De Siqueira Campos
A sessão do dia três de maio foi marcada pela posse dos vereadores mirins. O Projeto Câmara Mirim está sendo implantado pelos poderes legislativos municipais de todo país e Siqueira Campos é uma das primeiras da região a eleger Vereadores Mirins para atuar no município. O principal objetivo do projeto é aproximar o legislativo da comunidade, conscientizar a população sobre a importância da Câmara, e ainda despertar e estimular o espírito de liderança nos jovens.
Os nove vereadores mirins que tomaram posse foram eleitos pelo voto direto e secreto de alunos da rede pública, com maciça participação de estudantes, professores e autoridades, de forma transparente e democrática.
Na ocasião os Vereadores Mirins votaram e elegeram Soyara Mariana Queiroz como presidente da Câmara Mirim e Larissa Barcelar da Silva como secretária.
O prefeito Luiz Antonio esteve na posse dos vereadores mirins representando o poder executivo, os vereadores afirmaram que darão total apoio aos Vereadores Mirins sendo assim um meio de formar cidadãos mais conscientes.
No dia 31 de abril será realizada a próxima sessão da Câmara Mirim com o tema Educação.
Gabriel solicitou fiscalização na frente das escolas
O vereador mirim Gabriel Batista de Souza usou a tribuna apresentando importantes propostas como colocar fiscalização na frente das escolas, melhorar o saneamento básico, ampliar as condições no trânsito para portadores de necessidades especiais. “Espero que com essas idéias eu possa ter apoio”, ressaltou.
Juliana pediu manutenção nas estradas rurais e vias urbanas
A vereadora mirim Juliana Pereira agradeceu a oportunidade de estar usando a tribuna e solicitou a manutenção de estradas rurais e vias urbanas, mais quadras de esportes no município e também a conclusão da Casa da Cultura.
Larissa sugere mais lixeiras no município
Ao usar a tribuna, a vereadora mirim, Larissa Barcelar da Silva eleita como secretária citou que no decorrer de 2010 apresentará vários projetos no intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhoria no ensino, transporte, urbanismo municipal. “Estarei opinando sobre diversos assuntos inclusive a poluição das ruas, tem muito lixo e pouca lixeira, transporte, alimentação, urbanismo municipal, semáforo (o que adianta faixa de pedestre se ninguém respeita), estarei reivindicando mais cultura, pois o único lugar que podemos ir e encontrar um pouco de cultura é no Museu Histórico por isso solicito o término da Casa da Cultura”, comentou.
Moisés pede mais atenção aos idosos
O vereador mirim, Moisés Henrique Caetano usou a tribuna pedindo mais atenção aos idosos e manutenção nas ruas do município. “Solicito um melhor atendimento aos idosos, com médicos especialistas (Geriatra), pois os idosos estão sendo desrespeitados”, desabafou.
Patrick reivindicou melhoria na educação
Patrick Melo vereador mirim usou da tribuna para comentar sobre a escassez de esporte, ressaltando que o esporte poderia evitar que crianças façam coisas erradas. Na ocasião Patrick reivindicou melhoria na educação, no meio ambiente, e mais respeito aos pedestres, segundo ele ninguém respeita a faixa.
Presidente da Câmara Mirim sugere construção de teatro
Soyara Mariana Queiroz eleita presidente da Câmara Mirim, agradeceu aos vereadores que apoiaram para que houvesse o Projeto da Câmara Mirim e comentou que apresentará projetos para construção de um teatro para que os jovens possam estar demonstrando seus talentos. A pequena vereadora também citou que irá incentivar visita ao museu e biblioteca e ajudar a salvar o Ribeirão da Fartura. “No decorrer do ano estarei apresentando estes e outros projetos”, frisou.
Victor: “O Projeto nos proporciona uma formação de cidadãos conscientes”
O vereador mirim, Victor Almeida usou a tribuna citando que o Projeto irá proporcionar um amplo conhecimento de como funciona o legislativo. “O projeto nos proporciona uma formação de cidadãos conscientes, escolhidos e eleitos pelas nossas escolas podemos defender opiniões. Cabe a nós conhecer o passado dessa casa para entendermos o futuro”, ressaltou.
Lucas pediu construção de pista de skate
Lucas Teodoro Barbosa, vereador mirim sugeriu a elaboração de um projeto para construção de uma quadra de skate, justificando que falta espaço para entretenimento e lazer. “Agradeço a oportunidade de estar participando do projeto”, finalizou.