domingo, 28 de agosto de 2011

Coluna Mister X 29 de agosto de 2011


PSB
A briga pelo PSB aumenta, nos bastidores a disputa fica acirrada, na semana passada foi a fez do vereador Paulão ir falar com o deputado Hermas Brandão Junior. Paulão argumentou e acertou alguns pontos com o deputado Hermas, mas a decisão foi adiada e nos próximos dias e até lá para os envolvidos vai ser uma guerra de nervos.

Convite
A equipe do Bi, ou seja, os articuladores do Bi estão a campo e a procura de um vice, a idéia é trazer um político que seja do meio do povão e acreditam que o perfil certo é do ex-vereador Marquinho da Dismasiq (PTN). O convite está sendo preparado e ao que tudo indica Marquinho vai aceitar.

Reunião
Na semana passada seis vereadores de situação se reuniram com o prefeito Luiz Antonio e o ex-prefeito Dirceu Rodrigues para discutir os rumos da política, na oportunidade foi mantida as candidaturas e pregada a união do grupo. O vice-prefeito Manezão (DEM) e a vereadora Deusy (PSDB) foram convidados mas ainda por motivos particulares não compareceram na reunião.  

Campeonato Brasileiro


Santos e São Paulo
empatam na Vila
Com um a menos desde os 27 minutos do primeiro tempo, Tricolor não suportou pressão santista e sofreu empate a dez minutos do fim

Do esportes@band.com.br
Santos e São Paulo empataram por 1 a 1 neste domingo, na Vila Belmiro, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Mesmo com um a menos desde os 27 minutos do primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar antes do intervalo com um golaço de Lucas. Porém, o time não suportou a pressão santista e cedeu o empate a dez minutos do fim de jogo. Em outro belo gol na partida, Paulo Henrique Ganso salvou o Peixe da derrota em casa no clássico.
Com o resultado, o São Paulo reassume a terceira posição do Brasileirão, com 35 pontos. Já o Peixe, que tem um jogo a menos, permanece na 14ª colocação. O empate também mantém o tabu das duas equipes, que ainda não venceram um clássico no campeonato.
As duas equipes voltam a campo na próxima rodada, quarta-feira, às 21h50. O Santos visita o Internacional, enquanto o Tricolor recebe o Fluminense.

Flamengo segura
empate com o Vasco
Do esportes@band.com.br

Tudo igual e sem gols no duelo entre Flamengo e Vasco. Neste domingo, no Engenhão, o Rubro-Negro, que jogou com um a menos desde o fim do primeiro tempo, segurou o empate com o Gigante da Colina, em dia de grande atuação do goleiro Felipe. Pelo lado vascaíno, Juninho Pernambucano comandou as melhores jogadas. Mas nada que conseguisse mudar o placar diante de um Flamengo mais preocupado em se defender.

Com o resultado, o time de Vanderlei Luxemburgo, em segundo lugar, chega aos 36 pontos e encosta de vez no líder Corinthians, com 37. Já o Vasco segue no G-4, com 35, na quarta colocação.
Palmeiras vira contra o Corinthians

Fernandão marcou logo na estreia o gol que deu a vitória ao Verdão no clássico em Presidente Prudente

Do esportes@band.com.br
Felipão sempre pediu o seu “camisa 9”. Neste domingo ele provou que estava certo. Jogando em Presidente Prudente, o Palmeiras bateu o Corinthians por 2 a 1, de virada, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão, com gols de Luan e Fernandão. O centroavante, tão buscado pelo técnico do Verdão, decidiu logo na sua estreia e marcou para garantir os três pontos do time no clássico.
Por causa da vitória de ontem do Botafogo, o Palmeiras não nada na tabela. Mas, com 32 pontos, o triunfo injeta ânimo no time para voltar a brigar por um lugar no G-4.
Já o Corinthians, que saiu vencendo com Emerson, sai de campo com algo a comemorar, apesar da derrota: com 37 pontos, o Timão conquista o título simbólico do primeiro turno, beneficiado pelos empates entre Flamengo e Vasco e no duelo entre Santos e São Paulo.

Grêmio ignora favoritismo do Inter e vence o bicampeão da Recopa
Marquinhos e Douglas marcaram os gols no 2 a 1 do Grêmio, no Olímpico
Do Globo.com
Clássico é o jogo das frases óbvias. Não tem favorito, dizem uns; tudo pode acontecer, determinam outros; e, em Porto Alegre, há ainda a definitiva 'Gre-Nal é Gre-Nal'. Pois nesta tarde chuvosa de domingo o Grêmio fez verdadeiros todos estes enunciados proferidos por aqueles que evitam arriscar palpites antes dos encontros entre vermelhos e azuis.
Apesar do favoritismo atribuído ao Inter, que na quarta-feira havia comemorado o bicampeonato da Recopa Sul-Americana sobre o Independiente, deu Grêmio. O Gre-Nal 388, disputado no Estádio Olímpico pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória tricolor: 2 a 1, gols de Marquinhos e Douglas, de pênalti. Índio fez para o Inter.
Com a vitória, o Grêmio sobe para 21 pontos, e consegue distanciar-se da zona de rebaixamento. O Inter segue com 27, e perde contato com o G-4 da competição.
Na abertura do segundo turno, as duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira. Às 18h o Grêmio visita o Corinthians, no Estádio Pacaembu, e às 21h50m o Inter recebe o Santos no Beira-Rio. Contra o mesmo Santos, no dia 05 de outubro, o Grêmio recupera - em Porto Alegre - partida adiada, pela 11ª rodada, fechando sua participação no primeiro turno.


Coritiba sai na frente, mas Edílson empata para o Furacão

Do Portal Banda B
Clássico é decidido em detalhes. A frase é clichê, mas se encaixa perfeitamente no Atletiba deste sábado, disputado em um Couto Pereira lotado. O Verdão foi melhor em quase toda a partida e abriu o placar logo no primeiro tempo, com gol de Emerson, de cabeça, após cobrança de escanteio de Marcos Aurélio.
E justamente quando o Coxa se aproximava do segundo gol, o Atlético foi lá e empatou o clássico, com gol de Edílson, de falta. E o placar não saiu do 1 a 1, empate melhor para o Furacão, que chega a 18 pontos e encosta no Grêmio, primeiro time fora da zona do rebaixamento, enquanto o Verdão fica na 8ª colocação.
Na primeira rodada do segundo turno, o Atlético recebe o Atlético-MG, quarta feira que vem, na Arena da Baixada. Já o Verdão vai até Goiânia enfrentar o Atlético-GO, também na quarta-feira. As duas partidas acontecem às 20h30, com transmissão da Banda B.

Segurança


Governo começa a chamar 670 novos policiais civis
Secretaria de Segurança Pública também apresentou projeto de 95 novas delegacias

Do Bem Paraná
O delegado-chefe da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, anunciou que, nesta semana, o governo vai divulgar a lista com os nomes de 670 investigadores da Polícia Civil, aprovados no último concurso, e que serão convocados para fazer parte da instituição. O anúncio aconteceu durante o Encontro Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, em Apucarana, no sábado (27).
Durante o encontro, Michelotto também apresentou vídeo com três projetos das 95 novas delegacias com atendimento cidadão, que fazem parte do programa Paraná Seguro. A previsão é que pelo menos outras cem delegacias sejam reformadas.
O delegado anunciou que está em estudo a transformação de núcleos em delegacias. Entre as unidades, Michelotto citou o Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) e Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa). “Com o formato de delegacia, vamos poder lutar para conseguir mais investimentos para esses grupos e, assim, melhorar suas atuações”, acrescentou.
Ele reforçou a importância desses núcleos e de outras forças especiais, como o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especiais (Tigre) no combate ao crime organizado. Michelotto explicou que as dificuldades enfrentadas pela polícia paranaense se deve a muitos anos sem investimento em segurança. “Neste governo temos a garantia que o orçamento será reforçado e, consequentemente, os policiais e a população sentirão as mudanças para melhor”.
INTERIOR - Michelotto informou que Ponta Grossa receberá uma unidade da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), nos próximos meses. Dentro de 60 dias, segundo ele, será criada a Delegacia da Mulher em Apucarana. As unidades do Instituto de Identificação serão migradas das delegacias, para as Ciretrans. Com isso se tornará mais ágil o envio de carteiras de identidade àqueles que moram no interior e a população terá ambiente mais agradável para o atendimento.
VOLUNTÁRIOS - Durante o evento, Michelotto parabenizou os voluntários dos conselhos de segurança no Paraná e reforçou a importância do envolvimento da comunidade na luta contra o crime. Ele acrescentou que vai visitar todas as delegacias do Estado e que quer contar com a participação dos Consegs. “Teremos uma Polícia Civil comunitária cidadã. Para isso, precisamos da participação ativa dos conselhos”.

Cultura

Sonete e Cânticos Vocal participam de Congresso Jovem através de vídeo
Ala Reis, Sabryna Martins e Quarteto Vocal Onix estiveram presentes


JDS Comunicação

O Congresso Jovem Breve Jesus Voltará realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia durante a manhã, tarde e noite de ontem (27) em Jacarezinho, contou com a participação em vídeo da cantora Sonete (atualmente morando nos Estados Unidos) e do Quarteto Cânticos Vocal. Presente no Cine Teatro Iguaçu os cantores Alan Reis de Maringá, Quarteto Vocal Onix de Londrina e Sabryna Martins de Telêmaco Borba louvaram o nome de Deus.
A pregação na parte da manhã ficou por conta do pastor líder jovem da Associação Norte Paranaense (ANP), Marco Bueno. Durante a tarde todos gostaram muito da palestra com o pastor distrital de Ibiporã, Marcio Vander Bernardino. “A risada foi total. Com ele podemos aprender de forma alegre”, afirmou a diretora jovem em Jacarezinho, Déborah Pimentel. Os pastores Cristiano dos Santos, da região de Jacarezinho e Lauro Crescêncio, de Apucarana também estavam presentes no evento.
Durante todo o dia passaram pelo local do congresso, mais de 800 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. Estiveram presentes pessoas de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Ribeirão Claro, Andirá, Nova Fátima, Ourinhos, Avaré, Quatiguá, Cornélio Procópio, Santa Amélia, Londrina, Maringá, Telêmaco Borba, Sertaneja, Jandaia do Sul, Sarandi, Mandaguari, Ibiporã e Apucarana.

Homenagem

2.° BPM homenageia Pedro Lupion
Policiais Militares recebem congratulações por serviços prestados]
 
O Comando do 2.° Batalhão de Polícia Militar do Paraná, sediado em Jacarezinho, promoveu uma solenidade na manhã desta sexta-feira (dia 26), na qual foi homenageado o deputado estadual Pedro Lupion (DEM), membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, Policiais Militares receberam congratulações pela relevância de serviços prestados à comunidade e foram entregues braçais aos novos membros da Rotam.
 comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Aírton Sérgio Diniz, elogiou a atuação de Pedro Lupion na Assembleia, por observar no trabalho parlamentar do deputado um verdadeiro comprometimento com a causa da Segurança Pública. Da mesma forma Diniz agradeceu ao deputado federal Abelardo Lupion (DEM) pelo respeito e consideração que sempre demonstrou com a categoria dos policiais militares. “Lutamos diariamente contra a criminalidade para proporcionar aos paranaenses uma vida melhor, com paz e tranquilidade. Temos que enaltecer o compromisso dos nossos deputados com as questões de segurança e ao mesmo tempo elogiar a postura de nossos policiais, que arriscam suas vidas pela segurança dos cidadãos”, disse Diniz.
Pedro Lupion, que recentemente apresentou dois projetos de lei que, uma vez aprovados, podem refletir na melhoria da segurança pública – a criação do Programa Bombeiro Mirim e o que pretende dificultar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos – falou do plano do governo estadual (Programa Paraná Seguro) que pretende reestruturar o sistema de segurança pública no Estado e o acréscimo ao orçamento da segurança de R$ 500 milhões anunciado por Beto Richa (PSDB). “O programa do governo vem em um momento oportuno. Desenvolver um programa que estabelece metas e que terá o objetivo de reduzir os indicadores da criminalidade demonstra que o governador Beto Richa não só cumpre um compromisso assumido em campanha, como faz da segurança pública uma ação concreta”, ponderou o deputado.
Segundo Lupion, entre os investimentos que o governo fará no setor estão a compra de viaturas, armas, munição e equipamentos, construção e revitalização de batalhões, delegacias e sedes do IML, capacitação profissional, fortalecimento das corregedorias, criação da ouvidoria da polícia e a criação do novo Fundo de Segurança Pública. O parlamentar lembra que há municípios no estado que não tem nenhum policial e com o programa Paraná Seguro isso não vai mais existir, além de assegurar aos efetivos da policial Civil e Militar boas condições de trabalho.
Participaram da cerimônia os vereadores de Santana do Itararé, Darci Donizete de Carvalho; de Ibaiti, Vera Lúcia Bernardes e Carlos Antônio da Rocha; e de Jacarezinho, José Pereira (Macalé), que esteve acompanhado do pré-candidato a prefeito do Município, Dr. Sérgio de Faria. Também estavam presentes professores e alunos de Escolinha de Karatê e Futsal do 2.º BPM. professores e alunos do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, familiares e amigos dos policiais militares homenageados. Em seguida foi celebrada Missa na quadra de esportes da Corporação.

Entrega de braçais
O Braçal é o símbolo maior da responsabilidade no cumprimento de missões por parte dos PM's e foi adotado pelas tropas de elite das Policias Militares do Brasil por representar  o dever de cumprir e de fazer cumprir com esmero e abnegação as normas e regulamentos, com firmeza, educação, coragem, disciplina e energia, quando se faz necessário. Todo miliciano que recebe o “Braçal ROTAM” deve manter e honrar as tradições que ele encerra com a consciência de um Policial Militar de Elite.
Os novos integrantes da ROTAM do 2º BPM, Sd. Adair dos Santos, José Henrique da Silva e Carlos Alberto de Araújo Júnior, receberam das mãos dos deputados Pedro e Abelardo Lupion seus braçais,  que simbolizam um marco de vitória sobre todos os obstáculos iniciais do estágio deste efetivo especializado da Unidade.

Congratulações a Policiais Militares

Os Policiais 2º Sgt Edson Luiz Ferreira, 2º Sgt. Agnaldo Zavalski Padilha, Cb. Natanael Zavalski Padilha, Sd. Daladier de Almeida, Sd. Lauro César Ribeiro da Silva receberam congratulações que enaltecem o trabalho que, com profissionalismo e dedicação, vêm realizando, no combate exemplar da criminalidade na região.

Policial Militar Destaque do Mês
Instituído pela Portaria do Comando Geral nº. 763, de 04 de julho de 2006, o quadro de Policial Militar Estadual do Mês na PMPR tem a finalidade de reconhecer a atuação de policiais militares que, no desempenho da atividade operacional, demonstraram respeito aos direitos humanos, espírito de corpo, profissionalismo, honestidade, patriotismo, constância, disciplina, dignidade, lealdade, coragem, civismo, justiça e honra. Na solenidade de sexta-feira receberam a honraria os Policiais Militares Sd. José Fernando Tenório e Sd. Marcos Vilas Boas Chaves

Crime


Filhos de delegado são baleados dentro de carro em plena luz do dia; um morreu

Fotos: Tiago Silva - Marca dos tiros no carro dos irmãos
Portal Banda B
Dois jovens, entre 20 e 25 anos, filhos de um delegado do estado do Mato Grosso, sofreram um atentado contra a vida durante o início da tarde deste sábado (27), no bairro Cajuru, em Curitiba. Weber  e Wellington Pereira Soares estavam num Palio vermelho na rua Osmario de Lima, quando foram alvejados pelos atiradores, que estavam munidos de uma pistola. O primeiro morreu no local, já o segundo, com pelo menos quatro tiros, conseguiu pedir ajuda no Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), instalado nas proximidades.
De acordo com o tenente Willian, do Bptran, a equipe policial estava de plantão na base, quando Wellington apareceu pedindo ajuda. “Ficamos assustado, o rapaz chegou com várias balas no peito, correndo risco de morte. Foi encaminhado ao Hospital Cajuru”, disse ele à Banda B.
O irmão de Wellington, não teve a mesma sorte. Também com quatro tiros, Weber tombou morto ainda no local. Testemunhas que acompanhavam de perto o trabalho dos policiais, apontam que possivelmente a bronca seria com Wellington, já que, segundo eles, o rapaz é uma pessoa problemática.
No carro dos irmãos foi encontrada uma pequena quantidade de cocaína, possivelmente para uso próprio. A Delegacia de Homicídios de Curitiba (DH) é quem investiga o caso.

Governo federal


Gleisi diz esperar que denúncias não reflitam disputa política
Ministra admite que ataques a ela e a Paulo Bernardo podem ter origem no Paraná
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no sabado (27), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, esperar que as denúncias que têm envolvido seu nome e o de seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, não tenham relação com a política regional do Paraná.
O PT enfrenta uma divisão em suas próprias fileiras em relação ao apoio que será dado nas eleições municipais do próximo ano. Enquanto alguns defendem candidatura própria, outros, entre eles comenta-se que está Bernardo, estariam propensos a dar apoio ao ex-deputado Gustavo Fruet (sem partido).
"Acredito que seja questão de política, mas espero que não seja. Sinceramente", disse a ministra. "Estamos tentando fazer o melhor trabalho, representar bem o Paraná e fazer com que as coisas caminhem." Gleisi também é cotada para possível candidata ao governo do Estado em 2014. Ela esteve no município para inaugurar o Residencial Arvoredo, um conjunto com 248 casas do programa Minha Casa Minha Vida. Enquanto a entrevista versava sobre o programa, Gleise entusiasmou-se acentuando esperar que seja superada a meta de 2 milhões de casas.
No entanto, quando os repórteres tocaram nos assuntos que agitam Brasília, os assessores já começaram a encerrar a entrevista. Ela respondeu apenas sobre a sua saída da Hidrelétrica Itaipu Binacional, afirmando ter procurado a Procuradoria Geral da República (PGR), a fim de receber uma orientação. Sobre a possibilidade de restituir os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ela ressaltou que aguarda orientação da PGR.
Gleisi citou o diretor-geral da binacional, Jorge Samek, que disse ter sido ele o responsável pela exoneração. "Recebi meus direitos de verbas rescisórias", acentuou. Mas, depois que a informação veio a público, ela afirmou ter falado com o procurador Roberto Gurgel. "Procurei a procuradoria para explicar a situação em que houve a exoneração e me coloquei à disposição para fazer esclarecimentos e também que me oriente em relação a essa situação", disse. "Mas estou muito tranquila."

Samek foi quem decidiu demitir Gleisi
 Do bem Paraná
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o diretor-presidente da Itaipu Binacional Jorge  Samek assumiu que foi ele quem demitiu  Gleisi Hoffmann  da empresa, porque ela  queria voltar à estatal se perdesse a eleição, mas ele preferiu afastá-la de vez.
“Se você sair, vou te exonerar. Você não volta”, alertou Samek, ao ser consultado pela ministra da possibilidade de uma licença. Segundo ele, Gleisi pretendia voltar ao cargo se perdesse: “Esse processo de politizar empresa não vai acontecer na minha gestão”.
Com a decisão de exonerar, a Itaipu foi obrigada a liberar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de Gleisi, fato que tem motivado críticas da oposição. Gleisi era diretora financeira da Itaipu e recebeu R$ 41 mil de indenização.
Questionado se ela iria devolver o dinheiro, Samek disse: “Ela não fez ato errado. Se tiver alguma coisa errada, a responsabilidade é minha”.


Viagem de Beto à Europa vai custar R$ 100 mil ao estado
Da Gazeta do Povo
Três representantes da administração estadual estão na comitiva, que é composta por outras nove pessoas. Visita, para buscar investimentos, vai durar duas semanas
A viagem de duas semanas do governador Beto Richa (PSDB) à Europa vai custar perto de R$ 100 mil aos cofres do estado. Valor semelhante será gasto pela Assembleia Legislativa do Paraná, que mandou três integrantes para a comitiva oficial, composta ainda por empresários paranaenses. A viagem, iniciada no último dia 19, acaba na próxima sexta-feira.
As informações sobre os custos do governo com a viagem foram dadas pela própria administração estadual. As passagens dos três integrantes do governo que foram à Europa custaram R$ 50,8 mil. Além de Richa, viajaram o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e o assessor especial Fabio Dal­­lazem.
A diária paga pelo estado, que cobre hospedagem e alimentação, é de US$ 614 (R$ 982) por dia para cada um. Assim, durante a viagem de 15 dias, cada um dos integrantes do governo tem di­­­reito a gastar R$ 14,7 mil com hotéis e restaurantes. Na soma, a estada dos três pode ultrapassar os R$ 43 mil. Somando com as passagens, o valor já fica em aproximadamente R$ 94 mil.
Há ainda três representantes da Assembleia na comitiva: o presidente, Valdir Rossoni (PSDB); o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB); e o diretor de Comunicação, Hudson José. A reportagem apurou que o Legislativo fez um adiantamento de R$ 45 mil para os três cobrirem os custos de hospedagem e alimentação. Além disso, as passagens custaram R$ 47,5 mil.
Os políticos são acompanhados de uma comitiva de empresários. Participam um diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Hélio Bampi; o presidente da Asso­­ciação Comercial do Paraná, Édson Ramon; e o vice-presidente da entidade, Odone Fortes. Tam­­bém estão na comitiva Celso Gusso, diretor da Risotolândia; e Luiz Scarpin, empresário do ramo de turismo.
A prefeitura de Curitiba também enviou um representante: o secretário de Relações Interna­­cionais, Eduardo Guima­­rães. No caso dele, segundo a prefeitura, as passagens e a hospedagem ficaram em R$ 24 mil. E a diária é de 250 euros (R$ 580).
Busca de investidores
A comitiva tem como principal objetivo fazer contatos para trazer investimentos ao Paraná. Na Ucrânia, por exemplo, houve uma visita a uma fábrica de insulina, a Indar, que estaria interessada em ter uma unidade no Brasil. Na França, haverá uma visita à Renault. Na Itália, o único compromisso do grupo é uma reunião com diretores da indústria de pneus Pirelli.
Para o cientista político Adriano Codato, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a presença de deputados estaduais na comitiva do governador só faz sentido “politicamente”. “Polí­­tica é feita de vaidades; é preciso fazer agrados aos aliados. Em­­­bora o Beto tenha maioria ampla na Assembleia, esse tipo de convite para viagens internacionais ajuda a cultivar essa maioria”, afirma.
Por outro lado, Codato diz que a presença de não especialistas na viagem mostra que o discurso do governador de fazer uma gestão “empresarial” do governo não tem respaldo em seus atos. “Se o pensamento fosse técnico, o governador iria acompanhado de técnicos do Ipardes, do BRDE, do Ipea. Os deputados vão por motivos políticos”, diz ele.