segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mister X 14 de junho de 2011


Mudanças
Há fortes especulações que um dos melhores secretários da administração do prefeito Luiz Antonio, estaria prestes a deixar a prefeitura para ocupar outro cargo no estado. O secretário de Saúde, Elcio Junior não sabe quando, mas já está com o pé dentro da Polícia Civil, já que passou em um concurso para detetive. Elcio Junior não sabe ainda, mas a notícia de uma possível retirada, ou seja, de deixar a pasta, já está esquentando a cabeça de muita gente que ainda não tem um nome de bate pronto para ocupar o cargo.

Indefinido
Fontes contaram ao Mister X, que o PSDB ainda não tem dono em Siqueira Campos, mas o mais provável que com o partido fique é mesmo o empresário Marlon Bonilha. Esta semana membros da Casa Civil e do alto escalão do Governo Beto Richa ligaram até nas cidades vizinhas para falar e perguntar do vice-prefeito Manezão para decidir a nova provisória do PSDB, mas Manezão já abriu mão do PSDB e deve ingressar no DEM ou PPS, o convite foi feito por gente grande em ambos os partidos.

Acordo
Até agora as alianças e conjunturas não deram certo em torno da candidatura de Dirceu Rodrigues, mas comenta-se que uma das condições para que o ex-prefeito ocupe o posto de candidato seria o compromisso de demitir, remanejar, ou seja, fazer a tão sonhada limpeza na prefeitura. Será que o ex-prefeito demitiria seus próprios cabos eleitorais?

Na Capital
Informações dão conta que membros do grupo emergente do professor Bi (PMDB), foram para a capital paranaense nesta terça-feira a fim de conversar com o ex-candidato a deputado Jura Pescador (PHS). A conversa é sobre a sucessão municipal, eles tentam o fortalecimento do movimento pró Bi.  Vamos ver no desenrolar os resultados, já que o Jura Pescador também já cogitou uma candidatura em Siqueira Campos, assim como já pensou em disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Curitiba.

Especulações
Circulou essa semana que o pré-candidato do PT, Aloísio Torres Guerra estaria repensando a sua pré-candidatura, segundo informações ele estaria buscando outros nomes, segundo uma fonte ele até já teria uma dupla de preferência para apoiar, vale lembrar que são especulações, pois ao que tudo indica, ele ainda é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores. O motivo para esta desistência seria o cansaço e o pedido da família para sair da política.

Projeto sustentável


Municípios entregam 
Plano Territorial a Beto Richa
O prefeito Dilceu Bona, o vice Wagner Mattos e outros 16 prefeitos da região entregaram ao governador o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS); objetivo é de que itens do documento façam parte do PPA do Estado

Agência Criativa
Por Danilo Felipe
 O prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona, e o vice Wagner Mattos Cardoso, estiveram em Curitiba no último dia 7 de junho. Eles e mais 16 prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunopi) se reuniram com o governador Beto Richa e entregaram-lhe o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS).
 O plano foi desenvolvido em conjunto pelos 29 municípios que compõem o Território da Cidadania e levantou as prioridades para o desenvolvimento da região nas áreas da agricultura, meio ambiente, saúde, educação, turismo, pesca, assistência social e cultura. Há um ano, membros destes vários setores de todas as cidades envolvidas têm se reunido e realizado reuniões, conferências e debates com a sociedade com o objetivo de levantar as principais prioridades para o desenvolvimento do Território de Integração Norte Pioneiro.
 Segundo Wagner Cardoso que, além de vice-prefeito e secretário de Agricultura de São José da Boa Vista, é também um dos articuladores do plano, a ideia é de que o Governo do Estado inclua itens do documento no seu Plano Plurianual (PPA) que está sendo elaborado para os próximos quatro anos. “Com a inclusão do plano no PPA do Estado, a região terá recursos específicos destinados diretamente a essas prioridades”, explicou Cardoso. Ele disse que, ao todo, a elaboração do PTDRS envolveu cerca de mil pessoas.
 O vice-prefeito se mostrou otimista em relação à inclusão do PTDRS no PPA. De acordo com o ele, o governador Beto Richa foi solícito e prometeu esforços para tal. “O governador disse que vai fazer todos os esforços para que o máximo possível de itens do nosso plano seja incluído no plano do Estado. Beto Richa gostou da nossa iniciativa porque vai poupar trabalho, já que ele vem realizando conferências em todo o Paraná e nós nos adiantamos e entregamos nossas questões.”
 Para o prefeito Dilceu Bona, é muito importante que os prefeitos e municípios busquem recursos para o desenvolvimento em conjunto e tenham isso como prioridade. “Muitas vezes os prefeitos buscam recursos para seu próprio município, mas desta vez foi em conjunto. São todas as cidades buscando melhorias para o bem comum, para o desenvolvimento de todos”, ressaltou o prefeito.
 

Curso visa integração para desenvolvimento do aluno
Oficinas foram realizadas pela Secretaria de Educação de Wenceslau Braz e contou com a participação de pedagogos e diretores de escolas e centros de educação infantil municipais

Agência Criativa
Por Danilo Felipe
 A Secretaria de Educação de Wenceslau Braz realizou, nos dias 30 e 31 de maio, as Oficinas Unibrasil, que tiveram como tema “Gestão Participativa”. O curso foi realizado nas dependências da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra) e teve como público alvo pedagogos e diretores das escolas municipais e dos centros municipais de educação infantil (CMEI).
 Segundo coordenadora de equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvia Barbosa de Souza, era estimular ações conjuntas que possam melhorar o desenvolvimento intelectual do aluno. “O objetivo do curso Gestão Participativa é estimular a integração de toda a comunidade escolar, entre eles diretores, coordenadores, pedagogos, funcionários gerais, merendeiros, em prol do desenvolvimento do aluno”, explicou a coordenadora.


Homem atropela esposa com caminhão após briga em MS

Polícia Civil investiga se atropelamento foi intencional.
Suspeito disse que vítima se jogou na frente do veículo.
 
Do G1
Um homem de 25 anos é suspeito de atropelar a esposa de 23, passando com o caminhão por cima das pernas dela, após uma discussão. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e aconteceu por volta das 8 horas da manhã desta segunda-feira (13), em um posto de combustíveis da BR-163 na zona rural de Campo Grande.
Segundo informações da Polícia Civil, o casal teve uma briga no domingo e o suspeito saiu de casa. Pela manhã, a vítima foi de moto táxi até o posto de combustíveis onde o marido havia passado a noite.
De acordo com o delegado da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do bairro Piratininga Paulo Henrique de Sá, testemunhas disseram que os dois começaram uma nova discussão.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, o marido ligou o veículo enquanto a mulher batia no vidro pedindo que abrisse a porta. Ela teria caído no chão e foi atropelada.
Socorrida em estado grave e encaminhada a Santa Casa de Campo Grande, a vítima, segundo informações do hospital, teve fratura na bacia, cortes e escoriações diversas, lesões na musculatura do abdômen, mas nenhum órgão foi esmagado. A vítima passou por cirurgia geral e ortopédica e aguarda vaga para internação nas enfermarias.
De acordo com o delegado, o suspeito presta depoimento nesta tarde na delegacia. Ele, segundo  Henrique de Sá, alega que a vítima se jogou em frente do veículo. "De toda a forma, se ele não agiu com intenção, assumiu os riscos", diz o delegado.

Falta de investimentos


Aumento da violência no Paraná é consequência do sucateamento da segurança, diz secretário

Segundo ele, o estado apresenta uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes maior que a nacional.

Do Bem Paraná
Ao dizer que o Paraná deixou de fazer o dever de casa no combate à criminalidade nos últimos anos, o secretário de Segurança Pública do estado, Reinaldo de Almeida César, criticou nesta segunda-feira (13) falta de investimentos de governos passados no setor de segurança que levou ao sucateamento a máquina policial. “Na última década o Paraná teve sua segurança sucateada e a consequência foi o aumento da criminalidade”, disse.
 Segundo ele, o estado apresenta uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes maior que a nacional. “Enquanto a taxa brasileira se situa em 25 pessoas, o Paraná está com 32,6; Curitiba, 40, e a região metropolitana, 62 por 100 mil habitantes”, afirmou. "Neste primeiro ano de governo, trabalhamos com orçamento do ano passado, priorizando algumas medidas emergenciais como resolver as demandas no setor de perícia, criminalística e do Instituto Médico-Legal”, completou.
 De acordo com Almeida César, se for feita uma comparação do efetivo policial com os estados vizinhos, a situação do Paraná é “crítica”. O estado tem 16,7 mil policiais militares na ativa e 3,7 mil policiais civis. “Santa Catarina, que tem a metade da nossa população, tem o mesmo efetivo, Mato Grosso do Sul, com um quarto da população, tem metade do nosso efetivo e São Paulo que tem uma população quatro vezes maior tem um efetivo policial dez vezes maior. Precisamos dobrar o número de policiais no estado”, disse.
 Apesar dessas dificuldades, o secretário disse que muita coisa está sendo feita. Com as primeiras medidas adotadas, o número de homicídios dolosos no primeiro trimestre, segundo ele, teve uma diminuição de 21,08% em relação ao mesmo período do ano passado, interrompendo a tendência constante de crescimento desse tipo de crime desde 2004.
 O secretário de Segurança informou que, em julho, o governo do Paraná vai lançar o programa Paraná Seguro, que terá metas ambiciosas de reverter a situação em que o estado se encontra. Ele também destacou o Plano Estratégico de Fronteiras, lançado na semana passada pelo governo federal, como importante para o estado. O Paraná faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, e a intenção é estabelecer uma ação integrada para tratar dos problemas de segurança na região.


Helicópteros
Deputado vai à Justiça para saber sobre aluguel
Tadeu Veneri quer saber porque o serviço foi contratado sem licitação
 
Do Bem Paraná
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) ajuizou nesta segunda-feira (13) um mandado de segurança com pedido de concessão de liminar contra omissão do Governo do estado, por ter deixado de responder ao pedido de informações aprovado pela Assembléia Legislativa sobre a locação de um helicóptero e um avião a jato. O pedido foi apresentado no dia 22 de março e o deputado contesta a contratação dos serviços, feita pela Casa Militar sem licitação. O prazo máximo para resposta é de 30 dias.
“Se for considerado o prazo desde o recebimento do ofício requerendo a informação pública, passaram-se mais setenta dias sem a devida prestação destas informações imprescindíveis à análise, elaboração e fiscalização legislativa”, justifica o mandado de segurança.
Foram alugados um avião a jato por R$ 492,8 mil mensais e um helicóptero por R$ 201, 2 mil mensais. Os valores iniciais que constam do termo do contrato foram de R$ 22 por quilômetro percorrido pelo avião Citation Excel e R$ 5,9 mil por hora de vôo do helicóptero EC 130 B4. O contrato, feito com a empresa de táxi aéreo Helisul Transporte Aéreo por três meses, venceu na sexta-feira, 10 de junho.


Hauly faz balanço dos primeiros quatro meses do governo Richa

Do Bem Paraná/política em debate
O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, faz amanhã, na Assembleia, a prestação de contas dos primeiros quatro meses do governo Beto Richa. Ele adianta que o Governo está cumprindo as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apesar das dificuldades com o orçamento elaborado pelo governo anterior e da aprovação, no final daquele governo, de gastos permanentes que sobrecarregaram os cofres públicos.

Eleições 2012


“Acenos” de petistas a Fruet 
irritam Dr Rosinha

Do Bem Paraná/política em debate
 O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) rechaçou hoje a possibilidade do PT não ter uma candidatura própria nas eleições municipais de 2012 em Curitiba. “O PT nunca deixou de lançar candidato em Curitiba, não será desta vez que isso vai acontecer. Essa chance é zero”, afirma. “Nosso partido precisa de nitidez política. Não será improvisando um atalho à direita que chegaremos à prefeitura”, alega, a respeito da possibilidade de aproximação do partido com a candidatura do ex-deputado federal Gustavo Fruet, que sem espaço no PSDB, busca apoio de outras legendas para concorrer à prefeitura da Capital.
Para Dr. Rosinha, a militância petista não permitirá que se repita o que aconteceu em 2010 no Paraná, quando o PT começou a discutir alianças sem ter construído sequer um nome próprio para a disputa eleitoral. O deputado não gostou nada de declarações de membros da cúpula petista estadual, que admitiram a aproximação com Fruet, caso ele vá para um partido da base do governo Dilma Rousseff.  “Como pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PT, me sinto indignado. Parece que, para alguns do PT, quando o candidato não é da corrente deles, o negócio é trabalhar contra”, desabafou Rosinha. “Apoiar Fruet em Curitiba seria como apoiar Hauly em Londrina já num primeiro turno. Impensável”, reagiu.


Prefeitura gastou R$ 286 mi em aluguel de carros desde 2002

Do Bem Paraná/política em debate 
Boa parte da frota de veículos utilizada pela Prefeitura de Curitiba é locada e, desde a década de 80 sempre pela mesma empresa, a Cotrans, que atende a Prefeitura com o serviço de aluguel de carros e prestação de serviço de motoristas. Para estes préstimos, Curitiba pagou valores altos e pouco divulgados. De 2002 a 2010, a administração municipal gastou mais de R$ 286 milhões com estes serviços, segundo dados do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). Apenas como comparação, esse valor seria suficiente para comprar quase dez mil Gols zerinhos no valor de R$ 29 mil cada.
O problema é a falta de transparência neste processo. Sem saber quantos carros estão locados e qual o custo para cada um deles, fica difícil saber se o município leva vantagem em alugar os veículos. Segundo informações cedidas pela Prefeitura de Curitiba à Câmara Municipal em dezembro de 2008, o último contrato feito com a Cotrans tinha validade de apenas um ano, com o valor total de R$ 20,2 milhões.
Esse montante seria destinado para locação de 648 veículos, que variavam entre R$ 809,54 a R$ 5.922,46 a unidade, além da mão de obra de 597 motoristas. De dezembro de 2005 a dezembro de 2008 foram feitos 18 aditivos para renovações, acréscimos de veículos e modificação de valores a serem pagos, de modo que atualmente não se conhece o número real de veículos locados e o valor pago para a empresa.
As únicas informações repassadas à imprensa foram dadas pelo TC, que informa que somente desde a última licitação (de 2005) foram quase R$ 205 milhões gastos com aluguel de carros, uma média de R$ 34 milhões/ano, valor 70% maior do que o inicialmente estimado.
Para tentar obter mais informações, a vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Professora Josete, conseguiu aprovar no início do mês um pedido de informações na Câmara Municipal sobre o contrato com a Cotrans. Além do valor do aluguel de cada carro, a vereadora quer saber quais os modelos, a quantidade e em quais órgãos eles estão sendo utilizados. A partir desses dados, que devem ser entregues até o dia 22 de junho, Josete pretende questionar se o aluguel de carros é realmente a melhor alternativa.
 “Queremos os dados porque atualmente não temos como saber se o que vem sendo feito é viável. Nós também queremos propor alternativas”, diz a vereadora. “A Prefeitura de Porto Alegre, por exemplo, tem um sistema em que qualquer cidadão pode prestar serviço para a administração. Dessa maneira, muito dinheiro foi economizado porque não ocorre uma licitação restrita, como é feito aqui, e ainda gera renda para a população”, explicou Josete.

Vargas responde a ações
por uso de CPFs de servidores

Do Bem Paraná/política em debate  
Vigilantes da Universidade Estadual de Maringá entraram na Justiça com ações contra o deputado federal André Vargas, do PT de Londrina. O deputado (foto) é acusado no Juizado Especial Cível de usar indevidamente o nome e os CPFs desses servidores.
 Segundo a queixa dos funcionários, um grupo de 80 vigilantes da Universidade teve seus nomes e CPFs utilizados de forma indevida na última campanha eleitoral. Eles aparecem na prestação de contas do deputado como se tivessem doado importâncias em dinheiro para a campanha de Vargas – ex-presidente regional do Partido dos Trabalhadores – para deputado federal em 2006.
 Os servidores negam terem sido financiadores da campanha de André Vargas, mas seus nomes aparecem no site Às Claras, ligado à Transparência Brasil, como doadores da campanha. O site é alimentado com dados da Justiça Eleitoral que, por sua vez, usa informações repassadas pelos candidatos.
 O advogado Peterson Rezende Camparotto, que ingressou as ações em nome de 31 vigilantes, diz que os processos objetivam a retirada dos nomes desses trabalhadores do site, através de uma medida liminar, e uma indenização por danos morais, por uso ilícito e indevido dos seus nomes para “lavagem de dinheiro”.