quarta-feira, 5 de maio de 2010

Coluna Mister x 05/05/2010

Pega
O prefeito Luiz Antonio trocou farpas, ou seja, fez um discurso pesado na tribuna da Câmara, durante a sessão inaugural da Câmara Mirim. O vereador Arnaldo Luska disse que as farpa foram para ele e o clima pesou. Mas tudo acabou bem, já que ambos são inimigos políticos há muitos anos. 
Obras
De uns dias para cá a prefeitura tem transformado o município em um verdadeiro canteiro de obras. Primeiro foi a revitalização da baixada, agora é pelas ruas da cidade, o calçamento da Rua Marechal Deodoro está sendo revitalizado.  O prefeito Luiz Antonio está de parabéns.
Administrando
O presidente da Câmara de Siqueira Campos, Paulo Leite dos Santos vem administrando bem os entraves lá no legislativo. Ao que parece não está sendo fácil controlar os vereadores que hora quer uma coisa, hora quer outra, fora o uso da tribuna e quando os desabafos saem. 
Sumiço
Lá em Japira a conversa é uma só, que o prefeito Renato tomou “chá de sumiço”, dizem que na prefeitura aparece só três vezes no mês (dias 10, 20 e 30). Pelo jeito desgostou de ser prefeito de cidade pequena com pouco recurso.
 Andando  
O pré-candidato a deputado estadual Pedro Lupion está em uma verdadeira maratona pelo Norte pioneiro. Ontem esteve em Cornélio Procópio e hoje vai estar em um grupo político em Jacarezinho.  Pedro Lupion ainda deve cumprir agenda no fim de semana no Norte Pioneiro. 
 União
Na visita de Beto Richa em Ibaiti, aconteceu algo inusitado. Na reunião que ocorreu na Câmara os adversários do prefeito Peté se renderam e tiraram até fotos junto com o prefeito. Pegaram carona os ex-candidatos derrotados na última, Roque Fadel e Fernando Mariano.
 Desculpa
Roque até que tentou se explicar dizendo que foi convidado por Beto Richa, mas todo mundo sabe que Peté é o homem forte do ex-prefeito de Curitiba.
Casamento Comunitário
O casamento comunitário que acontecerá em 27 de junho em Ibaiti, já tem quase 200 inscrições.  Muita gente está aproveitando o momento para regularizar as suas situações conjugais.

Primeira dama organiza festa para as mães boavistenses

São José da Boa Vista
Da redação


Já é popular e histórico durante esses quase seis anos de mandato do Prefeito Dilceu Bona, a organização da festa do dia das mães, quando tudo é preparado em favor dessas mulheres e mães.
Por detrás da organização dessa grandiosa festa de todos os anos, está também uma grande mulher e mãe chamada Liana Vergínia Bona, a primeira dama do município.
Cada ano é especial, mas este promete ultrapassar as barreiras do sucesso.
Liana juntamente com suas auxiliares, várias mulheres, está cuidando dos trabalhos com muito carinho para oferecer às mães boavistenses o melhor possível.
A festa das mães será hoje (quinta-feira, 6) no Ginásio de Esportes, mas a movimentação é enorme na cidade há dias. Dentre o programa da festa estão a realização de sorteios de muitos brindes (coisas que agradam as mães e que deixam qualquer mulher contente e feliz da vida), um grande encontro musical com som mecânico, aproximadamente 400 quilos de bolos e outras guloseimas.
As expectativas demonstram que a festa das mães de São José da Boa vista será a maior de toda a região do Norte Pioneiro, pois a primeira dama, Liana tem um cuidado especial para com todas as mulheres boavistenses.

Aluna de Siqueira Campos fica em 1º lugar em Concurso Internacional de Cartas dos Correios



De Siqueira Campos
Os Correios realizou o 39º Concurso Internacional de Redação de Cartas com o tema “Porque é importante falar de AIDS e se proteger dela”. O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e envolve mais de 190 países. No Brasil foi promovido pelos Correios. Foram duas fases uma estadual e outra regional. Puderam participar estudantes de 9 a 16 anos da rede pública e privada de ensino, cada escola podia participar com no máximo duas redações, enviadas pela escola após seleção interna. Na primeira fase foram premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios, o primeiro colocado ganhou um certificado e um netbook. Já o segundo e o terceiro colocados um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.
Soyara Mariana Queiroz Manoel Consentino, 12 anos, estudante da Escola Estadual da Sagrada Família, foi a primeira colocada no concurso na fase estadual, a segunda colocada é de Arapongas e o terceiro colocado de São José dos Pinhais.
Segundo Osmar Eyng – representante dos gerentes regionais dos Correios, o principal objetivo do Concurso foi incentivar a leitura. “A escrita só sai bem feita quando associada à leitura, e o tema é de grande importância, é um assunto que deve ser tratado de frente”, comentou.
A escola informou que divulgaram o concurso e as alunas da sétima série, Soyara e Caroline apresentaram suas produções e após leitura foram enviadas por estarem dentro do regulamento do concurso.
A entrega da premiação foi ontem, dia cinco, às 10h00 nas dependências da Escola Sagrada Família. A diretora da escola, Irmã Maria parabenizou a aluna citando que este prêmio serve de incentivo e motivação para os alunos e professores.
Na ocasião o prefeito Luiz Antonio esteve presente para prestigiar o evento que reuniu imprensa geral do município.
Soyara também é presidente da Câmara Mirim em Siqueira Campos e faz parte do grupo dos vencedores do Festival de Arte e Literatura promovido pelo Núcleo Regional de Ibaiti que ganharam uma viagem para Curitiba, onde visitarão pontos turísticos.
O primeiro colocado de cada Diretoria Regional na fase estadual concorreu à fase nacional, realizada em Brasília. A vencedora da fase nacional é de Boa Vista, Roraima ganhou um notebook com wireless, troféu e certificado, e irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.
Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios foram concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).
Em 2009, o concurso contou com a participação de quase 5 mil estudantes brasileiros. A vencedora da fase nacional foi a estudante Alanis Todeschini Marca, da Escola Internacional Everest, de Curitiba.

Vereadores Mirins realizam primeira sessão no plenário da câmara

De Siqueira Campos
A sessão do dia três de maio foi marcada pela posse dos vereadores mirins. O Projeto Câmara Mirim está sendo implantado pelos poderes legislativos municipais de todo país e Siqueira Campos é uma das primeiras da região a eleger Vereadores Mirins para atuar no município. O principal objetivo do projeto é aproximar o legislativo da comunidade, conscientizar a população sobre a importância da Câmara, e ainda despertar e estimular o espírito de liderança nos jovens.
Os nove vereadores mirins que tomaram posse foram eleitos pelo voto direto e secreto de alunos da rede pública, com maciça participação de estudantes, professores e autoridades, de forma transparente e democrática.
Na ocasião os Vereadores Mirins votaram e elegeram Soyara Mariana Queiroz como presidente da Câmara Mirim e Larissa Barcelar da Silva como secretária.
O prefeito Luiz Antonio esteve na posse dos vereadores mirins representando o poder executivo, os vereadores afirmaram que darão total apoio aos Vereadores Mirins sendo assim um meio de formar cidadãos mais conscientes.
No dia 31 de abril será realizada a próxima sessão da Câmara Mirim com o tema Educação.
Gabriel solicitou fiscalização na frente das escolas
O vereador mirim Gabriel Batista de Souza usou a tribuna apresentando importantes propostas como colocar fiscalização na frente das escolas, melhorar o saneamento básico, ampliar as condições no trânsito para portadores de necessidades especiais. “Espero que com essas idéias eu possa ter apoio”, ressaltou.
Juliana pediu manutenção nas estradas rurais e vias urbanas
A vereadora mirim Juliana Pereira agradeceu a oportunidade de estar usando a tribuna e solicitou a manutenção de estradas rurais e vias urbanas, mais quadras de esportes no município e também a conclusão da Casa da Cultura.
Larissa sugere mais lixeiras no município
Ao usar a tribuna, a vereadora mirim, Larissa Barcelar da Silva eleita como secretária citou que no decorrer de 2010 apresentará vários projetos no intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhoria no ensino, transporte, urbanismo municipal. “Estarei opinando sobre diversos assuntos inclusive a poluição das ruas, tem muito lixo e pouca lixeira, transporte, alimentação, urbanismo municipal, semáforo (o que adianta faixa de pedestre se ninguém respeita), estarei reivindicando mais cultura, pois o único lugar que podemos ir e encontrar um pouco de cultura é no Museu Histórico por isso solicito o término da Casa da Cultura”, comentou.
Moisés pede mais atenção aos idosos
O vereador mirim, Moisés Henrique Caetano usou a tribuna pedindo mais atenção aos idosos e manutenção nas ruas do município. “Solicito um melhor atendimento aos idosos, com médicos especialistas (Geriatra), pois os idosos estão sendo desrespeitados”, desabafou.
Patrick reivindicou melhoria na educação
Patrick Melo vereador mirim usou da tribuna para comentar sobre a escassez de esporte, ressaltando que o esporte poderia evitar que crianças façam coisas erradas. Na ocasião Patrick reivindicou melhoria na educação, no meio ambiente, e mais respeito aos pedestres, segundo ele ninguém respeita a faixa.
Presidente da Câmara Mirim sugere construção de teatro
Soyara Mariana Queiroz eleita presidente da Câmara Mirim, agradeceu aos vereadores que apoiaram para que houvesse o Projeto da Câmara Mirim e comentou que apresentará projetos para construção de um teatro para que os jovens possam estar demonstrando seus talentos. A pequena vereadora também citou que irá incentivar visita ao museu e biblioteca e ajudar a salvar o Ribeirão da Fartura. “No decorrer do ano estarei apresentando estes e outros projetos”, frisou.
Victor: “O Projeto nos proporciona uma formação de cidadãos conscientes”
O vereador mirim, Victor Almeida usou a tribuna citando que o Projeto irá proporcionar um amplo conhecimento de como funciona o legislativo. “O projeto nos proporciona uma formação de cidadãos conscientes, escolhidos e eleitos pelas nossas escolas podemos defender opiniões. Cabe a nós conhecer o passado dessa casa para entendermos o futuro”, ressaltou.
Lucas pediu construção de pista de skate
Lucas Teodoro Barbosa, vereador mirim sugeriu a elaboração de um projeto para construção de uma quadra de skate, justificando que falta espaço para entretenimento e lazer. “Agradeço a oportunidade de estar participando do projeto”, finalizou.

Vice Betão coordena com eficácia as obras em Tomazina


De Tomazina
Da Assessoria 
O Vice-Prefeito de Tomazina, Adalberto Sanches da Silva, Betão, trabalha constantemente sem medir esforços para o progresso do município. Ao contrário de muitos vice-prefeitos, que só aparece como figuras ilustrativas nas administrações, Betão tem participação efetiva nas ações administrativas da gestão do Prefeito Guilherme Saliba Costa Curi. O vice está à frente no comando das obras necessárias para a manutenção da cidade e zona rural.Betão, diariamente, é encontrado no parque de máquinas do município auxiliando na coordenação e distribuição de tarefas a serem realizadas em Tomazina. “Nós estamos em contato direto com os funcionários da Prefeitura para instruí-los no atendimento a setores prioritários do município” diz o vice. Dentre outras ações, ele encaminha as obras que devem ser realizadas nas estradas rurais, como manutenção de pontes e cascalhamento das vias. “O trabalho do Betão é fundamental na assistência ao produtor rural, uma das metas de nossa administração” revela Guilherme.O prefeito confia na experiência de Betão e deixa nas mãos do seu vice esse trabalho no parque de máquinas. “Contar com o Betão, que tem muita experiência, pois já foi vereador, nos deixa tranqüilo para nos concentrarmos em outras áreas da administração pública. Essa parte das obras em vias rurais e a coordenação do parque de máquinas nós confiamos totalmente a ele. Ele tem autonomia para desenvolver esse grande trabalho que estamos observando” relata Guilherme.Vale destacar a rapidez e eficiência com que o vice-prefeito lidou com o problema das enchentes que assolaram o município no início do ano. “Com essa equipe eficaz capitaneada pelo Betão as vias rurais e pontes do município foram devidamente recuperadas, permitindo a circulação dos veículos em nossa zona rural” comenta o prefeito. “Nosso objetivo é trabalhar para desenvolver todas as comunidades de Tomazina, oferecendo toda a assistência necessária para o produtor tomazinense” concluiu Betão.