quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mister X 06-07-2011


Composição
Esta semana um forte empresário ligou para um articulador do professor Bi (Fabiano) para ver a possibilidade de uma composição de uma dupla nova para disputar as eleições. A conversa fluiu, as idéias já conjugaram, ou seja, o projeto é inovar na política de Siqueira Campos.

Chateado
Com a notícia de que o ex-prefeito Dirceu Rodrigues estaria indo para o PTB do deputado federal Alex Canziane, o ex-deputado e presidente do PDT-Curitiba, Wilson Picler ficou chateado. Wilson Picler foi o último patrão de Dirceu, já que não alcançou legenda para a sua reeleição a deputado. Em Siqueira Campos Dirceu foi seu cabo eleitoral e não conseguiu angariar muitos votos, pouco mais de 400 votos para Picler. Ao longo dos anos Dirceu vem colecionando inimigos do alto escalão, começando pelo ex-deputado Greca, passando por Hermas Brandão, Abelardo Lupion, Reinhold Stephanes e agora Wilson Picler.

É a minha vez
O vice-prefeito de Siqueira Campos, o Manezão reafirmou a vontade de ser candidato a prefeito em 2012, ele disse que tem se preparado e está atualizado para o cargo. Manezão disse que sabe de todas as dificuldades que vai enfrentar, mas acredita na sua capacidade de inovar para superar todas as barreiras.

Deu Bonilha
Deu o que todos já esperavam. O procurador geral do Estado, Ivan Bonilha, foi eleito para a vaga no Tribunal de Contas do Estado em eleição na Assembléia Legislativa encerrada agora à pouco.
Bonilha teve 34 votos, contra 18 do deputado estadual Augustinho Zucchi. Ainda foram computados um voto nulo e um branco.

No salto Itararé
Ontem recebi vários e-mails de pessoas que também não estão contentes com a situação do campo de futebol (Estádio José Aldair) eles esperam que a prefeitura tome algumas providências para recuperar o campo e assim as pessoas possam ter o lazer de jogar e assistir jogos. Eu acredito que a prefeitura irá sim tomar uma atitude até porque não quer ver sua população descontente.

Em São José da Boa Vista
Na oposição há dúvidas entres os membros de quem será o representante do grupo nas próximas eleições, uns defendem que deve ser o Dr. Zezinho já outros querem o vereador Claudio Mendes que fez uma ótima votação para seus candidatos a deputado nas eleições de 2010. O debate deve ser intenso até o prazo final de filiações para quem quer ser candidato que se encerra em 30 de setembro. 

Esclarecimentos

Ministro dos Transportes vai
à Câmara na próxima semana
Nascimento foi convidado para prestar esclarecimentos sobre denúncias envolvendo a cúpula da pasta por deputados do PR

Agência Brasil
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, irá à Câmara dos Deputados terça (12) ou quarta-feira (13) próximas para participar de audiência coletiva de quatro comissões técnicas da Casa. Nascimento foi convidado para prestar esclarecimentos sobre denúncias envolvendo a cúpula da pasta por deputados do PR integrantes das Comissões de Trabalho, Ciência e Tecnologia, Fiscalização Financeira e Controle e Viação e Transportes.
A ida de Alfredo Nascimento à Câmara na próxima semana foi confirmada pela assessoria do PR, do qual o ministro é presidente.

Gabão assume AMP
Do Política em Debate
O prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha (PPS), o Gabão, foi eleito nesta terça-feira (5) novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Gabão foi eleito em assembléia promovida pela entidade em Curitiba.
Primeiro prefeito da Região Metropolitana de Curitiba a assumir o cargo, Gabão era o 1º vice-presidente da diretoria anterior, comandada até então pelo prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior (PMDB).
Uma das propostas que Gabão quer colocar em prática é a criação do Conselho Político da AMP, que terá a participação dos presidentes de todas as 18 associações regionais de municípios do Paraná.

Dilma usa crise para trocar 
time de Lula nos Transportes

Política em Debate / Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff usou a crise no Ministério dos Transportes para se livrar do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, e do presidente da Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (Valec), José Francisco das Neves, além de outros dois servidores do gabinete do ministro Alfredo Nascimento. Na manhã de ontem, o Planalto emitiu nota em apoio ao titular da pasta, uma escolha da própria presidente, e disse que ele será responsável por conduzir as investigações.
Apesar do apoio, ainda que tímido ao ministro, também ontem a Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou um pente-fino nos contratos e obras da pasta e de seus principais órgãos. A reportagem apurou entre assessores do atual governo e do anterior, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), que Dilma manteve, mas nunca gostou de ter em seu governo Pagot e Neves, este conhecido pelo apelido de “Juquinha”. Tolerou-os até agora porque ambos haviam sido nomeados por Lula, seu padrinho na eleição presidencial.

OAB divulga as 90 faculdades 
que tiveram aprovação zero
Dentre as 90 entidades, dez estão no Paraná. Já a UFPR teve aprovação média de 80% a 90%
Redação Bem Paraná, com G1
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou a lista das 90 instituições de ensino superior que tiveram aprovação zero no último Exame de Ordem. Essas faculdades tiveram 1.153 do total de 106.891 inscritos na prova. Das 90, 51 registraram menos de dez participantes e 39 registraram dez ou mais inscritos. No Paraná, dez faculdades tiveram o índice de aprovação zero. Clique aqui para conferir a lista.
O exame, realizado em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas.
"O presidente (da OAB) vai notificar o Ministério da Educação para colocar todas elas em regime de supervisão, que pode levar ao cancelamento", disse o secretário-geral da Ordem, Marcus Vinícius Furtado Coelho.
O MEC registra 1.120 cursos superiores de direito no país. São cerca de 650 mil vagas, segundo a OAB. Atualmente o MEC faz supervisões a instituições que têm mau desempenho no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).
“Isso é reflexo, infelizmente, do ensino jurídico do Brasil", disse o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Os candidatos que fazem a prova pela segunda vez têm 7% de aprovação, em média, segundo a OAB. Aqueles que fazem o exame pela primeira vez ou estão no nono e décimo períodos da faculdade (treineiros) têm média de 25% de aprovação.
De acordo com Cavalcante, um estudo feito por ele com dados dos últimos quatro exames anteriores ao de dezembro de 2010 mostra que as 20 melhores instituições de ensino superior públicas aprovam, em média, entre 70% e 90% dos candidatos inscritos. Nas 20 piores universidades públicas e as 20 melhores universidades privadas, a aprovação média é de 40% a 60%. Já as 20 piores instituições particulares aprovam entre 3% e 5%. “Isso puxa para baixo o número de aprovações. Infelizmente, o maior número de estudantes está nas faculdades privadas”, disse Cavalcante.
Segundo Coelho, um grupo de universidades teve aprovação média de candidatos entre 80% e 90%. Dentre elas está a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O presidente da OAB disse que estuda a possibilidade de questionar na Justiça as aprovações de novos cursos feitas pelo Conselho Nacional de Educação “Não podemos conceber que o Conselho Nacional de Educação, fugindo dos parâmentos técnicos, autorize novas vagas”, afirmou.

Rotam apreende 42 kg de maconha dentro de ônibus e três pessoas são detidas
Um dos suspeitos é foragido da Colônia Penal Agrícola

Do Bem Paraná 
Policias da Rotam da Polícia Rodoviária Estadual, apreenderam na madrugada desta terça-feira (5), por volta das 03h20 dois homens e uma adolescente que transportavam 42 quilos de maconha em um ônibus de linha na PR-323, trecho entre Maringá a Doutor Camargo.
 Durante fiscalização no interior do veículo, os policiais encontraram com um foragido, 32 anos, da Colônia Penal Parada Neto de São Paulo – SP, uma mochila preta com 10 tabletes de maconha. O detido também carregava consigo um notebook roubado na cidade de Arapongas na data de 16 de junho deste ano; onde ele e mais dois elementos assaltaram uma residência levando vários objetos.
Em outra poltrona também foi localizado mais drogas com uma adolescente de 17 anos com duas mochilas de mão - uma contendo cinco tabletes grandes e outra com mais 7 – e mais uma mochila no bagageiro com 12 tabletes de maconha.
Outro passageiro também foi apreendido sob suspeita pois já havia sido preso por roubo em um comércio de Maringá e não soube explicar sobre sua estadia naquele ônibus.
“Durante a bordagem, o preso foragido ficou tentando nos convencer a permitir que a adolescente também assumisse a posse da droga por ele portada, para que sobre ele, pesasse somente a fuga da prisão e não o tráfico de drogas; o que obviamente não foi aceito”, declarou o comandante da operação, Gilson Cardoso Fahur.
Ao total foram apreendidos 36 tabletes de maconha que totalizaram 42,750 kg de maconha. A droga e os detidos foram encaminhados para a Delegacia Civil em Maringá, onde serão investigados pelo crime de tráfico de drogas.



Uma única apreensão pega

260 mil pedras de crack
Até esta apreensão, o balanço de apreensões do Serviço Narcodenúncia 181 tinha registro de 763,7 mil pedras apreendidas neste ano

Agencias
Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), com apoio do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), de Cascavel, apreenderam, ontem, uma das maires quantidades de crack de uma só vez. Foram pegos 65 quilos da droga, dividida em 60 tabletes, encontrada dentro de uma caminhonete conduzida por um homem de 61 anos, acompanhado de uma criança de 8 anos. Convertidas para o consumo, a quantidade poderia render cerca de 260 mil pedras.
A apreensão ocorreu na BR-277, no trevo de acesso à Avenida Tancredo Neves, em Cascavel, no Oeste do Estado. Em abordagem de rotina, os policiais perceberam o nervosismo e algumas contradições do motorista nas informações. Ao perceber que o carro seria submetido a uma revista detalhada, ele tentou subornar os policiais com R$ 1 mil, alegando que transportava produtos de informática. O homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e corrupção ativa e encaminhado ao setor de carceragem provisória da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel.
 Até esta apreensão, o balanço de apreensões do Serviço Narcodenúncia 181 tinha registro de 763,7 mil pedras apreendidas neste ano. Essa quantidade seria o mesmo que 190 quilos de crack. O Narcodenúncia tem as estatísticas de apreensões das polícias do Estado do Paraná. No ano passado todo foram quase dois milhões de pedras apreendidas  o Paraná. Neste ano também já foram apreendidos 75 quilos de cocaína e 11,8 toneladas de maconha. Cada polícia faz sua própria contagem de apreensões.
 Cope — Um exemplo é a quantidade apreendida pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), também divulgado ontem. No primeiro semestre de 2011 foram 48 quilos de crack (equivalente a 192 mil pedras para consumo) e detidos 16 suspeitos de tráfico. A última apreensão ocorreu na sexta-feira, quando foram recolhidos 5 quilos da droga. Nas operações realizadas a partir de janeiro, também foram apreendidos 4 quilos de cocaína e 22 armas de fogo. As drogas apreendidas foram avaliadas em R$ 1,1 milhão.
Creme de barbear — A Polícia Federal prendeu na segunda-feira, em Foz do Iguaçu, uma paraguaia de 24 anos que transportava aproximadamente 1 kg de cocaína em frascos de creme para barbear, laquê para cabelos e tubos de desodorante. Ela foi presa por tráfico internacional de drogas.
Os policiais desconfiaram de uma mulher aparentemente nervosa no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, e decidiram abordá-la. Durante vistoria na bagagem dela, os agentes encontraram quatro frascos, sendo um de creme para barbear, um de laquê para cabelos e dois de desodorante. Dentro dos fracos havia cocaína.
A mulher confessou ter sido contratada por uma amiga paraguaia que reside na Espanha para fazer o transporte da droga. O voo dela pousaria em Málaga. A paraguaia foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Mega-sena acumulada pode pagar R$ 9 milhões
Caso o ganhador acerte sozinho poderá comprar 360 carros populares ou um prédio inteiro de 9 andares.
Redação Bem Paraná
Acumulada há apenas dois sorteios, a Mega-Sena já pode pagar um prêmio de R$ 9 milhões, no concurso 1.297, que será sorteado nesta quarta-feira (6), no Caminhão da Sorte, esta semana, em Guaratinguetá (SP).
Caso um apostador acerte, sozinho, as seis dezenas, ele poderá comprar, com o prêmio, uma frota de 360 carros populares ou cerca de 1.800 motos 125cc. No ramo imobiliário, a fortuna pode comprar um prédio inteiro de nove andares, com cinco apartamentos por pavimento, no valor de R$ 200 mil cada unidade. Aplicado na Poupança da Caixa, o prêmio renderia aproximadamente R$ 50 mil por mês.
As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19 horas (horário de Brasília), do dia do sorteio, em qualquer uma das 10,9 mil lotéricas da Caixa, espalhadas pelo país. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 2.