quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Coluna Mister X 04/10/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg
Hermas filho
Essa semana o deputado estadual Hermas Eurides Brandão Junior (PSB), anunciou o fim da sua carreira política, ele já avisou aos companheiros e base aliada que não irá disputar a reeleição para Assembléia Legislativa. Esta possibilidade já vinha sendo cogitada e ao perder alguns aliados fortes a família Brandão resolveu e optou por sair da disputa ainda com mandato sem disputar.

Hermas pai
Em uma conversa bem reservada com os aliados de primeira hora, o ex-deputado, Hermas Eurides Brandão, que recém filou-se  ao PSB de Andirá, comentou que não será candidato a deputado estadual, ele até autorizou que se fosse jogado na mídia que seria candidato, mas no fundo ele não tem mais vontade disputar eleições, nem para deputado e nem na chapa majoritária como era esperado ele como vice de uma possível candidatura de Roberto Requião.

Adversário declarado
Hermas Brandão disse que não será candidato, mas não vai sair da política, o ex-deputado, ex-conselheiro do tribunal de contas disse que vai ajudar na campanha de qualquer candidato ao governo, desde que não seja o Beto Richa. Hermas Brandão disse que tem mantido contato com o Requião e que há grandes possibilidades de coordenar a campanha caso o senador seja candidato.  Na política moderna é assim, um dia companheiros e no outro, adversários.

Crescendo
Com a saída do deputado Herminhas da política, quem cresce no Norte Pioneiro é o deputado estadual Pedro Lupion (DEM), que tem feito um grande trabalho legislativo com projetos voltados para a grande massa popular e tem sido um grande articulador, e fazendo a ligação dos prefeitos com o governo estadual. Com essa bagagem política Pedro Lupion se credencia para assumir grande parte da base do deputado Herminhas.

Mudança de partido
A homologação dos novos partidos agitou a política siqueirense, o vereador Gean da Alemoa, já desfiliou-se do PSC e disse a coluna que já está se filiando a um novo partido, o da Solidariedade. Com a mudança Gean espera formar junto com outras lideranças um partido forte visando às eleições de 2016. Gean disse que há forte possibilidade do Diretor do Departamento de Agricultura, mais conhecido como Lão, possa assumir a presidência da Comissão provisória do Partido da Solidariedade.

Mudança de partido I
Outro vereador que pode mudar de partido é o Marcelão da Lotérica, ele ainda está no PTB. Ontem à tarde, a coluna falou com o vereador e ele informou que estava reunido analisando a possibilidade, mas que vê com bons olhos essa mudança de partido, ou seja, a migração para o partido da Solidariedade. O vereador foi eleito na oposição do governo municipal e está “caminhando” praticamente com o prefeito Fabiano Lopes Bueno e a mudança de partido lhe daria mais segurança partidária.

Mudança de partido II
O terceiro vereador que analisa sua ida para o Solidariedade e o vereador Rodrigo Bola que hoje ainda milita no PHS. O vereador disse que há fortes chances de assinar a ficha até sábado (5) que é o prazo limite. Mas a decisão será tomada com o grupo, ele disse a coluna, que vai consultar a base que ajudou na sua eleição antes de migrar para Solidariedade. Mas na segunda-feira saberemos quem foi e quem ficou  em seus partidos.

Facebook
Uma decisão publicada na quarta-feira (2) pela 1ª Vara Cível de São Paulo estabelece que o Facebook deve ser bloqueado por todos os provedores brasileiros, caso não se pronuncie em 48 horas sobre a remoção de uma publicação considerada ofensiva. O caso em questão diz respeito a uma publicação da modelo Luize Altenhofen no site. De acordo com o processo, Luize teria acusado seu vizinho, Eudes Gondim Junior, de bater em seu cachorro sem nenhum motivo. Após isso, vários posts surgiram na rede social — publicados por diferentes usuários — usando expressões ofensivas contra Júnior. Em função disso, a Justiça pediu que o Facebook removesse os conteúdos contra Junior.

PEC 215
O presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), se reuniu na tarde de ontem (2) com mais de 30 representantes de etnias indígenas e deputados ligados à causa dos índios para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. A PEC transfere do Executivo para o Congresso a prerrogativa de demarcação de terras indígena. Também foi analisado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227, que define as terras da União que podem ser usadas para fins de demarcação de áreas indígenas.

ENEM
Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano podem acessar o cartão de confirmação a partir das 15h, na internet. No documento estão registrados o local da prova e informações como data e horário do exame, a língua estrangeira escolhida e a opção por atendimento diferenciado. Os candidatos devem receber o cartão em casa, pelo correio, até o dia 18 de outubro.

Mensalão
 Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) liberaram os votos do julgamento dos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Com a liberação de todos os votos, o acórdão poderá ser publicado e as defesas poderão recorrer novamente contra as condenações. O documento deverá ser publicado no dia 5 de novembro.

 Minirreforma
A votação da minirreforma eleitoral está dividindo a Câmara dos Deputados e colocando em lados opostos os dois maiores partidos da Casa e aliados do governo. O PMDB insiste em votar a minirreforma, enquanto o PT e outros partidos aliados do governo obstruem a votação da matéria desde a semana passada. Essa semana, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), disse que seu partido poderá obstruir todas as votações da Câmara, inclusive a da Medida Provisória (MP) 621, que criou o Programa Mais Médicos, até a votação da minirreforma eleitoral. A MP 621 está trancando a pauta.

Vagas especiais
 A pressão dos povos indígenas sobre o Congresso Nacional motivou o deputado federal Nilmário Miranda (PT-MG) a propor a criação de quatro vagas especiais para deputados federais que serão ocupadas por índios eleitos por comunidades indígenas de todo o país. A intenção de Miranda é protocolar a proposta de emenda à Constituição (PEC) no Plenário da Câmara. Segundo o deputado, que ocupou a Secretaria Especial de Direitos Humanos entre os anos de 2002 e 2005, a iniciativa pretende aperfeiçoar a democracia brasileira, garantindo a representação e a participação política direta dos povos indígenas no Congresso Nacional.