terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Prisão


Suspeito de estuprar menina de 5 anos se esconde no último andar de edifício, mas acaba preso
Do Portal Banda B
Um suspeito de pedofilia foi preso pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (9). Perto das 20h, moradores do Jardim das Flores, em Colombo, região metropolitana de Curitiba, ligaram para a Banda B denunciando os abusos e o esconderijo do acusado.
Quando a nossa equipe chegou à rua José Milani, os policiais militares já realizavam a prisão de Danilo do Carmo Chagas, 37 anos. Outras vítimas também se apresentaram a polícia. “Danilo” é apontado como autor de abusos sexuais contra outras crianças. O policial militar Marcelo, do 17.º Batalhão, destacou como foi a prisão do indivíduo.

Esconderijo
“Ele estava no último andar do edifício em construção. Temia a reação popular e estava com indícios de embriaguez. Conseguimos prendê-lo e além dos familiares desta menina de cinco anos que ele abusou, mais duas mães vieram nos procurar para denunciá-lo”, relatou o policial.
O estofador Jurandir dos Santos, que é tio de uma das crianças aliciadas por Danilo, estava revoltado. “Cheguei do trabalho e me disseram que este cara tinha abusado da minha sobrinha. Fui atrás dele, mas não me deixaram pegá-lo. Com a chegada da imprensa e da polícia a coisa mudou. Vamos para a delegacia registrar queixa”, afirmou.

Mais vítimas
O acusado foi levado pela PM à Delegacia de Colombo (sede). Pelo menos seis mães de vítimas compareceram ao distrito policial. Danilo tem passagem pelo mesmo crime, só que no município de Campo Largo. Na ocasião ele foi preso por estupro e roubo.

Delegacia de Pinhais prende vovô aplicando golpe em Agência Bancária


Do Portal Banda B
Um “vovô espertinho” foi preso em flagrante no início da tarde desta segunda-feira (9 ), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC). Luiz Carlos Ferreira Fagundes, de 56 anos, foi detido por Policiais Civis do Setor de Investigações da Delegacia de Pinhais, que com ele encontraram vários cartões bancários e um talonário de cheques em nome de Agenor Gordin Neto, residente no estado da Bahia, materiais estes que foram obtidos a partir da abertura de uma conta corrente na agência do Banco do Brasil em Pinhais.
Segundo relatado pelos funcionários do banco, Luiz Carlos já teria obtido pelo menos R$ R$ 20 mil de lucro com o golpe, cuja fraude consistia em obter financiamentos em nome da vítima, bem como, receber valores que essa possuía de crédito com o INSS. Com o preso ainda foi apreendida uma carteira de identidade falsa. Em seu interrogatório o “vovô cara de pau” acabou confessando o crime e relatou que vive de aplicar golpes semelhantes há cerca de 20 anos.
Segundo o Delegado Titular Fábio Amaro, Luiz Carlos foi autuado por Uso de Documento Falso e Estelionato e encaminhado ao Setor de Carceragem Provisória da Delegacia de Pinhais. “Se condenado, o vovô poderá pegar uma pena de até oito anos de reclusão”, finalizou.


Auxiliar deita para descansar embaixo de caminhão e morre atropelado
Do Portal Banda B
Por volta das 13h30 desta terça-feira (10) uma fatalidade resultou na morte por atropelamento de um homem, em Araucária, município da região metropolitana de Curitiba. Um caminhão, com placas do Rio Grande do Sul, dirigido por João Hélio Patussi, de 59 anos, aguardava a vez para entrar e descarregar no pátio da empresa All Tech, localizada na rua Curió, 312, bairro Tapera Velha.  Milton Dias Batista, 38, que sempre trabalha como auxiliar (chapa), de João Hélio, nas descargas em Curitiba, resolveu sair do caminhão e deitar na sombra, debaixo do veículo. No momento em que foi liberada a entrada do veículo no pátio, o motorista, não percebendo que o auxiliar dormia sob as rodas, acabou por passar por cima do corpo de Milton.
Segundo informações dos policiais que atenderam ao caso, o caminhão ficou por cerca de 30 minutos na fila aguardando a liberação para adentrar ao pátio e realizar a descarga. Milton desceu do veículo sem comunicar ao motorista e deitou sob o caminhão. Não percebendo a atitude do auxiliar, assim que autorizado, João Hélio ligou o caminhão e seguiu em direção ao pátio, passando por cima do corpo do companheiro, que morreu na hora.
A reportagem Banda B recebeu informações no local de que um irmão da vítima teria morrido também por atropelamento, ocorrido há cerca de um mês na BR-116. O corpo de Milton foi encaminhado ao IML de Curitiba. 


Empresa de suspeito de fraudar bombas perderá alvará
O alvará que permite o funcionamento da empresa vence na próxima sexta-feira (13).
Do Bem Paraná
A Prefeitura Municipal de Curitiba não irá renovar o alvará de funcionamento da empresa Power Bombas Manutenção e Instalação Ltda, de propriedade de Cléber Onésio Alves Salazar, denunciado por fraudar bombas de postos de combustível na cidade. O alvará que permite o funcionamento da empresa vence na próxima sexta-feira (13).
A decisão pela não renovação do alvará se deu por determinação do prefeito e se estende aos postos de combustíveis identificados por fraude pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) e notificados pelo Ministério Público e pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
“Não se pode legitimar uma fraude. Os alvarás que permitem o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Curitiba são emitidos dentro dos princípios da legalidade e da regularidade. Se for comprovada a fraude nos postos de combustíveis será cassada a licença de funcionamento”, disse o prefeito.
Nesta terça-feira (10), a Secretaria Municipal do Urbanismo encaminhou ofícios ao IPEM e à Secretaria de Estado de Segurança Pública solicitando que sejam enviadas ao município todas as informações relativas à comprovação de fraudes em postos de combustível, com os respectivos endereços. Os dados vão instruir os processos de cassação de alvarás de funcionamentos.
A partir do recebimento das informações, a Secretaria do Urbanismo irá instaurar o processo administrativo de cassação de alvará dos estabelecimentos que tiverem a comprovação de fraude nas bombas de combustível inspecionadas pelos órgãos de fiscalização.
Cassação - A lei municipal 11095, o código de posturas do município, explica as situações em que um alvará de funcionamento pode ser cassado. Os artigos 196 e 197 tratam do assunto.
Curitiba tem hoje 581 postos de combustível e atividades ligadas ao comércio de combustível em funcionamento.

Sanepar denuncia crime ambiental em Londrina
Do Bem Paraná
Uma pedra estaria dentro da tubulação, impedindo a passagem do esgoto e provocou vazamento.
A Sanepar registrou nesta terça-feira (10) um boletim de ocorrência na 10ª Subdivisão Policial de Londrina para que seja investigada a autoria de vandalismo e sabotagem em tubulação de esgoto na região do Jardim Vista Bela, na Zona Norte da cidade. O ato configura crime ambiental.
Na manhã de sexta-feira (6), ao fazer o serviço de desobstrução da rede coletora, a equipe de manutenção da Sanepar encontrou uma pedra dentro da tubulação, que impedia a passagem do esgoto e provocou vazamento.
Há indícios de que a pedra, com cerca de 30 centímetros de altura e 12 quilos de peso, foi jogada dentro da tubulação. A tampa do poço de visita foi violada. "Não tem como uma pedra desse tamanho vir pela rede", afirma a gerente da unidade regional da Sanepar em Londrina/Cambé, Mara Kalinowski. O vazamento do esgoto foi detectado às 10 horas de sexta-feira (6). Às 10h32, o conserto já estava concluído.
A Sanepar pede a colaboração da população para evitar essas ocorrências. Qualquer irregularidade pode ser avisada pelo telefone 115 ou pela internet (no site www.sanepar.com.br ou no twitter @sanepar_pr).

127 presos foragidos no Paraná após festas de final de ano
Ao todo, 2.429 presos do regime semiaberto haviam ganho liberdade temporária
Nesta terça-feira a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná informou que 127 dos 2.429 presos do regime semiaberto, que ganharam liberdade temporária para as festas de fim de ano, não retornaram aos estabelecimentos penais e são considerados foragidos. Neste número, ainda não estão incluídos os que reincidiram no crime e foram detidos pela polícia ou aqueles que morreram durante esse período.

Os presos cuja liberdade foi autorizada pelo Poder Judiciário são detentos de 14 unidades penais. “Três delas registraram taxa zero de fuga. Retornam todos os 114 presos da Penitenciária Industrial de Cascavel, os 21 da Casa de Custódia de Londrina e os 17 da Casa de Custódia de Maringá”, afirma Maurício Kuehne, diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná – Depen.
As liberações variaram de 3 a 12 dias, de acordo com a situação de cada detento, e iniciaram entre os dias 22 e 30 de dezembro. A partir desta quarta-feira (11), cada diretor de estabelecimento penal informará oficialmente os nomes dos presos foragidos ao respectivo juiz, que tomará as providências. “O mais comum nesses casos que é seja expedido novo mandado de prisão”, reitera o diretor do Depen.


Refém paranaense foi morto por tiro disparado por delegado

Conclusão é do laudo do Instituto Geral de Perícias, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Informação foi divulgada pelo delegado da Corregedoria da Polícia Civil, Paulo Grillo, responsável pela investigação, nesta terça-feira
O laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP), da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, concluiu que o tiro que matou o refém paranaense foi disparado pelo delegado gaúcho Leonel Carivali, da 1ª Delegacia Regional Metropolitana, sediada em Gravataí. A informação foi divulgada pelo delegado da Corregedoria da Polícia Civil, Paulo Rogério Grillo, responsável pela investigação do caso, nesta terça-feira (10).
O agricultor paranaense Lírio Persch e um segundo refém estavam em um cativeiro na cidade de Gravataí. Os policiais paranaenses do grupo Tigre (Tático Integrado Grupo de Repressão Especial) - a unidade de elite antissequestro da Polícia Civil do Paraná - foram ao RS resgatar as duas vítimas de sequestro sem avisar as autoridades locais. Ao saber dos motivos da investida da polícia paranaense, dois delegados gaúchos estouraram o cativeiro e acabaram matando o agricultor.