas em regulamentos  regulamentos específicos de telefonias móvel e fixa, da TV por assinatura e da internet de banda larga fixa – para facilitar a compreensão do público sobre os direitos e deveres e também melhorar o atendimento prestado pelas operadoras. De acordo com a proposta, as reclamações dos usuários deverão ser resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a partir do recebimento. O cliente ainda poderá ter acesso ao seu histórico de demandas. Quando solicitado, deverá ser fornecido, no máximo, em 72 horas por correspondência ou meio eletrônico, por escolha do usuário.

   

Divulgados requisitos técnicos dos smartphones que terão desoneração

O Ministério das Comunicações publicou na edição de ontem (11) do Diário Oficial da União os requisitos técnicos mínimos para os smartphones fabricados no Brasil que serão beneficiados pela desoneração fiscal do PIS/Pasep e da Cofins. Os aparelhos que cumprirem as exigências terão suas alíquotas incidentes no preço de venda ao consumidor reduzidas a zero. A estimativa é que esse desconto chegue a 30%. Os requisitos técnicos fazem parte da Portaria 87, que estabelece também o limite de até R$ 1.500,00 no preço dos aparelhos que serão beneficiados. Os smartphones devem ter ainda pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil. Os fabricantes interessados deverão apresentar as propostas à Secretaria de Telecomunicações, integrante do ministério, em até 60 dias.

   

Estádios da Copa de 2014 têm mais de 50% das obras concluídas, diz Aldo Rebelo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, informou ontem (11) que os estádios das 12 cidades-sede que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 têm pelos menos 50% das obras já concluídas. Rebelo fez o balanço após visita às obras da Arena Corinthians, o Itaquerão, na capital paulista, que será palco da cerimônia de abertura da Copa no Brasil.