Municípios entregam
Plano Territorial a Beto Richa
O prefeito Dilceu Bona, o vice Wagner Mattos e outros 16 prefeitos da região entregaram ao governador o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS); objetivo é de que itens do documento façam parte do PPA do Estado
Agência Criativa
Por Danilo Felipe
O prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona, e o vice Wagner Mattos Cardoso, estiveram em Curitiba no último dia 7 de junho. Eles e mais 16 prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunopi) se reuniram com o governador Beto Richa e entregaram-lhe o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS).
O plano foi desenvolvido em conjunto pelos 29 municípios que compõem o Território da Cidadania e levantou as prioridades para o desenvolvimento da região nas áreas da agricultura, meio ambiente, saúde, educação, turismo, pesca, assistência social e cultura. Há um ano, membros destes vários setores de todas as cidades envolvidas têm se reunido e realizado reuniões, conferências e debates com a sociedade com o objetivo de levantar as principais prioridades para o desenvolvimento do Território de Integração Norte Pioneiro.
Segundo Wagner Cardoso que, além de vice-prefeito e secretário de Agricultura de São José da Boa Vista, é também um dos articuladores do plano, a ideia é de que o Governo do Estado inclua itens do documento no seu Plano Plurianual (PPA) que está sendo elaborado para os próximos quatro anos. “Com a inclusão do plano no PPA do Estado, a região terá recursos específicos destinados diretamente a essas prioridades”, explicou Cardoso. Ele disse que, ao todo, a elaboração do PTDRS envolveu cerca de mil pessoas.
O vice-prefeito se mostrou otimista em relação à inclusão do PTDRS no PPA. De acordo com o ele, o governador Beto Richa foi solícito e prometeu esforços para tal. “O governador disse que vai fazer todos os esforços para que o máximo possível de itens do nosso plano seja incluído no plano do Estado. Beto Richa gostou da nossa iniciativa porque vai poupar trabalho, já que ele vem realizando conferências em todo o Paraná e nós nos adiantamos e entregamos nossas questões.”
Para o prefeito Dilceu Bona, é muito importante que os prefeitos e municípios busquem recursos para o desenvolvimento em conjunto e tenham isso como prioridade. “Muitas vezes os prefeitos buscam recursos para seu próprio município, mas desta vez foi em conjunto. São todas as cidades buscando melhorias para o bem comum, para o desenvolvimento de todos”, ressaltou o prefeito.
Curso visa integração para desenvolvimento do aluno
Oficinas foram realizadas pela Secretaria de Educação de Wenceslau Braz e contou com a participação de pedagogos e diretores de escolas e centros de educação infantil municipais
Agência Criativa
Por Danilo Felipe
A Secretaria de Educação de Wenceslau Braz realizou, nos dias 30 e 31 de maio, as Oficinas Unibrasil, que tiveram como tema “Gestão Participativa”. O curso foi realizado nas dependências da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra) e teve como público alvo pedagogos e diretores das escolas municipais e dos centros municipais de educação infantil (CMEI).
Segundo coordenadora de equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvia Barbosa de Souza, era estimular ações conjuntas que possam melhorar o desenvolvimento intelectual do aluno. “O objetivo do curso Gestão Participativa é estimular a integração de toda a comunidade escolar, entre eles diretores, coordenadores, pedagogos, funcionários gerais, merendeiros, em prol do desenvolvimento do aluno”, explicou a coordenadora.
Homem atropela esposa com caminhão após briga em MS
Polícia Civil investiga se atropelamento foi intencional.
Suspeito disse que vítima se jogou na frente do veículo.
Do G1
Um homem de 25 anos é suspeito de atropelar a esposa de 23, passando com o caminhão por cima das pernas dela, após uma discussão. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e aconteceu por volta das 8 horas da manhã desta segunda-feira (13), em um posto de combustíveis da BR-163 na zona rural de Campo Grande.
Segundo informações da Polícia Civil, o casal teve uma briga no domingo e o suspeito saiu de casa. Pela manhã, a vítima foi de moto táxi até o posto de combustíveis onde o marido havia passado a noite.
De acordo com o delegado da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do bairro Piratininga Paulo Henrique de Sá, testemunhas disseram que os dois começaram uma nova discussão.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, o marido ligou o veículo enquanto a mulher batia no vidro pedindo que abrisse a porta. Ela teria caído no chão e foi atropelada.
Socorrida em estado grave e encaminhada a Santa Casa de Campo Grande, a vítima, segundo informações do hospital, teve fratura na bacia, cortes e escoriações diversas, lesões na musculatura do abdômen, mas nenhum órgão foi esmagado. A vítima passou por cirurgia geral e ortopédica e aguarda vaga para internação nas enfermarias.
De acordo com o delegado, o suspeito presta depoimento nesta tarde na delegacia. Ele, segundo Henrique de Sá, alega que a vítima se jogou em frente do veículo. "De toda a forma, se ele não agiu com intenção, assumiu os riscos", diz o delegado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário