segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Coluna Mister x



Inauguração do Fórum 
O novo Fórum de Siqueira Campos será inaugurado amanhã quarta-feira 16, aos poucos as estruturas estão sendo transferidas para o novo prédio que é gigantesco.  O novo Fórum foi construído ao lado do Fórum eleitoral, e espera-se que no futuro a região se transforme em um Centro Cívico.

Estação de Tratamento
Segundo informações da Sanepar as obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Siqueira Campos serão retomadas no segundo semestre desse ano, as obras que eram para estar prontas estão paralisadas a mais de um ano.  Fica a esperança que as obras recomecem e que tudo corra bem e empresas sérias e responsáveis venham tocar as obras.

Na Capital
O prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o Bí (PSB) esteve ontem na Capital, ele está tentando junto ao governo a liberação de recursos para arrumar pontes e estradas do município que foi castigado pelas chuvas que caíram nos últimos dias. Não é fácil conseguir as verbas, mas o prefeito está buscando.

Do mesmo jeito
O vereador e presidente da Câmara, o Marquinhos da Dismasiq continuam seu trabalho entregando água, ou seja, não mudou seu ritmo de trabalho. Marquinhos também tem um grande trabalho social desenvolvido na cidade e já ajudou a centenas de pessoas com tratamentos médicos e agora vai para cumprir seu papel na Câmara de Vereadores que é defender o povo.

Sucateado
O prefeito de Quatiguá, Fernando da Farmácia pegou um município quebrado, praticamente “falido”. O prefeito vai ter muito trabalho para recuperar o parque de máquinas e as dívidas que ficaram. O povo de Quatiguá está esperançoso com a nova administração, mas a verdade é que vai ter que ter paciência porque não vai ser fácil por as coisas em ordem. 

Contribuintes individuais têm até hoje para pagar último recolhimento do INSS de 2012
Acaba hoje (15), o prazo para contribuintes individuais, facultativos e empregados domésticos pagarem o último recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2012, referente a dezembro. O cálculo para a contribuição deve ser feito sobre o antigo valor do salário mínimo (R$ 622), que estava em vigor em dezembro do ano passado. Desde 1º de janeiro, o mínimo é R$ 678. No caso de atraso, será cobrada sobre o valor da contribuição multa diária de 0,33%, atrelada à taxa Selic.


ProUni abre inscrições quinta-feira e oferece mais de 144 mil vagas
O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 144.639 vagas em sua primeira edição deste ano, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade). As inscrições para o programa começam quinta-feira (17) e vão até a próxima segunda-feira (21) e serão feitas exclusivamente na internet. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis pela internet. É possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade. O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.


Sancionada lei que prorroga concessões de geração de energia e reduz tarifas
A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que prorroga as concessões de geração de energia elétrica e reduz encargos setoriais de forma a oferecer tarifas menores ao consumidor. De acordo com a Lei 12.783, de 11 de janeiro de 2013, publicada ontem (14) no Diário Oficial da União, as concessões de geração de energia elétrica poderão ser prorrogadas uma única vez, pelo prazo de até 30 anos, de forma a assegurar a continuidade, a eficiência da prestação e a tarifa mais baixa.


Serasa registrou mais de 2 milhões de tentativas de golpe em 2012
Levantamento feito pela consultoria Serasa Experian mostra que, de janeiro a dezembro do ano passado, ocorreram 2,14 milhões de tentativas de fraude por meio de violação de dados cadastrais, quando criminosos usaram a identidade das vítimas para dar golpes financeiros. Este número foi superior ao de 2011 (1,96 milhão de registros) e de 2010 (1,87 milhão). De acordo com a pesquisa, a cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima de um criminoso que busca obter crédito com a certeza de não ter de pagar a conta ou com o objetivo de fechar um negócio com documentos falsos. De posse dos dados roubados, os golpistas agem, principalmente, na área de prestação de serviços.

Quarenta e cinco cidades continuam sem data para eleger novos prefeitos
Até agora, 45 dos 59 municípios brasileiros que tiveram o resultado da última eleição para prefeito anulado continuam sem data para o novo pleito. A revogação da disputa nessas cidades ocorreu porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido em última instância. Na lista das 14 cidades que já definiram calendários, Guarapari (ES) será a primeira a conhecer o novo prefeito no dia 3 de fevereiro. Um mês depois, dia 3 março, é a vez de mais dez cidades resolverem a pendência: Bonito (MS), Sidrolândia (MS), Tangará (SC), Criciúma (SC), Campo Erê (SC), Balneário Rincão (SC), Camamu (BA), Novo Hamburgo (RS), Eugênio de Castro (RS) e Erechin (RS). Já o município de Pedra Branca do Amapari ( AP) vai eleger o novo prefeito em 31 de março, e as cidades mineiras de Biquinhas e São João do Paraíso, no dia 7 de abril.

Direito de mastigar folha de coca na Bolívia é reconhecido pela ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direitos dos bolivianos de mastigar a folha da coca, dentro das fronteiras do país, sob o argumento de que é uma prática cultural. A prática denominada “acullico” é usada para fins medicinais e rituais indígenas. O reconhecimento entra em vigor no próximo dia 10. O presidente da Bolívia, Evo Morales, destacou a iniciativa da ONU, ressaltando que é um “reconhecimento internacional da identidade do povo boliviano”. O governo da Bolívia tenta a descriminalização da plantação de coca, argumentando que faz parte da tradição dos povos indígenas da região.


Chuvas melhoram situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas
As fortes chuvas de domingo (13), que caíram em praticamente todas as bacias hidrográficas do país, melhoraram de uma maneira geral a situação dos reservatórios d'água em todas os subsistemas do país e em particular na área do Triângulo Mineiro (Itumbiara, Nova Ponte, Emborcação e Furnas). As informações foram dadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que admitiu, no entanto, que as chuvas estão atrasadas e que, para que a situação se normalize, será preciso ainda muita chuva. A ONS, no entanto, disse que a tendência é que, nos próximos dias, as chuvas continuem a cair nas áreas de concentração de reservatórios e que a situação de uma maneira geral melhore.